Gideon, a Nona

Gideon, a Nona Tamsyn Muir

Resenhas - Gideão, o nono

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isabela.Nedeff 26/03/2024

Fiz uma resenha ruim umas semanas atrás mas fui mudando de ideia com o tempo. É uma leitura confusa, com certeza, e não deve ser abordada como um romance lésbico. É um livro de fantasia que tem ships saficos.
Mas, acima de tudo, é um livro muito original, em todos os jeitos. O universo, os personagens, a premissa. É tudo muito legal e diferente.
E a personagem principal é butch pra caramba, sem discussão, o que eu nunca tinha visto ainda representado em um livro popular.
Virou meu livro lgbt preferido.

Maisa @porqueleio 18/09/2022

Resenha / Gideon, a Nona /@porqueleio
Gideon Nav tem dois objetivos na vida: escapar da escuridão claustrofóbica da Nona Casa, e se tornar um soldado para lutar pelo Imperador. Não pertence à Nona, mas não tem permissão de sair de lá.

Uma das mil tentativas frustradas de fuga bate com o chamado do Imperador: os primogênitos de cada casa e seus cavaleiros – espécie de segurança/secretário, deverão se dirigir para a Casa da Canaan, a primeira casa, para disputar uma vaga de Lyctor do Imperador. Além da reputação, leva de brinde a imortalidade...

Bom, Gideon não é a cavaleira da nona, mas considerando as opções, ela é o que tem de melhor e Harrow, a Nonagésima, filha dos esquisitos senhores da Nona Casa, a requisita. Inimigas declaradas desde muito cedo, embarcam a caminho das provas.

Todas as 8 casas enviam seus primogênitos que, ao chegar, tem as naves recolhidas e a comunicação cortada com seus lares. E quando as mortes começam a acontecer, Harrow será obrigada a admitir que ter Gideon a seu lado pode lhe manter viva...

Que livro mais excêntrico! Gideon é uma personagem maravilhosa, mas completamente obtusa do que se passa ao seu redor. E é com ela que vamos descobrindo, bem, bem devagar, a fria em que se meteu.
Harrow é odiosa em grande parte do livro, porque não quer dar o braço a torcer. Mas... se prepare! Panos prontos para essa garota esquisita, que faz questão de andar com o rosto coberto por uma maquiagem de caveira.

Vale ressaltar que a magia está na necromancia, e cada casa tem poderes específicos – Harrow consegue conjurar esqueletos a partir de lascas de osso. E ela não é a mais esquisita.

Primeiro livro de uma série, Gideon, a Nona entrega suspense, horror, ficção científica, fantasia e um tiquitinho de romance. E um final... avassalador!

site: https://www.instagram.com/p/Cii02QJrCd9/

Duarte62 02/01/2023

Meu favorito de 2022
Eu sou exatamente o target desse livro. O mundo, os personagens, a escrita, tudo é incrível demais.

Como é bom ler um livro onde mulheres podem ser imperfeitas, onde cada uma delas tem uma personalidade diferente e cativante. A Gideon se tornou um das minhas personagens favoritas da vida! O senso humor, a falta de filtro na hora de falar as coisas, a bondade e preocupação com os outros personagens mesmo sem conhecer eles direito, a relação complexa e cheia de tensão com a Harrow, tudo isso faz dela uma personagem única e que roubou meu coração todinho. (e além disso tudo é também uma grande gostosa)

Mal posso esperar para ler as sequências. Alta Novel me ajuda por favor e publica logo a continuação!!!!

matty0 08/02/2024

Mal executado
Há muito tempo eu queria ler esse livro, tudo nele me instigava ; a capa, a protagonista, o nome dela! Gideon, forte e quase mórbido. Nas primeiras páginas minhas expectativas foram atendidas, apresentando uma personagem irreverente, engraçada, sarcástica, corajosa e louca, tudo o que eu imaginei que ela seria! A trama, em si, também pareceu promissora, uma espécie de competição que forçaria duas garotas inimigas a se juntarem numa batalha necromantica no espaço? put4merda!

mas o impasse veio logo cedo, uma narrativa confusa, com nomes extensos, parecidos, um universo contraditório e termos inviáveis. Eu tava muito no começo e achei que as coisas pudessem melhorar, já que li em muitas resenhas que essa confusão acontecia mesmo, por ser um universo, teoricamente, complexo. Mas eu acho que isso e os demais problemas se dão por escolhas ruins da autora. Ela tem um pano de fundo interessante e duas protagonistas carismáticas, mas as leva por uma trilha de decisões ruins. Gideon, como já citada, tinha um potencial avassalador, mas a autora optou por deixa-la muda (sim) por mais da metade do livro, justamente uma personagem que tem tanto a dizer! Ela faz o livro acontecer, é ela quem a gente quer ouvir falar, e, quando finalmente o "pacto de silêncio" acabou, eu já tinha me cansado da história. Além disso, Gideon fica de lado o livro inteiro, um objeto à parte nas cenas, onde a atenção é voltada para 7, 8, 9 personagens secundários falando coisas desinteressantes. Claro, eu sei que é importante que todos os personagens tenham uma carga, uma trama e um desenvolvimento adequado, e houve uma tentativa de destinar isso à todos, mas em Gideon, não funcionou. Quando ela falava, era só pra soltar uma piadinha chula, que, embora eu ame e ache muito divertido esse traço dela, as vezes realmente não é o momento certo, por destoar completamente da trama e ficar incoerente em comparação ao perigo que estava acontecendo no momento, ficou quase artificial

há alguns erros na escrita, e algumas repetições de palavras. Não é nada que atrapalhe muito a leitura, e não sei se é um problema da tradução, mas há, e gostaria de cita-los. A história em si...não funcionou pra mim, porque ela simplesmente não veio! Me senti lendo um imenso prólogo, um preparo para algo maior, uma expectativa criada em cima das chaves e das portas de uma forma TÃO confusa e arrastada que, quando o grande ápice chegou, a luta final, eu realmente não me importava com NADA. As mortes foram totalmente irrelevantes, e passei o livro inteiro sem saber que personagem era quem. Esperei Gideon brilhar e isso não veio, tudo foi destinado aos outros personagens, no qual eu não tinha nenhum interesse, nenhum me cativou. Os vilões não convenciam, os construtos não assustavam, os secundários não tinham carisma. Os acontecimentos pareciam irregulares, como se nada encaixasse, como se tudo fosse uma grande colagem de um rascunho grudado um no outro. Tenho certeza que deixei passar vários pontos da história, e o pior é que eu não me importo, pq eu não me importo com a história! Chegou em um ponto, que eu estava lendo muito rápido, só pra terminar logo

Diferente da maioria dos livros que eu dou notas muitos baixas, esse, eu não odeio. Pq...eu gosto da Gideon, gosto da Harrow. A escrita é boa, e a autora sustenta sua ideia (apesar de não ter funcionado pra mim kkkk) e vejo um potencial que talvez funcionasse melhor em um projeto áudio-visual ou algo assim, mas analisando, passei exatos 20 dias para fazer uma leitura exaustiva, confusa, entediante e excessivamente maçante. Termina-la foi um alívio. Então, não vejo como poderia ter uma nota melhor pra isso, infelizmente

Aline 27/03/2023

Gideon foi um livro que comprei no impulso, porque era bonito, e enrolei séculos pra começar a ler, e no fim gostei muito mais do que esperava.

O livro é um calhamaço, mas que te envolve demais, e é fácil de ler por horas sem nem perceber, com uma história sarcástica, gráfica, ácida, sangrenta e complexa.

Temos vários personagens, cada um com sua importância e relevância pra história, e com seus segredos.

Se tem uma coisa que temos aqui, são segredos, e nada, nem ninguém é o que parece. O livro todo é um grande festival de descobertas e surpresas. Quando você acha que sacou algo, ou alguém, a autora vem o joga uma bomba na sua cara.

A autora gosta de brincar com os sentimentos do leitor e rir da nossa cara, porque com tudo que acontece, e as coisas que ficam óbvias depois, especialmente com a leitura dos anexos, é de querer socar ela.

Agora vamos falar em personagens, mas vou ater a Gideon e a Harrow, os outros vocês vão ter que ler pra saber a respeito ?

A Gideon é desbocada, esquentada, invocada, finge que não tá nem aí pra nada, mas aos poucos vai mostrando outras faces, e aparece mais complexa do que demonstrava.

A Harrow logo de cara parece ser apenas sádica e cruel, além de muito reservada. Demoramos um pouco a começar a ver algo a mais dela, e perceber que é astuta, inteligente e muito peculiar.

Toda interação dos personagens deve ser lida com muita atenção, e todo detalhe pode ser importante, para as descobertas que se seguem capítulo após capítulo.

O único grande porém do livro, é que muitas questões levantadas, não são resolvidas nesse primeiro livro, e ficamos aí com muitas dúvidas, mas seguimos esperando a resolução de tantos mistérios nos próximos livros.

elyerlie 17/01/2023

eu te amo gideon por favor volta pra mim e pra harrow
primeiro de tudo, a maior estrela desse livro é claramente a gideon e em como ela é uma idiota de um bom coração, simplesmente uma personagem engraçada e cativante que alimenta a trama, os outros personagens até que são interessantes, harrow pode ser um pé no saco mas aos poucos você consegue ver que lá no fundo, ela é gente e mano, nunca pensei que me importaria tanto com a gideon e harrow, é uma relação complicada mas que te envolve, de verdade. a estética de necromancia é tão maravilhosa e o worldbuilding pode assustar alguns pelas descrições vagas e meio confusas, que jesus, entendi nada mas quando entendia... ficava pasmo, principalmente nas cenas mais brutais. caso não esteja lidando bem com a escrita da autora por não entender nada, a leitura pode ser meio maçante caso não esteja acostumado com capítulos longos e estar disposto em ler um livro de 500 páginas como eu, a trama pode parecer lenta em alguns momentos mas quando fica interessante... é de roer! enfim, eu prefiro dá minha opinião pessoal do que ficar fazendo resenha bonitinha

SsCleo 07/08/2022

Vamos lá...
Sinceramente, acho que estava esperando algo muito maior, não que não seja um livro bom, se fosse só pela Gideon, já era 5 estrelas kk. Quero muito que os outros livros sejam lançados no Brasil, quero muito continuar nesse universo. Foi ótimo e depois tirando um tempo para pensar e rever algumas partes do livro, realmente é muito bem contado e detalhado.

Isabella 11/09/2022

Esse livro é uma completa loucura e por isso ele é perfeito.

Temos um imperador imortal que precisa de novos lyctors e assim convoca um necromante (e seu cavaleiro) de cada uma dos outros planetas/casas para provarem ser dignos de se tornarem lyctors do imperador.

Da nona casa temos a necromante Harrow e Gideon como sua cavaleira. As duas se odeiam mais que tudo e não era nem pra Gideon estar lá, já que ela não é uma cavaleira de verdade.

Muita coisa doida acontece, muito mistério, gente morta, um castelo em ruínas, muita necromancia, esqueletos animados pra todo lado. Enfim, um prato cheio de ótimas coisas.

Confesso que em alguns momentos tive dificuldade de entender o que estava acontecendo mas percebia que isso acontecia até com a protagonista, Gideon, então tava tudo bem kkkkk

Amei os personagens, a ambientação, a magia e tudo mais. E óbvio chocada com o final.

Fanny 05/12/2022

Gideon rainha
Uma mistura de dark academia com muito mistério e momentos de terror. Personagens ótimos, que te cativam e envolvem.

O sistema de magia, concordo, é complexo e não tão bem explicado. Cheguei ao final sem entender 100%, mas amei ainda assim. Ansiosa para ler o próximo livro. Ainda que as continuações não venham para o Brasil (espero que venham), acho que vale muito a pena ler esse volume.

Helena 17/10/2022

Finalmente lésbicas goticas
Eu simplesmente AMEI o universo construído nesse livro e estou esperando ansiosamente pra ler o segundo da saga. Toda a temática dos necromantes, a estética da nona casa, tudo apela pro meu lado mais edgy possível, e eu amo. Já sabia que ia gostar da Gideon desde a sinopse, só não esperava me apaixonar pela Harrow também. Se eu tiver que pontuar algo meio meh, a divisão em atos não fez muito sentido pra mim, mas posso perdoar isso de boas. Um respiro de ar fresco no meio de tanta história sobre héteros chatos e gays melosas.

Kiri 25/11/2023

Acredito que o livro seja bom sim pelo tanto de gente que amou, mas não conseguiu me pegar
Dark academia já não é pra mim (se é que esse se classifica, não sei), aí ainda pegam uma chamada super legal "lésbicas Necromantes no espaço" e colocam uma personagem principal tão... Tudo que eu não gosto e com uma investigação meia boca..
Se a história fosse no pov da Harrow pode ser que eu amasse pq aí a gente VERIA as coisas acontecendo.. mas com a Gideon não rolou não.
O 2 tem o nome da Harrow e pelo jeito que terminou eu tenho vontade de ainda xeretar... Mas devo demorar bastante pra ter coragem

Thony. 14/01/2023

"Nav, mostre o que a Nona Casa faz"
Eu não tenho PALAVRAS o suficiente pra descrever o quanto esse livro foi maravilhoso e uma das melhores leituras q eu já tive. Primeiro que, com quase 500 páginas, eu do passado JAMAIS leria tão rápido como foi com esse, comecei dia 1 e terminei ontem, mas tive que digerir mto pra poder fazer a resenha. Ele foi viciante, misterioso, horrorosamente perfeito, e muito, muito mórbido. Eu não conseguia prever NADA do que podia acontecer e isso foi mágico pra mim, smp me deparo com o tédio quando já imagino o final. Ele foi uma indicação e eu não poderia estar mais agradecido por isso, que leitura, meus amigos. Eu passaria horas falando dele, mas acabo com isso: "Você é a melhor de nós. Foi o meu privilégio ser sua necromante".

Roberta950 28/05/2024

Nunca li nada como esse livro
Eu tava recuperando da leitura antes de escrever a resenha e agora eu posso dizer com toda a verdade no mundo que eu nunca li nada como esse livro na minha vida. A melhor coisa desse livro foi isso, essa escrita e narrativa unica que deixou tudo tao real e vivido. A construção de mundo é impecavel, a construção dos personagens é impecavel, a construção da narrativa é impecavel.

O livro começa como quem começa a contar uma historia que ja começou e nos nao faziamos parte antes mas fazemos agora, nao tem nenhuma preocupação em explicar qualquer coisa do universo ou da historia, o que deixa um pouco dificil de entender tudo, mas é o que da essa sensação de tudo ja estar acontecendo e que o leitor cai de paraquedas como espectador, se ele nao estivesse ali a historia ia correr igual. De acordo que vamos lendo vamos seguindo o ponto de vista da gideon, mas nao é ela quem narra a historia e essa foi uma das partes que eu mais gostei. A autora conseguiu de uma forma incrivel mostrar a gideon como a personagem mais humana que alguem poderia ter criado, de certa forma parece como um narrador nao confiavel, mas nao pq a gideon quer enganar o leitor, mas sim pq ela ta vivendo aquilo como qualquer pessoa viveria. Ninguém tem controle absoluto sobre sua percepção sobre si, sobre seus pensamentos, sobre sua percepção sobre os outros, sobre o que ta acontecendo em tempo real. É o ponto de vista dela mas em nenhum momento ela ta contando a historia, e tudo que acontece fica mil vezes mais intenso com isso e me deu uma sensação lendo que eu NUNCA tinha sentido antes

infelizmente o ponto alto desse livro tbm é a unica coisa que teve de ruim, que foi a escrita. A autora parece que tem esse super poder de nos colocar na pele da gideon mas eu tive muita dificuldade de entender as descrições dos lugares, dos monstros e das pessoas, eu acaba perdendo muito o foco do livro pq tinha que ler a mesma frase mil vezes. Aparte disso, a escrita dela é muito complexa e bem construída dentro na narrativa e de forma alguma esse é um livro simples de ler, é tao incrivel que alguem teve a capacidade de criar um universo tao bem estruturado que eu ate agora fico desacreditada.

Mais sobre a narrativa, esse livro é muito multifacetado quanto a isso, adorei a parte do misterio no meio que me deu medinho durante a noite, que eu nao tava esperando. A história toda é cativante e eu nao tava esperando de forma alguma aquele final, sinto que passei por um luto, mas a real é que nao poderia ter tido final melhor, era exatamente o que fazia sentido pra história e o que deu tanto peso a personagem da gideon. Ela nao é a protagonista, e por isso é tao bom, ela é uma pessoa tao humana e o que vemos e nao vemos dela é tao real que tudo faz sentido da forma que é. Perto do final eu so pensava o quanto eu queria conhecer mais da gideon e da relaçao dela com a harrow mas nao tinha nada pra conhecer, pq a historia nao era sobre ela e em momento nenhum o expectador era alguem importante dentro daquilo.

HARROWCODED 27/10/2022

"uma só carne. um só fim"
simplesmente um dos melhores livros que eu li esse ano, se você gosta de ficção-científica e lésbicas góticas com certeza esse livro é perfeito pra você. uma coisa que me incomodou um pouco na leitura foi a falta de explicações sobre o universo, apesar de ter um glossário no final do livro ainda tem algumas coisas que ficam meio confusas, porém ainda consegui me divertir bastante enquanto lia, os personagens são todos muito bem desenvolvidos e a história em si te prende muito. aliás, mantenham em mente que o livro NÃO TEM ROMANCE ENTRE NENHUM DOS PERSONAGENS, então se você ta esperando um romance, esquece isso, ninguém fica junto e esse livro é cruel.

1 | 2 | 3 | 4 | 5