o grande livro da mitologia egípcia

o grande livro da mitologia egípcia Claudio Blanc

Resenhas - o grande livro da mitologia egípcia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luiza26 19/05/2024

Que leitura arrastada. Imaginava algo totalmente diferente do que foi o livro, não que a história seja péssima, mas sim que não foi o que imaginei.

Picellii 04/05/2024

Os cara eram crânios, mas descartavam os cérebro tudo porque não sabiam a que função associar, que bela ironia.

Se você procura um livro de teor didático com relação ao povo egípcio, vai em frente! Porém, considerei a leitura bastante fluida e fácil.

Tópicos muito bem estruturados e explicados com uma linguagem de fácil compreensão, os capítulos sobre religião e cosmogonia são bastante interessantes.

?Mais do que riquezas e reconhecimento, os construtores amealharam conhecimentos técnicos e desenvolveram tecnologias que os tornaram lendários em uma época em que ciência significava magia.?

Jeremias 03/05/2024

Ótimo livro!
Para quem está procurando entender mais sobre a mitologia egípcia e seus pontos de doutrina e liturgia, é um livro maravilhoso, recomendo muito!

Ivonete 08/04/2024

Satisfatório
O caráter mítico das antigas civilizações instigam a curiosidade e imaginação de muitos de nós, e várias teorias fantásticas já foram formuladas sobre a construção das pirâmides, assim como muitos filmes foram produzidos explorando armadilhas e maldições dos maiores túmulos que já existiram.

Este livro irá te oferecer um panorama geral que constitui uma ótima introdução ao mundo egípcio, sua história, sociedade, cultura e religião.

Ele fala sobre a composição da civilização egípcia, as dinastias, a religião, cosmogonias e deuses egípcios.

Eu achei esse livro melhor estruturado que o anterior (Segredos do Egito, de Cássia Chicolet), postado aqui no perfil. Embora alguns assuntos se repitam nos dois livros, a forma obordada nesse aqui é melhor.

O livro contém boas ilustrações e leitura fácil que pode ser feita de forma rápida e fluida.

Dizer que é o grande livro da mitologia egípcia é um tremendo exagero, mas é um livro introdutório satisfatório para curiosos como eu.

Jaquii Barboza 04/04/2024

?Resenha ?
A civilização egípcia se estendeu por cerca de três mil anos, produzindo ícones que, até hoje, povoam e intrigam a imaginação das pessoas. Pirâmides, deuses com cabeça de animais, esfinges, múmias, hieróglifos, feitos e conceitos que marcaram a capacidade de um povo que viveu seu apogeu há muitos milênios, numa época tão primitiva que tais realizações assumem dimensões quase fantásticas. Este livro sobre a Mitologia Egípcia não traz apenas os principais deuses e seus atributos, mas contextualiza, também, a história, a religião e as cosmogonias desse povo incrível, levando você a uma viagem através do tempo por essa notável civilização.

Tati 13/03/2024

Introdução à Mitologia Egípcia
Esse livro veio junto com mais dois pequenos livros em um box. Achei o conteúdo bem repetitivo quando comparado com o livro "Segredos do Antigo Egito".
A escrita é boa e achei muito bem ilustrado!
Mas é uma introdução bem rasa, não há nada de "Grande Livro".
No geral, foi uma leitura agradável! Para quem ainda sabe muito muito da mitologia e quer uma introdução, recomendo.

Hiária 10/03/2024

Interessante
Sempre me interessei pela cultura egípcia, nórdica e grega, contudo pouco li sobre a cultura egípcia e achei bem interessante o fato que ambas as mitologias, seus deuses são muitos similares.

Por exemplo:

1. Amon ou Rá ou Amon-Rá se assemelha à Zeus e Odin (grego e nórdico respectivamente);

2. Seth ou Set se assemelha à Loki (nórdico);

3. Amonet se assemelha à Atena (grega)

4. Kratos se assemelha à Hermes (grego)

5. Isis se assemelha à Deméter e Freya (grega e nórdica respectivamente).

Neste ponto as deusas se misturam com a deusa da fertilidade e da guerra, pois ou Amonet ou Net é deusa da guerra na mitologia egípcia e Atena na grega e Freya na nórdica, em ambas são deusas da fertilidade e da guerra. Contudo, pode ser que os nomes tenham sido associados ou alterados no decorrer da dinastias, assim como ocorreu com Amon e Rá.

E, fazendo mais analogias, converge também com a mitologia romana, pois Ísis que representa Deméter na grega também é Juno na romana, pois no livro há um trecho que diz:

?? Embora eu seja adorada em muitos aspectos, conhecidos por nomes incontáveis, alguns me chamam de Juno, outros de Belona, os egípicios que se destacam no aprendizado e no culto antigo me chamam pelo meu verdadeiro nome, Rainha Ísis.?

Por fim, me faz refletir:

Como que regiões distantes que não tinham migração entre si (na época), possui histórias tão similares (ou mitologias), pois se analisarmos desprovidos de pré-conceitos, histórias egípcias, gregas, nórdicas, romanas e bíblicas são muito similares, em muitos casos, muda o nome do personagem e a época que o ocorreu ou foi escrito.

Jean423 17/02/2024

Pra quem quer ter uma introdução sobre a civilização egípcia é um bom guia. Dá mais ênfase na religião, mostrando o panteão de deuses.

Camila.Nunes 07/02/2024

Compilado do Egito Antigo
Um pequeno compilado do Egito Antigo, um resumo do resumo. Na maioria das vezes bem confuso. O que se pode compreender que tanta história é bem difícil de ser condensada em um livro de 140 e poucas páginas.

Bruno236 25/01/2024

Gostei bastante do livro, fala muito sobre o início da civilização egípcia e seu decorrer, destaca fatores como os costumes e a cultura do Egito antigo, o livro é sobre a mitologia egípcia, mas engloba outros temas ! Recomendo

Luiz 23/01/2024

Nem tão "grande" assim...
Livro: O Grande Livro da Mitologia Egípcia
Autor: Claudio Blanc

Blanc é formado em filosofia e tradutor de várias obras, além de ser escritor de livros como "Aquecimendo Global e Crise Ambiental", "Uma breve história do sexo" e "O lado negro da CIA", neste livro tenta apresentar um pouco sobre a cultura egípcia.

O livro se propõe a explicar um pouco sobre a geografia local, às civilizações que ocuparam o terreno e o seu desenvolvimento cultural, as Dinastias que governaram o Egito e sua relevância pro desenvolvimento da sociedade, mergulhando logo após na Religião propriamente e suas Cosmogonias, até por fim, fazer um relato breve sobre a história de cada Deus do Egito.

O livro em si apresenta algumas informações interessantes sobre a produção de conhecimento que o Egito representou para o mundo, dentre esses, temos a proeminência no campo da medicina e até mesmo a criação do calendário e desenvolvimento agrícola, o desenvolvimento artistico, além de outras coisas mais. Ainda que não tenha tido tantas outras façanhas em produção de conhecimento, somente isso já representa um grande avanço civilizacional, assim como por exemplo a construções realizadas pelos egípcios. Porém uma coisa chama a atenção no relato de Blanc, a ausência de conflito "bélicos" com outros povos não propiciou mais avanços. Hoje em dia existe uma certa "ojeriza" a questão da guerra, mas esquecemos que por vezes as guerras propiciam avanços civilizacionais muito grandes.

Um outro ponto interessante do livro é quando o autor relata, com base Aldous Huxley, Huston Smith, Joseph Campbell e Mircea Eliade, a noção de religião e sua estrutura, sendo eminentemente a religião uma forma de ligação com o divino e um tipo de ligação que aponta para uma realidade mística que não compreendemos e que por isso as religiões acabam por ser uma manifestação humana, em igual capacidade, que pode levar a um divino. Nessa perspectiva a religião possui uma essência da verdade universal que essas religiões carregam um pouco dessa verdade.

De fato, boa parte desses autores, com exceção de Huston Smith que não conheço, os demais são estudiosos de Religião Comparada, por tanto parte-se da ideia de que a religião não é de fato aquilo que apregoa, mas uma metáfora que representa algo de verdadeiro. Eu particularmente tenho minhas críticas quanto a esse tipo de visão ainda que ache interessante o debate sobre esse tema.

Outra coisa interessante é o autor mencionar que boa parte dessa mística egípcia contribuiu pra escolas iniciáticas como a Maçonaria ou Rosa Cruz, mas ele não se aprofunda muito nisso.

Mas acredito que o que mais me incomodou no livro foi que imaginei que o autor fosse se aprofundar especificamente na mitologia e religião egípcia, como o próprio título do livro sugere, entretanto ele entra em vários pormenores de cultura, geografia e dinastias, como relatei antes, o que não necessariamente é ruim, mas que não contribui significativamente pra entender a mitologia em si, a não ser algumas mudanças de entendimento quanto a história de alguns personagens, mas por conta disso, acaba que a a parte interessante do livro fica mais pro final do livro quando é relatado os deuses.

Ainda que a essência do livro seja o final, acaba que senti que a organização e as histórias dos deuses não foram tão bem exploradas, aí fica a dúvida se de fato não existem história ricas, assim como as mitologias nórdicas e gregas, ou se somente a forma como o autor encontrou pra contar e organizar é que impediu de serem melhores.
Basicamente me parece que fora os temas da Morte de Osiris, a ascensão de Hórus, o Julgamento das Almas e a Batalha de Rá... não me parece ter muitas outras histórias interessantes.

Existe uma grande quantidade de deuses, mas parece que não ser muito bem explicado o como eles se relacionam uns com outros, fora os mais notórios e importantes, bem como a diversidade de deuses que possuem a mesma "função", me pareceu um pouco confuso.

É um livro que te dá uma base, mas acaba não sendo tão interessante a leitura.
O ponto alto do livro, pra mim, acabou sendo a discussão sobre Religião Comparada, a noção de influência das Escolas Iniciáticas e as noções de sobreposição entre deuses egípcios e gregos. O que acredito que são temas secundários a proposta original do livro, visto que essa, acabou não sendo bem trabalhada ou explorada. Acaba sendo um livro que fala muito mais sobre "cultura egípcia" do que de fato a mitologia, aliado à uma falha de storytelling.

Emilson5 21/01/2024

Introdução à mitologia egipcia
Eis um livro bem introdutório sobre os mitos do Egito Antigo. É por isso que não acho o título condizente com a obra. Se colocassem: Introdução à Mitologia Egípcia faria mais sentido. Não é um livro ruim, mas, carece de mais conteúdo, mesmo para um livro introdutório ao assunto. Pude conhecer coisas interessantes e, para minha surpresa, fiquei com vontade de ler A Filosofia Perene, do Aldous Huxley, que é citado no livro. Fica aqui a dica, se você não conhece nada da cosmogonia egípcia, vale a pena!

Jojo 12/01/2024

Meh
Não sei se foi o mal costume das férias mas ler livro de estudo mesmo é um saco. É bem informativo, se você procura uma leitura que explique bem a história, religiões, deuses, mitos e geografia, é uma boa opção. Mas como não é bem o meu tipo de leitura (só ó assunto que me interessa demais) foi meio cansativo. É bom dentro dos parâmetros gerais, mas na minha opinião de leitor de famosinhos e romace água com açúcar é meio meh. Mas até que é legal.

M1zar 11/01/2024

NEM BOM, NEM RUIM
Esse livro começa falando um pouco de como funcionavam as civilizações egípcias, como as classes sociais funcionavam, os exércitos, as construções, entre outras coisas. Até essa parte estava ok, o livro não é tão detalhado, ele é mais uma introdução para quem quer começar a pesquisar sobre o assunto. Porém, quando começa a parte das dinastias parece que tudo fica confuso. Muitos nomes e datas com poucos detalhes, o que me confundia bastante e fazia eu me perder.
Depois da parte das dinastias tem as religiões e após ela vem os mitos egípcios em sequência dos deuses. São bastante deuses inclusive e como eu disse, faltou detalhamento. Tem uma parte em específico que só diz que uma deusa, a Anput, é esposa do deus Anúbis, e só, não tem mais nada sobre ela.
Bom, o livro não é ruim, entretanto, não indico para quem quer se aprofundar no tema pois o livro é introdutório, vai servir mais para quem tem interesse de começar a pesquisar e se aprofundar em livros mais detalhados ou em pesquisas na internet.

1 | 2 | 3 | 4 | 5