o grande livro da mitologia egípcia

o grande livro da mitologia egípcia Claudio Blanc

Resenhas - o grande livro da mitologia egípcia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Taylor 12/01/2023

Bom, mas parece mal revisado
Bom, eu vou começar pelas críticas e terminar com o porquê, apesar delas, eu acho que é um livro que vale a pena ler (caso você, assim como eu, esteja se introduzindo no tema):

Começando pelo título do livro, eu esperava que O Grande Livro da Mitologia Egípcia fosse um livro bem completinho sobre a mitologia, e não foi bem o que aconteceu ? mais da metade do livro foca na civilização, ao invés da mitologia, e algumas coisas são passadas bem por alto e de forma superficial ("O Grande Livro" não é tão grande, nem em tamanho nem em conteúdo).

Agora sobre a ortografia do livro: alguns símbolos fora de lugar (como um "(" cortando o meio de uma palavra) e alguns muitos espaços colocados fora do lugar, ou que foram esquecidos de ser colocados, podem ser encontrados ao longo do livro ? mas não é algo que atrapalha tanto a leitura e o entendimento. Era o que eu pensava até encontrar um "enquanto fulano representava o conhecimento esotérico, fulana representava o conhecimento esotérico". Se você pensar um pouquinho, dá pra entender que um é o oposto do outro, mas é um erro péssimo num livro.

Agora sobre o conteúdo, que foi a parte que me fez dar 3.5 estrelas, apesar de eu também ter uma crítica sobre: o livro tem um conteúdo introdutório bacana, traz vários deuses e detalhes interessantes da civilização e mitologia egípcia que normalmente nós não conhecemos (e aborda um pouco de cada dinastia do Antigo Egito), podendo ser considerado um bom resumo dos principais pontos. A única coisa ruim disso é que há alguns tópicos que não são muito bem explorados e te deixam com uma dúvida que o livro poderia ter respondido.

Enfim, se você encarar como um livro introdutório, e não como um "Grande Livro", que é o que o título erroneamente sugere, vai ser uma boa leitura.

mariia 04/01/2023

o conteúdo não cumpre com o título do livro, apesar de ser uma leitura muito boa e um aprendizado a mais sobre o egito antigo, esperava mais sobre o conteúdo de mitologia. também reparei em alguns erros de escrita. contudo, o livro é muito bom pra quem nunca leu nada sobre o assunto e gostaria de entender um pouco ou até começar na mitologia

Lavínia 28/10/2022

O Grande Livro da Mitologia Egípcia
Em primeiro lugar, o nome do livro nem deveria ser esse, porque esse livro é mais sobre um aspecto geral da história do Egito, do que somente sobre religião. O autor começou a abordar o tema de religião depois da metade do livro, e ele já não tem muitas páginas. Eu esperava muito mais desse livro, me decepcionei porque estava buscando algo focado apenas na mitologia, e não na história geral do Egito, não que eu não goste, mas esse não era o foco. Achei interessente a construção do livro e a questão de ter diversas imagens, mas o autor falhou em fazer um livro sobre apenas a religião, deveria se chamar "Visão Geral da História do Egito Para Quem Tem Pressa", porque o conteúdo ficou extremamente superficial, deixando para focar no assunto mais relevante (religião) apenas no final. Esperava uma abordagem mais de narrativa e não tanto de tópicos, por isso achei um livro mediano.

Reserva 27/09/2022

Grande e mitologia não são palavras que combinam com o livro
Pelo título da obra supõem-se que é um livro ?grande? longo, aborde com certo grau de profundidade o tema da ?mitologia egípcia?. O GRANDE problema desse livro é justamente não cumprir nenhuma das ideias. Em primeiro lugar, é um livro com pouco mais de 140 páginas que gasta as 80 primeiras só falando sobre as dinastias do Egito e sobre o processo de formação da sociedade. Bem, isso é importante pra entender a mitologia na sociedade ? Sim, com certeza, mas ter quase 60% do livro falando sobre um assunto secundário é realmente pra fazer um leitor novo no assunto desistir já na primeira viagem. Além disso, quando finalmente o livro chega na parte da cosmogonia e dos deuses egípcios ele não poderia ser mais decepcionante do que é, a maioria tem comentários bem rasos e só fala do papel deles dentro da interpretação social, não tem muito sobre as histórias dos deuses e coisas do tipo. E pra fechar com chave de ouro, erros gramáticas e de revisão editorial são tão presentes no livro que a partir de certo ponto, comecei a crer que a finalidade dele não era passar informação sobre a mitologia egípcia, mas sim ver até onde o leitor vai pra tentar salvar o dinheiro investido

Marcelo H S Picoli 26/09/2022

O grande livro da mitologia egípcia
Já começa pecando pelo título, afinal, não deveria ser chamado de ?o grande livro?.
Sinceramente achei o livro mal escrito e superficial, com erros de português e de revisão/editoração.
Lado positivo: traz um resumão de forma didática, de fácil leitura e com bastante figuras.
Porém, peca nas legendas das figuras.

Gabi 19/09/2022

Amei
O livro é um resumo da mitologia egípcia porém é um resumo rico em conteúdo o que deixa a leitura rápida porém muito interessante. Perfeito!

Flávia_SDutra 10/09/2022

É sobre mitologia ou dinastias?
O livro em si é bom, eu gosto de ler história e tudo mais, mas o início do livro faz um resumo sobre todas as dinastias e isso foi um pouco cansativo e até demorei a ler o livro por causa disso, mas fui forte pois queria ler sobre a mitologia, cultuo o panteão egípcio a um tempo e adoro ler livros sobre este assunto, falando da parte da mitologia é um livro com um bom resumo, que fala de vários deuses e não apenas aqueles mais conhecidos, acho que vale a pena ler e se não conseguir ler a parte da história, lê primeiro da religião e depois volta pra história.

Luanalolo26094 14/08/2022

Muito explicativo
Eu achei esse livro muito bom para quem quer começar a entender sobre a mitologia antiga, e tudo sobre a civilização egípcia e como eles pensavam, o uso de fotos reais e dados "científicos" ajudam e entender e compreender de uma forma muito melhor, simplesmente muito bom

Beth 02/08/2022

Esperava um pouco mais
Acho que para um leigo em mitologia egípcia esse não é um bom começo. Apesar de pouco menos da metade do livro ser um "resumão" dos deuses mitológicos, achei meio confuso, esperava algo mais voltado para a mitologia já que o título do livro é esse.
As primeiras páginas achei bem cansativa, parecia que nunca saia do lugar, também achei que é um "resumão" das dinastias egípcias, o que para mim não fez muito sentido.
Enfim, na minha opinião é um bom livro talvez se você já tiver uma noção sobre o assunto.

Elisio Rebouças 18/06/2022

De grande não tem nada.
Nem o tamanho, nem o conteúdo. Muito simplista, da sensação que foi feitos nas coxas. As imagens tem legendas feita às pressas, quase não se usa bibliografia de base. Praticamente Sem pesquisa. Um guia prático e rápido e super superficial da história do Egito. Péssimo.

Rodrigo 15/06/2022

Além da história dos deuses, o livro oferece um incrível panorama de toda a história e cultura do Egito antigo. Sensacional!

Simone 11/06/2022

História, Egito e seus Deuses
Como já comentei antes, o livro é uma síntese da história do Egito e seus Deuses.
O livro é bom pra quem está iniciando nesse estudo.
Pra mim foi um pouco cansativo, mas eu gostei de aprender

Roberto.Flech 08/06/2022

De ótima leitura, mas pouco rigor científico
É um livro de fácil leitura, desses que você termina em um ou dois dias. Nisso ele é perfeito.
No entanto, apesar do autor demonstrar vasto conhecimento, a escrita e a bibliografia citada - poucas obras generalistas - permitem entender que não houve grande preocupação com um maior rigor científico.
O autor parece subestimar as realizações dos egípcios, como em:
..." a matemática elementar era suficiente para erguer os monumentos que eles construíram"; "os egípcios não rivalizavam com os babilônios nas ciências";
Particularmente, a expressão seguinte, da página 34, confronta muitos estudos recentes sérios sobre a História do Egito: " Ao contrário dos gregos - que deixaram suas marcas, instituindo um legado cultural que se tornou a raiz da civilização ocidental -, os egípcios não influenciaram tanto outros povos, ou constituíram herança que se tornaram base de outra civilização." Lisa Ann Bargemann, por exemplo, discorda completamente disso em "As origens egípcias do Cristianismo"

1 | 2 | 3 | 4 | 5