Indomada

Indomada Carina Rissi

Resenhas - Indomada

Milena 07/08/2023

Agora sim, cheguei ao fim de mais uma coleção e como sempre Carina Rissi sempre surpreendendo. Mais um livro maravilhoso, cheio de reviravoltas, revelações, sonhos conquistados e desejos alcançados. Poder acompanhar mais um pouco da história de Sofia e Ian é muito gratificante e saber que juntos encontraram o seu felizes e para sempre é maravilhoso e agora poder conhecer mais de Marina e Ana Laura é incrível, ambas são incríveis.

Andry 17/11/2021

Se despedir da familia Alonzo Clarke não é fácil.
Ler esse livro foi a pura essência do sentimento agridoce, por um lado eu tava imensamente feliz por finalmente ler depois de tanto tempo, mas ao mesmo tempo já tava com receio pra terminar por saber que é o ultimo da série..
No geral eu amei muito a leitura, como de costume a escrita da Carina me prendeu desde a primeira linha justamente por isso sou tão apaixonada pelo trabalho dela. Foi tão incrível acompanhar a história dessa família doida e com propensão a se meter em problemas que eu me sentia parte dela de alguma forma.
Sofia e Ian, mais de 20 anos depois e eles continuam sendo meus preciosos, embora tenha me irritado um pouco essa questão da falta de comunicação.
Nina e Sam acredito que seja algo que todos já esperávamos desde que Samuel apareceu pela primeira vez, mas ainda assim a química desses dois me deixou rendida, muito lindos.
E agora eles, Analu e Alexander, só de falar deles já me dá vontade de reler todas as cenas desses dois, amei demais a construção deles, a química, a sintonia, e todo plot que envolveu eles. Amei conhecer mais da Analu, uma garota tão decidida, forte e maravilhosa, em varios momentos eu ficava ansiando pra chegar logo a narração dela, agora sobre o Alexander sou suspeita pra falar, sou apaixonada nesse homem desde Destinado, ele é perfeito. O romance deles me arrebatou de tal maneira que no final só me deixou aquele sentimento de coração quentinho e de PRECISO LER MAIS DESSES DOIS. Então pra concluir, Carina Rissi dá teus pulos mulher, pq eu preciso demais de nem que seja um conto pequeno sobre Analu e Alexander.

Ariane.g 03/10/2021

EU TÔ SURTANDOOOOO ??????
Não havia maneira mais magnífica da Carina de concluir a trajetória de todos os nossos personagens mais queridinhos. Eu tô surtando, pirando, chorando e dando gritinhos de alegria tudo ao mesmo! Ver Nina e Analu trilharem seus próprios caminhos e lutarem por seus lugares no mundo foi tão lindo e emocionante, principalmente ao vê-las se apaixonarem. Rever a Sofia e ver como ela estava se saindo durante todos esses anos foi igualmente emocionante e nostálgico. Ela e o Ian tem todo o meu coração, o amor deles é tão puro e intenso que apesar dos pesares é firme feito uma rocha. E não vou nem comentar sobre a família como um todo, a união, o companheirismo e a lealdade de todos me fazem chorar só de lembrar. A história também é cheia de representatividade, o que eu amei!!

O livro inteiro eu senti nostalgia, uma montanha russa de sentimentos que sempre me deixavam com o coração quentinho. Acho que a única palavra que me descreve nesse momento é: impactada. Pois é assim que me sinto agora ao terminar esse livro. Não sei como dizer adeus a esse universo e a esses personagens, mas sempre e sempre estarão no meu coração, disso eu tenho certeza, por isso direi um até logo, até porque irei reler essa série ao longo de toda a minha vida e jamais vou esquecer essa incrível aventura. Favoritado com toda certeza!!! ??????

Renata1004 08/05/2023

Missão cumprida
Após uma longa jornada, sinto-me realizada.
Eu amo a escrita da Carine Rissi de uma forma absurda. Os seus personagens são incríveis demais.
Analu e Nina, filhas de Sofia e Ian, cativaram-me por completo.
Ameiiiiiii???????

Camila 06/04/2023

Indomada
É um típico livro que poderia ter sido resolvido com um pouco mais de comunicação, da Sofia com o Ian e das meninas, mas parece que a teimosia é de família mesmo KKKK
Adorei conhecer mais as meninas, cada uma com um traço ?revolucionário? para a época.
Acabei chorando um pouco no fim, no momento em que ocorre um reencontro atípico.
Enfim, gostei bastante, é espirituoso e reconfortante

Léo 25/01/2022

Indomada: os laços (in)quebráveis do amor ?
uau, que livro com representatividade!
perdida chegou na minha vida no início da minha adolescência, onde as coisas que eu sentia e passava eram (e ainda são) um turbilhão de confusões... lembro do primeiro momento que sentei na cama pra ler e conhecer a Sofia, foi um dos momentos mais mágicos da minha vida.

de certa forma, eu criei um apego emocional com essa série e não consigo descrever o quanto amo a Carina Rissi por ter criado algo tão perfeito!
esse livro abriu meus olhos em diversos aspectos, assim como os outros 5.

eu sou extremamente grato por ter conhecido Sofia, Ian, Elisa, Lucas, Marina, Analu, Nina, Rafa, Valentina, Navas, Sarah, Miguel, Sam, Alexander, Abigail, Madalena, Gomes, Isaac, Cassandra, Tommy, Teodora, Thomas, Almeida e tantos outros... vocês fazem parte da minha vida e vão muito além da ficção.

agora um abraço especial pra minha eterna "crush literária": Analu, com seu jeitinho doce e inteligente ?

Franciele114 15/01/2022

100% APAIXONADAAAAA
Ainda não sei como definir tudo o que sentir ao ler esse último livro da série Perdida. Chorei, sorrir, passei raiva e, no final terminei chorando, com o coração quentinho e apertado por ter que me despedir desses personagens.
Amei ver um pouco mais da relação do Ian e da Sofia, ver a forma como eles superaram cada adversidade em seus caminhos. Mesmo que nem sempre concordassem, o amor deles realmente ultrapassou todas as barreiras. Alem deles a gente tbm pode ver mais da história da Elisa com o Lucas e da Valentina e o capitão Navas.
Falando sobre as filhas da Sofia e do Ian, me identifiquei muito com a Analu e com a Nina o modo como elas lidam com todos os problemas apresentados ao longo dessa história.
Gostei também da forma como a Carina trouxe temas como a violência doméstica contra mulheres, a luta das mulheres para conseguir ingressar no ensino superior e a visibilidade trans de forma muito responsável, com um olhar muito sensível.
E por fim, o que falar do Sam?
Desde que ele apareceu lá no livro da Elisa, eu já suspeitava que ele teria um envolvimento com a Nina. E aqui em indomada, eles fizeram seus nomes e entregaram TUDOOOO. As cenas deles dois eram simplesmente as melhores (depois das cenas de SofIan). Estou completamente apaixonada pelo Sam. Além disso, sou completamente apaixonada por todo esse universo que a Carina Rissi criou e esses personagens estarão para sempre no meu coração e na minha memória.
Confesso que queria que tivesse algumas páginas a mais para poder ver um pouco mais da história da Analu e do seu par romântico, sentir que o foco maior foi na Nina.
Mas, tudo bem! De todas formas, eu amei!!!!

Ana 30/10/2021

Finalizar essa série provocou em mim um misto de sentimentos. Derramei algumas lágrimas, e levei quase um mês pra finalizar a leitura, porque não estava preparada pra dar adeus a esses personagens tão cativantes. Eu só queria que tivesse mais de Analu e seu par romântico, que eu não vou citar o nome por motivo de spoiler; pra mim eles foram o ponto alto do livro e senti que faltou um pouco mais de desenvolvimento na história deles. Fora isso, eu amei a historia, os personagens, amei tudo, tudo, e é isso. ?
Kelly 31/10/2021minha estante
Me deu forças kkkk vou ler kkk

Ana 31/10/2021minha estante
Aaah pode ler sem medo. ?

Mah 05/10/2021

Não queria dizer isso mas foi decepção
Amo Carina e sei que não é possível agradar a todos,provavelmente deve ter milhares que amaram a história mas para mim não deu.Li até o final pq vi as pessoas comentando que foi perfeito e para mim foi tudo óbvio e sem graça.
Achei desnecessários os comentários em cada capítulo de Sofia com a carta,pareciam ser sempre os msm! Era só ela comentando ?aí naquele dia tudo aconteceu ? ou ? e foi naquele momento que tudo desandou ? ou algo desse tipo, era de me fazer revirar os olhos.
Pior que isso era a repetição de sentimentos de Sofia com Ian e de Marina com Samuel,mds todo capítulo parecia o mesmo ! Quem carregou o livro foi Analu e Alexandre,sem eles não teria ido até o fim.
Ian ficou muito raso em vários momento,
Samuel pareceu a cópia de Lucas 2.0,
Nina é infantil demais para a idade dela na minha visão e em muitos momentos senti que Carina tava perdida e enrolou Pakas.Não consegui me apegar a Samuel e Nina,as personalidades deles pareciam ser resumidas em poucas coisas.
E em relação a Alexandre e o que ele é claramente foi mal explicado e tenho medo de ter sido assim pq nem a própria Carina sabe kkkkk torço que ela apenas não quis dizer para não ter que escrever mais.
A raiva de Sofia por Ian até que deu para entender no início mas depois ficou insuportável. isso e muitas outras coisas poderiam ter sido resolvidas rapidamente mas ela enrolou.
O final foi uma novela mexicana de trilhões de tretas acontecendo.
Estou com medo se tiver continuação de ?No mundo da Luna? e foi desse nível ??
Laryssa329 06/10/2021minha estante
A Marina ser resumida a cavalos e socos e Samuel resumido a medicina (que eh cópia de lucas) foi o que mais me irritou. Eu sabia q ele iria pra esse lado da medicina, mas mudasse poxa. Imagina ele se imaginando boa parte da vida como médico, pra estudar e ver que não era nada daquilo e se apaixonar por outra coisa ia ser incrível

Mah 06/10/2021minha estante
As personalidades foram rasas demaissssss.Ela tinha um potencial na mão e não parecia ver ele ou sla se perdeu no caminho ! O final foi decepcionante para mim,pensei que ia chorar e foi bem sem graça.Ela poderia ter pulado para o futuro quando Ian morria ou algo do tipo ou então a amiga dela lendo a última carta!

Laryssa329 07/10/2021minha estante
Simmmm eu pensei q o livro iria terminar com a Marina do sec XXI lendo a carta e mostrando o quanto sente falta de Sofia e tudo mais, mas até dela a carina esqueceu

Anali 07/10/2021minha estante
Estou no capítulo 15 , página 179, e não aguento mais a carta da Sofia!
O tempo todo, se eu soubesse!!!
Sem tirar que com 20 anos vivendo em outro século, ainda tenha o mesmo linguajar!
E a tal da Nina, ela tem o que 7 anos!!
Estou lendo, aguardando uma viagem no tempo, para a Analu!
Se não tiver vou ficar muito decepcionada?

Mah 07/10/2021minha estante
Quando terminar irei esperar por sua crítica do livro ??? vou te seguir

Ana Taffy 07/10/2021minha estante
Que bom que nao sou a única a pensar essas coisas, to na página 162 e tá chato demais esse livroooooooo

Mah 07/10/2021minha estante
Bem vida ao clube kkkkkkkkk

Gigi 22/10/2021minha estante
Nossa vendo essa resenha e comentários me sinto acolhida. Estava vendo várias pessoas amando e tudo que eu senti foi decepção. Minha nota só não foi pequena assim, pq sou coração mole kkk

Ana Taffy 22/10/2021minha estante
Gigi sinta-se acolhida, esse livro é ruim demais!! ?

Nessie13 06/02/2023

Como acreditar no amor depois disso???
Carina fudeu meu psicológico.
Ao fim da série de Perdida, experimentei todos os formatos e destinos a qual o amor é direcionado. Amor fraterno, amor parental, amor romântico, amizades profundas, determinação, força de vontade, vitalidade, coragem...... Acaba q não consigo esperar menos do que isso de tudo q eu quero viver.
E sobre o amor..: eles dizem "Ama? Demonstre", mas a demostração assusta e afasta.
Parece tão distante esses amores que a Carina me mostrou que chega a doer. É como sentir falta de algo que nunca esteve lá, só que agora o vazio se mostra mais latente, presente, potente. E quem, ou o que vai preencher isso aqui dentro??

Acabo essa série me sentindo sozinha, necessitada de um abraço, desamparada e com frio (talvez tenha sido uma péssima escolha terminar esse livro na TPM).
(? ?????????)

Ana Taffy 14/10/2021

Chato demais! Nem precisava ter existido
Já quero deixar claro que eu sou fã da Carina Rissi e adoro os livros da série Perdida, principalmente o Desencantada, mas não vou passar pano pra Indomada de jeito nenhum.

Vamos lá. Pra começar, todos os livros da série Perdida tem um conflito que se inicia e se encerra no mesmo livro, portanto, não sei porque chamamos Perdida de série e não spin-off, como acontece com Procura-se Um Marido que já tem três livros...enfim, Indomada não precisa ter existido já neste contexto, porque em Destinado já sabíamos que a Sofia e o Ian tiveram duas filhas fofas e foram felizes...mas beleza, Carina quis encerrar a série tendo as duas filhas de Ian e Sofia como protagonistas, além da Sofia. Cada uma das três tem mais de um problema pra resolver e como se não bastasse termos três protagonistas cheias de questões, ainda temos uma tal de Damilola que parecia ser tão protagonista quanto as outras, tivemos até o casamento dela com detalhes, nossa que desnecessário gente.

Tem tanta coisa pra desenrolar nesse livro e a Carina conseguiu enrolar, até parece que tem muito assunto pra ter 616 páginas, mas poderia ter 230 tranquilamente, inclusive, temos três páginas repetidas no meio do livro!! A Marina é uma personagem que já me cansou faz tempo, é uma mini Sofia na verdade, daquelas mulheres que para serem feministas precisam ser descabeladas, sujas, socarem os outros e odiar a moda, aff, já deu né? Pelo menos a Analu quebrou um pouco essa coisa, aliás, ela deveria ter sido a única protagonista desse livro pois a sua história era mais interessante, a história da Marina, mesmo sendo toda feminista, era só casar com o homem que ama no fim das contas...

Os diálogos desse livro são a coisa mais entediante que eu já li, teve até uma discussão sobre as diferenças dos tipos de batatas, não me conformo com isso! A Sofia não amadureceu nada e o Ian continua um bobo que tudo que faz é agradar a Sofia mesmo se ela estiver redondamente errada, que medo de criticarem o livro falando que o Ian é machista hein?

A história do livro é que a Sofia está brigada com o Ian e tem um problema sério na fábrica. Analu quer ser médica mas mulheres não podem estudar na universidade naquela época e a sua irmã Marina ficou noiva do homem por quem Analu é apaixonada. Samuel volta pro Brasil depois de sete anos na Inglaterra, Alexander aparece para ajudar...tudo isso de problemas no problemas no livro mas a narrativa só enrola. Primeiro com as cartas chatíssimas da Sofia para a Nina, que não tem importância alguma pra história porque é só ela lamentando "se eu tivesse visto antes", " se eu soubesse que isso iria acontecer", fora as partes que ela diz "naquela noite tudo começou a mudar" mas nada realmente acontece. Segundo com a Marina quebrando narizes pela vila e terceiro com os diálogos bestas entre todo mundo...e os conflitos mesmo, se resolvem em uma ou duas páginas. Nem parece que a Sofia está prestes a perder a fábrica honestamente, nem dá pra se importar ou ficar realmente ansioso com nada do que acontece no livro...

Eu acabei pulando várias linhas porque não tem utilidade nenhuma para a história. Eu lia uma ou outra linha apenas de cada página e já dava pra me inteirar do que estava acontecendo. Tudo estava tão chato que nem achei nenhum dos romances fofos, só queria acabar de ler logo! Só não abandonei porque eu paguei o preço de lançamento!

Ahhh e se você acha que esse livro encerrou a série, está enganado, a Carina bem que deixou pontas soltas, não duvido nada que tenha um spin-off por aí! A Nina e o Rafael do futuro nem fizeram uma única pontinha, e a aventura da Ana está apenas começando, por isso que digo mais uma vez, que não havia necessidade desse livro ter existido, porque pra mim a história já estava encerrada fazia tempo!

site: https://www.passeandoemlivros.com.br/2021/10/indomada-resenha-do-novo-livro-de-carina-rissi-e-ultimo-da-serie-perdida.html
Mah 18/10/2021minha estante
Mdsssssss TU DISSE TUDO !!!!! Não entendo pq o povo tá dando nota tão alta,é apenas por amar Carina só pode pq pqp que livro horrível,desnecessário era melhor nem ter feito a história estava por encerrado,era melhor ter criado um personagem novo e botar nesse universo do que continuar com as filhas.Eu tbm comprei na pré venda e só li pelo preço kkkkkkk e como vc eu amo os livros dela,não sei o que deu nela pra ser tão ruim. Eu conseguiria seguir por caminho melhores !!! Foi péssimo,um desserviço

Mah 18/10/2021minha estante
O que mais me deu ranço foi Marina (que personalidade raza mds e muito imatura pra idade ) e as cartas de Sofia (além dela ser imatura pra alguém de 40 e poucos anos e pqp como alguém só tem dois fios brancos com 40?? Eu tenho 22 e tenho 2 fios branco). E Samuel que era a cópia de Lucas 2.0,ela poderia ter feito algo diferente tipo ele não gostar de medicina e só ter feito pra agradar Lucas sla ter feito algo!!

Ana Taffy 21/10/2021minha estante
Mah este livro me convence de duas coisas: que existem pessoas que preferem mentir antes de falar mal de um autor que gosta e que gosto é gosto e tem gente pra gostar de qualquer coisa, o que até me anima pra criar as minhas próprias histórias ( e as minhas artes também). Este livro foi péssimo em quase tudo, só gostei mesmo das notas da autora pois aprendi um pouco de história.
Eu estava começando a achar que eu é que eu sou chata porque não era possível que só eu estava achando este livro uma droga, teve gente que até chorou, e não consegui ver porque. As cartas da Sofia podiam ter servido para ela criar um suspense, eu confesso que no começo eu até fiquei curiosa para ver o que tanto a Sofia dizia que ia acontecer, mas nunca acontecia nadaaaaaaa....foi uma narrativa muito mal construída!!

Mah 21/10/2021minha estante
Simmmmmmmmm meu Deus !!! Eu me sinto tão bem em encontrar vc aqui no skoob kkkkkkkk eu tbm me senti que era chata por não estar gostando.Não sei se vc soube mas ela fez uma live dizendo que o livro ia ser lançado em breve e já tava com a editora e depois de um ano nada ???? Eu acho que tava pior que esse e a editora pediu que refizesse.

Ana Taffy 22/10/2021minha estante
Mah bem que eu estranhei que ficamos sem livros novos da Carina por um tempo, antes ela publicava dois por ano, mas teve um ano que só saiu uma nova versão de No Mundo da Luna e depois não teve mais nada, achei que estava saindo uma pérola da literatura, mas que nada....

Karina 03/11/2021minha estante
Concordo com TUDO. Todo nota ruim que tô vendo pra esse livro venho comentar hahauaha me sinto abraçada ao ver que mais gente odiou assim como eu. Esse livro é um SURTO DE RUIM. Nota dó, mas dó da gente por ter lido esse martírio

Patricia 07/02/2022

Pra acabar com meu pobre coraçãozinho essa serie termina. Uma das minhas series favoritas da vida.

Indomada vai intercalar entre a carta de Sofia para Nina (a amiga do futuro), o romance de Nina (a filha de sofia) com Samuel, o romance de Analu com Alexander.

Eu amei toda a história, especialmente o romance de Analu, pra mim ela merecia im livro só dela. Eu também queria um final mais detalhado sobre eles, poderia ter tido um capítulo ou mesmo um segundo epílogo pra mostrar o que aconteceu com Alexander, a escolha que ele fez pra poder voltar a vida que tinha. Queria mais, não sei se é porque faltou ou se é porque eu não estava preparada pra dizer adeus. Enfim, eu amei.