Elize Matsunaga

Elize Matsunaga Ullisses Campbell

Resenhas - Elize Matsunaga

Lorena 02/11/2021

Já tinha lido o livro do mesmo autor sobre o crime da Suzane bom Richthofen, e digo que esse aqui me chocou mais?

Igor 15/02/2023

O autor amarra todas as histórias que se propõe contar de uma forma muito fluida, chegando a flertar com cliffhangers ao final de alguns capítulos. Estava curioso para ler os livros dele após assistir alguns cortes de podcasts que ele participa, mas não esperava algo tão bem escrito. Certamente pretendo continuar lendo seus livros.

ruanmillerrs 14/02/2022

guilty pleasure
Olha, confesso que lendo o livro, me sinto lendo uma fanfic, mas a estrita é realmente bem instigante. Sei que não dá para levar tudo a sério, mas confesso que achei o livro viciante. E diferente do da Suzane, esse atravessa melhor o tempo e acredito que traga informações mais verdadeiras.
Acho esse escritor confiável? Não. Mas o cara sabe bem
vender uma história e prender o leitor.

larissalour 15/10/2022

Livro extremamente arrastado, com muitos detalhes sobre pessoas totalmente indiferentes ao crime e pouco sobre o crime em si.

Fran 24/09/2021

Tragédia anunciada
Eu esperava ver mais detalhes da vida de Elize no pós-crime e sua vida no sistema carcerário, assim como foi o livro de Suzane, mas aqui o ensaio nos traz o background de Elize e de como ela e o marido se conheceram.

O livro te prende do início ao fim. Foi uma leitura difícil, todas os relatos das pessoas ao redor de Elize e Marcos foram extremamente angustiantes. Algumas cenas me deram náuseas. Para quem é sensível, fica o alerta: há muito, MUITOS relatos de violência e abuso sexual no livro.

Eu fiz 210 marcações, mas não consigo escolher uma para destacar. Me espantou a forma como Marcos se referia às mulheres, ele era um homem totalmente depravado. Violentíssimo. Nojento. Elize, por sua vez, é fria e narcisista, mas vem de um passado de sofrimento sem tamanho. Ela tentou mudar diversas vezes, mas só caiu em ciladas. Seu passado não apaga ou ameniza a brutalidade do crime que cometeu, de forma alguma.

No início, Ulisses atesta que Elize contou com um [*****]mplice. Porém, isso não foi provado em tribunal e o fato reaparece ao fim do livro como algo que não se tem certeza. A perícia não achou nada na tal serra elétrica. Mas, até aí, também não acharam sangue na casa onde o crime aconteceu (bizarro, né?). Mais um segredo que Elize levará com ela pelo resto da vida. Só achei a colocação de Ulisses desnecessária. Um cliffhanger de mau gosto.

Vale a leitura.
Matheus.Pegorari 13/10/2021minha estante
Acho que você não entendeu, acompanho o trabalho do Ulisses e até mesmo ele acha estapafúrdia essa história de 3ª pessoa. Não vi da mesma forma esta passagem.

luanastefanie 24/10/2021minha estante
Acho que no início do livro não se tratava do Marcos?

Matheus.Pegorari 27/10/2021minha estante
Não mesmo, o inicio do livro é uma caçada a um Javali...

Fran 30/10/2021minha estante
É só a minha opinião, ninguém precisa concordar :)

Natalie 23/11/2022

Livro muito rico em detalhes, confesso que algumas vezes me peguei pensando o que era real e o que o autor se deu direito se fantasiar um pouco. O ponto alto, com certeza é as histórias paralelas abordadas durante o livro.

mberquoo 08/10/2021

Depois de ler o livro do autor sobre Suzane, fiquei curiosa para conferir sua narrativa a respeito de Elize Matsunaga, a mulher que esquartejou o marido (como o próprio subtítulo nos adianta).

É bom fazer um aviso: o livro se trata bem mais da vida trágica das mulheres, como Elize, na prostituição do que o crime em si. Esses relatos ilustram muito bem que o relacionamento de Elize e Marcos Matsunaga (a vítima) era como uma tragédia anunciada: Marcos sempre veria a esposa como uma puta, e a esposa não conseguiria aguentar essa barra, tanto que acabou matando e esquartejando o marido...

??Me casei com uma puta e minha relação com ela é um programa sem fim?. Ele também estava enganado. O programa teve fim. Marcos está morto. Elize está cuidando da vida.?

Gabi 07/02/2022

O desdobramento da vida de Elize Matsunaga é revelada com inúmeros detalhes pelo autor Ullisses. Um livro documentário chocante que além de tratar sobre a vida de Elize e Marcos, nos surpreende por conseguir reunir relatos e depoimentos da vida pregressa de Elize e o mundo da prostituição.

Apesar de ser um livro rico de informações, senti falta da abordagem do autor na vida de Elize na cadeia. Em alguns momentos a leitura não fluiu pelo fato que autor detalhou minuciosamente a vida das garotas de programas que fizeram parte ou que estavam presente na vida dos dois.

Contudo, é um livro muito bem escrito, que podemos observar a grande investigação que foi feita pelo autor em busca de todas as informações.

Carolina273 20/10/2021

O livro relata muito além do crime, a partir do conteúdo presente no livro podemos conhecer a história de Elize, e dos demais presentes em sua vida.
A frieza como tudo ocorre, desde aos abusos sofridos por Elize na adolescência, a iniciação no mundo da prostituição, como funciona a prostituição e os abusos dessas profissionais, que vão desde as acompanhantes de luxo até às mulheres que cobram valores simbólicos. Diz muito sobre a vida que Marcos levava, com muito dinheiro, poder, portador de alguns vícios excessivos por sexo, paixão por armas e a caça de animais.
O autor não apresenta uma justificativa para o crime cometido, nem pretende impor algum inocente, acredito que seja bem imparcial, relatando apenas os fatos do que aconteceu antes, durante e depois. O que vemos é basicamente o que foi apresentado em depoimentos e julgamentos, com bastante detalhes da vida pessoal de Elize e os demais a sua volta.

Sem dúvidas um livro que possui muitos gatilhos, como o estupro, pedofilia, uso exagerado de drogas, agressões e assassinato.
Maria18003 22/10/2021minha estante
Resenha perfeita de linda como sempre ?????

Luca.Lopes 19/02/2022

Recomendo muito para quem gosta de casos reais
Livro muito bom! Repleto de detalhes, contando detalhadamente a história de cada um que foi envolvido no caso!

Joi Coimbra 30/11/2021

[Atenção: livro com gatilhos]

O autor tenta retratar a vida/história que está por trás de um dos crimes mais famosos do país (extremamente midiático), mostrando outros lados da moeda e os sentimentos/traumas ali existente.

O livro trás na capa: os segredos que o documentário não revelou. No entanto, a maioria dos ?segredos? revelados são de personagens secundários. Esperei mais revelações, mas elas se limitaram na maioria já apresentadas na mídia.

Essas parte de outros personagens achei bastante arrastada, muito detalhe que ocupou espaço demais nos início dos capítulos.

Já conhecia a escrita do autor, e pra mim foi inevitável não comparar com o livro anterior. Achei o anterior melhor escrito, direto, sem ?enrolação?, mas objetivo e este sim cheio de revelações.

trissia.dantas.9 28/10/2021

A loira errou, mas...
Elize cometeu um crime: matou seu marido com um tiro. O que mais choca não é o tiro em si, mas o esquartejamento.
Ela deveria ter pegado sua bebê e fugido dos abusos do marido. Hoje estaria feliz ao lado da sua filha e poderia trabalhar em uma das várias profissões que ela com sua inteligência desenvolveu ao longo dos anos.

Sobre Marcos: O mal dele foi achar que poderia pisar em todas as mulheres que quisesse e seu dinheiro permitisse. Ele pisou,machucou e humilhou muitas mulheres. O mal dele foi pensar que com Elise seria igual às outras, não foi...
Fernanda 25/11/2021minha estante
Creio que a senhora não viu o documentário. Foi dito que se Elize fugisse com a criança, nas palavras dele: ?você vai levar um tiro e não vai nem saber de onde veio?. Sabemos que pessoas endinheiradas são sujas e a justiça é machista. Quem ia deixar a guarda da criança nas mãos de uma ?prostituta?? Dinheiro compra tudo, e esse preconceito é enraizado na sociedade, e quem sabe, com o marido violento, como você leu, não fosse ela a morta no fim?

trissia.dantas.9 27/11/2021minha estante
Oi Fernada, a "senhora" aqui, viu o documentário e leu o livro. Mais completo que isso, só eu batesse um papo diretamente com Elize. Evidentemente ela tem alegar legítima defesa no assassinato do marido, é estratégia da defesa. Mas, isso não quer dizer que eu tenho que acreditar nela. Democracia é isso aí: você fala, eu escuto e pondero suas palavras. Desejo o melhor para Elize, que ela cumpra sua pena e seja reintegrada a sociedade.

Fernanda 08/01/2022minha estante
Espero que a senhora nunca tenha q passar por um relacionamento abusivo pra aprender a ter senso

Fernanda 08/01/2022minha estante
No livro foram citados diversos casos sobre o Marcos violentando e estuprando outras garotas de programa. Em ninguém você acredita? Só no santíssimo Marcos? Ele não era santo. Você não precisa acreditar na Elize pra entender que ela era abusada dentro de casa por meio de relatos das outras pessoas e até ameaçada de morte, até pq nunca dá nada pra gente rica.

Jordaann 30/08/2022

Impactante e pesado!

Desde o inicio foi pesado e assim continuou até o fim. Não tem muito o que falar sobre o caso em si mas o autor trouxe várias informações e perspectivas que eu desconhecia.

O que me incomodou foi que algumas histórias introduzidas não tinham nenhuma relação com a Elize ou com o Marcos, o que pra mim não fez sentido, até porque o livro deveria ser sobre a vida dos dois.

Mas ainda assim, foram histórias pesadíssimas de acompanhar.

"Você nunca vai mudar de vida se envolvendo com fregueses. Sabe por quê? Porque eles vão te ver eternamente como prostituta".

"Me casei com uma puta e minha relação com ela é um programa sem fim".

Laura 29/05/2022

Finalmente acabei de ler o livro da Elize, demorei muito mais para finalizar do que o livro da Suzane. O livro é muito rico em detalhes , o trabalho do autor é incrível e a pesquisa que ele fez foi muito acurada. O final da história a gente ja conhece mas ler e entender como tudo chegou a tal ponto é incrível e muita vezes perturbador. O autor narra a vida da prostituição muito bem, do jeito que ela é, sem glamour, mas muito teiste para quem está envolvido. Conhecemos a vidas de outras garotas de programa e acabamos por nos importar com a tragica vida que elas levam. Recomendo muito o livro, mas só para quem tem estômago.

Ray 08/06/2022

O livro é muito bom, foi uma
leitura fluída que me prendeu do início ao fim. O Ulisses melhorou muito na escrita em comparação com o livro da Suzane, mas uma coisa que ainda me incomoda é a descrição longa de coisas desnecessárias. Fora isso foi uma ótima leitura, o livro é muito completo e faz você enxergar o outro lado da moeda na história.