Órbita de Inverno

Órbita de Inverno Everina Maxwell

Resenhas - Órbita de Inverno

Danilo.Andrade 14/09/2022

Achei a história boa, mas não consegui me conectar com o universo e os personagens, e várias vezes achei a narrativa lenta e a política da história meio confusa. Talvez li no momento errado, pretendo reler no futuro.

Babi 04/09/2022

Timing errado e muita política
Eu não sei se eu peguei o timing errado pra ler esse livro, porque eu realmente estava muito interessada em ler quando ele saiu. Mas acho que eu peguei um livro muito denso e saindo de uma ressaca literária, não deu muito certo. Aqui a política é bem forte e eu me perdi durante muitas partes, porque eram intrigas demais, problemas até o pescoço e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Foi muito difícil assimilar tudo de uma vez. A história é muito boa, apesar do tanto de política que me confundiu muito, os personagens são muito bem construídos e todos eles tem ali um desenvolvimento durante a narrativa, tem um bom pano de fundo e faz sentido eles estarem onde estão e agindo do jeito que agem. A escrita da Everina também é extremamente envolvente, mas por conta da ressaca por muitos momentos eu ignorei tudo o que estava acontecendo. Adorei o desfecho da história, o romance do Kiem e do Jainan, apesar de migalhas dele, foi muito bem construído, mas apesar de tudo de bom na história eu não consegui aproveitar ele 100%.

Larissa Tabosa 30/08/2022

Que coisa mais linda!! Total e completamente rendida por Jainan e Kiem, que casal mais perfeito, mais cheio de química, mais lindo... Sério, sabe o coração? Quentinho!

Mas assim, correndo riscos de dar uma de Kiem, confesso que não tenho inteligência suficiente para toda a parte política. Na minha cabeça foi um emaranhado de coisas meio aleatórias e complicadas. Apenas e tão somente por isso não dei cinco estrelas. Sim, eu tirei meia estrela de um livro por causa da minha completa falta de inteligência, mas sou feliz, isso que importa.

Preciso dizer que estou totalmente apaixonada pela Bel também. Que personagem maravilhosa! Ela é f*da. Uma vibe bem Hermione (convenhamos, sem ela, meio que Harry e Rony teriam morrido no primeiro livro). Queria um livro só dela, sabe. Sei lá, só queria.

Ah, o mistério de quem era o culpado, apesar da minha total falta de inteligência, era bem fácil de adivinhar, principalmente depois daquele segundo acidente lá. E adorei o vilão ser bem vilão de história infantil que em determinado momento conta todos os planos para os mocinhos.

Taam, seu bandido miserável! Mais um daqueles personagens que odeio tanto a ponto de querer entrar no livro e surrar até a morte, de novo. No caso, ressuscitaria o desgraçado e mataria de novo, com muita crueldade, colocaria em prática todas as nojeiras que o Rafael Montes descreve.

Enfim, acredito que se você for assim como eu (meio burra) vai amar o livro, desde que ignore boa parte da parte política ou apenas sorria e acene quando não entender algo. Foi o que fiz e amei o livro. Classifico como um romance fofo e é isso. Vale a pena! ??

Ariadne 29/08/2022

- PONTOS POSITIVOS

- DIVERSIDADE: o que mais chama atenção no livro é que a sexualidade e gênero são tratados de forma super natural (como deveria ser de verdade, aliás). É muito interessante ver que o gênero é identificado através de ornamentos específicos, ou a falta deles, e ninguém pressupõe e nem questiona nada. Um sonho!

- O ROMANCE: a construção do casal principal é muito boa. Eles são personagens que se funcionam muito bem em separado, quando estão juntos a química é ótima. O desenvolvimento deles acontece de maneira bem lenta, principalmente porque Jainan carrega muitos fantasmas do seu casamento anterior, mas é tudo trabalhado de maneira muito sensível pela autora.

- KIEM E BEL: é impossível não gostar do protagonista. Seu humor cativante me conquistou logo nas primeiras páginas. E as melhores partes são quando ele interage com a sua “secretária”, a Bel, outra personagem carismática que rouba o holofote em vários momentos.

- PONTOS NEGATIVOS

- AMBIENTAÇÃO: para mim, a autora não construiu muito bem o seu universo. Boa parte da história se passa em um mesmo mundo, e mesmo assim sabemos pouquíssimo sobre ele. As características citadas são poucas, e não foram aprofundadas.

- A TRAMA: infelizmente a política é bem confusa. Os protagonistas são jogados num turbilhão de tratados que me deixaram perdida, e eu sinceramente não entendi o significado da maioria. Diversas vezes eles parecem ser descartáveis, e senti que por causa deles a história estava andando em círculos.

site: https://www.instagram.com/p/Ch2QVhsLGDm/

Sérgio 28/08/2022

Bom eu comecei o livro com a expectativa lá em cima e no começo a história não me prendeu muito, mas continuei insistindo e apesar de ficar um pouco fonsuso em algumas partes( muitos nomes e coisas do contexto do universo pra absorver) eu gostei do livro e o final realmente me surpreendeu

Rafa 17/08/2022

Uma ótima ficção científica para começar
Eu percebi, ao longo da minha vida como leitora, a minha dificuldade em ler ficção científica, às vezes por não conseguir me envolver tanto com a trama e outras por não conseguir me envolver com a história, mas aí veio Órbita de Inverno e me mostrou que eu posso gostar (e muito) de ficção científica!
O que mais me prendeu na história foi a trama política, às vezes tão complexa que eu até me perdia um pouco, mas em nenhum momento meu interesse pelos acontecimentos diminuiu. A forma que as intrigas políticas são construídas é de outro mundo (literalmente!).
Por mais que as questões políticas tenham sido a minha parte favorita da história, eu não posso deixar de comentar sobre o casalzão Kiem e Jainan, para os fãs de slow burn eles entregam tudo! A construção deles é impecável, ao longo das páginas fui descobrindo mais sobre o passado de cada um e vendo como isso implicava nas atitudes que eles tinham.
E um ponto muuuuito positivo é os protagonistas serem um casal gay, já que ainda é um pouco incomum no mundo da ficção científica essa representatividade.
A ambientação da história é outra coisa que me conquistou, a forma que ela foi feita é imersiva e diversas vezes me peguei imaginando os elementos com base nas descrições que apareciam.
O começo da história é um pouco lento, eu acredito que seja por conta da inserção de um novo universo, mas com o passar das páginas a história vai fluindo. Para quem tem vontade de começar a ler ficção científica, esse livro pode ser a porta de entrada para esse gênero literário.
O único comentário não muito positivo que eu tenho sobre a história é que em alguns momentos achei a organização da sociedade difícil de entender, a autora poderia ter explorado um pouco mais a estrutura social.
@rafabetweenbooks

Manu 16/08/2022

Uma história de fantasia se passando na galáxia, com tramas políticas e um casal que se conheceu uma semana antes do seu casamento. Pra mim o ponto alta pra eu ter me divertido tanto com o livro, com certeza, foram os diálogos! Eu rachei o bico um monte de vezes, e de vez em quando eu me pego lembrando de novo dessas cenas. Todo meu amor por esses personagens.

Leticia2513 13/08/2022

Nossa, gostoso, gostoso, uma delícia
Eu adorei a experiência de ler esse livro porque é uma temática bem diferente pra mim, não esperava que fosse ser tão bom. Eu adorei os personagens e surtei tipo MUITO com as migalhas de romance. E inclusive é o meu tipo favorito: slow burn. Eu acho que todos os pontos colocados na narrativa foram bem trabalhados e gostei muito de como foi caminhando então a nota é cinco estrelas. É um bom livro se você quer mudar um pouco de gênero mas ainda quer romance ali no meio. A falta de comunicação te deixa em completo desespero mas você consegue entender o porquê de tudo isso já que eles só ficam juntos no finalzinho. Enfim, leiam e aproveitem a beldade!!

Arthur 10/08/2022

Muito bom!!!
A primeira vez que ouvi falar desse livro foi no canal "Resenhando Sonhos", e eu fiquei bastante interessado na sinopse e no enredo. Seria um sci-fi com romance no espaço e gay. E vi uma oportunidade de ler mais um livro lgbt e meu primeiro livro de ficção científica, e tudo isso somado com a tradução do Vitor Martins.
E eu me surpreendi muito, gostei bastante do livro. Ele é um romance lento, algo que eu gosto. E a parte de sci-fi e política é muito interessante e boa, mesmo que as vezes a construção de mundo seja confusa.
A história é muito boa e os plots são incríveis, só não é 5 estrelas por essa confusão na construção do universo, que me incomodou um pouco.

@bonecaliteraria 09/08/2022

O desenrolar da história é legal, mas acho que não precisava de tanta política. Gente não consigo gostar dessas coisas kkkk

may 04/08/2022

Cansativo demais
Quando eu li a sinopse eu me empolguei sabe, adoro fantasia e algo assim em outra galáxia me parecia tudo de bom, mas nossa que livro chato... A escrita é muito cansativa, não acontece nada por tanto tempo que teve uma hora que não dava mais, achei também que teríamos mais foco no romance, já que fala isso na sinopse, mas é só política e que coisa mais chata. Os personagens tb são muito sem graça, sem sal, são adultos, mas parecem adolescentes, e cadê mais dialogo? Enfim decepcionamente

Fernanda2815 01/08/2022

Tô panfletando!
A história é um romance LGBTQI+, com ficção científica e uma mistura de mistério. Vai contar sobre o casamento arranjado entre Kiem e Jainan, por motivos políticos e para evitar uma guerra, após a morte assidental do antigo parceiro de Jainan, Taam.
A trama é envolvente e te prende nas trapalhadas dos dois. Adorei o crescimento dos dois personagens principais e como os dois vão descobrindo mais sobre si mesmos e sobre seus pontos fortes, e claro o romance entre eles.
Também gostei sobre como os gêneros são representados nessas sociedades e o uso do pronome neutro para se referir aos personagens que são não binários.
Achei uma leitura gostosinha, super recomendo.

gabstairs 25/07/2022

Erro na matrix
Queria escrever algo profundo sobre como eu gostei do livro mas as 3 estrelas foi só por causa do Jainan e do Kiem. Eles são lindos juntos e seus individuáis me encantam. Porém, se você me perguntar o que aconteceu na parte da política e do mistério, eu não vou saber te responder pois entendi no máximo 4% dessa parte.

Nas palavras do Kiem "pode emburrecer isso aqui pra eu tentar entender"
Mas quero rele-lo por que gostei e quero entender mais do livro. Estou sentindo o mesmo sentimento que senti quando assistir Star Wars pela primeira vez. Amo Star Wars então sucesso

hannaraoliveira 21/07/2022

Gostei muito de acompanhar o romance entre os dois personagens... taaoooooo slow burn que quando finalmente ficam juntos é um amorzinho
Mas senti falta de um maior aprofundamento ... talvez nem tanto na ficção científica( pq vai que essa não era a intenção desde o início), mas, sim, dos personagens secundários, das relações entre toda a galera do livro

Tati Freitas 20/07/2022

Que leitura gostosa
Como eu tô feliz de ter conhecido esse livro. Ele é muito gostoso de ler, a ficção científica é simples o bastante pra ser fácil de entender e se situar, mas ao mesmo tempo é interessante o suficiente pra te estimular. A trama política também é bem construída e o mistério/investigação atiça a curiosidade. E aí tem o romance, eu nunca fui uma grande fã de slow burn, mas aqui me agradou, o contexto e os traumas passados de um dos personagens faz com que a falta de comunicação seja compreensível e eu comprei o comportamento de ambos. Eu estou apaixonada. (2° livro da MLI2022)