Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

1 | 2 | 3 | 4

kamylism 06/02/2023

Uma leitura que passei mais de meses lendo. Foi cansativa, pois eu não estou acostumada com a escrita de dona Jane Austen. Mas é legal.

Millena50 05/02/2023

Confesso que fiquei bastante decepcionada com o livro. Esperava uma história interessante e comovente mas a autora não desenvolve bem os personagens e nem a história em si.

anasm_16 24/01/2023

Surpreendeu negativamente!
O que dizer de um clássico assim?
No decorrer da leitura me deparei com uma montanha russa de ?adorei? e ?não gostei?. No início do livro achei q seria um dos melhores livros da Jane, ao meu ver, mas quando a história começou a ser uma encheção de linguiça tudo começou a piorar. Somente na página 200 e pouco que a história realmente começou e comecei a entender qual seria o enredo, mas no final a decepção veio brava.
O livro tinha TUDO pra ser maravilhoso, mas todas as reviravoltas que aconteceram fizeram com que ele n fosse nada bom.
Não adquiri nenhuma afinidade com os personagens e quando começava a gostar de um ele me decepcionava. Achei Mary falsa, oportunista e interesseira, Fany invejosa e sem coração, Edmund um bundao, Henry um coco. Sr. Norris é sem comentários de tanta petulância e horror. Os únicos que terminei o livro realmente gostando foi o Sr. e a Sra. Bertram. Enfim, feliz que acabei!

Geo 24/01/2023

Favoritado <3
Fechando o livro com sentimentos bons e que nem consigo traduzir em palavras.

Eu diria que é uma história boa, em uma escrita boa, mas as vezes complicada e tediosa.

Por muitas vezes me vi lendo páginas e páginas sem entender nada do que acontecia. Mas o motivo de eu ter dado uma nota alta e favoritado, foi pela forma como me encontrei viajando na história, me peguei rindo sozinha e pensando na história e nos personagens quando nem estava lendo.

No começo fiquei confusa com tantos nomes, graus de parentesco, sobrenome, relações etc. Mas do meio pro final tudo vai se ajeitando e se tornando mais fácil de entender.

Confesso que até a metade do livro eu achava exato TODOS os personagens um saco de tão chatos. Mas terminei o livro toda feliz pelo destino deles, apesar dos pesares e o quanto se era possível.

Quanto a Fanny e Edmund, acho que poderia ter mais cenas da descoberta do amor dele para com ela, mas já era de se esperar né?!

Recomendo muito e acho que apesar das problemáticas, é um livro realmente bom.
gabi 24/01/2023minha estante
os livros da jane austen são exatamente assim, eu amo!! esse é o próximo da minha lista

Geo 24/01/2023minha estante
até agora só li esse e emma, mas pretendo muito ler todos os outros

gabriela 20/01/2023

nada acontece feijoada
olha pra ser bem sincera eu não gostava tanto assim da fanny, pq cara ela não fala praticamente NADA no livro KKKK se ela teve três linhas de diálogo isso foi muito. PORÉM, eu me simpatizei com ela pq tipo, ela veio de uma família pobre foi morar com os tios ricos dela e do nada um cara mó rico se interessa por ela, um cara q ela definitivamente não gosta mas q por ela ser mulher e daquela época é de se esperar q ela se case e q era um tanto quanto surpreendente um cara com tanto dinheiro se interessar por uma caipira q nem foi apresentada na sociedade foi.
mas fora essa questão q é legal, eu acho esse livro BASTANTE grandinho pra uma história tão parada KKKK pq msm q ela tenha rejeitado ele parece q esse rolê todo não levou a lugar nenhum (sei lá talvez nada faz sentido) mas sério tem uns capítulos q se fosse retirada do livro não ia fazer falta nenhuma KKKK um exemplo disso foi aquele lance do teatro lá KKK mds q mico foi aquele, fez sentido não.
mas então é isso achei a protagonista um pouco sonsa?! sim, mas tem personagens mais insuportáveis e o livro pode ter umas 100 páginas a menos. ?
maria1691 20/01/2023minha estante
nossa amiga linda hablou muitooo

bru 14/01/2023

não é tudo isso
a protagonista mal fala no próprio livro, totalmente apagada, sem graça e manipulável, entendo que muito disso se dá pela criação dada para ela mas isso não muda o fato dela ser extremamente sem sal.

o que foi esse relacionamento do edmund é da fanny? ele passou o livro inteiro chamando ela de irmã, e dizendo que a mary crawford era a única que ele imaginava como esposa, para literalmente na ÚLTIMA página, depois de 450 PÁGINAS ele decidir que dava pra amar a fanny?

gostava muito do henry e achei muito inesperado ele ter se apaixonado verdadeiramente pela fanny, por isso não vi muito sentido no fim que a Jane desenvolveu pra ele, acho que ele merecia um final digno

e por último, adorei o final da Maria e da Norris, oh velha chata meu deus! inclusive, eu adoraria ver a reação da Mary e do Henry sabendo que os primos se casaram KKKKKKK
gabriela 20/01/2023minha estante
KKKKK tbm não suportava a sra. norris muito chata com a fanny sem motivo e eu tbm queria ver a reação dos dois KKKK

bru 23/01/2023minha estante
amg ela era muito invejosa!! nem os pais das meninas eram tão chatos com a fanny, a pobre da sra. bertram nem falava direito e essa velha insuportável querendo mandar em tudo. e tenho certeza que o henry se arrependeu muito quando soube que ela casou com O PRIMO

Leonardo1289 29/12/2022

Uma bomba.
Aqui a Jane Austen entregou o que prometeu, nada. Até metade do livro a história simplesmente não anda, e depois da metade ela anda para trás. Nenhum personagem é interessante, todos são descartáveis.
A ressaca literária que esse livro me deu foi uma das piores, saí mal de tantos nadas que aconteceram aqui.

Ceci 23/12/2022

É um livro leve, as vezes um pouco cansativo, por isso, demorei bastante pra terminar, mas é muito interessante para perceber a forma como a sociedade se organizava nesse periodo. Os personagens são quase todos meio sem noção, mas no geral, a história é boa.

Atlas 01/12/2022

Não me agradou tanto quanto esperava
Apesar de representar bem todas as responsabilidades e exigências colocadas a uma mulher naquela época, a história não me agradou tanto quando eu esperava.
O livro começa de verdade a partir da metade, e se reveza entre tantos personagens que eu precisava voltar ás primeiras páginas para me lembrar do nome de todos.
Não entendi muito bem a trama, já que não se concentra tanto no romance quanto eu imaginava nem nas críticas sociais que eu esperava ver.
A linguagem "antiga" foi uma grande dificuldade para mim, comecei a entender as frases só na metade do livro, já que estou acostumada com textos mais "informais".
Pode ser um gosto pessoal, mas eu esperava mais de uma autora tão conhecida.

Mariana 16/11/2022

Leituras que fazem bem ao coração ?
Gostei da construção dos personagens e dos detalhes de cada personalidade, me fizeram pensar na importância de princípios, não só com as atitudes, mas, principalmente com o que se fala e pensa. Uma leitura leve e capaz de nos fazer repensar em questões que difíceis que fazem parte do dia a dia.
Recomendo muito a leitura, mas sou suspeita porque admiro muito as obras dessa autora.

mands 15/11/2022

Gostei
Apesar de tantos comentários ruins que eu vi por aqui, gostei do livro e ele me prendeu do início ao fim. A única coisa que n gostei é que a protagonista é uma marmota

Gisinha 31/08/2022

Envolvente... mas podia ser melhor...
Um dos livros mais controversos de Jane Austen, na minha opinião, apenas acentua o que já penso sobre a sociedade, que sempre foi muito castradora em relação às mulheres. Quanto mais lia Mansfield Park, mais eu agradecia mentalmente por ser uma mulher do séc. XXI, pois, nesse contexto, tenho muitas escolhas dentro de um leque enorme. É bem mais do que Fanny tinha no próprio contexto, ainda assim, a pretensa heroína de Austen foi idealizada demais, castrada demais... e pamonha demais!

As mulheres não são assim! Na prática, as mulheres são extremos, ou são como Susan, irmã de Fanny (comporta-se como convém, devido à muita falta de opções - e aqui vale mencionar a situação de Charlotte Lucas em O&P como um comparativo, elas tem visões semelhantes da vida), ou como as tias Norris e Bertram, mulheres viperinas que têm inveja umas das outras e tentam destruir seu alvo de inveja, ou transferem seus ódios e invejas para as filhas de seus alvos quando conseguem destruir os alvos. E vale ressaltar que a família Bertram toda é superficial, vaidosa e invejosa, ou nunca teriam tratado Fanny a vida toda como trataram e ainda se vangloriar disso.

Na prática, mulheres não s(er)ão amigas, nem nunca foram, irmãs se invejam e odeiam, parentes próximas se destroem mutuamente, e por um único motivo: foram criadas para isso. As mulheres foram criadas para a rivalidade, não para a cooperação mútua. Somos castradas, humilhadas e mortas diária e constantemente e, pior, com o consentimento das próximas mulheres. Se uma mulher é vítima de violência verbal ou psicológica, ou mesmo física (A vaca Norris humilhava Fanny o tempo todo), isso foi, anteriormente, orquestrado por uma mulher. Os homens se protegem, as mulheres, não. Por mais que odeiem, ou banquem os pavões, nunca veremos um homem derrubando outro, a não que isso vá beneficiá-lo. Uma mulher vai derrubar outra só pelo simples prazer (doentio, não se esqueçam!) de dizer que pode!

As mulheres sofrem porque outras antes delas orquestraram isso e criam suas sucessoras, crias infelizes e medíocres, para a continuidade desse círculo vicioso, que nunca vai mudar. Não ligo a mínima se alguém vai criticar esse texto, ele apenas é uma visão do quanto a sociedade é hipócrita em vários aspectos e dificilmente vai mudar exceto quando se conscientizar que precisar de atitudes mais humanas. Um final como aquele foi pobre e não reflete a realidade, pois o ser humano segue cometendo erros, apenas é hipócrita demais para reconhecer que os comete.

Bruna 26/08/2022

Promete tudo, não entrega nada
A história é bastante controversa. Até a metade do livro ela não anda, e até o final nenhum personagem te encanta. A Jane começa uma construção de um personagem, segue uma linha e - longe de ser um plot twist de sucesso - a história ganha um rumo de uma novela mexicana sem verba para acabar. Esperava encontrar mulheres fortes, mas eu encontrei uma história sonsa. Fiquei meio decepcionada.

bequinha 23/08/2022

uma experiência particular
gosto pra caramba da jane austen, mas esse livro me prendeu de uma forma muito singular! entendo que estou num momento favorável para a leitura, mas eu simplesmente não conseguia largar ele, passei um dia inteiro obcecada, e nem via os capítulos passarem, me sentia completamente imersa na leitura. e estranho, porque os personagens individuais não são tão marcantes, a história não é extraordinária, e nem existe nada de espetacular, porém como sempre mérito à qualidade narrativa da Austen! achei a Fanny uma personagem muito interessante e cabível com o contexto que ela estava inserida! achei até muito revolucionário as opinião dela sobre funções da mulher, e acho que levando em conta que a história se passa na idade dela de 18 anos, creio que ela tem potencial pra evoluir demais em sua personalidade! em geral gostei do início e do fim, não esperava um desenvolvimento de casal (como não deve ser esperado em qualquer livro da Jane!!), e por isso não me decepcionei com a rapidez da conclusão.

1 | 2 | 3 | 4