Gideon, a Nona

Gideon, a Nona Tamsyn Muir

Resenhas - Gideão, o nono

1 | 2 | 3 | 4 | 5

lairah 06/10/2023

Campanha pra Alta lançar a continuação
Sempre tive dificuldade em mergulhar em fantasias devido à minha limitação em visualizar mundos distintos, complexos sistemas de magia e afins. No entanto, "Gideon, a Nona" me surpreendeu de forma muito positiva. Embora seja consenso que o livro requer um pouco de esforço no início, uma vez superado esse estranhamento inicial, a narrativa se desenrola de forma cativante e envolvente.

Gideon, a protagonista, é incrivelmente carismática, proporcionando muitos momentos divertidos ao longo do livro. A personagem Harrow, por sua vez, é um enigma irresistível, despertando uma curiosidade profunda. A notícia de que o próximo livro será narrado a partir de sua perspectiva só aumenta a expectativa.

Entendo que "Gideon, a Nona" não seja uma leitura fácil, e reconheço que ele se encaixa na categoria "ame ou odeie". No entanto, quem se propuser dar uma chance a ele... Prometo que os desafios iniciais serão recompensados

naay_ 30/06/2023

SURREAL
Eu nem sei como começar a falar desse livro. Gideon A Nona é aquele livro que vc para e pensa "Como é possível um ser humano possuir a capacidade de pensar numa história dessa?" porque é surreal de bom. Gideon é uma mistura de fantasia e ficção científica em um mundo onde tudo é comandado por necromantes que vivem no espaço. Os personagens são sensacionais, a forma que a história se desenrola é de explodir a cabeça e a relação das protagonistas é engraçada demais, começam em um ódio mortal e no fim estão doando a vida uma pela outra. Que livro sensacional! Já estou ansiosa pela continuação.

fefesales 13/02/2024

Uma só carne, um só fim
Ok, depois de um mês consigo vir aqui resenhar esta obra prima.
Gideon a nona é uma mistura de fantasia sombria e ficção cientifica perfeita, em doses minuciosas. Confesso que meu maior interesse na história inicialmente foi pelo fato da personagem principal ser safica, mas no final eu ganhei na loteria sem nem mesmo jogar.
O universo muita das vezes me deixou confusa, mas aqui vai uma dica que eu só descobri quando TERMINEI DE LER. No final do livro tem um glossário que EXPLICA TUDO SOBRE O UNIVERSO, então se sentir perdido, vale a pena dar uma olhadinha lá atrás.
Agora vamos aos personagens, eu amo a Gideon. Sabe o Geralt? É a Gideon com um humor menos ácido e mais divertido. Isso é algo que vem muitas pessoas reclamando, mas sinceramente, ela é igual a muitos personagens principais masculinos, a única diferença é que é uma mulher, por isso reclamam. Além disso, achei ela muita facetada, nem só de gracinhas vive essa ruivinha, gostei muito da forma que a Tamsyn explorou os sentimentos de todos os personagens no livro. A sexualidade da Gideon também é uma pauta negativa sobre o livro do ponto de vista de alguns leitores, mas sinceramente, é algo totalmente irrelevante para a história, o fato de Gideon ser lésbica só incomoda a quem se deixa incomodar pois não é o foco da história.
E falando um pouco da outra personagem principal, me identifiquei muito com Harrow, acho o arco de desenvolvimento dela excelente, de inicio ela é detestável, mas no decorrer da história podemos vê-lá de verdade e isso é lindo. Quando aos outros personagens, achei que a autora soube desenvolver todos, o que geralmente é bem difícil de se ver em histórias com tantos personagens em foco.
Gostei muito da construção de mundo, apesar de confuso é tudo muito bem distribuído. Quero muito ler as continuações para desbravar mais ainda a necromancia da história. Gostei da dinâmica do livro, foi algo constante do inicio ao fim, nada arrastado. E por fim, os polis! Juro que a cada instante é um maior e mais chocante que o outro, e o final eu queria poder dizer que foi algo surpreendente (na hora é sim, chocante) mas ai a gente lê novamente e essa, QUE DROGA ISSO É A CARA DA CRETINA DA GIDEON.

Enfim, escrita nota 10000, história favoritada e continuação muito aguardada.
ALTA NOVEL POR FAVOOOOOORRR, TRAS HARROW A NONA PRO BRASSIIILLLLLL

Roberta950 28/05/2024

Nunca li nada como esse livro
Eu tava recuperando da leitura antes de escrever a resenha e agora eu posso dizer com toda a verdade no mundo que eu nunca li nada como esse livro na minha vida. A melhor coisa desse livro foi isso, essa escrita e narrativa unica que deixou tudo tao real e vivido. A construção de mundo é impecavel, a construção dos personagens é impecavel, a construção da narrativa é impecavel.

O livro começa como quem começa a contar uma historia que ja começou e nos nao faziamos parte antes mas fazemos agora, nao tem nenhuma preocupação em explicar qualquer coisa do universo ou da historia, o que deixa um pouco dificil de entender tudo, mas é o que da essa sensação de tudo ja estar acontecendo e que o leitor cai de paraquedas como espectador, se ele nao estivesse ali a historia ia correr igual. De acordo que vamos lendo vamos seguindo o ponto de vista da gideon, mas nao é ela quem narra a historia e essa foi uma das partes que eu mais gostei. A autora conseguiu de uma forma incrivel mostrar a gideon como a personagem mais humana que alguem poderia ter criado, de certa forma parece como um narrador nao confiavel, mas nao pq a gideon quer enganar o leitor, mas sim pq ela ta vivendo aquilo como qualquer pessoa viveria. Ninguém tem controle absoluto sobre sua percepção sobre si, sobre seus pensamentos, sobre sua percepção sobre os outros, sobre o que ta acontecendo em tempo real. É o ponto de vista dela mas em nenhum momento ela ta contando a historia, e tudo que acontece fica mil vezes mais intenso com isso e me deu uma sensação lendo que eu NUNCA tinha sentido antes

infelizmente o ponto alto desse livro tbm é a unica coisa que teve de ruim, que foi a escrita. A autora parece que tem esse super poder de nos colocar na pele da gideon mas eu tive muita dificuldade de entender as descrições dos lugares, dos monstros e das pessoas, eu acaba perdendo muito o foco do livro pq tinha que ler a mesma frase mil vezes. Aparte disso, a escrita dela é muito complexa e bem construída dentro na narrativa e de forma alguma esse é um livro simples de ler, é tao incrivel que alguem teve a capacidade de criar um universo tao bem estruturado que eu ate agora fico desacreditada.

Mais sobre a narrativa, esse livro é muito multifacetado quanto a isso, adorei a parte do misterio no meio que me deu medinho durante a noite, que eu nao tava esperando. A história toda é cativante e eu nao tava esperando de forma alguma aquele final, sinto que passei por um luto, mas a real é que nao poderia ter tido final melhor, era exatamente o que fazia sentido pra história e o que deu tanto peso a personagem da gideon. Ela nao é a protagonista, e por isso é tao bom, ela é uma pessoa tao humana e o que vemos e nao vemos dela é tao real que tudo faz sentido da forma que é. Perto do final eu so pensava o quanto eu queria conhecer mais da gideon e da relaçao dela com a harrow mas nao tinha nada pra conhecer, pq a historia nao era sobre ela e em momento nenhum o expectador era alguem importante dentro daquilo.

pri 29/01/2023

eu estava muito louca pra ler esse livro, esperei muitas coisas que não aconteceu, acredito que seja por ter o primeiro livro então tem muita coisa pra rolar, eu amei a gideon ela é perfeita e louca das ideia e tmbm da harrow elas vivem em pé de guerra mas depois vai melhorando esse relacionamento, mas não chega a ter nenhum tipo de romance como imaginei que teria como disse ainda é o primeiro livro, ele é super confuso pelo menos pra mim nossa demorei pra pegar os nomes e os personagens das outras casas tive que salvar uma foto do pinterest pra ficar olhando e vendo quem era quem kkkkkkk
livro grande acontece varias coisas e eu preciso muito do segundo livro pra saber o desenrolar desse história

Breno 20/01/2023

Me tirou da ressaca!
Basicamente, o universo é divido em 9 Casas que representam, cada uma, uma parte de uma divindade do livro: o Necrolorde, o primeiro necromancer, que venceu uma entidade lá nos primórdios e difundiu os conhecimentos de necromancia pelo Universo. Guideon "é" a cavaleira da necromante da Nona Casa, a Casa responsável por tomar conta do Túmulo Trancafiado, que é onde tá enterrada a entidade que o Necrolorde matou. As duas são enviadas pra Primeira Casa, assim como as outras 7 casas, pra entrarem em uma disputa pra se tornarem Lucytor, uma espécie de cavaleiros/guardiões/super-necromantes do Imperador (Necrolorde). Lá acontece um monte de coisas, tem mistérios, mortes, revelações de segredos, sentimentos, um tanto de coisa.
Eu gostei muito do tempo que fiquei acompanhado a história, a escrita é fluída e por mais que tenha nomes esquisitos pra muitos brasileiros, no final do livro tem como se pronuncia os nomes em ptbr, além de uma espécie de dossiê que fala mais sobre os personagens e, claro que não podia faltar, tem um biscoitinho (prólogo) fazendo com que queiramos ler a continuação. Eu não vejo a hora de ter em mãos o segundo livro dessa da série do Túmulo Trancafiado!

Thony. 14/01/2023

"Nav, mostre o que a Nona Casa faz"
Eu não tenho PALAVRAS o suficiente pra descrever o quanto esse livro foi maravilhoso e uma das melhores leituras q eu já tive. Primeiro que, com quase 500 páginas, eu do passado JAMAIS leria tão rápido como foi com esse, comecei dia 1 e terminei ontem, mas tive que digerir mto pra poder fazer a resenha. Ele foi viciante, misterioso, horrorosamente perfeito, e muito, muito mórbido. Eu não conseguia prever NADA do que podia acontecer e isso foi mágico pra mim, smp me deparo com o tédio quando já imagino o final. Ele foi uma indicação e eu não poderia estar mais agradecido por isso, que leitura, meus amigos. Eu passaria horas falando dele, mas acabo com isso: "Você é a melhor de nós. Foi o meu privilégio ser sua necromante".

lalay 26/12/2023

Te vejo do outro lado, gata
Quando eu ouvi sobre esse livro achei que seria uma farofa terrível, necromancia no espaço??? que tipo de Drácula 3000 é esse que querem que eu leia????

SÓ QUE a Nona Casa tem uma vibe TÃO boa. ele me ganhou nos esqueletos colhendo alho-poró e nas irmãs Aisamorta e Lachrimorta. nao é muito difícil me agradar quando a estética é essa.

a história tem uns problemas de ritmo, começa boa, desacelera até quase parar e vai aos trancos e barrancos por um ato inteiro até que TUDO começa a acontecer, mas como o tudo é absolutamente a melhor sucessão de desgraça que eu li esse ano, vou permitir e aplaudir.

tiveram também uns 20 plot twists e uns negócio com explicação duvidosa. muito termo, muita loucura, exatamente como eu me preocupei q seria a mistura de alta fantasia com sci-fi, mas também deu pra aproveitar bastante. leituras dinâmicas foram feitas, mas não acho q foi uma experiência confusa ou ruim.

gideon nav é uma protagonista exatamente como eu gosto, coração de ouro, faria tudo por quem ela ama, dever antes de tudo. harrowhark me conquistou aos poucos e agora eu facilmente morreria por ela. o resto do elenco não tem um mísero defeito, estou encantada com meus necrossantos (que palavra linda e deliciosa)

e é CLARO o fator lésbicas protagonistas, que me obrigou a dar uma chance pra esse livro não é propaganda enganosa e na verdade eu tive vontade de chorar algumas vezes por elas. 11/10 comeria raspa de cimento depois de terminar

se você conseguir passar por umas descrições lentas - MUITO lentas, MUITO confusas, se não conseguir ninguém vai te culpar - vai encontrar uma história ótima que vale 100% a pena.

júlia 12/01/2023

uau
pra ser sincera eu não sei nem o que falar nessa resenha, eu ainda tô maluca totalmente lelé das ideias pensando no que exatamente aconteceu nesse livro

acho que ainda não processei metade do que aconteceu no final, foi tudo acontecendo e acontecendo e eu só consegui SENTIR e ainda não sei o QUE que eu tô sentindo

porém pontos: a gideon se tornou a minha narradora favorita de todos os livros que já li, toda vez que ela soltava uma piadinha no pior momento possível eu amava ela mais um pouquinho, toda vez que ela arranjava um apelido novo pra harrow eu amava ela mais um pouquinho

e a harrow meu deus a harrow te amo demais harrow

eu adorei simplesmente adorei a forma que tudo foi construído, as casas, os nomes, o plot, o final, tudo, os personagens, a história foi chegando num clímax que depois dele não deu mais pra parar de ler enquanto eu não terminasse
Jessica493 27/01/2023minha estante
Concordo 100% sobre a Gideon, pela capa esperava q ela fosse fod*-na e séria, mas é super engraçada, n esperava rir com esse livro e ela conseguiu fazer isso! Achei simplesmente maravilhoso!

Soph 04/01/2023

O primeiro favorito de 2023
Sabe como é estranho um livro virar um favorito da vida mas ainda sim não ser cinco estrelas? É o meu caso com Gideon, a nona.
Acompanhamos uma historia em um mundo repleto de morte e vida e as maneiras de controlar ambos. É uma série com vários perguntas sem respostas e alguns detalhes muito mal explicados mesmo mas a escritora compensa isso com personagens surpreendentementes cativantes (menos a prota, que é perfeita, rainha, diva desde a primeira frase), com uma trama que te deixa super intrigada, com reviravoltas que ela não tem medo de usar (que nem certas autoras, onde seus personagens passam pela merda mas passam bem) e com um final chocante, sério, se você ama personagens
ou sociedades muito moralmente duvidosos e conseguir relevar um pouco o fato de a autora não saber explicar fe maneira clara pro leitor o seu próprio sistema de magia e algumas lutas, vc vai se apaixonar por esse universo tanto quanto eu.

giovann.AB 20/10/2023

Uma só carne, um só fim.
É um livro um pouquinho confuso, principalmente nas partes de necromancia, mas nada completamente incapaz de se entender, principalmente porque tem as explicações no final.

Tem um universo interessante, porém não muito explorado. É mais ficção do que fantasia, realmente.

A Gideon é uma personagem muito fácil de se ler, e logo você se vê envolvido na história e rivalidade dela com a Harrow.

Para quem acha que é romance e está lendo só por causa do casal: Pare agora. Não é um livro voltado para o romance. Tanto que não há, ponto final. No máximo umas duas frases.

Por volta dos 70% do livro, a trama vai se acirrando e os plots vão aparecendo. Ele tem um plot final muito bom, porém não gostei de como terminou.

Ju jorqs 30/03/2024

Não entendi nada but gay people
Eu fiquei muito confusa com esse livro, mesmo

eu simplesmente amei as personagens, a gideon é hilária e a harrow é jma andrew minyard menina menos atordoada da cabeça

so que a escrita, principalmente no inicio estava exatamente confusa. como que um livro que a principal faz 4 piadas de pau por capítulo usa palavras tão difíceis.

eu larguei a versão em inglês e voltei pra português e ai percebi que meu problema não era a linguagem e sim minha burrice generalizada ?

eu estou in pro slow burn que vai demorar 800 anos e sei que vou me arrepender disso.

bom, no fim das contas eu ainda chorei e por isso + saficas queridas estarei dando 3,5 estrelas e vou ler a continuação

amo sofrer

HARROWCODED 27/10/2022

"uma só carne. um só fim"
simplesmente um dos melhores livros que eu li esse ano, se você gosta de ficção-científica e lésbicas góticas com certeza esse livro é perfeito pra você. uma coisa que me incomodou um pouco na leitura foi a falta de explicações sobre o universo, apesar de ter um glossário no final do livro ainda tem algumas coisas que ficam meio confusas, porém ainda consegui me divertir bastante enquanto lia, os personagens são todos muito bem desenvolvidos e a história em si te prende muito. aliás, mantenham em mente que o livro NÃO TEM ROMANCE ENTRE NENHUM DOS PERSONAGENS, então se você ta esperando um romance, esquece isso, ninguém fica junto e esse livro é cruel.

Erwinnph 30/09/2022

Gideon a top
O final me surpreendeu muitoooooo? em geral e um ótimo livro, a Gideon e um sarro ? uma ótima personagem ? vai lhe render ótimas risadas e lágrimas também ? 4,5 por que fiquei meio perdido no início kkkkk eles te jogam na cara um monte de coisas sem explicação, fora isso é um ótimo livro ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5