Sem Amor

Sem Amor Alice Oseman

Resenhas - Sem amor

@emcadacapa 17/01/2023

???
É incrível como a Alice Oseman consegue criar personagens e situações que de alguma forma tocam fundo em nossa nostalgia, certeza vivemos algo do que é colocado nas histórias dela, e isso nos deixa de coração quentinho.

Sem Amor retrata, de forma bem bacana, uma protagonista Assexual Arromântica. Aqui, Alice Oseman vai mostrar a evolução de Georgia, o processo inicial de se entender e se aceitar em relação a sua sexualidade, também fala sobre a pressão social para com relacionamentos. Uma história bonita, divertida, reflexiva e que ensina bastante.

Uma das coisas mais lindas dessa história é a amizade, o quanto você precisa de amigos, sejam eles de longa data ou os bons e novos que se tornam tão importantes. Para mim esse é o ponto alto do livro, as relações entre amigos.

Essa história é daquelas que você pode ficar meio assustado pelo número de páginas, mas que quando começar a ler vai fluir tão bem que não vai sentir o tempo passar, eu chamo isso de magia Oseman.

? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Ama histórias de amizades verdadeiras.
? Gosta de livros que ensinam bastante.
? Quer ficar com o coração quentinho no final.

Isa!! 28/07/2022

Alice nunca erra!!
Esse livro é um dos meus favoritos.
Foi o segundo que li de Alice e depois desse li outros e minha conclusão é: Alice nunca erra.
Esse livro tem uma escrita muito boa, os personagens são incríveis, as histórias deixam o coração quentinho e a representatividade é incrível.
É maravilhoso como uma pessoa aroace ler livros com essa representatividade.
Uma coisa que me deixou muito feliz foi que tem representatividade aroace e não binária (o que sabemos que é um tanto complicado de achar, principalmente aroace, pois não é muito conhecido).
Esse é um dos livros que eu acredito que deveria ser obrigatório ler, aprendi muito com ele.
Incrível, perfeito e maravilhoso.

haidy 15/03/2022

ótimo no que se propõe, mas só nisso
como disse no título, o livro cumpre seu papel no que se propõe que é retratar a mente de uma pessoa aro ace em fase de descoberta, seus questionamentos e inseguranças. nisso não há pontos negativos, é bem explicativo e até didático, contendo muita representatividade em todo o aspectro lgbtqia+.
de resto, considerando a história, personagens e acontecimentos, pouca coisa me agradou.
não consegui me conectar com nenhum dos personagens, sempre que eles tavam começando a ser legais e ter um pouco mais de profundidade alguém fazia alguma merda incompreensível e sem noção e criava conflitos de 200 páginas que poderiam ser evitados com um pouco de senso ou um pedido de desculpas.
(sério, essa parte me irritou muito, todo mundo faz merda o tempo todo e pisa nos sentimentos dos outros e não rola um pedido de desculpas decente até 95% do livro, enquanto isso a protagonista tem milhões de devaneios sobre como a amizade é importante blá blá blá)
achei que iria me apaixonar por esse grupo de personagens e só tive a sensação de que todos parariam de se falar em 3 meses no máximo (principalmente um certo casal que eu botei bastante expectativa e terminei achando que elus não vão aguentar 2semanas juntes.)
fui com muita expectativa porque amo a alice mas esse não rolou muito pra mim
Nick 03/05/2022minha estante
Muita parte é pra encher linguiça

haidy 03/05/2022minha estante
achei tb, a maioria dos conflitos é sem sentido

Dedicatorys0 06/12/2022

"Sem amor(o livro que retrata o amor da forma mais linda)"
Sem sombras de dúvida um dos melhores livros que li esse ano. Eu sou suspeita para falar dos livros da Alice Oseman, pois, sou cadelinha dessa mulher.
Esse livro retrata o amor da forma mais linda que já li. Esse livro nos mostra que o amor maior(não é somente o amor romântico ou de mãe), o amor vai muito além disso e cada um vivência o amor de uma forma. Foi a 1° vez que me senti totalmente em uma personagem. Representatividade importa muito, importa dms! Ele fala sobre assexualidade e Arromanticidade(e como o amor também está presente na vida das pessoas Aro-ace).
5? e ??(favoritado)

Unyku0 12/07/2023

Eu achei o livro simplesmente perfeito! Eu tô sem palavras. Alice sabe muito bem como escrever um livro bom?

Por mais que eu tenha demorado uns 2 meses pra ler, eu fico feliz de ter acabado. Foi uma leitura mt boa. Eu só demorei pq eu acabei lendo outros ao invés desse?? mas né.. coisas da vida.

Enfim, o livro é perfeito! Queria que houvesse mais livros com representatividae aro-ace.

Tirando o fato de que minha leitura nao fluiu tanto, no final eu acabei ficando mais interessado. Sinceramente, eu amei! Amo todo o Osemanverso. Obrigado por existir, Alice??

eelis 17/09/2022

alice onseman eu te amo
classificação:+14
gatilhos: ( acearofobia internalizada, aroacefobia verbal, Atitudes ace/arofobicas deliberadas, atitudes acidentalmente ace/arofobicas devido a ignorância/ falta de conhecimento sobre o espectro, referências sobre relações anteriores abusivas e intimidação anterior/bullying!!!!)

nota:5/5??fav

Sem amor é um dos melhores livros q já li esse ano, ele conta a história de descoberta aroace da protagonista Geórgia ( Q É SIMPLESMENTE INCRÍVEL)
Alice conseguiu deixar o livro super fluido e a história é muito boa.
Os personagens são super bem desenvolvidos em quase todos os aspectos, tipo eles tem problemas tb abordados dentro do livro oq não foca sooo na Geórgia mas os pensamentos e o principal da história em si foca nela.
A evolução dos personagens ao longo do livro é incrível de acompanhar, principalmente sobre ver a Geórgia se descobrindo e se aceitando aroace

De vdd esse livro é muito perfeito, me ajudou a me entender como aroace( no caso eu já tinha suspeitas sobre passei 2 meses encalhado nesse livro com minhas dúvidas, passando pela mesma situação que a Geórgiakk) oq foi uma coisa bem difícil, não posso dizer q me aceitei como aroace pq nao aceitei totalmente, mas é mais como se eu soubesse e tratasse isso como uma realidade.
Ver a Geórgia ali se odiando e tentando ser uma coisa que ela não era me deixou muito nervosa pq eu tava me identificando demais.

Eu nunca me identifiquei tanto numa situação q a personagem tava passando. Entao muitíssimo obgd alice, por ter feito um livro tão bom com uma representatividade quase nunca falada ( pelo menos no booktok br) nem nunca comentada em livros.

Isso é tão real, o booktok é obcecado por romance num nível-
não q nn possa querer ter um romance e td mais, porém endeusam TANTO o romance/ hot literalmente, um livro de fantasia geralmente só tem trecho do casal e é isso. Mesmo q nn seja o foco principal, e tá td bem só q esse exagero por romance ( a mídia tb etc) acaba dificultando a aceitação de ser aro/ace, como tem um trecho do livro falando disso:

?Eu estava com raiva de todos os casais por quem eu passava na rua. Todas as pessoas que eu via que passavam de mãos dadas, todos os casais por quem eu passava no corredor, que flertavam na cozinha. Todos os casais que eu via trocando carícias na biblioteca ou na cantina. Todas as vezes que um dos meus autores de que eu gostava postava uma nova fanfic.
Eu estava com raiva do mundo por me fazer odiar quem eu era. Eu estava com raiva de mim mesma por deixar que esses sentimentos arruinassem minha amizade com as melhores pessoas do mundo. Eu estava com raiva de todos os filmes de romance, todas as fanfics, todos os casais perfeitos e idiotas que tinham me feito ansiar por encontrar o romance perfeito. Era por causa disso tudo, sem dúvida nenhuma, que essa nova identidade parecia uma perda, quando, na realidade, deveria ter sido uma linda descoberta.

No fim das contas, o fato de eu estar com raiva disso tudo me fazia ficar com mais raiva porque eu sabia que eu não deveria ficar com raiva nenhuma dessas coisas. Só que estava com raiva, e estou tentando ser sincera ok? Ok.?

Esse trecho é a coisa mas real dentre os aroace, ter mt romance ne um livro ou pouco não tem problema nenhum! Só quis mostrar uma outra realidade que com certeza é RARAMENTE falada em livros.

Uma das melhores coisas que eu gostei nesse livro foi que não focou mt no romance( só tinha o romance dos outros personagens mas não o da protagonista) e ficou mais na amizade em si, oq eu achei bem legal.

A única coisa q faltou nesse livro foi na minha opinião msm se aprofundar um pouco mais sobre os vários tipos de aroace
E q aroaces podem namorar, podem ter relações do tipo queer platônicas tb ( q significa q não é romântica/sexual e não é amizade!)
Pq existem vários aspectos dentro desse espectro, no caso da Geórgia ela é aroace estrita ( que não sente nenhuma atração romântica/sexual)
Mas aroaces estritos tb podem ter relações queer platônicas! Ou não, vai depender de cada um.

E aroaces podem sim namorar, assexual: pouca ou nenhuma atração sexual
arromantico: pouca ou nenhuma atração romântica.
Dentre isso existem

FINALMENTE TERMINOU

eelis 17/09/2022minha estante
@Yasmim.Queiroz SIMM?

cecília 17/09/2022minha estante
AAAA que resenha perfeita!! concordo com o que vc disse sobre o booktok br

eelis 17/09/2022minha estante
@Cecília AAA OBGDD???

Lore 06/01/2023

eu gostei da leitura, mas acho que falta alguma coisa, não nego que o livro ganhou pontos por tratar a assexualidade, mas fora isso é um clichê cheio de dramas e decisões horríveis por parte dos personagens.

n4namilk 18/10/2022

esse livro é incrível!
eu estou totalmente apaixonada por esse livro. O tema foi super bem trabalhado e desenvolvido, eu como assexual me senti tão representada, porque passei por todos os dilemas da protagonista. Sério, representatividade é tão bom, eu estou em êxtase!
Os personagens também foram bem desenvolvidos, a relações deles me deixou tão boba é o tipo de amizade que eu queria ter com alguém. Eu adorei tudo nesse livro.

kote 03/01/2022

georgia warr eu te amo
não tava botando muita fé nesse livro já tinha tentado antes ler outro livro da autora e fiquei travado sem conseguir passar do prologo porque achei um saco !
e livro de autodescoberta no geral não me agrada muito e que dirá um que retrata uma garota aroace sofrendo aroacefobia e se forçando a fazer algo que não quer
acontece que não é só sobre isso!!!!!!!!
a amizade é o ponto mais alto do livro sem dúvida nenhuma pls é lindo ver eles interagindo desde o colegial até a universidade e conseguindo se manter unidos mesmo com os problemas
além disso, eu me via muito na georgia o tempo inteiro
no que ela pensava, falava, fazia e deixava de fazer
chegou um momento que pensei seriamente que isso só poderia significar que o problema era eu? mas não era, óbvio que não
enfim muito bom eu recomendo pra qualquer um leiam esse livro incrivel !

Paula1630 18/06/2022

Um livro com personagens únicos e muito cativantes, a autora aborda a assexualidade de forma sensível e bem trabalhada, o assunto não é jogado ou mencionado de forma superficial.

Livie 24/08/2022

-w
Será que um dia eu vou encontrar o amor?

Meu primeiro livro que vejo a escrita da alice e tenho que dizer que coisa boa de ler, uma escrita muito fluida e boa de ler e com uma história que identifiquei a cada minuto que lia, com personagens muito cativantes e fácil de se apegar, uma história que mostra a amizade e como nem sempre é fácil se aceitar.

Mellodenys 13/08/2022

Tema abordado com muita responsabilidade!
Esse livro, na minha percepção seria o sucessor de Rádio Silêncio, segundo livro da autora.
Esse livro é certamente um dos livros que mais me surpreendeu em termos de condução do assunto sobre sexualidade e afetividade. Ele apresenta o tema da assexualidade de forma tão genuína e sensível que é muito informativo.
Novamente a autora prova que não precisa de plow twists incríveis para uma história ser envolvente. Até de certa forma o livro é bem previsível, porém, vale muito a experiência de conhecer os personagens e os desfechos de cada um.
Recomendo muitíssimo a leitura, e ainda mais ler na sequência, pois faz muito mais sentido algumas ?piadas internas? da autora, e até mesmo algumas cenas e lugares em que a história se passa.
Biagventura 13/08/2022minha estante
amo esse!!!

Thay 07/04/2022

Sem Amor!
Esse livro é muito gostosinho de ler (como tudo de Alice Oseman) e a história e os personagens são uns amores. Recomendo demais!!!
Além de que é um livro muito necessário pra mim, enquanto pessoa assexual arromântica, porque a gente tem pouquíssimas obras que nos representam e ver isso feito de forma tão boa e por uma pessoa da comunidade é muito bonito!
Os livros delu retratam muito bem o amor e amizade e as lutas e inseguranças da passagem da adolescência pra vida adulta. Me identifiquei bastante com várias coisas, tanto da auto descoberta da sexualidade, quanto das crises de "tô na facul, e agora o que faço da minha vida?!?! aaaaaa" kkkkk
Também achei muito legal que elu faz muita conexão com artes nos livros (aqui com teatro e musicais, em Rádio Silêncio com podcasts)

"Dê aos seus amigos a mágica que você daria para o romance. Porque eles são tão importantes quanto. Na verdade, pra gente, eles são muito mais importantes."

Leehrz 15/07/2022

Ok. Fiquei super empolgada quando descobri a existência desse livro, porque é extremamente difícil de encontrar a arromanticiadade e a assexualidade no plano principal.
Como uma pessoa ace, me senti feliz por ver representatividade e por conseguir me relacionar com várias coisas que aconteciam na história, porém? arrastei esse livro.
A escrita é tranquila, mas comecei a ficar incomodada com algumas atitudes dos personagens até o ponto de nem sentir vontade de continuar lendo.

Joana 14/12/2021

Uau caras
Que livro extraordinário!!

Personagens ótimos, historia bem escrita e desenvolvida. Enfim, lindíssimo.

A Alice sempre se supera, e Sem Amor é tão tão que fiquei?!?!!!!!

Ok, temos a Georgia que acabou de sair do ensino médio (como eu!!!) e está indo para a faculdade. Georgia nunca gostou de ninguém e por consequência também não ficou com ninguém.

E aí é o ponto, Georgia até quer beijar pessoas, mas o ato para ela não é muito apreciável.

E colegas, é isso aí. Georgia vai tentar entender melhor quem ela é e o que quer.

Então, sobre os personagens:
Sunil e Jason são meus bebês, mesmo. Eu adorei a personalidade de cada um deles e enfim, amei.

A Rooney é uma das personagens que tem um desenvolvimento bem bom, então achei interessante a história dela

E a Pip é a Pip.

Boa leitura.