O Ano das Bruxas

O Ano das Bruxas Alexis Henderson

Resenhas - O Ano das Bruxas

bel... 25/01/2024

Romance com bruxaria é bom demais. Infelizmente fiquei torcendo por vingança e a Immanuelle se mostrou uma pessoa melhor que eu.

driellemarianne 24/01/2024

Uma escrita envolvente
A trama é envolvente e conseguimos nos conectar com a personagem principal, tomando as suas dores e desejos.
Na minha opinião, o final deixa a desejar, fazendo sentido apenas se o livro tivesse uma continuação.

LuAsa69 19/01/2024

Impactante
O livro tem seu próprio ritmo não é lento mas também não é rápido demais os acontecimentos tem seu próprio tempo pra acontecer
Por ser um livro de época é possível notar a opressão da religião da época e a protagonista vai completamente tudo que é pregado em betel
O final é impactante e me deixou em choque já q era previsível certas coisas mas outras me surpreenderam
É um livro com um tema pesado porém talvez necessário

Ruth.Gervasio 18/01/2024

"O Ano das Bruxas" mergulha em uma realidade palpável, refletindo fanatismo religioso e expondo a hipocrisia de alguns personagens diante da discriminação às bruxas. A narrativa habilmente entrelaça mistérios, estimulando a curiosidade do leitor e criando uma trama irresistível. A revolta despertada pela injustiça permeia a história, proporcionando uma leitura envolvente que desafia a conformidade e incita reflexões sobre temas atuais, como preconceito e coragem.

Eduarda.Drzevieski 14/01/2024minha estante
censuraram meu palavrão mds estão tentando me calar

Izaura Delfino 03/01/2024

Leitura interessante
Me surpreendi muito positivamente. Demora para entrar de fato na história, para gente descobrir do que se trata, mas quando entra, é difícil largar a leitura.

Tem uma mitologia bem explicada, assim como os costumes da igreja e das famílias. Bem ambientada, com descrições muito tranquilas de imaginar. Tanto para o lado das bruxas de fato e a mitologia, quanto para o lado religioso. Trata também sobre a opressão com relação as mulheres dentro das religiões de maneira bem tranquila, sem muita firula e sem desgastar a história.

A protagonista se desenvolve muito bem com o passar da leitura, cresce exponencialmente e se torna o centro da história sem precisar de muita ajuda. As coisas fluem bem na narrativa, se encaixando. O final é corrido, esse foi um ponto negativo para mim. Tudo é bem construído, mas parece que no final resolveram finalizar a pressas. No mais, é uma ótima leitura para quem gosta do gênero e da temática, e tem um romance muito suave para dar um ganho a mais na história.

29/12/2023

Protagonismo feminino
Um dos pontos fortes dessa obra é sem dúvida o protagonismo feminino que vai desde os personagens muito bons até os muito ruins.

É um excelente presente para adolescentes de qualquer gênero ou religião. Talvez jovens adultos, como eu, sintam que a história vai perdendo a força quando vai se aproximando do momento mais aguardado da história.

Imaginem aquele meme do cavalo de fogo que na terceira imagem é completado por um desenho mal feito. Essa foi a sensação que o livro me causou. Não sei se a autora estava com tempo curto então resolveu fazer a batalha de qualquer jeito? de qualquer forma, pra vista de ser seu primeiríssimo trabalho tá ótimo! Ela tem potencial e acho que ela pode evoluir nas suas próximas obras.

Apesar da frustração, recomendo.

Luiza 29/12/2023

Um universo mágico
Simplesmente apaixonada por esse livro!!!!! Devorei ele, mastiguei cada página e cada detalhe que foi escrito. Me encantei pela narrativa da escritora, pelo universo de Immanuelle

Perdum_Maria 19/12/2023

É um livro típico sobre bruxaria. Bate naquela mesma tecla de um vilarejo assombrado por bruxas demoníacas que vivem na floresta. Me lembrou muito de ?A Bruxa? de Robert Eggers.

Logo no início, você já tem uma noção de como a história da protagonista irá decorrer e qual sua relação com as bruxas, mas nada que destrua a experiência ao longo do livro.

Possui muitos elementos e referências de ?bruxaria? da vida real, o que, para mim, agrega muito ao livro.

É uma leitura muito gostosa, fluida e para quem gosta de livros com temática medieval e de bruxaria assim como eu, recomendo muito.

Possui alguns plots, mas nada muito longe do esperado.

É terror, mas nada muito grotesco.

Gostei bastante, uma das minhas melhores leituras do ano.

Bê. 15/12/2023

Vou prestar atenção nessa autora!
Se esse foi o livro de estreia, mal posso esperar pra ler as próximas histórias que essa autora tem pra nos contar!
Adorei o livro! Super fluido, interessante, com várias críticas a fanatismo religioso, hipocrisia entre os governantes, controle social, misoginia, abusos e injustiças, e além de tudo isso, é uma boa história de bruxas com um temperinho de romance!
Recomendo!

Evelyn704 15/12/2023

Um ótimo livro,com temáticas muito importantes. Confesso que não tinha grandes expectativas para o livro, mas, ao decorrer da leitura,fui surpreendida positivamente. O livro é muito bem narrado e traz a sensação de cidade pequena e patriarcal, chega a ser histórico de tão bem construída. Ao decorrer do livro,a narrativa se torna mais lenta e um pouco maçante, mas o seu conteúdo não foi prejudicado por isso. Amei a forma como a autora abordou assuntos já bem conhecidos como a posição de poder da igreja, muitas vezes abusiva e controladora,o papel das mulheres na sociedade e seu "dever" reprodutivo, sexualidade, preconceito racial e discriminação presentes na época em que o livro se passa. Tudo isso muito bem amarrado a um universo fantástico de bruxaria.

Rebeca Cristina 14/12/2023

Ser mulher é ser um sacrifício
Criei altas expectativas e cai em queda livre na decepção.

O livro é longo, se repete em alguns momentos e o pior de tudo é que nada muda no fim, continua tudo exatamente igual ainda que exista essa ideia de que haverá mudança. Eu tinha certeza que teríamos as bruxas como algo "positivo", que a protagonista seria alguém que lutaria contra o sistema absurdo que age contra mulheres e nossa, o casal explodindo química e sendo simplesmente abandonado sem uma ceninha descente.

Eu estava amando até 65%, mas depois disso parece que tudo desanda e foi bem triste terminar de ler e ver que nada mudou. E digo mais, se as bruxas erraram foi tentando acertar.

spence. 29/11/2023

"Sangue se paga com sangue"
O começo do livro é meio lento mas conforme você vai avançando mais cativado você fica, você fica com mais e mais vontade de saber o que vai acontecer, cada vez mais curioso e encantado (ou enjoado, depende de qual parte você ta lendo). Às descrições sao muito boas e is diálogos também
confesso que esperava q a história fosse pra um lado diferente (tava 100% fechado com as bruxas), mas o final ainda foi bom e consegui me apegar aos personagens e sofri com eles.
foi uma boa experiência.