Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

1 | 2 | 3 | 4

Pam 20/05/2024

Mansfield Park conhecemos a história de Fanny que é uma moça que nasceu numa família cheia de irmãos e muito humilde.

Até que um dia seu tio, senhor Thomas, a leva pra morar com ele e sua família na mansão Mansfield Park.

Lá ela é criada pela família mas muitos não dão valor a ela e secretamente a mocinha da história nutre uma paixão por seu primo, Edmund.

Nesse livro Jane Austen mostra a diferença de classe social da época e como isso interferia diretamente nas relações e escolhas para o matrimônio.

Fanny é uma protagonista bem diferente das outras obras da autora, ela é mais quieta e observadora. Mas neste livro temos um dos melhores plot twist escritos pela Jane Austen.

Não posso dizer que amei, mas gostei do livro mais do que imaginava.

Isabela354 16/05/2024

SWEET HOME ALABAMA
Jane Austen, minha querida, o que rolou aqui ?!
Ao invés de comentar a história como um todo, vou falar sobre os personagens individualmente, pelo menos dos que merecem ser citados
1- Tia Norris -> todo livro a Jane nos apresenta alguém deplorável, mas nesse ela se superou. Não houve um momento sequer que eu não desejei a morte dessa velha
2- Tom Bertram ->irrelevante né
3- Julia Bertram -> filha do meio sonsa. É tipo aquela sombra da Regina George que faz tudo que mandam e não tem personalidade própria
4- Maria Bertram -> Regina George
5- Tia Bertram -> apesar dos pesares, relevando muito, eu gosto dela.
6- Sir Thomas -> eu vi nele meu vô. Um porre de chato querendo ser rígido, mas dá pra dobrar e de vez em quando ele lembra que ama a gente.
7- Edmund Bertram -> sei que existe uma premissa de que deveríamos gostar dele, mas francamente viu. Sabe aqueles filmes adolescentes que ao invés de herói e vilão, tem um herói e um anti-heroi onde normalmente o herói é loiro, sonso, bonzinho demais...eu imagino o Edmund exatamente assim. Cara, ele só percebeu que gostava da Fanny pq a outra não quis ele, e ponto. Só deixou de ser fraternal porque não havia mais pra onde correr. Se Mary tivesse aceitado ele, ELE NAO PERCEBERIA que a Fanny é algo além. Para além disso, é problemático pensar que ele "moldou o temperamento" de uma mina desde os 10 anos pra ela ser a esposa dele
8-Fanny -> me irritou hein, em alguns pontos me irritou. Faltou uma fofoca bem feita, um diálogo bem estabelecido
9-Sr. Rushworth -> o pobi do chifrudo
10- Sr Crawford -> "Eu sou heterotop pq eu sou hetero e no meu conceito eu sou top"
11- Srta Crawford -> pior que eu gostei dessa maldita

Beatriz3345 14/05/2024

Não acredito que Jane Austen me fez torcer pra dois primos ficarem juntos. Dito isso, ela nunca me decepciona.

Alice1980 08/05/2024

A história me prendeu muito.
Amo os livros da Jane Austen, não me descepciono nunca.

Vou começar dizendo o quanto a fannyyyy é incrível.
Uma menina doce, encantadora e possui uma personalidade tranquila.
Já passou por tanta coisa nessa vida, mas não perdeu seu espírito encantador

Você passa uma boa parte do livro (ou o livro inteiro) torcendo que ela se case com um certo rapaz.

Você passa o livro inteiro (definitivamente o tempo todo) com raiva da família, principalmente da tia, que deveria acolhe-la.

É uma experiência incrível ver a trajetória de Fanny.

Recomendo muito a leitura.

Julia.Maria 27/04/2024

Subestimado
Eu amo como a Jane Austen escreve a intensidade do anseio de uma mulher verdadeiramente apaixonada, que não tem esse amor correspondido. Adoro sofrer.

Kari 23/04/2024

Eu fiquei obcecada com esse livro, como sempre fico com os livros de Jane Austen, mas começo a me cansar do moralismo excessivo da autora. Ninguém é tão bom, tão certo quanto as heroínas que ela constrói, todos os outros são pecadores indignos de mérito e é claro, as heroínas sempre terminam muito felizes mesmo quando sua felicidade é improvável. As reviravoltas na história são tão imprevistas que chegam a ser fantasiosas. E devo dizer que se não houve uma tradução mal feita, as mudanças nas pessoas dos discursos são tediosas.

glittergl0w 17/04/2024

Mansfield Park é um livro de fatoe com um tema polêmico que faz o leitor se questionar bastante diante

By a lady 08/04/2024

Uma história surpreendente!
Devo dizer que esse livro me prendeu do início ao fim, mas não no sentido de ocorrer grandes acontecimentos, e sim justamente pelo início ter sido um tanto arrastado. Dessa forma, eu devorava cada página, ansiando por encontrar algo interessante.

Com o passar do tempo, a história de fato foi ficando interessante! É impossível não sentir pena da Fanny, uma garota que veio de uma família pobre e que foi acolhida pelos seus tios para receber uma educação mais digna. No entanto, por um bom tempo ela é desprezada pela família, em muitos momentos tendo que abdicar de si mesma para o bem dos outros, e sequer ser reconhecida por isso.

O único a demonstrar cuidado para com ela é seu primo Edmund, e certamente foi inevitável ela se apaixonar por ele, sendo finalmente notada enquanto era invisível para o resto do mundo. A partir daí, sua afeição acaba se tornando em um amor platônico.

Confesso que foi muito irritante ver como ninguém, nem mesmo Edmund parecia compreender os sentimentos de Fanny, além da cegueira de Edmund para com a Srta. Crawford e a insistência de Henry para com a Fanny. De modo geral, posso dizer que Fanny foi uma personagem excepcional! Nunca se vitimizou por conta de sua situação e sempre manteve um caráter nobre diante das situações e na forma de tratamento para com aqueles que a desprezavam. Além disso, nunca se deixou levar por aqueles que tinham um caráter duvidoso, sua mente não era corrompida, ainda que o ambiente fosse propício a isso.

O final foi ótimo, eu não tenho do que reclamar, só posso dizer que Fanny definitivamente mereceu toda a felicidade do mundo. Não é um romance doce como os demais romances da Jane Austen, mas ele possui o seu valor. Acredito que Jane quis mostrar um lado que não é tanto idealizado, sendo uma história que de fato retrata a realidade humana.

Pri 08/04/2024minha estante
Amei esse livro!

Josih Monks 02/04/2024minha estante
Também não curti, ela vive chorando kkk Já reli várias vezes os outros mas esse e Emma eu só li uma vez pq as protagonistas são chatas na minha opinião.

Dâma 31/03/2024

Odeio como todos cobram gratidão para a Fanny e ela não pode sentir qualquer coisa além disso sem ser martirizada e como em momento algum ela luta contra isso. Odeio a Sra. Noris, que mulher ridícula! Me desagrada bastante a Fanny sair dessa estética de personagem principal feminina young and wild, porque todo mundo naquela época já era bitolado com status e opiniões e eu só queria me identificar com uma personagem que não tá nem aí pra sociedade e só quer viver e ser amada. Gosto que o livro aborde adoção, religiosidade e propósito de vida, status social vinculado ao orgulho e preconceito elitista. EDMUND BANANÃO, OTÁRIO, INCEL!!! Pra um livro tãoooo extenso, esse final foi demasiadamente curto, não curtir.

.geo. 14/02/2024

A personagem principal é uma chata, mas a história é boa
A Fanny é muito irritante, porque ela sofre da síndrome "maria alternativa", entendo que ela sofreu muito, mas continua sendo chata.
Todavia, o enredo é muito bom, o plot demora acontecer, mas quando acontece impressiona, ainda mais porque foi um dos mais explícitos da senhorita Austen.
Amanda S 14/02/2024minha estante
Agora vc precisa ver "Palácio das Ilusões", no YouTube! O filme é ótimo, além de ser mais "explicito", e a personalidade de pobre coitada da Fanny é um pouco suavizada. Melhor adaptação!?

.geo. 14/02/2024minha estante
simm, obrigada pela indicação?, assisti depois q terminei de ler e amei, ouso dizer q gostei mais q o livro

Amanda S 14/02/2024minha estante
Eu tbm gosto mais q no livro! ? Uma pena esse filme ser tão "desconhecido"... Que bom q uma alma caridosa publicou no YouTube, pq ele não está mais em nenhum outro lugar

1 | 2 | 3 | 4