Sem Amor

Sem Amor Alice Oseman

Resenhas - Sem amor

Emmy 30/06/2023

Esse livro me pegou em sentimentos específicos, por eu também ser arromantica e assexual. Mesmo assim, por eu ter mais contato com esse assunto e já estar "calejada", não me conquistou como poderia conquistar outra pessoa que está se descobrindo recentemente. Como um todo, é um livro ótimo para passar o tempo.
A estrutura narrativa dele é MUITO parecida com Rádio Silêncio, com uma treta acontecendo ali no meio pra história conseguir andar e completamente por falta de comunicação. Nesse sentido, isso realmente me decepcionou: o fato de ter um conflito específico ali sem a menor necessidade, podendo usar de vários outros motivos.
Não achei um livro instigante e que me fez devorar a história muito rápido, mas me diverti.

Ba Lima 09/01/2023

Sem amor - Resenha
Esse é o primeiro que leio que envolve pessoas LGBTQIAP+ sem ser somente gays, lésbicas ou pessoas bi. A assexualidade foi um tema muito bem tratado pela autora, onde ela explica ao leitor como funciona essa sexualidade, como as pessoas reagem a ela quando descobrem que são e como a sociedade entende isso.

A personagem principal, Georgia, conta a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo que também são assexuais ou arromanticas e pensam que nunca vão encontrar ninguém para amar. Tudo isso por causa da sociedade em que vivemos, que a todo momento, quer que estejamos com um amor e essas coisas. Então, ela se cobra muito a entrar em relacionamentos, só pra dizer que ama e é amada por alguém. E isso só machuca a pessoa,porque a mesma sabe que não tem interesse no relacionamento,mas se prende a isso.

Outro ponto muito interessante é o amor por amizades. Normalmente, pensamos que amizades ficam em um patamar abaixo de relacionamentos, porém é possível também que se ame amigos tão intensamente quanto se ama um parceiro.

Uma leitura diferente, mas que todos deveriam ler.
HaruMiim0 09/01/2023minha estante
tenho muita vontade de ler esse livro e vê essa resenha me deu vntd mais ainda de querer ler, e pfvr leia rádio silêncio é o melhor livro q já li dela! a escrita dela é perfeita, tudo é perfeito oq essa mulher faz!

Ba Lima 09/01/2023minha estante
Sem amor é muito bom mesmo, sério lê!!! Você vai gostar muito, de verdade. E eu vou ler Rádio Silêncio agora kkkk,deve ser muito bom também

Laris 30/04/2022

Sem amor, um livro sobre o amor
Finalizando Abril com esse livrinho e devo dizer que ameiiii mtt

Ao mesmo tempo que o livro trata de assuntos bem específicos como arromanticidade e assexualidade, tmb sinto que isso não limita em nada o público alvo pra essa leitura, muito pelo contrário! Sem amor é um livro que todo mundo deveria ler é não só pelo quanto ele te ensina (e mdss foi mtt coisa que eu aprendi) como tmb pela própria experiência que é ler esse livro!!

Sério ao mesmo tempo q sou bem diferente desses personagens eu me senti tão compreendida por eles, ler esse livro foi como estar em casa, especialmente agr que eu tô começando a faculdade! Sempre fui mtt na minha e apesar de eu não ser exatamente como a Georgia, acho que mtts de nós já nos sentimos presionados pelo tempo? sabe, sentir que todo mundo já fez e tá fazendo de tudo enquanto vc tá levando seu tempo, ainda mais no que se trata de relacionamentos e esse livro me mostrou que apesar das minhas inseguranças, tá tudo bem ser assim :)

4,5/5 estrelinhas!! uma história sobre amizade, amor, descobrir quem vc é? vale a leitura!!
zbll 30/04/2022minha estante
esse livro é perfeito!!

Miih.Ramos 19/03/2023

Nossa, que livro mais fofo e reconfortante.
Foi uma leitura que veio bem no momento que eu precisava dela e fui me identificando com a protagonista, mesmo que não passemos pelas mesmas coisas. Todos os personagens são tão reais, a amizade como foco foi sem dúvida o melhor ponto.
Tinha altas expectativas e ele ainda conseguiu superar. Li bem devagar pra demorar pra me despedir dos personagens.?

marinnnnnnn 24/08/2023

Depois de ter lido 'Um ano solitário' e 'Radio Silencio' confesso que botei uma espectativa grande nesse livro, a escrita de Alice é perfeita, simples e de facil entendimento, porém a história é tão arrastada que me deu preguiça, talvez eu não seja o publico alvo do livro, talvez eu seja uma chata de galocha, ou talvez só não faça meu tipo, anyways.

Thay 07/04/2022

Sem Amor!
Esse livro é muito gostosinho de ler (como tudo de Alice Oseman) e a história e os personagens são uns amores. Recomendo demais!!!
Além de que é um livro muito necessário pra mim, enquanto pessoa assexual arromântica, porque a gente tem pouquíssimas obras que nos representam e ver isso feito de forma tão boa e por uma pessoa da comunidade é muito bonito!
Os livros delu retratam muito bem o amor e amizade e as lutas e inseguranças da passagem da adolescência pra vida adulta. Me identifiquei bastante com várias coisas, tanto da auto descoberta da sexualidade, quanto das crises de "tô na facul, e agora o que faço da minha vida?!?! aaaaaa" kkkkk
Também achei muito legal que elu faz muita conexão com artes nos livros (aqui com teatro e musicais, em Rádio Silêncio com podcasts)

"Dê aos seus amigos a mágica que você daria para o romance. Porque eles são tão importantes quanto. Na verdade, pra gente, eles são muito mais importantes."

zbll 25/05/2022

Está certo, faz décadas que eu li esse livro, mas agora finalmente absorvi tudo o que eu queria sobre esse livro e sinto-me preparada pra falar sobre.

Eu, como uma pessoa Aro-Ace, tenho que dizer: esse livro me fez eu sentir orgulho de mim mesma e de finalmente me aceitar.
Esse livro vai ser um dos mais especiais por toda minha vida. Pode até parecer meio esquisito, mas eu vi minha vida ali. Eu me senti como a Georgia (e ainda me sinto como, é normal e tá tudo bem).

Ser Aro-Ace em uma sociedade onde o romance e sexo são coisas "essenciais", penso eu que vai ser normal sentir sempre aquela insegurança. Pois nascemos e crescemos com esse ideal. Só que esse livro ensina o contrário, que não precisamos nada disso. Que temos outros tipos de amor. Às vezes muito mais proveitosos do que esse.

Alice Oseman teve um grande trabalho: representar uma comunidade muito pouco falada e discriminada.
"É só uma fase", "Você ainda não encontrou a pessoa ideal", "Isso pode ser um distúrbio seu", entre outras coisas; ela teve que arranjar alguma maneira de abordar um assunto tão pesado de uma forma leve e de fácil entendimento. E fez um excelente trabalho. Ela conseguiu representar e tão bem.

A história conta sobre Georgia, uma garota que está a caminho de ser uma universitária, só que tem um porém: durante todo esse tempo da vida dela, ela nunca beijou. Ela se sente incomodada por isso. Por ser uma "regra" imposta pela sociedade. Logo ela percebe que nem aquele cara que ela sempre achou que gostava, na real não sentia nada. Logo também começou a querer forçar um relacionamento, pois ela percebeu que havia algo de "errado".
Nessa parte eu já estava me sentindo muito representada, de uma forma inexplicável. É tão bom você se sentir finalmente representada, vocês não tem noção.
Aí ela começa a perceber que é Aro-Ace e começa uma longa jornada de aceitação.

Essa parte foi uma das mais dolorosas pra mim, pois eu me via ali. Eu entendia o que ela estava passando. Eu pensava igual à ela. Isso tudo era um baque pra mim. Chegava ser estranho me ver ali, me sentia até um pouco exposta. Uma das coisas que mais doeu foi a Georgia tentando descobrir a sexualidade dela. A cada momento mudava e ela ficava mais confusa. Eu me sentia assim, e confesso que ficava bastante frustrada.

Vale reforçar que não é fácil você ser Aro-Ace, ainda mais no Brasil, onde não se fala nada sobre. Praticamente inválidos. Eu, por exemplo, tive que ir em vários sites com traduções suspeitas pra eu entender sobre. É duro ser, pois mesmo pessoas que sabem do que se trata, invalidam das formas mais inusitadas, e isso é ruim, você se sente mal.

Eu só quero agradecer à Oseman, se não fosse por ela, eu ainda não teria me aceitado. Agora também eu me sinto orgulhosa, pois conheço 2 pessoas que também são e isso me deixa muito feliz que eu não estou sozinha nessa, eles me entendem, e isso é muito bom.

Agora, uma das frases mais marcantes que me lembra muito quando eu me descobri:

"Eu me esforçaria mais.
Eu queria um amor para sempre.
Eu não queria ficar sem amor."

Tem outras maravilhosas, mas essa é uma das que eu mais penso sobre.

Leiam, sério, vocês precisam ler.

Adios! :D
julhez 25/05/2022minha estante
Nossa amg, concordo com tudo oq vc disse. Não é mesmo fácil ser aro-ace, e é doloroso ser invalidado com umas perguntas bestas do tipo "você só pode estar brincando, alguém realmente pode não sentir atração?", " você realmente não sente atração ou só está fingindo?" e não é bem assim, as pessoas deveriam tentar entender melhor nosso lado, afinal elas não sabem que foi ou ainda pode estar sendo doloroso passar por isso, porque como você disse, isso querendo ou não é um baque quando descoberto.
Só queria dizer que sua resenha está maravilhosa, tudo o que é preciso está relatado aí, e eu sei que o que você escreveu foi de coração :)
A melhor, sério mesmo.

zbll 25/05/2022minha estante
obrigada!! :D
ainda teremos um grande trabalho árduo pra conseguirmos visibilidade na sociedade, mas uma hora chegamos lá!! :D

julhez 25/05/2022minha estante
com crtz!! :)

julhez 22/05/2022

"Eu só. Amava. O amor"
Existe uma diferença entre amar e amar O Amor.
O amor está em diferentes lugares, diferentes pessoas e, o mais importante, diferentes formas de amar.
Muitas vezes esperamos um amor romântico e não notamos o que está bem na nossa frente. Uma relação afetiva com amigos ou família muitas vezes vale muito mais do que um romance. E é sobre isso que esse livro trata

Esse livro é tão especial pra mim, bom, não só para mim, mas imagino que para todas as pessoas que se identificam como arromânticas e/ou assexuais, que eu não tenho nem palavras para conseguir descreve-lo.
Eu só consigo agradecer a Alice Oseman por proporcionar uma história falando e mostrando sobre todas as dificuldades, alegrias, inseguranças e todo o orgulho de um aro-ace, porque o mundo precisa de mais disso, do trabalho dela, de orgulhar toda sexualidade, comunidade e raça.

Eu acredito que a comunidade aro-ace deveria ser mais falada, conheci graças a uma amiga, mas antes eu nunca tinha ouvido falar e isso é realmente triste, imaginar que muitas pessoas podem não sentirem atração romântica e/ou assexual e não saberem que não estão sozinhas, acharem que têm algum defeito.

Esse livro, além de falar sobre sexualidade, trata sobre amizades, confiança, amor próprio e auto descobertas. É um livro que acho que todas as pessoas deveriam ter a chance de ler.

Queria muito saber o que falar, mas não encontro palavras que consigam expressar todos os sentimentos que o livro me causou. Ele é único e me ajudou tanto, com certeza cada palavra vai ficar gravada para sempre comigo :)
zbll 22/05/2022minha estante
cara, essa resenha só me deu mais orgulho de ser aroace. concordo com você, realmente a comunidade aroace NECESSITA de mais reconhecimento, e infelizmente acho que ainda vamos ter muito trabalho árduo pra conseguir isso; mas oseman conseguiu fazer isso. e de uma forma tão significativa pra mim, pois se eu me aceito hoje é por causa desse livro também. ele ensina que a gente não precisa de nada aquilo imposto pela sociedade e está tudo bem, não há nada de errado. talvez para muitos, esse livro é só mais um livro com representividade LGBTQIA+; mas para as pessoas aroaces é mais do que isso, pois você começa a ter todas as respostas e se sentir representade em relação à isso.

talvez tenha ficado confuso meu comentário, mas eu só quero falar que so sinto orgulho:DDD (parabéns pela resenha, sério, a melhor)

julhez 22/05/2022minha estante
obrigada amiga :,)
concordo com tudo o que você diz, sempre. Te devo tudo o que vc já fez por mim e me ajudou. Só fico muito feliz por nosso orgulho crescer a cada dia < 3

zbll 22/05/2022minha estante
AAAAAAA MANOOO, TO SOFT :)) por nada, fico feliz por você também ter se descoberto e VIVA OS AROACES!! :DD

julhez 22/05/2022minha estante
:D

iamatilda 23/05/2022minha estante
eu fiquei com vontade de ler esse livro lindo de novo :((( foi quando eu me descobri e foi muito importante pra mim AAAA sdds

amy lê uns livros 30/06/2022

Dor e calor no coração
Sem Amor é sem dúvidas o livro da Alice Oseman mais intenso que já li. Nas primeiras 3 partes do livro, é uma leitura bem dolorosa para qualquer pessoa se descobrindo no espectro aroace. Ainda assim, há um reconforto nas amizades e na aceitação propostas pela escrita de Oseman que tornam essa obra extremamente necessária e uma afirmação de que sim, a sua experiência como aroace vai ser diferente dos seus amigos alossexuais, mas isso não significa que você esteja perdendo a vida e que você vá viver sem amor ? há muitas coisas incríveis para você viver no mundo.

giih carstairs 01/08/2022

assexual arromântica
Chega a ser surreal o TANTO que eu me identifiquei com a georgia desde as primeiras páginas. Tanto nas vivências, nos sentimentos?. a sensação que eu tinha era que eu estava lendo um livro sobre a minha própria vida.
Como eu queria ter lido sem amor na época que eu estava me descobrindo assexual, teria esclarecido muita coisa e talvez evitado várias crises de choro.
Mas falando sobre o livro em si, é simplesmente INCRÍVEL!! Alice Oseman não erra nunca. Não se assustem com a quantidade de páginas, pq a leitura é extremamente fluida e os capítulos curtinhos.
Apesar de não tratar tanto sobre o amor romântico, esse livro traz a importância das amizades nas nossas vidas, principalmente em períodos de adaptação. E mesmo não se apaixonando por ninguém, o amor que a georgia sente pelos amigos dela é a coisa mais linda do mundo. E por falar neles, o scooby-doo squad é simplesmente tudoooo pra mim. Todos eles me irritaram em algum momento, mas aí lembrei que eles estão saindo da adolescência e entrando na vida adulta, é um período muito confuso, não tem razão pra apedrejar eles por causa disso.
Esse é aquele tipo livro que é mais vibe do que plot (eu particularmente amo isso). Então não vá lê sem amor esperando um plot twist incrível, pq não vai acontecer. É um livro principalmente sobre amizade e sobre autodescoberta/autoaceitação.
Além de representatividade assexual e arromântica, também tem representatividade gay, lésbica, pansexual e não-binária. Praticamente o vale todo.
Enfim, no final das contas me faltam palavras para expressar o quanto eu amei esse livro e o quando ele foi importante pra mim. Foi ele que me fez decidir que vou ler absolutamente tudo que a Alice Oseman escrever.
Meu novo confort book ?
cecília 01/08/2022minha estante
que amor de resenha!!

giih carstairs 04/08/2022minha estante
obrigadaaa ?

Nico63 21/10/2022

Com Amor...
"Eu ainda tinha dias em que eu não estava super confiante sobre a minha sexualidade, apesar de todos os outros dias nos quais eu me sentia orgulhosa e grata por saber quem eu era e o que eu queria... Talvez muitas pessoas se sentissem assim sobre as próprias identidades. Talvez só demorasse um tempo."

Obrigada Lice, por esse livro maravilhoso. É muito bom ver que a comunidade está sendo cada vez mais conhecida e compreendida, e que nunca estamos sozinhos! Sem amor está oficialmente na minha lista de livros favoritos, assim como o Clube do Scooby-Doo e de Shakespeare também são meus confort characters ?

Maria 29/01/2022

SIMPLESMENTE PERFEITO
o grito fino (@doralirio) que eu dei quando terminei esse livro!!!!! é INCRÍVEL APENAS O MAIOR MELHOR SUPERIOR
Lanna 29/01/2022minha estante
Parece muito bom, a capa é bem bonita pelo menos

Maria 29/01/2022minha estante
é ótimo!!! quando tiver oportunidade de ler - sério - leia, tô ansiosa pra ler rádio silêncio da Alice tbm

Guilherme 17/11/2022

Sociedade de Shakespeare
É um livro bom, muito bem feito (oq eu já esperava vindo da Alice Oseman), gostei bastante, mas confesso q do começo até boa parte eu me estressei com algumas ações das personagens oq me fez me irritar com o livro, mas isso não significa q seja ruim, até pq essas ações eram de certa forma bem justificáveis. De qualquer forma, não vou dar a mesma nota que dei para outros livros pq não gostei na mesma intensidade, mas num geral é bom sim e recomendo lerem (principalmente quem gosta de teatro ou faz parte da comunidade lgbtqia+)

Cinara... 04/09/2023

" Conseguia imaginar tudo aquilo. Um futuro. Um futuro pequeno, e não para sempre, mas, ainda assim, um futuro."

Era nada mais e nada menos que eu esperava da autora após ler Heartstopper, os dois livros anteriores me decepcionaram muito, não parecia ser a mesma autora. Já fui desanimada para Sem amor, mas que grata surpresa, é impossível não se conectar com todos os personagens, toda a busca da Gerogia de se conhecer melhor, toda a realidade de uma amizade que pareceu realmente real. Sem amor ganhou todo meu amor...

Belinha 21/11/2023

Sem Amor - Alice Oseman
Georgia nunca teve um crush, nuca se apaixonou, nunca beijou ninguém, e ela se sente mal por isso. Mas ela tem esperanças de que um dia ela vai encontrar o amor da sua vida.
Ela muda de cidade para ir para a faculdade com seus melhores amigos, afinal ela quer conhecer gente nova e ela tem a certeza de que encontrará alguém que fique do seu lado e a aceite do jeito que ela é, mas será que vai ser tão fácil assim?
Ela enfim descobre que seu melhor amigo é apaixonado por ela, e ela acaba chamando-o pra sair, mas o que ela não sabia era que esse seria o pior erro da sua vida. Ela vai ao encontro, mas descobre que não gosta dele do mesmo jeito que ele gosta dela. Ela acaba se sentindo muito sozinha mesmo no meio de muitas pessoas. Ela descobre o que está acontecendo com ela e tenta consertar as coisas, mas nada sai como o planejado. Ela se descobre assexuada arromantica e tenta entender o que ta acontecendo pois isso é muito novo pra ela.
A autora passa a ideia de que existe vários tipos de amor seja de irmão, pais, filhos, amigos, tios etc. E que qualquer forma de amor é amor. Então ame, só ame!!!!!
Fiz várias reflexões depois que li o livro, muita coisa a se pensar. Eu descobri coisas que nem eu mesmo entendia. É incrível (não no bom sentido) descobrir que vivemos em um mundo muito fechado pra certas coisas e que existem pessoas mais fechadas ainda. É difícil saber que ainda exista pessoas tão preconceituosas no mundo em pleno século XXI. O apoio da família é muito importante nesse processo de entendimento. Esse é o tipo de leitura que deixa o coração quentinho e cheio de amor.