Gideon, a Nona

Resenhas - Gideão, o nono

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leitor H 26/03/2024

Interessante mas fraco
O livro tem premissas e ideias interessantes, mas a escrita é fraca. Apesar da autora tentar fazer os personagens principais o mais "cool" possíveis, protagonista é passiva diante dos eventos que ocorrem e a sua parceira Harrowhark não é nada apelativa. A narrativa fica solta, sem parecer ir a lugar nenhum, numa tentativa de criar um murder-mistery de ficção científica e fantasia que não é forte em nenhum dos gêneros.

Renata 29/11/2022

Magia, morte e ossos
Gostei bastasse da personalidade das protagonistas e dos personagens coadjuvantes. Para um livro mais voltado para o público jovem, a autora não apresentou personagens genéricos. Um excelente ponto é o desenvolvimento de gideon, ela é uma guerreira excepcional, mas não é imbatível. Isso a torna mais real e ajuda na conexão com o leitor. O ponto negativo foi o sistema de magia: muitas coisas confusas e de difícil visualização. As descrições também deixam a desejar, dificultando a imersão na história. Mas isso não atrapalha a diversão e a vontade de ver o próximo volume.

cobramarela 05/03/2023

Mmmm
Tem que ter paciência pra iniciar esse livro. a autora te deixa no escuro de varias formas, mas vale muito a pena. a personagem principal tem o melhor humor, é complexa e amorosa. fora que parece que todo mundo é lésbica aqui, ou seja, muito bom ;)

Mia 09/03/2023

Diferente
A leitura começa um pouco enrolada.. porém melhora muito no decorrer dos capítulos. A autora se preocupou em explicar tudo num ?glossário? pois somos apresentados a muitos termos diferentes. Pelos comentários dra contracapa, esperava que tivesse mais ?romance? porém é bem superficial nesse ponto.

Espero que a editora não demore muito para lançar os outros livros já publicados da saga Túmulo trancafiado.

Barbara487 26/03/2023

Quase desisti, que bom que não
Quis ler essa saga por recomendações de pessoas que confio ( e gays ). Então, foi tamanha a minha surpresa ( e desgosto) quando comecei a ler e o estilo do texto era,,,bem. oq é. cheio de "piadinhas", "sacadinhas", diálogos que me deixavam com as unhas quase rasgando minhas peles dos olhos de tamanha agonia. Porémmmm, eu me recusava a acreditar que tantas pessoas que eu conheço e gosto, me recomendariam esse livro se ele não valesse a pena. Então perseverei. E chegou a tão estimada história da Casa de Canaan. Pela primeira vez, um livro de fantasia me cativou não pelos personagens, mas pela história. Um mistério de casa fechada, onde por um momento, achei que a autora sairia com a solução mais previsível e tosca possível, mas aparentemente ela me ouviu, e deu o final que eu ja tinha imaginado masss que dessa vez gostaria. Acabei também por gostar de Gideon e da Harrow, embora também até além um pouco da metade do livro, as duas não me eram tão cativantes. Acredito que o desenvolvimento delas acabe ficando mais mesmo para o segundo e terceiro livros. Mas tudo bem, porque já me fisgou ( e infelizmente gosto de mulheres então, sou muito suscetível a histórias LGBT ).
Recomendo, mas também aconselho paciência

raconteurr 24/07/2023

Quase lá...
Em geral, "Gideon, A Nona" é um livro que vale a pena conhecer. Mas já deixo o aviso de que não é uma leitura para iniciantes.
Para começar, quero elogiar os personagens. Todos são muito únicos e diferentes. O contraste de vê-los juntos é divertido, pois cada um tem uma perspectiva particular sobre o desenrolar das situações. Obviamente sou cadela de Harrow e Gideon, mas não deixarei de mencionar a dupla Palamedes e Camilla, que também carregaram o livro nas costas.
O universo é bastante complexo (e quando digo isso não é um eufemismo). Dá para ter dor de cabeça só de ler a explicação de como funcionam as nove casas e as magias necromânticas de cada uma. Muitas vezes, inclusive, fiquei mega perdida na leitura. Recomendo ter um caderninho de anotações ao lado para conseguir acompanhar tudo. É um livro com muita informação, muitos personagens, muitos detalhes e muitas extensões. Isso se torna um problema na hora de apresentar esse mundo novo ao leitor, porque, na minha opinião, tudo ficou muito confuso, sem um nó para amarrar as informações, e mal distribuído.
Admito que a escrita é um fator agravante para esse problema. As descrições foram tenebrosas para mim. A escolha de palavras, a forma como a narração transitava de uma situação para outra, tudo era muito rápido ou lento demais ? não havia um ritmo certo. Me perdi várias vezes nas cenas com diálogos quando havia dezenas de personagens em uma única conversa, cheias de interrupções com descrição e assuntos variados alternando o foco do diálogo o tempo todo. Como alguém que estuda escrita, sei que é muito difícil dominar cenas em que há vários personagens. É difícil distinguir suas vozes e fácil se perder do cerne da conversa.
Acho que lá pela metade do livro, quando passou a primeira parte mais lenta de apresentação e o mistério começou, eu achei que ia favoritar esse livro e dar uma nota bem mais alta. Porém, dos 70% adiante, percebi outro problema: excesso de plot twists. O maior problema de querer fazer um plot twist é quando se quer trazê-lo ao leitor do nada ? ou seja, quando não se pavimentou um caminho prévio para que ele aconteça e seja cabível. Muitas coisas aqui se desenrolaram de forma abrupta, e são tantas informações que é fácil se perder nos detalhes. Pode ser que, para a maioria dos leitores, a experiência tenha sido mais fácil; mas eu, particularmente, que queria entender cada detalhe do que estava acontecendo naquele mundo, nunca consegui conciliar e formar o quebra-cabeça inteiro. Isso pode ser uma falha minha, mas, pelo que vi de outras resenhas aqui, tiveram mais pessoas que também se sentiram perdidas do começo ao fim.
O final foi bem cansativo pra mim, especialmemte o penúltimo capítulo, que é cheio de cenas de ação repetitiva. Também achei o epílogo meio jogado, e a aparição de um personagem importante bem apressada. Não sei se gostei do final de Gideon e Harrow, mas não irei me aprofundar mais para não dar spoilers.
Essa é uma alta fantasia bastante desafiadora. Gosto disso nela, até porque sou adepta de fantasias complexas e já estou acostumada a lidar com o sistema de livros desse gênero. Porém, ela poderia ter sido melhor introduzida e desenvolvida. Talvez isso tornasse o livro mais lento, mas certamente o tornaria mais sólido. Tomo Mistborn, do Brandon S, que li recentemente, como exemplo de uma fantasia complexa e bem explicada.

laura3954 08/07/2023

Gideon é minha criança protegida
A sinopse é bem vaga, então comecei a leitura sem saber exatamente o que esperar, mas posso dizer que a escrita da tamsyn me deixou mal acostumada, todos os livros que comecei depois de Gideon me incomodaram com sua escrita medíocre.

me encanta o quão casualmente engraçado o livro é. sério, é hilário.
foi difícil, não minto, o começo é tão confuso que chega a doer fisicamente, mas, uma vez que você entende 50% da trama é ridículo de bom (não digo 100% porque é impossível com esse livro).

mal posso esperar pra ler harrow, the ninth, alta novel, por favor, faça a boa!

tha.cdias 28/04/2023

Impactada
Que fantasia boa, apesar de ter deixado algumas informações que eu espero que a autora esclareça no segundo livro, esse primeiro é muito bom.

e que final, nuuuu sinceramente estou em choque até o momento. E por mais que algumas coisas estão na cara e sejam cliches a forma que são expostas são ótimas

Giovanna 06/09/2023

é um mundo muito diferente e interessante, mas algumas coisas aconteceram muito rápido e não foram bem exploradas. não é um livro ruim, mas não é extraordinário, vale a pena ler para passar o tempo

Ariane 05/07/2023

Gideon, a Nona é um livro com tudo o que há direito: uma protagonista sarcástica e extremamente carismática, rodeada de personagens cativantes e intrigantes que estão em um mundo muito mais complexo do que se imagina. A autora lhe joga com conhecimento nenhum sobre o que você está lendo: você sabe que é sobre necromantes, e que você está no espaço. O desenrolar da narrativa nos embarca em conhecer e explorar esse mundo, a magia necromantica, suas Nove Casas, e tudo isso de maneira muito competente e extremamente dinâmico devido a natureza da nossa querida protagonista.

Gideon, a Nona é uma leitura que eu recomendo demais, e recomendo que entre de cabeça nessa loucura, porque é muito envolvente. Mal posso esperar para o próximo livro!

Tecs 29/02/2024

Gideon
Livro incrível, com um final que eu simplesmente não esperava, preciso da continuação na minha mesa agora

1 | 2 | 3 | 4 | 5