o grande livro da mitologia egípcia

o grande livro da mitologia egípcia Claudio Blanc

Resenhas - o grande livro da mitologia egípcia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

outsidehead 12/01/2024

Meh
Não sei se foi o mal costume das férias mas ler livro de estudo mesmo é um saco. É bem informativo, se você procura uma leitura que explique bem a história, religiões, deuses, mitos e geografia, é uma boa opção. Mas como não é bem o meu tipo de leitura (só ó assunto que me interessa demais) foi meio cansativo. É bom dentro dos parâmetros gerais, mas na minha opinião de leitor de famosinhos e romace água com açúcar é meio meh. Mas até que é legal.

M1zar 11/01/2024

NEM BOM, NEM RUIM
Esse livro começa falando um pouco de como funcionavam as civilizações egípcias, como as classes sociais funcionavam, os exércitos, as construções, entre outras coisas. Até essa parte estava ok, o livro não é tão detalhado, ele é mais uma introdução para quem quer começar a pesquisar sobre o assunto. Porém, quando começa a parte das dinastias parece que tudo fica confuso. Muitos nomes e datas com poucos detalhes, o que me confundia bastante e fazia eu me perder.
Depois da parte das dinastias tem as religiões e após ela vem os mitos egípcios em sequência dos deuses. São bastante deuses inclusive e como eu disse, faltou detalhamento. Tem uma parte em específico que só diz que uma deusa, a Anput, é esposa do deus Anúbis, e só, não tem mais nada sobre ela.
Bom, o livro não é ruim, entretanto, não indico para quem quer se aprofundar no tema pois o livro é introdutório, vai servir mais para quem tem interesse de começar a pesquisar e se aprofundar em livros mais detalhados ou em pesquisas na internet.

Pimentão 22/11/2023

Esperava mais
Tem imagens bonitas, porém o conteúdo é bem raso. Se você espera estudar sobre o Egito esse livro de fato não é para você. Ele é mais sobre algumas "curiosidades"

Jaque Belo 14/11/2023

Um bom resumo
Ao contrário do nome, o livro não aborda somente questões sobre a mitologia, mas sim sobre diversas áreas da antiga civilização egípcia. O autor faz um resumo de diversos assuntos e com isso conseguimos compreender um pouquinho de cada parte do Antigo Egito, o que para mim ajuda muito, pois posso me aprofundar naquilo que mais me interessar. Excelente para quem está iniciando os estudos de história antiga.

Kenyafdn 04/11/2023

Introdutório
Um resumão. Serve mais como sumário, para nos aprofundarmos nos deuses com outras leituras posteriormente, cujo o próprio autor cita, e uma delas entrou pra lista: ?Uma Breve História do Mundo.?

Pedro1779 18/09/2023

Quase um clickbait
O livro basicamente fala sobre a história do Egito, sobre seus governantes e dinastias. No final dele tem algumas páginas falando sobre os deuses, mas falam de uma forma maçante, similar a um dicionário. Sinceramente só comecei a ler por causa da série "Moon knight", mas qualquer interesse na mitologia egípcia que eu obtive durante a série eu perdi ao ler o livro. Como um livro sobre mitologia ele falha miseravelmente, mas como um livro sobre a história do Egito eu daria 3/5.

Mariana 16/09/2023

Um gua bem por cima da história egípcia. Trata da história dos faraós, da sociedade, dos costumes e da religião. Achei bem simples, porém informativo.

Sissy S2 15/09/2023

Livro bem didático sobre o Egito, linguagem fácil, bem tranquilo de entender, um bom material pra pesquisas e lazer.

Maria14755 06/09/2023

Interessante
Há varias coisas que eu não sabia sobre a mitologia egípcia, mas deixei esse livro na estante por muito tempo, então não lembro muito o começo do livro, comprei este livro num surto, então não é o meu tipo de leitura, mas gostei das curiosidades que li

gio.vono 27/08/2023

Legal, mas não cumpre com o que promete
O livro é bom. Com boas ilustrações e uma linguagem simples, objetiva e clara, ele passa uma visão geral muito superficial da sociedade egípcia, dinastias, faraós, costumes e religião.

Se a premissa do livro fosse essa, então seria ótimo. 5 estrelas sem nem pensar duas vezes.

O único problema é que ele é vendido de um jeito e não cumpre com o que promete, fazendo uma "propaganda enganosa". Quando nos deparamos com o título "O Grande Livro da Mitologia Egípcia" e com a sinopse, esperamos um livro aprofundado e focado no tema da religião egípcia. Isso não acontece de jeito nenhum.

Mais da metade do livro é usada para dar um panorama geral da sociedade e costumes dessa civilização, sobrando poucas páginas dedicadas de fato à Mitologia. Apenas os deuses mais importantes são retratados e, mesmo assim, com poucos parágrafos para cada. As descrições mais longas dos deuses tinham no máximo 1 página e meia, sendo um relato extremamente pobre em informação.

Talvez isso não tenha sido culpa do autor em si, e sim da editora e das decisões que foram tomadas para promover o livro, mas teria sido melhor vendê-lo tal como ele é: um livro curto e superficial que dá uma ideal geral da sociedade egípcia para pessoas que não sabem nada sobre o tema.

Tirando isso, eu gostei. Apesar de raso, ele é bem interessante e com certeza vale a leitura caso você seja leigo no assunto. Se você já souber alguma coisa, provavelmente ele vai acabar sendo chato pra você.

Bi 01/08/2023

Segundo a mitologia egípcia
Em resumo, é um livro didático.

Tem muitas explicações, sobre os deuses egípcios, quem estava em cada mito, esclarecimento dos mitos em si, contando desde onde que eles surgiram e o que eles tentam explicar.

É muito interessante ver com as coisas funcionavam em diferentes regiões e tempos, e pessoalmente, o livro conseguiu saciar todas as minhas dúvidas sobre o tópico.

Ótimo para quem está estudando sobre, ou apenas para quem quer conhecer mais sobre as histórias dos egípcios.

FlaviosParanhos 26/07/2023

Curto porém bom.
O grande livro da Mitologia Egípcia.

Este livro estava a alguns meses na minha lista de desejos, sempre com excelentes promoções e, mesmo assim, eu ficava sempre na dúvida se pegava ou não. Aí veio a semana Prime na Amazon e eu decidi pegar. Não me arrependi. Claro que imaginava outro formato, mas aí o engano foi meu, o livro tem um formato bem didático, muito parecido com livros escolares, com gravuras coloridas, referências, ordem cronológica e até mesmo tabelas, com resumos do que foi falado no capítulo anterior. É um livro bonito, conta sem fantasia ou firulas os 3 mil anos dessa riquíssima cultura. Claro que o livro é pequeno, então é um belo resumo, mas vale muito a pena. A parte sobre os deuses em si, vem apenas ao final do livro, mas em toda sua trajetória eles são citados, principalmente quando algum faraó dava destaque a algum deus específico. Eu adorei saber um pouco mais sobre essa linda cultura e, espero procurar mais informações a respeito. Recomendo leitura fácil e rápida.

Renato87 19/07/2023

Razo
Livro muito razo pra um assunto tão amplo, acho que faltou estudo da parte do autor (e ortografia pela editora)

Otavio113 15/07/2023

O grande livro da mitologia
Egipcia, um grande resumão, é denso e um pouco dificil de entender, mesmo parecendo que o autor querendo ser direto ao ponto.

Alessandra.Dias 09/07/2023

Antiguidade...
Sempre me encanto ao conhecer mais sobre o Antigo Egito, ainda mais quando se trata de sua mitologia.
Esse foi um livro rápido de ler, mas muito bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5