o grande livro da mitologia egípcia

o grande livro da mitologia egípcia Claudio Blanc




Resenhas - o grande livro da mitologia egípcia


70 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Taylor 12/01/2023

Bom, mas parece mal revisado
Bom, eu vou começar pelas críticas e terminar com o porquê, apesar delas, eu acho que é um livro que vale a pena ler (caso você, assim como eu, esteja se introduzindo no tema):

Começando pelo título do livro, eu esperava que O Grande Livro da Mitologia Egípcia fosse um livro bem completinho sobre a mitologia, e não foi bem o que aconteceu ? mais da metade do livro foca na civilização, ao invés da mitologia, e algumas coisas são passadas bem por alto e de forma superficial ("O Grande Livro" não é tão grande, nem em tamanho nem em conteúdo).

Agora sobre a ortografia do livro: alguns símbolos fora de lugar (como um "(" cortando o meio de uma palavra) e alguns muitos espaços colocados fora do lugar, ou que foram esquecidos de ser colocados, podem ser encontrados ao longo do livro ? mas não é algo que atrapalha tanto a leitura e o entendimento. Era o que eu pensava até encontrar um "enquanto fulano representava o conhecimento esotérico, fulana representava o conhecimento esotérico". Se você pensar um pouquinho, dá pra entender que um é o oposto do outro, mas é um erro péssimo num livro.

Agora sobre o conteúdo, que foi a parte que me fez dar 3.5 estrelas, apesar de eu também ter uma crítica sobre: o livro tem um conteúdo introdutório bacana, traz vários deuses e detalhes interessantes da civilização e mitologia egípcia que normalmente nós não conhecemos (e aborda um pouco de cada dinastia do Antigo Egito), podendo ser considerado um bom resumo dos principais pontos. A única coisa ruim disso é que há alguns tópicos que não são muito bem explorados e te deixam com uma dúvida que o livro poderia ter respondido.

Enfim, se você encarar como um livro introdutório, e não como um "Grande Livro", que é o que o título erroneamente sugere, vai ser uma boa leitura.
comentários(0)comente



mariia 04/01/2023

o conteúdo não cumpre com o título do livro, apesar de ser uma leitura muito boa e um aprendizado a mais sobre o egito antigo, esperava mais sobre o conteúdo de mitologia. também reparei em alguns erros de escrita. contudo, o livro é muito bom pra quem nunca leu nada sobre o assunto e gostaria de entender um pouco ou até começar na mitologia
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lavínia 28/10/2022

O Grande Livro da Mitologia Egípcia
Em primeiro lugar, o nome do livro nem deveria ser esse, porque esse livro é mais sobre um aspecto geral da história do Egito, do que somente sobre religião. O autor começou a abordar o tema de religião depois da metade do livro, e ele já não tem muitas páginas. Eu esperava muito mais desse livro, me decepcionei porque estava buscando algo focado apenas na mitologia, e não na história geral do Egito, não que eu não goste, mas esse não era o foco. Achei interessente a construção do livro e a questão de ter diversas imagens, mas o autor falhou em fazer um livro sobre apenas a religião, deveria se chamar "Visão Geral da História do Egito Para Quem Tem Pressa", porque o conteúdo ficou extremamente superficial, deixando para focar no assunto mais relevante (religião) apenas no final. Esperava uma abordagem mais de narrativa e não tanto de tópicos, por isso achei um livro mediano.
comentários(0)comente



Reserva 27/09/2022

Grande e mitologia não são palavras que combinam com o livro
Pelo título da obra supõem-se que é um livro ?grande? longo, aborde com certo grau de profundidade o tema da ?mitologia egípcia?. O GRANDE problema desse livro é justamente não cumprir nenhuma das ideias. Em primeiro lugar, é um livro com pouco mais de 140 páginas que gasta as 80 primeiras só falando sobre as dinastias do Egito e sobre o processo de formação da sociedade. Bem, isso é importante pra entender a mitologia na sociedade ? Sim, com certeza, mas ter quase 60% do livro falando sobre um assunto secundário é realmente pra fazer um leitor novo no assunto desistir já na primeira viagem. Além disso, quando finalmente o livro chega na parte da cosmogonia e dos deuses egípcios ele não poderia ser mais decepcionante do que é, a maioria tem comentários bem rasos e só fala do papel deles dentro da interpretação social, não tem muito sobre as histórias dos deuses e coisas do tipo. E pra fechar com chave de ouro, erros gramáticas e de revisão editorial são tão presentes no livro que a partir de certo ponto, comecei a crer que a finalidade dele não era passar informação sobre a mitologia egípcia, mas sim ver até onde o leitor vai pra tentar salvar o dinheiro investido
comentários(0)comente



Marcelo H S Picoli 26/09/2022

O grande livro da mitologia egípcia
Já começa pecando pelo título, afinal, não deveria ser chamado de ?o grande livro?.
Sinceramente achei o livro mal escrito e superficial, com erros de português e de revisão/editoração.
Lado positivo: traz um resumão de forma didática, de fácil leitura e com bastante figuras.
Porém, peca nas legendas das figuras.
comentários(0)comente



Gabi 19/09/2022

Amei
O livro é um resumo da mitologia egípcia porém é um resumo rico em conteúdo o que deixa a leitura rápida porém muito interessante. Perfeito!
comentários(0)comente



Flávia_SDutra 10/09/2022

É sobre mitologia ou dinastias?
O livro em si é bom, eu gosto de ler história e tudo mais, mas o início do livro faz um resumo sobre todas as dinastias e isso foi um pouco cansativo e até demorei a ler o livro por causa disso, mas fui forte pois queria ler sobre a mitologia, cultuo o panteão egípcio a um tempo e adoro ler livros sobre este assunto, falando da parte da mitologia é um livro com um bom resumo, que fala de vários deuses e não apenas aqueles mais conhecidos, acho que vale a pena ler e se não conseguir ler a parte da história, lê primeiro da religião e depois volta pra história.
comentários(0)comente



Luanalolo26094 14/08/2022

Muito explicativo
Eu achei esse livro muito bom para quem quer começar a entender sobre a mitologia antiga, e tudo sobre a civilização egípcia e como eles pensavam, o uso de fotos reais e dados "científicos" ajudam e entender e compreender de uma forma muito melhor, simplesmente muito bom
comentários(0)comente



Beth 02/08/2022

Esperava um pouco mais
Acho que para um leigo em mitologia egípcia esse não é um bom começo. Apesar de pouco menos da metade do livro ser um "resumão" dos deuses mitológicos, achei meio confuso, esperava algo mais voltado para a mitologia já que o título do livro é esse.
As primeiras páginas achei bem cansativa, parecia que nunca saia do lugar, também achei que é um "resumão" das dinastias egípcias, o que para mim não fez muito sentido.
Enfim, na minha opinião é um bom livro talvez se você já tiver uma noção sobre o assunto.
comentários(0)comente



Elisio Rebouças 18/06/2022

De grande não tem nada.
Nem o tamanho, nem o conteúdo. Muito simplista, da sensação que foi feitos nas coxas. As imagens tem legendas feita às pressas, quase não se usa bibliografia de base. Praticamente Sem pesquisa. Um guia prático e rápido e super superficial da história do Egito. Péssimo.
comentários(0)comente



Rodrigo 15/06/2022

Além da história dos deuses, o livro oferece um incrível panorama de toda a história e cultura do Egito antigo. Sensacional!
comentários(0)comente



Simone 11/06/2022

História, Egito e seus Deuses
Como já comentei antes, o livro é uma síntese da história do Egito e seus Deuses.
O livro é bom pra quem está iniciando nesse estudo.
Pra mim foi um pouco cansativo, mas eu gostei de aprender
comentários(0)comente



Roberto.Flech 08/06/2022

De ótima leitura, mas pouco rigor científico
É um livro de fácil leitura, desses que você termina em um ou dois dias. Nisso ele é perfeito.
No entanto, apesar do autor demonstrar vasto conhecimento, a escrita e a bibliografia citada - poucas obras generalistas - permitem entender que não houve grande preocupação com um maior rigor científico.
O autor parece subestimar as realizações dos egípcios, como em:
..." a matemática elementar era suficiente para erguer os monumentos que eles construíram"; "os egípcios não rivalizavam com os babilônios nas ciências";
Particularmente, a expressão seguinte, da página 34, confronta muitos estudos recentes sérios sobre a História do Egito: " Ao contrário dos gregos - que deixaram suas marcas, instituindo um legado cultural que se tornou a raiz da civilização ocidental -, os egípcios não influenciaram tanto outros povos, ou constituíram herança que se tornaram base de outra civilização." Lisa Ann Bargemann, por exemplo, discorda completamente disso em "As origens egípcias do Cristianismo"
comentários(0)comente



70 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR