O Ano das Bruxas

O Ano das Bruxas Alexis Henderson

Resenhas - O Ano das Bruxas

Bianca 21/11/2023

É bom
Eu gostei, mas quero ler mais livros sobre bruxas, e espero que sejam melhores.
Eu esperei que a história fosse pra um lado, e ela foi pra outro.
Eu gostei tanto das bruxas, será que o problema sou eu?! ?

Catarina123 19/11/2023

Muito bom?
Eu adorei esse livro no começo a leitura foi um pouco devagar mais depois não conseguia mais parar de ler.
Esse livro nos traz muitos fatos importantes um por exemplo como as mulheres sempre foram "endemonizadas" pele a história como: Pandora que libertou todos os males no mundo ou Eva que comeu o fruto proibido e no livro nós mostra PAI o bom deus e MÃE é a rainhas das bruxas das trevas e do mal....
Também é mostrado muito a igreja queimando as mulheres acusadas de "bruxaria" uma coisa que realmente aconteceu na nossa história.

Recomendo muiiiito ?

Beoubye 17/11/2023

O ano das Bruxas
Esse é um livro fechadinho, uma história com início, meio e fim que chega a dar uma satisfação de terminar.
Perdoando o começo meio lento e o fato de que o romance não é assim tão justificado, a história é muito bem escrita e envolvente, o livro esquenta mesmo lá pela metade, as coisas começam a acontecer com mais frequência e você se pega em uma surpresa atrás da outra. O final é ótimo, fecha a história de uma maneira muito satisfatória não deixando ponto sem nó para continuações.
Em suma, é uma ótima leitura, com uma história interessante, muitos plot twists e críticas muito válidas a sociedade (não só) do livro.

lunnahpassos 13/11/2023

Amei
Eu realmente não esperava que esse livro me prendesse tanto na história, eu amei, com toda a certeza faria a reileitura mil vez...

Bianca 13/11/2023

O verdadeiro mal usa a pele de homens bons
Esse livro é uma grande crítica à Igreja e à sociedade misógena e patriarcal, muito bem feita enrolada em uma história intrigante e sombria. Me lembra muito da época da caça às bruxas, das Cruzadas e das guerras santas feitas em nome de deus. Ele também não pinta as bruxas como inocentes, o que é interessante e vale a pena refletir sobre. No geral, te dá muito a pensar sobre moral e ética, e sobre os nossos valores. Creio que é uma leitura necessária pra muuuita gente, além de ser bem imprevisível e com uma narrativa que te prende fácil. Uma das leituras mais importantes do ano.

Emille.pravereler 10/11/2023

Magicae para a vida!
Quando comecei a ler esse livro, eu não sabia absolutamente naada sobre a história dele, e eu simplesmente amei! Mas eu sou um pouco suspeita pra falar sobre esse livro. Além de ser super fã de tudo que a Darkside faz, eu sou completamente apaixonada por uma história de bruxa bem contada, e Alexis Henderson contou essa história super bem!

O Ano das Bruxas, conta a história de um lugar comandado pelos poderes da Igreja e por seu Profeta, um lugar em que mulheres são queimadas na fogueira quando não seguem o que diz os mandamentos. Nesse lugar vive uma menina, fruto de um relacionamento interracial cuja a mãe morreu como uma bruxa. Após Immanuele encontrar duas bruxas na Floresta Proibida e receber o diário secreto de sua mãe, a principal começa a entender um pouco mais sobre o lugar em que vive e principalmente sobre si mesma.

O livro é bem escrito, narrado em terceira pessoa e com questões bem interessantes como o pode da Igreja e do homem sobre a mulher, o livro tem sim uma migalha de romance, tem muita magia, tem maldições e tudo que um bom livro de bruxa tem.

Iaszz 08/11/2023

Eu tinha tantas expectativas pra esse livro, e no fim achei bem mediano. Eu achei que a construção de alguns aspectos da história são muito bem feitos, enquanto outros são péssimos. As críticas que esse livro faz são bem interessantes, a religião do pai foi construída de uma maneira que eu particularmente gostei, já o resto mds. Achei a personagem principal meia-boca, acredito que tenha sido mais a questão da narração, algumas motivações dela foram mais ou menos e em alguns momentos a autora repetia as informações. As motivações do Ezra foram? Ele só foi colocado na história e não foi explicado basicamente nada sobre ele, só que ele é herdeiro e joga quase tudo fora por uma garota que ele nem conhece direito? E o profeta? As motivações dele também ficaram com deus, achei muito mal feito e sem sentido ele querer casar no final. A parte mais decepcionante foram as bruxas, muito mal construídas, toda a questão da maldição também achei mal feito também. É até legal, mas tinha tudo pra ser muito bom se a autora não tivesse se perdido tanto.

Frizzo 08/11/2023

Incrível e surpreendente
Esse livro estava a algumas semanas parado na estante devido a uma fatídica resaca literária, mas eu não esperava que fosse ele a me tirar dela.
O livro começa nos contando um sobre um parto e sobre um nome que é uma maldição Immanuelle.
Quando a protagonista é apresentada entendemos que ela é considerada amaldiçoada devido aos pecados de sua mãe. A jovem está presa a uma sociedade extremamente religiosa, cuja a palavra de seu profeta é lei.
Mas apesar de tentar ser uma boa garota Immanuelle comete seus pecados, ela ouve a mata sombria a chamar e o que menos imagina é que iria encontrar o que encontrou.
A escrita é assustadoramente envolvente, é simplesmente um livro saboroso do início ao fim que não te deixa em tédio por um único momento. Você sempre vai querer mais e vai devorá-lo de uma maneira absurda.
As nuances da história, a maneira tal qual os papéis de gênero e crenças extremistas são tratadas é muito forte.
Os personagens nos prendem e muitas vezes nos identificamos com alguns deles junto de suas parias e mazelas.
Envolvente, intrigante, instigante, incrível e surpreendente são apenas algumas colocações que podemos fazer a esse livro.
Esperava bronze e encontrei uma pedra preciosa.
De fato uma das melhores leituras desse ano

Gabi 05/11/2023

O melhor livro de bruxas que eu li!
Amei!! Eu adoro livros com temas de bruxa, e esse foi o melhor que li!! Se alguém souber de mais livros nessa vibe, me indiquem por favor!! Me indiquem filmes também.
Janine.Brito 05/02/2024minha estante
O Reino das Bruxas!
É incriveeeeeel ?

hiliandra.faggion 29/10/2023

O ano da bruxa conta a história de Immanuelle. Sua mãe era prometida ao profeta, mas se apaixonou por um descendente de bruxa. Ele foi queimado na pira para expiar seus pecados, ela fugiu e foi morar na mata sombria, sendo que o desejo de vingança dela, fez ela se aliar as bruxas e lançar maldições sobre a cidade de Bétel.
Immanuelle compreende o que sua mãe fez, e junto com o Enzra o descendente do profeta, tentam salvar as muitas pessoas boas que moram ali.

Ubasti 27/10/2023

Ainda triste pelo fim, escrevo essa resenha
Fiquei ANOS sem ler. Perdi totalmente o hábito da leitura. Me vi com preguiça de ler qualquer coisa que tivesse mais que um parágrafo.

Meu marido me presenteou com esse livro porque é do meu gosto. Mato, verde, natureza, bruxaria, feminismo.
O título, a capa do livro me atraíram muito. Quando vi resenhas me senti mais atraída ainda por essa leitura.

O livro chegou e com ele uma curiosidade imensa mas como eu não tinha mais o hábito de ler, larguei ele depois de 15 páginas. Quase um mês depois voltei e voltei com tudo, terminei em 3 dias a leitura. Desde então, me sinto triste por não ter mais Imanuelle em meus dias.

Imanuelle para quem não sabe é a protagonista do livro. Por não seguir os padrões de onde vive, ela faz descobertas sobre o passado de sua familia e percebe que é bruxa. É uma bruxa de descendência mas ao contrário do que muitos pensam sobre bruxaria, ela não pratica o mal. Não o deseja mesmo quando a vida dela está em risco. Ela luta por ela, por outras mulheres, por inocentes. Quando tem oportunidade de extinguir o mal do homem, prefere polpa-lo. Prefere não se tornar igual e deixa que a própria vida cobre.
Sinto saudades dela, desse livro. Sinto saudades de seu comportamento diante das situações, sinto saudades de sua relação com Ezra.

Espero profundamente que Alexis publique logo a continuação.
Super recomendo e deixo aqui o meu muito obrigada a Darkside por me envolver a leitura novamente. O livro é um espetáculo!

shiro 24/10/2023

Esse livro foi uma das melhores leituras que fiz esse ano, a escrita é uma delícia e a história prende você do começo ao fim, em alguns momentos eu fiquei até sem ar de tão imersa que estava na situação descrita

TaynA.Carreiro 24/10/2023

Pra quem ama uma bruxa
Uma boa história de bruxas, mas existem melhores. Muito fraca e controversa tentativa de encaixar uma crítica ao patriarcado e às religiões patriarcais. O romance é bem lento.