o grande livro da mitologia egípcia

o grande livro da mitologia egípcia Claudio Blanc




Resenhas - o grande livro da mitologia egípcia


71 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Yasmin1609 05/07/2023

História Egípcia sem mitos ?
Vou confessar que esse livro frustrou as minhas expectativas (que estavam bem altas, infelizmente).
Isso porque ele não contou nenhum mito (o que eu esperava, inclusive o motivo porque o comprei). Ele não conta histórias místicas próprias das crenças egípcias.
É um livro mais sério e fiel à história egípcia, já que conta sobre as dinastias, localização, organização, características políticas, sociais e econômicas.
No final tem uma parte para a religião, mas conta mais sobre cada deus(a).
Enfim, caso esteja procurando por um livro fluído que conte mitos, não leia. Todavia, buscando por um livro de história egípcia é muito bom.
Manu 06/07/2023minha estante
Expectativas existem para serem frustradas. ?




Yasmin 25/06/2023

Um livro com linguagem fácil e prática para quem quer entender o básico da mitologia egípcia sem saber termos acadêmicos ou muito.
comentários(0)comente



Ca 11 09/06/2023

Me decepcionou um pouco.
E um livro básico, achei razo pra ser sincera.
Porém é um resumo o básico mesmo com belíssimas ilustrações!
Em alguns momentos tive uma dificuldade de compreensão; adquirir o livro com muitas expectativas mais infelizmente, ESPERAVA MAIS.
mais sim indicaria para pessoas que gostariam de conhecer a mitologia egípcia iniciante ou até pra trabalho e pesquisas básicas.
comentários(0)comente



Juliana (Ju/Jubs) 28/05/2023

É um livro bem didático e simples, mas traz algumas curiosidades bem legais. Acho que consegui entender melhor o Egito Antigo, apesar de alguns aspectos não terem ficado bem claros.

Apesar do título, o livro não trata apenas da mitologia, na verdade, a primeira parte é dedicada à história geral, em como os historiadores vêem a divisão da história do Egito.

A segunda parte é dedicada à religião e aos deuses, foi o que achei mais interessante, a forma que eles usavam a religião para explicar o mundo. E como isso mudou com o tempo e de acordo com a região.

É um livro didático, com muitas imagens ilustrativas, algumas curiosidades e que deixa claro a pluralidade do Egito e sua complexidade.
comentários(0)comente



Julhaodobem 22/04/2023

Um livro feito para o ensino fundamental
Um novo hobby esta se apoderando de mim já a algum tempo, uma força e curiosidade nova esta crescendo enquanto entro cada vez mais nesse ramo acadêmico que se mostra de um jeito ou de outro que para aprender algo no fim não é necessário sentar em uma sala de aula, você mesmo deve ter a curiosidade de ir atrás de seu objeto de estudo e aproveitá-lo. Como consequência, um estudo especifico pode se tornar um hobby no qual pode acabar virando um dia algo maior ou apenas um entretenimento feito por novas descobertas.

Comecei a me interessar por Egito antigo no canal do Youtube chamado Arquelogia pelo mundo, a historia do Egito é algo que sempre apareceu na minha vida seja nas escolas, nos filme ou series. Mas sempre tratado de uma forma mais fantasioso e nada com uma ordem que respeitava a historia dese povo. Quando pensamos em Antigo Egito já lembramos do filme A Múmia ou do game Assasins Cred Origins, produções que usam o que aprendi recentemente que se chama egiptomania, uma forma de misturar caraterísticas desse povo com a nossa cultura com o intuito de lucrar ou entreter o mundo ocidental com mentiras e terror, algo que desde o seculo 19 é feito pela mídia em geral e até hoje fazem para ganhar leitores em seus jornais. Não tinha uma visão mais centrada para conhecer a historia milenar dessas pessoas, mas depois de entrar na universidade e ser ensinado em alguns meio de estudo, acabei indo procurar conteúdos mais acadêmicos sobre o assunto. Uma das minhas paixões é Historia então foi assim que acabei caindo no canal de Márcia Jamille, bacharel e mestre em Arqueologia pela UFS, uma cientista que estuda escavações de vários povos pelo mundo mas focando-se principalmente no Egito.

Jamille é formada na área de arqueologia do Egito antigo em ambientes aquáticos, algo fantástico diga-se de passagem. Graças ao Arqueologia Pelo Mundo no qual estou assistindo todos os vídeos e ainda não consegui chegar na ordem de publicação, eu conheci uma historia da arqueologia do Egito antigo, sejam mitos, deuses, a forma que vivem e teorias da suas vidas, este é um conteúdo brilhante que é inclusivo e acadêmico, seja para os estudiosos do curso ou para leigos como eu que desejam aprender mais sobre esse assunto. Tenho uma lista de mais de dez livros que o canal me indicou e que desejo um dia ler, todos eles, não para me tornar um arqueólogo mas para aumentar meu conhecimento sobre este hobby no qual adoro estar me aventurando.

Todo esse comentário para falar que estes foram os motivos que me fizeram chegar neste livro, O Grande Livro da Mitologia egípcia, escrito pelo filosofo Cláudio Blanc . Não o conhecia antes de pegar este exemplar, a forma no qual cheguei nesta obra foi quando a achei em uma feira de livro em um belo domingo por acaso, então pensei que seria um bom começo para ler algo sobre o antigo Egito que seria mais acadêmico.

Ao ler este livro me causou duas perspectivas, como um conteúdo leigo este livro da uma extrema resumida que ficaria muito bem como uma dica para as escolas do ensino fundamental, para causar uma curiosidade nos alunos que anseiam em ler algo fantástico sobre a Historia. Todo o livro se resume em um copia e cola de uma forma rasa aos principais conceitos do povo egípcio, com informações e cheia de imagens para atiçar a curiosidade do leitor. Assim, como um obra para apresentar o Egito antigo para crianças este livro consegue fazer o seu trabalho muito bem.

No entanto, por já ter consumido uma carga relativa de conteúdo voltado na arqueologia egípcia, este livro para mim se tornou uma leitura chata e nada respeitosa com a cultura desse povo, isto porque para mim os dados foram passado tão rápido que me senti lendo um trabalho acadêmico de um estudante de primeiro semestre. E ainda mais, desconheço se existe uma regra ou não, mas um filosofo misturar conceitos da historia no qual da para perceber que não é seu forte se torna quase cômico, onde a todo momento seu texto abaixa a civilização faraônica como um povo esquecido e sem importância, desmerecendo toda a sua tecnologia enquanto cita filósofos brancos e europeus para se sentir inteligente em um tema que nada tem a haver com a filosofia europeia.

O Grande Livro da Mitologia Egípcia é um exemplar que vou adorar colocar na minha estante mas não lerei mais nada desse autor onde que parece que seus escritos são divida de jogo ou algum acordo burgues para se sentir importante no ramo editorial com um texto esdruxulo e vazio, onde palavras existem mais seus verdadeiros significados são excluidos por conta de um valor comercial baixo.

site: https://diariossemanal.blogspot.com/
comentários(0)comente



Andreza.Zimbaldi 27/03/2023

Um prato cheio
Pra quem, assim como eu, ama tudo sobre o Egito, esse livro é uma escolha excelente, primeiro que ele é curto, poucas páginas, linhas espaçadas e com figuras, é um complemento importante da história sobre os mitos e história dessa civilização milenar... Ele conta sobre as dinastias, descobertas através de estudos dos achados em Hieróglifos, na cidade de Saqqara, ou no vale dos reis, entre outros... Conta um pouco sobre os faraós, também sobre suas crenças, tradições, deuses, mitos, arquitetura, guerras, e o transcorrer das mudanças da civilização egípcia ao longo dos séculos. Achei bem escrito e explicado... Eu particularmente achei um prato cheio.
comentários(0)comente



Neno 15/03/2023

A civilização mais antiga do mundo
Um livro curioso e legal para conhecer a grande civilização, que foi a civilização egípcia.
Um livro bem curioso, leve, de fácil compreensão, cronologicamente bem colocado. Recomendo para aqueles que ainda não conhecem essa civilização.
comentários(0)comente



Mauricio 11/03/2023

ESPERAVA MAIS
Eu não conseguir ter uma compreensão razoável ao ler a obra, parece mais um guia prático e superficial, um resumão de aula de história. "O Grande Livro da Mitologia Egípcia" nem é tão grande em tamanho e nem em conteúdo. Menos da metade das páginas é realmente dedicada ao tema, o que me chateou um pouco.

Fora isso o livro apresenta belas ilustrações do Antigo Egito, os Deuses, religião, civilização, dinastias, pirâmides e estruturas que intrigam nossa imaginação e a dos cientistas até hoje.
É uma leitura introdutória para iniciantes que querem conhecer um pouco da Mitologia Egípcia.
Ca 11 09/06/2023minha estante
Estou lendo ele é concordo totalmente com você!


Jean423 31/01/2024minha estante
Eu também estou lendo e concordo e concordo contigo. Mas pra quem e leigo no assunto é uma ótima introdução.




Gab 10/02/2023

Mitologia Egípcia
Nessa bela edição, com lindas ilustrações sobre o Egito antigo e seus Deuses, passamos pela civilização egípcia, suas dinastias, sua religião, cosmogonias e, por fim, pelas dezenas dos principais deuses egípcios.


?A civilização egípcia se estendeu por cerca de três mil anos, produzindo ícones que, até hoje, povoam e intrigam a imaginação das pessoas. Pirâmides, deuses com cabeça de animais, esfinges, múmias, hieróglifos, feitos e conceitos que marcaram a capacidade de um povo que viveu seu apogeu há muitos milênios, numa época tão primitiva que tais realizações assumem dimensões quase fantásticas.
Este livro sobre a Mitologia Egípcia não traz apenas os principais deuses e seus atributos, mas contextualiza, também, a história, a religião e as cosmogonias desse povo incrível, levando você a uma viagem através do tempo por essa notável civilização.?
comentários(0)comente



Gustavo 02/02/2023

Breve
Um retrato breve da mitologia Egípcia. O autor ainda comenta sobre um pouco da história do antigo Egito. As imagens são excelentes, mas encontrei uns erros de edição. De Grande o livro nao tem nada, pois são apenas 146 páginas e destas apenas metade é de fato sobre mitologia. Um bom livro pra se consultar e introduzir mitologia egípcia.
comentários(0)comente



Phen0 01/02/2023

Um bom livro, mas não perfeito
Dou 4 estrelas de 5 pois o livro é bom, mas não faz juz ao seu nome. Por conter informações da história egípcia, creio que seria melhor um título "um pouco do Egito" do que o nome que tem.

É um livro resumido, como previsto por conta do tamanho de páginas, mas admito que deixa a desejar. Eu imaginava uma narrativa de cada história dos deuses, porém o máximo que temos de narrativa é a história de deuses mais famosos, como Osíris, Set, Íris e Nut.

Há um detalhe, também, meio problemático. A maioria dos deuses não tem só uma função, mas várias: e essas várias funções podem levar a dois ou mais deuses compartilharem da mesma função. Por exemplo, uma deusa X e Y podem ter a função de proteger a fertilidade, o que dificulta saber a diferença entre elas. E o esquema feito no livro não trabalha de forma organizada as suas diferenças e semelhanças, creio que deveria haver uma revisão sobre isso no final do livro (até há uma tabela, mas não acredito que a tabela resolva o problema).

Um último detalhe é que a história dos deuses mais famosos é repetida várias vezes, sem necessidade, enquanto que deuses menos famosos são jogados de lado.

Concluo que, apesar de trazer informações muito interessantes, e por isso é um bom livro, não é muito agradável com o objetivo inicial do livro. Mais relata do que informa, fazendo com que a leitura seja maçante.
comentários(0)comente



Luiz 27/01/2023

A realidade transcende de uma forma espetacular
É um livro encantador em todos os aspectos, ele é dividido em 5 capítulos, os 4 primeiros são de fácil compreensão, pois falam um pouco da história do Egito de suas dinastias, fala sobre a religião como um importante aspecto dessa cultura. Mas existe um capítulo que é meio complexo, quando fala diretamente dos deuses, falar de religião é sempre complicado, ainda mais de um período que já não existe, de uma religião que não conhecemos quase nada, apenas o que foi deixado nos papiros, nas pirâmides ou nas paredes dos tempos, o quarto capítulo é completo por que o panteão é complexo, são vários deuses, alguns com a mesma função que ao longo dos séculos foram fundidos, duas ou três entidades tornam-se uma só, o mesmo deus é dividido em duas entidades, quando está calmo é uma entidade quando está com raiva é uma outra entidade, mas é o mesmo deus dividido em dois deuses. A posição do sol no céu dependendo da hora significa um Deus diferente, o disco solar é um deus, mas o calor que ele gera é outro deus, a iluminação que ele traz é outro deus. Mas no fim o grande livro da mitologia egípcia é uma excelente porta de entrada para essa cultura, eu pessoalmente irei me aprofundar, sempre tive curiosidade sobre esse povo que perdurou pro vários séculos , deixou marcas para a humanidade, como as pirâmides, ou as múmias, impactou na cultura e nos costumes. Adorei o livro. Ansioso para o próximo livro sobre o Egito que eu lerei: o panteão egípcio e o livro dos mortos.
comentários(0)comente



Leio, logo existo 26/01/2023

O livro foi dividido em 5 capítulos:

Capítulo 1: Civilização egípcia
Capítulo 2: As dinastias
Capítulo 3: A religião Egípcia
Capítulo 4: Cosmogonia
Capítulo 5: Os deuses egípcios

A linguagem utilizada é bem objetiva e simples. Também encontramos várias imagens coloridas que ajudam no processo de imersão na leitura. Para quem está interessado em conhecer um pouco sobre a história da civilização egípcia este é um livro adequado.

Contudo, faço aqui duas pequenos apontamentos:

1ª. o livro aborda o assunto de forma resumida, não é um estudo aprofundado sobre o tema (o que eu achei ótimo).

2ª. achei que no subcapítulo “ uma civilização excepcional”(p.34) o autor deu uma leve esnobada nos feitos da civilização egípcia, algo como: fez as pirâmides … para quê? desenvolveu uma escrita complexa … para quê? - Parece que para ele se não influenciou o restante do mundo não é tão importante assim. Na minha opinião, há controvérsias.
(VocÊ que leu o livro, achou isso também?)
comentários(0)comente



Jose.Diego 25/01/2023

Essa e uma obra que sever mais como introdução a história da mitologia antiga do que realmente o título sugere, desta forma o ideal e ler está obra de maneira sintópica.
comentários(0)comente



Adriana.Fernandes 23/01/2023

Livro decepcionante.
Ler este livro foi decepcionante, achei mal um livro mal escrito, parece que foi realizado sem a pesquisa necessária a quem se propõe escrever sobre Mitologia. Não cumpre o que promete, falar sobre a rica mitologia egípcia. Comete equívocos históricos na introdução, que leva cerca de 60 páginas para contar de forma simplista a história de uma das maiores civilizações que já existiu. E ao entrar no assunto a que se propõe, a Mitologia, é superficial, o que me deixou com a.sensação de ter investido em um livro, que se diz grande, mas é raso, pobre e mal escrito.
comentários(0)comente



71 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR