1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Rinaldo 23/02/2023

1822
Uma forma de vermos de fato o que aconteceu nesta época. De acordo com uma pesquisa ímpar, minuciosa. Rica em detalhes com a chancela Laurentino Gomes.

Romeu Felix 18/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento do livro "1822" de Laurentino Gomes

Referência bibliográfica:
GOMES, Laurentino. 1822: Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D.Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010.

Resumo:
O livro 1822 conta a história da independência do Brasil a partir de uma abordagem que destaca a presença de alguns personagens importantes nesse processo. O autor enfatiza a participação de D. Pedro I, a princesa Leopoldina e o escocês John VIesque como figuras centrais para o desfecho do processo de independência. O livro começa com uma visão geral do Brasil e do contexto histórico em que a independência se desenrolou, passando então para a chegada da família real portuguesa no país e as consequências políticas e sociais dessa chegada. O autor também discute as ideias de autonomia que começaram a surgir na elite brasileira no final do século XVIII e início do século XIX, bem como as tensões políticas que surgiram entre Portugal e o Brasil no período. O livro cobre eventos importantes, como o famoso "Dia do Fico", a criação do Conselho de Estado e a convocação da Assembleia Constituinte, que levaram à independência do Brasil em 1822.

Assuntos abordados:

História do Brasil
Processo de independência do Brasil
Contexto político, social e econômico do Brasil no início do século XIX
Personagens históricos: D. Pedro I, princesa Leopoldina, John VIesque
Comentários:
O livro é uma leitura bastante acessível para quem quer conhecer a história do Brasil e do processo de independência de forma mais detalhada. O autor apresenta fatos e personagens históricos importantes com uma linguagem clara e envolvente. A obra também é interessante para entender as tensões políticas e sociais que estavam presentes no Brasil e em Portugal no período e como esses fatores influenciaram a decisão de se tornar independente. Em resumo, 1822 é uma leitura obrigatória para quem quer conhecer a história do Brasil de forma mais aprofundada.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
Luigi Cristofari 19/02/2023minha estante
Escutei 1808 e 1822 em áudio livros. Eles foram livros que me mudaram o desinteresse pela história do Brasil, hoje vejo com outros olhos nossa história graças a esses dois livros! Boa escolha!

Guilherme.Oliveira 14/02/2023

O livro é ótimo.
Mas acho que o primeiro teve um ar mais cômico, por incrível que pareça.

Sensação que os "personagens" do primeiro (1808) são mais caricatos!

Karine.Godoy 11/02/2023

Perfeito
Uma leitura prazerosa. A linguagem ajuda muito. O texto é agradável, a gente não sente que está estudando história, lendo como se fosse um romance de época. Gostei muito, assim como 1808, e já comprei 1889 para ler na sequência. Recomendo.

Daniel.Ribeiro 06/02/2023

Um dia histórico que muitos nem vão conhecer.
Não tem como explicar que alguns brasileiros ainda resistem em ter o hábito da leitura, ainda mais quando se trata de fatos históricos, muitos nem sabem descrever ou cogitam ter algum conhecimento da nossa história.
Entre os principais acontecimentos, muitos dos personagens deste momento histórico vivido por eles, em alguns deles não passaram de coadjuvantes nos relatos principais, e que poderiam, com certeza, terem seu próprio relato divulgado em um livro.
É importante ressaltar que à época haviam vários tipos de habitantes do Brasil, portugueses, brasileiros, índios, negros escravizados, por causa da crescente expansão que vivia o país, já que era boa terra de oportunidades depois que D. João VI veio para a então colônia de Portugal, e estabeleceu aqui um reinado.
Então, entre acordos e algumas batalhas vencidas, D. Pedro que sempre teve aptidão para batalhas, desde a infância, conseguiu, ainda jovem, dar o famoso e aguardado grito de independência.

Andre 05/02/2023

Independência ou morte
Laurentino Gomes escreve de forma leve, mas ao mesmo tempo profundamente embasada sobre a história da nossa independência, tornando humanos aqueles personagens que fazem parte do nosso imaginário e história a nossa apresentados nos brancos escolares da forma mais rasa, infelizmente.

O Brasil tem uma história interessante, repleta de figuras quase místicas, que não podem ser classificadas como heróis ou vilões pelos seus atos e ações. São humanos que cometem erros e acertos, mas cujos atos marcam fortemente os caminhos seguidos pelo nosso país até onde chegamos.

Em 1822, Laurentino nos conta sobre os fatos e personagens que fizeram nossa independência, mostrando suas índoles, fragilidades, forças e humanidades!

Caio 26/01/2023

Necessário e interessante
Todo brasileiro deveria conhecer um pouco da sua história, retrata 200 anos atrás, com heranças de ações que parecem até atuais?

QUEIJO460 18/01/2023

Um livro importante para você, brasileiro.
Muitos de nós se concentramos muito mais em aprender a história de países de fora em vez de o nosso de origem, coisa que não está certa, mas é muito comum.
O livro tem a linguagem fácil e me apresentou mais do que a escola ofereceu sobre a história desse evento tão importante para todos nós. Uma edição muito bonita e caprichada, com ilustrações de Rita Bromberg Brugger.

Marcela.Nogueira 14/01/2023

1822
Laurentino Gomes, brilhante como sempre. Li a segunda edição, ampliada e revisada, o que deixou a obra mais suculenta. É incrível mergulhar nos bastidores da Independência do Brasil e ver como as histórias daqui e de Portugal se entrelaçam. Também descobrimos mais do lado humano dos personagens que ajudaram a formar o nosso país. Foram momentos tão difíceis quanto cruciais. Se o Brasil seria um país melhor caso outros rumos fossem tomados, nunca saberemos. Gosto de pesar como os hindus: "Tudo aconteceu da única forma possível".

Jorisdana 12/01/2023

Sem palavras, 5????? e favoritado
Já é um dos melhores do ano.
Laurentino Gomes tem a incrível capacidade de falar de história como se fosse uma grande fofoca. Eu amei muito. Tô ansiosa pra ler o 1889, Segundo Reinado é minha parte favorita da história do Brasil.
Emyllaynny.Freitas 13/01/2023minha estante
??

mariksj 10/01/2023

muito bom!
depois de 1808 fui direto ler 1822.

aprender sobre o processo de independência do Brasil foi muito bom. muita coisa foi esclarecida na minha cabeça e a ideia de uma independência gloriosa foi desfeita na minha mente. obtive muito conhecimento.
o livro é leve, embora trate de temas históricos.

recomendo!

Lurdes 27/12/2022

De uns tempos para cá estamos tendo (enfim) a oportunidade de conhecer nossa história através de documentos, relatos e livros que trazem à luz os fatos como de fato ocorreram.
Durante muito tempo nossa história foi contada sob o ponto de vista masculino, branco, burguês, ignorando e apagando figuras fundamentais que fugissem aos padrões estabelecidos.

Uma destas obras, que busca revisitar e recontar a história do Brasil é 1822, de Laurentino Gomes, que tem dedicado os últimos anos a uma profunda e séria pesquisa que já deu como frutos: 1808, 1822, 1889, Escravidão I, II e III.

Por conta do bicentenário da Independência comecei a leitura de suas obras por 1822, mas já estou com os outros livros dele aqui e vou seguir lendo.

Laurentino escreve com a mesma fluidez e simpatia com que fala.
Apesar das vastas referências em que se baseou, em nenhum momento a leitura parece didática ou maçante.
O autor tem o dom dos bons contadores de histórias e alterna fatos políticos super relevantes com fofocas de bastidores do reino.
Uma delícia de leitura, agradável e necessária.
Precisamos conhecer nossa história para compreender quem somos enquanto nação, enquanto cidadãos.
Vamos conhecer mais sobre Maria Leopoldina, José Bonifácio, Maria Quitéria, sobre o próprio D. Pedro I e tantos outros personagens.

gustavo244 21/12/2022

Último livro do ano
Gosto muito da narrativa dos livros do Laurentino, elas me deixam completamente vidrado e imerso na história que é contada e sempre tem umas curiosidades bem interessantes.

Elisa 12/12/2022

1822
Eu acho um livro bom para entender mais sobre o assunto, mas acho que as vezes ele foca demais na figura de D.Pedro I e acaba deixando de lado outras coisas que são bem importantes, como o poder moderador e etc.

Marcos5813 30/11/2022

Independência ou Morte!
Bom livro do jornalista e escritor Laurentino Gomes, que com mais os livros 1808 e 1889, formam a trilogia que narra o período da Corte Portuguesa no Brasil, fugindo de Napoleão Bonaparte, com suas guerras contra as monarquias absolutistas, da Independência do Brasil de Portugal e a Proclamação da República. O autor, baseado em intensa pesquisa bibliográfica, rica em detalhes, faz de forma destra, uma narrativa dos acontecimentos que antecederam e sucederam por volta do ano de 1822, nas margens do rio Ipiranga, o grito de independência do Brasil, então ainda colonia de Portugal. O livro faz de forma feliz um apanhado dos costumes e da época, que centrada na pessoa do Imperador Dom Pedro I, traz consigo um avivamento das figuras importantes do período. Como o patrono da Independência, contemporâneo e amigo de Dom Pedro I bem frisou, José Bonifácio, apenas pessoas comuns morrem, as de espírito é legado a posteridade. Excelente leitura.