Acid For The Children

Acid For The Children Michael "Flea" Balzary

Resenhas - Acid For The Children

Oliver 19/05/2021

BOM PRA CAC***
Eu não tenho o hábito muito constante de ler biografias, mas por se tratar do baixista de uma banda que eu adoro e eu conseguir uma indispensável promoção no Kindle, (TRÊS REAIS!!!) decidi dar a oportunidade e ver se fazia valer a grana investida nesse baita livro com uma capa sugestiva e curiosa.

Apesar de ter tido uma vida muito diferente da vivida pelo Flea (Michael para os íntimos) me peguei encontrando fortes relações com minha vida, minha infância e minhas dúvidas. Ele escreve de uma forma muito humana e aborda sua existência em um nível pessoal e tão íntimo que acaba agregando a todos, por se tratar de uma intimidade de sentimentos que temos e pensamos sozinhos nos nossos espaços e lugares mais secretos. É como se eu estivesse lendo o diário de alguém com a permissão da pessoa.

Desde a sua curta estadia na Austrália até sua vida mergulhada em drogas na Hollywood dos anos 80, eu sinto um comodismo muito grande por parte do autor com relação ao seu uso de drogas. Você começa muitas vezes assim, "porque não fumar? Tá todo mundo fumando, bola esse aí, eu sou cool".

Gostei de ter acabado onde acabou, afinal não é um livro sobre o RHCP e desde o título já nos traga pra um universo que assim com sua escrita é sobre a juventude e sobre como olhamos para essa juventude quando velhos.

Isso aqui não é uma resenha, é apenas uma nota de incentivo a leitura desse livro. Quando você vê atitudes irracionais nas ações de outras pessoas, muitas vezes enxerga o irracional na sua própria. Flea ensina tanto nos seus erros quanto nos seus acertos sobre a trajetória da juventude, a falta de figuras guias na nossa infância e o quanto é importante superar e lidar com esse passado da melhor forma possível... Com amor.

Cervas 21/03/2021

Diferente do que imaginava
Gosto muito do Flea, e como baixista amador tenho o trabalho dele como inspiração. Gostei muito do livro, mas ele é diferente do que eu esperava. Sendo fã de biografias, imaginava algo diferente. Em alguns momentos ele não segue um ordem cronológica e se vc espera conhecer mais do RHCP vai se decepcionar um pouco como eu... A história do livro corta bem após o primeiro show deles. Mas o livro não deixa de ser bom mesmo assim.
leticia cordis 26/08/2021minha estante
Cara, leia a do Anthony Kiedis, ela fala mais sobre a epoca da banda, ainda que focada na figura dele e seus problemas sérios com drogas. Ele fala de John Frusciante, Navarro, Flea, Chad... É bem massa!

Valquiria.Beltramini 06/01/2021

Surpreendentemente leve
A biografia de Flea é muito prazeirosa de ler, com muita sinceridade e leveza ele escreve sobre sua infância e adolescência até o primeiro show com os Red Hot Chilli Peppers. Os principais temas abordados foram seu envolvimento com as drogas e suas referências e experiências musicais. Descreve com muitos detalhes como foi sua construção como músico , cita muitos artistas com os quais teve contato e quais as emoções que a música ia lhe proporcionando. Apesar de ter muitos momentos tristes e pesados , a leitura é fluida e o autor, agora adulto, parece ser bem resolvido quanto aos aspectos obscuros do seu passado.

vicareno 22/09/2020

A vida é uma viagem!
Livro maravilhoso! Poucas coisas me fizeram viajar mais do que as histórias narradas por Flea. Impossível não rir dos muitos causos; impossível não buscar algumas das músicas (e livros e filmes) que ele cita; impossível não ficar boquiaberto com algumas insanidades que ele protagonizou ou apenas viu.
Me deu muita vontade de reler o Scar Tissue de Anthony Kiedis, que faz uns sete anos que li (talvez releia).
Enfim, dá pra ver que aquele ser mágico em cima do palco é realmente um ser humano sensível e espirituoso.
Pra quem curte a banda, é indispensável. Pra quem gosta de biografias, também. É uma imersão no cenário cultural da Los Angeles dos anos 1970 e 1980, pire aí!

Nicole 16/09/2020

Comovente
Uma leitura super leve e fluída.
A história de Flea se mostra comovente e o tempo inteiro ele dá "dicas" de o porquê ele ser como é e de sua ações ao longo dos 20 primeiros anos (anos contados no livro).
É inegável de que Flea é um artista movido puramente pelo amor à arte e não um mero acaso do sucesso midiático.
Além disso, sua interpretação hoje de quem ele foi no passado demonstra sua evolução espiritual e perdão que desenvolveu consigo e com àqueles que o machucaram.
Um homem a quem nos inspirarmos.

Edsonia 23/07/2020

Forte e poético
Um relato forte e poético sobre uma infância caótica, o uso de drogas e como a música e a amizade constituem elementos mágicos e formadores.
Flea narra, sem linearidade, episódios da infância e adolescência que o moldaram, intercalando-os com reflexões sobre suas vivências e temas variados.
O livro é cheio de referências musicais, literárias e culturais de modo geral, tudo o que o inspirou.
A escrita me surpreendeu bastante, um dos pontos altos. O livro é muito poético, ora com um tom mais intimista, duro e reflexivo, ora mais divertido e debochado.
Vale dizer, que ele fala pouco ou quase nada sobre os RHCP em si, é muito mais a história pessoal do Flea antes da banda "acontecer".

Vinicius.Dias 10/07/2020

Maravilhoso...
Antes de mais nada, acho que vale citar que a pessoa que espera encontrar nesse livro histórias dos Red Hot Chilli Peppers pode se frustrar um pouco. Nesse caso, é mais indicado ler o livro do Anthony Kiedis. Lá ele entra mais no detalhe. Esse aqui é um livro sobre o Flea escrito pelo Flea que retrata toda a sua jornada desde a infância até o primeiro show do que viria a ser o RHCP.

Apesar de não entrar no mérito da banda, esse livro é maravilhoso! Com ele podemos conhecer mais da alma do Flea, seus medos, suas frustrações, suas alegrias, a evolução espiritual que foi acontecendo a medida que foi entendendo e exorcizando seus demônios. Nesse livro encontramos suas culpas e arrependimentos. Encontramos as sombras e a luz que permeou o seu ser. Tudo que ele viveu, passou, sofreu e que o definiu para que no final se tornasse um dos maiores e melhores baixistas em atividade.

Seu lar tumultuado, sua viagem ao mundo das drogas e excessos, a descoberta de um novo ambiente após a mudança da Austrália, relacionamentos, abusos, amizades… Tudo isso foram pontinhas soltas da corda da vida do Flea que em um determinado momento, junto dos seus amigos e irmãos Anthony Kiedis, Hillel e Jack Irons, fez a conexão maior que culminou em umas das maiores banda de rock do mundo.

Nesse livro também podemos ver o amor que o Flea sente pela música e como ele percebe isso. A forma como ela toca a sua alma desde novo, seja assistindo ao padrasto tocando jazz com amigos em uma festa dentro de casa, seja ouvindo um disco dos Germs em um fone de ouvido. A descrição sensorial desses momentos é única e de um grau de intensidade tão grande que somente um apaixonado conseguiria descrever.

Acho que vale acrescentar nessa resenha um ponto importante que já foi mencionado no primeiro parágrafo que é a biografia do Anthony Kiedis. Eu acho que os dois livros devem ser lidos por quem quer conhecer mais da complexidade dessa banda e do relacionamento entre esses dois amigos. A forma como cada um se percebe e retrata o outro em seus respectivos livros é interessante e em vários momentos as histórias convergem causando assim uma dupla percepção em quem está lendo ao conseguir acompanhar dois pontos de vistas distintos. Isso é muito legal!

Eu já era um apreciador da banda e dos caras que fazem parte dela. Mas depois da leitura dos dois livros eu me tornei um fã de carteirinha deles. Em relação ao Flea, que ser iluminado e evoluído! Já admirava o seu trabalho e agora virou uma referência pra mim!

Indicado para todo fã de boa música e de grandes histórias!!