Sem Amor

Sem Amor Alice Oseman

Resenhas - Sem amor

Aliahtan 01/02/2024

Sem amor
É uma boa leitura pra se fazer nas férias. A escrita deixa a leitura bem fluída e rápida e acho que é um bom livro pra começar a se inteirar sobre a assexualidade e arromanticidade, apesar de eu ter achado que o assunto ficou bem superficial. Mas de qualquer forma é interessante e pode ajudar no processo de identificação.

Tiffany37 31/01/2024

BOM
Foi um livro muito bom, bastante informativo. Foi muito perspicaz por parte da Alice, escrever uma história onde a protagonista se descobre assexual e arromântica, e entende cada vez mais sobre isso. Acho que foi uma boa oportunidade para que essas pessoas sintam-se representadas. O que mais curti mesmo foi como foi abordado a questão da importância da amizade. Porque eu amo muito quem eu considero amigo, e pude compartilhar com a protagonista o sentimento das amizades verdadeiras. Deixou meu coração quentinho ver o quanto essas relações são necessárias, complexas e valiosas.
Não curti alguns aspectos da escrita, e a construção de alguns personagens, mas nada que estragasse a história.

Júlia 31/01/2024

Amei!
Adorei os personagens principais e achei todos bem complexos. É lindo e agoniante acompanhar a jornada da Georgia se descobrindo. Ultimamente eu ando um pouco cansada de livros YA, mas esse eu não conseguia parar de ler, mesmo não tendo a mesma idade dos personagens.

Kaiane.Rosa 30/01/2024

Achei extremamente enrolado, embora me identifique muito com a personagem principal achei a narrativa muito lenta e no final já tava pulando a mesmice. Num geral gostei da história e de como ela desenrolou mas realmente parecia que não andava, não saia do lugar nunca e a personagem não desenvolvia. Achei mt fraquinho confesso

camzly 28/01/2024

O que esse livro me rendeu de gatilho, também me deu de reconhecimento e a sensação de finalmente ver outra pessoa falando muitas coisas das quais eu senti durante minha vida, isso como uma pessoa demissexual.
o livro é emocionante, um amorzinho e cabe muito bem como um livro de conforto.
deus e todas as divindades existentes abençoe Alice Oseman e sua criatividade acolhedora.

nani 27/01/2024

Muito bom ler representatividade ace
Achei o começo do livro meio sla, a Georgia tem uma autoestima frágil e se odeia o tempo todo, esse ar de coitadismo acho uma merda de ler, sendo bem sincera... depois a história vai ganhando mais vida, a Rooney aparece e ela é uma personagem muito interessante, o Jason também gostei muito, Sunil e a querida Pip. os personagens são muito bem trabalhados e achei isso incrível, lembrou muito Rádio silêncio por conta da história de amizade e personagens plurais, com essa história encerro minhas leituras da trilogia de romance dela :))

um adendo, achei meio aleatório ela encontrar aquela prima e a prima ser também assexual (ficou tudo muito fake), mas sei que foi importante praquele encontro delas no méqui pra protagonista entender mais quem ela é e se aceitar

amei muito, muito o final!!!! cheio de grandes coisas e só felicidades, ficou muito bom

Tainara76 27/01/2024

Se descobrindo
Georgia Warr sempre achou que entendia tudo sobre o amor. Leitora voraz de fanfics, ela acredita que um dia irá encontrar alguém e sua vida estará completa. Mas na última festa da escola, Georgia descobre que nunca realmente se apaixonou por ninguém.
Deixando a escola para trás, ela está decidida a encontrar seu grande romance na faculdade. Entretanto, nada parece ser o certo. Em busca de entender sobre a sua sexualidade, Georgia acaba magoando as pessoas que sempre amou de verdade.
Essa história é muito boa. Os personagens estão na transição escola-faculdade, conhecendo novas pessoas e se descobrindo também. E é muito interessante ver a Georgia tentando entender quem é, porque ela não se encaixa e nenhuma caixinha que ela conhece. Além disso, ela aprendeu que as pessoas têm que encontrar alguém e viver um romance, mas para ela é impossível, por mais que tente se forçar a isso. E quando finalmente descobre quem é, ela fica triste e não consegue aceitar, porque sempre achou que para ser feliz era preciso viver de uma forma específica.
É uma leitura muito boa, recomendo demais.
Existem muitas formas de amor, principalmente o amor de aceitar quem você é.

_leticiaa_ 26/01/2024

Eu queria um amor para sempre. Eu não queria ficar sem amor.
Porque damos tanta importância para o amor romântico? Porque os amores de amigos ou familiares não parecem ser o bastante? Porque os finais felizes só acontecem quando o protagonista se apaixona?

Esse livro, de certa forma, aborda essa idealização do amor e em como o fato de sermos condicionados a valorizar só o amor romântico afeta aqueles que não são capazes de senti-lo. Os finais felizes são tão atrelados a "encontrar sua tampa da panela" que aquilo que resta para pessoas como a Georgia é o constante medo de nunca atingirem a felicidade.
Não só é uma história de descoberta de assexualidade/arromanticidade, como também é uma história de amizade, do amor entre amigos que é tão forte quanto, ou até mais, que qualquer outro tipo de amor.

Luana 25/01/2024

O livro tem uma leitura tão fluida e uma linguagem tão atual. Por mais que pareça ser um livro grande, é possível terminá-lo muito rápido.
Você se envolve com os personagens!

Fala sobre a jornada de vida de uma adolescente que se descobre arromântica.
Por mais que eu nao entenda de gêneros, o livro foi incrível e de fácil compreensão.
O livro é para todos.
Aprender os sentimentos de algo que não é rotulado é importante para que ocorra uma harmonia social.
Amei

Karen614 25/01/2024

Incrível, amei toda o enredo de detalhes e mostrando as dificuldades e aprendizagens dos personagens, principalmente ao adentrar na faculdade, por suas inseguranças, amizades, e outros assuntos. amei demais a personagem principal
Heei_Poliiih 25/01/2024minha estante
Também amei esse livro, uma leitura bem fluída e história bem construída.

dantezawn 24/01/2024

?Eu não quero ficar sem amor?
Sem amor é uma obra que mergulha nas complexidades do amor próprio e nas lutas internas de uma jovem em busca de identidade. A história gira em torno de um grupo de amigos, cada um lidando com suas próprias batalhas pessoais. A autora habilmente retrata temas como amizade, sexualidade e autoaceitação, criando personagens autênticos e cativantes.

A narrativa é envolvente, com um equilíbrio perfeito entre momentos emocionantes e reflexivos. Uma teia de relacionamentos realistas, explorando as dinâmicas entre os personagens reais e como pequenas atitudes podem afetar uns aos outros.

Um dos pontos fortes do livro é a representação diversificada, com uma personagem aro-ace, o que pouco vemos em livros.

Confesso que achava a Georgia um pouco irritante e egoísta em alguns momentos do livro, ela apenas aceitava as coisas que diziam sem protestar e tratou os amigos de uma forma bem indelicada. Mas é compreensível, porque isso fez parte de todo o processo, ela carregava constantemente esse medo de ficar sem amor e completamente sozinha no mundo, quando na verdade isso esteve sempre presente nas amizades verdadeiras e incríveis que ela tinha, não um amor romântico que as pessoas ditam e ?exigem? que você tenha, porque nessa perspectiva a falta do amor romântico automaticamente faz com que você não possa ser realmente feliz, e o mundo real é totalmente diferente, independente de romântico ou não, esse amor é válido e ele pode te preencher de tantas formas diferentes.

Sem dúvidas uma obra emocionante que mergulha nas complexidades da juventude, de se descobrir, entender a si mesmo, lidar com a pressão que colocam sobre encontrar alguém pra se sentir ?completo?, repensar nas próprias atitudes e não deixar que só os erram te definam pro resto da vida.

Lina.Ruiz 24/01/2024

Piadas com Bolos e o Espectro Cinza
Foi um longo caminho ler esse livro, mas foi muito bom.

Diferente de "Rádio Silêncio", onde recebi tapas e socos na cara quase em cada parágrafo, "Sem Amor" é um livro sobre descobertas e aceitação de uma forma que não me relacionei tanto, mas que ainda sim, valeu a pena. São coisas importantes que eu já tinha consciência porque nunca me importei muito com romance ou deixei a mídia me consumir, mas agradeço tanto por existir esse livro e outros que mostrem as pessoas, que romance/amor romântico não é a única forma de amor que existe, muito menos a mais importante, mais forte, intensa ou a mais especial.

Embora um grande problema desse livro é ser maior do que deveria, fazendo com que várias vezes o desenvolvimento se perdesse e viesse a regredir pela quantidade forçada de páginas, felizmente, não era algo que me atrapalhou durante a leitura de capítulos, acabava era mesmo cansando quando eu terminava um rs. Entre isso, há cenas extremamente divertidas de imaginar que me tiraram vários sorrisos.

Gostei de todos os personagens, até gostaria de vê-los mais, afinal, tudo aqui vem da perspectiva exclusiva da Georgia. É um livro sobre apenas uma das milhares de experiências de pessoas assexuais e/ou arromânticas. Não deixa de ser importante, mas não é uma verdade absoluta.

Por mais histórias com pessoas aroaces, e não apenas sobre se descobrir, mas sobre continuar vivendo após.

"? Isso vai soar ruim mas, tipo, como você sabe que um dia você não vai encontrar alguém?
Essa era a pergunta que me atormentava havia meses. Só que, quando Pip a fez, eu percebi que já sabia a resposta. Finalmente.
? Porque eu me conheço. Eu sei o que eu sinto e o que eu tenho a capacidade de sentir, acho. ? Eu dei um sorriso meio fraco pra ela
? Quer dizer, como você sabe que você não vai se apaixonar por um cara qualquer dia desses?
Pip fez uma careta. Eu ri.
? Exatamente. Você só sabe isso sobre você mesma. E agora eu também sei."

mara336 23/01/2024

Alice oseman é minha figura materna ??
Terminei esse livro e só depois de já ter lido todos os agradecimentos me dei conta de que tinha acabado de reler todos os livros da alice oseman. agora não sei o que vou fazer da vida.

em 2022, na primeira vez que tentei ler esse aqui, abandonei logo quando cheguei em 28% do livro. juro que não consigo apontar um porquê, mas hoje posso dizer que tô muito feliz por ter dado outra chance a ele.
talvez ainda seja cedo pra dizer isso, mas essas trezentas e poucas páginas me botaram pra pensar em muitas coisas que eu passei os últimos anos ignorando, sentindo vergonha de falar sobre e empurrando com a barriga. tenho certeza que todos os livros da alice tiveram um impacto enorme na minha vida, e que, se eu não a tivesse conhecido lá em 2021, eu não seria quem sou hoje.
adoro a escrita dela e amo MESMO todos os personagens deste livro. talvez ame todos os personagens do universo que ela criou (com excessão das mães malucas e caras nojentos que não tem amor próprio o suficiente).

avicka 22/01/2024

Simplesmente maravilhoso.
Alice Oseman é uma das escritoras mais inteligentes que conheço, e não paro de aprender e refletir com sua escrita.
Sem Amor me prendeu do início ao fim, me fazendo repensar muitos aspectos sobre a sociedade, aspectos que ficam na nossa cara todos os dias, mas que passam a ser tão normais que os ignoramos por completo. Nunca tinha parado para pensar o quanto o amor e sexo são absurdamente valorizados e quem não os tem em sua vida são questionados e/ou julgados.
Fora a questão romântica e sexual, esse livro carrega uma importância de amizade muito grande, enfatizando muito como uma amizade é tão valioso e importante quanto um relacionamento, coisa que deve ser mais dita, pois na vida real e na ficção minimizam extremamente uma amizade quando se comparada a um namoro; amo quando a Geórgia diz "só amigos" para seu melhor amigo, e ele, por sua vez, inválida o "só", afirmando que "amigos" não é um termo fraco para ser acompanhado de "só". Isso me marcou muito, pois eu estou cansada de ouvir a famosa frase "somos só amigos, e nada mais".
Todos os personagens são bem construídos e desenvolvidos, sobretudo a protagonista.
Mais obras deviam ter mais representatividade aroece, uma sexualidade que infelizmente boa parte do mundo ainda desconhece.