1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Vitorugo 02/08/2023

Independência ou Morte?
Nos mesmos moldes de seu antecessor (1808) o livro é bem didático, explicativo e acessível. Mitos são descontruídos, justiça é feita aos verdadeiros heróis da independência José Bonifácio de Andrada e Silva e Maria Leopoldina da Áustria.

Denise Ximenes 16/07/2023

Uma pesquisa minuciosa
Começo a considerar Laurentino Gomes como um escritor essencial. O cara teve um trabalho absurdo em detalhar a nossa história e não por acaso, ele coleciona prêmios Jabuti!

Neste 1822, ele descreve as guerras pela independência; destaca a importância de pessoas de alto quilate, como Maria Quitéria, Frei Caneca e José Bonifácio.

Tivemos a Revolução Francesa e a Independência Americana como eventos inspiradores para que a nossa também fosse alcançada.

Dom Pedro I foi, em muitos momentos, um tosco, mas é inegável a determinação do cara - que insurge contra o próprio pai, o rei Dom João VI, ao decidir ficar; e contra o irmão, o príncipe Dom Miguel, na luta pela definição de uma monarquia constitucional.

A maçonaria, 'sustentáculo dos liberais', teve papel importante no nosso processo de independência e nas lutas contra os absolutistas.

José Bonifácio era um abolicionista convicto: "Como poderá haver uma constituição liberal e duradoura num país continuamente habitado por uma multidão de escravos brutos e inimigos?"

Cinco estrelas! ?????
Se querem relembrar nossa história em detalhes, apenas leiam!

Roms 12/07/2023

Os dois lados da independência.
Uma leitura que superou um pouco minhas expectativas, não é "divertida" mas se torna interessante pelos fatores que ela vem a mostrar.
O autor conseguiu mostrar muito bem as várias faces de D.Pedro, sem todo o glamour que envolve a independência que nos é contada na escola durante nossa vida. Aquilo que seria "O grito do Ipiranga" nada mais foi do que primeiro uma confissão de um ser humano normal, com medo do destino. Diferente do grande cavalo em que estava na pintura de Pedro Américo, o príncipe-regente estava montado num pequeno burro, conforme constam os relatos contidos no livro, outro relato também conta que o príncipe era muito mulherengo e boêmio. Leopoldina e José Bonifácio, personagens que ficam um pouco esquecidos na história me surpreenderam também, quando soube que foram eles
que escreveram a carta da independência, o D.Pedro só precisou assinar. É um livro muito bom pra quem gosta de história, mas talvez pra mim, a ficção seja um pouco mais atrativa. É frustrante ler que o Brasil já era um país conhecido pelo seu "jeitinho brasileiro" de ganhar vantagem em cima de vendas a compradores de outros paises e perceber que o Brasil depois de 500 anos permanece o mesmo.

looh_36 08/06/2023

Nossa Brasil
O livro fala muito bem sobre todo o processo de independência do Brasil, tanto antes, durante e depois, e não somente sobre essa relação de Brasil e Portugal, mas os outros fatores que estava rolando, principalmente da França, já que era um fator que afetava tanto Portugal e Brasil.

Gostei apesar de ser uma leitura um pouco cansativa, mais um que posso riscar da meta.

giulia143 25/05/2023

"Um país que tinha tudo para dar errado"
Desde do começo do livro fiquei com essa frase na minha cabeça porque sim, o Brasil desde que foi invadido por colonizadores mostrava sinais que não daria certo.

a leitura desse livro aumento meu conhecimento e minha curiosidade para saber mais da história do nosso país e proporcionou conhecimento de momentos importantes (Independência do Brasil, o Golpe da Maioridade, citações de várias revoltas etc).

recomendo muito esse livro para quem gosta de história e principalmente aquela que se refere ao nosso país, a época do início do império.

Brunabsss 08/05/2023

1822
Um livro bem didático, fácil de entender e conta fatos muito bons sobre a estada da família imperial no Brasil, gostei muito e é um livro que com certeza voltarei a reler.

Georgia.Paula 02/05/2023

Aprender sobre o passado para entender o presente.
Em 1822 Laurentino Gomes conta os eventos que antecedem e procedem o grito da independência nas margens do Rio Ipiranga. Com uma linguagem simples e objetiva, fica claro para o leitor por mais leigo que seja no assunto entender muito bem.
Na minha época de escola, escola pública na região do grande ABC aprendi muito pouco sobre a história do Brasil. Por exemplo, não sabia que para o Brasil ser independente, foi a custo de muita guerra e sangue, nos ensinavam que Dom Pedro deu o grito e pronto, ok Brasil livre. E isso está muito longe da verdade. Assim como a situação Brasil x Portugal extremamente delicada. A participação essencial da D. Leopoldina para a independência.
Não sei como está o ensino de história nas escolas públicas atualmente, mas a escrita do autor assim como 1808 mostra que dá pra ensinar história de forma atraente. E acredito que o ensino da nossa história é essencial para a formação do carácter.
Também sei que 1822 não é um livro didático, mas lendo ele, dá vontade de estudar mais profundamente nossa história.
Ansiosa pra o próximo livro do autor, 1889.

Lilian.Inoue 05/04/2023

Pedro
Como seria o Brasil, sem Dom Pedro? Melhor ou pior?? Adorei a leitura, mostrou um "Pedro", além da "independencia ou morte "!

Daiani.Cris 05/04/2023

A história que não te contaram/contam/contarão
Confesso que ler esse livro foi bem difícil.
Diferente do primeiro livro (1808), esse não é tão interessante e eu patinei por diversas vezes durante os 3 meses que demorei pra ler esse livro (cheguei a parar, ler outro livro, pra conseguir voltar a leitura desse, mas desistir... NUNCA!)
Porém, apesar da leitura devagar, é um livro muito rico, com informações que eu tenho certeza que nunca te passaram, e que nunca vão passar, por não serem tão "bonitos" pra história do país.
De qualquer forma, é um ótimo livro sobre o que fomos e pra entender a forma como nos tornamos.

lice46 01/04/2023

Li para fazer um trabalho da escola, muito bom, explica bastante da história da independência do Brasil e dos personagens que fizeram parte desse acontecimento.

danimite 28/03/2023

Um livro riquíssimo em detalhes e excelente assim como o primeiro volume 1808.
É triste nos darmos conta que conhecemos pouco ou quase nada sobre a verdadeira história de nossa nação, bem como os personagens que dela fazem parte.
Nesta obra Laurentino explora o contexto social e político da época da independência do Brasil e traz inúmeras informações sobre os homens e mulheres que envolvidos nesse que é um dos principais acontecimentos de nossa recente história.
Desmistifica a aura de herói de Dom Pedro I e mostra como ainda cultivamos a raiz escrevagista e elitista até hoje.

Spy Books Brasil 20/03/2023

Onde tudo começou
Eu tive a honra de ter Laurentino Gomes como meu primeiro chefe no Jornalismo. Com ele aprendi a ser detalhista ao extremo e a ter cuidado rigoroso com o texto. Regras que ele aplica a exaustão em sua obra como escritor. Ao ler estes livros da série sobre a formação do Brasil, não deixo de me surpreender com o quão pouco a gente aprende sobre a nossa própria história na escola!

Gustavo56 14/03/2023

Uma história breve, porém complexa
Simplesmente magnífico, sem dúvida os melhores do ano, mal vejo a hora de começar a ler 1889.
Basicamente está trilogia deveria ser obrigatória para todos os amantes da literatura e principalmente para quem gosta de história, a cada a página vc se envolve com a trama e os personagens, o que deixa tudo melhor é vc saber que tudo isso realmente aconteceu. Por fim, faz crescer o senso de patriotismo, uma paixão pelos personagens, história e pela nação.
????

TH HISTORIADOR 06/03/2023

Ctrl+C e Ctrl+V de outros autores.
Um livro rico em detalhes históricos, mas que demanda confrontamento com outras fontes. Na realidade, é um livro que reúne partes de outros livros de história do Brasil e de Portugal com uma linguagem do cotidiano popular. O enredo não segue uma ordem específica, muitas vezes encontramos repetições, outras vezes o texto vai muito adiante e volta para o exposto no início ficando um vácuo. Literalmente o sucesso de vendas se deve ao bom marketing e ao alto investimento em anúncios. Pois, não encontrei nenhuma novidade. Para quem gosta de revistas de fofocas, este livro é a similaridade da época.
Meu canal do YouTube: @PolitizandoPolemizando
#th_historiador

lifeofbeu 24/02/2023

Livro maravilhoso
Livro maravilhoso que retrata muito bem o que foi Aquela época contando nos seus mínimos detalhes tudo que aconteceu. Uma leitura fácil de entendimento com uma ordem cronológica que auxilia muito quem não sabe muito sobre como foi o processo de independência.