Honra

Honra Thrity Umrigar
Thrity Umrigar

Resenhas - Honor

Yasmin.Cade 11/05/2023

Uma leitura revoltante e, ao mesmo tempo, muito bela
"Honra" é um livro que tem força e personalidade. Ao mesmo tempo que aborda um tema super forte, pesado e revoltante, consegue ser sensível, delicado e emocionante.

A autora une de forma belíssima a brutalidade e a leveza, tanto na forma com que escreve quanto na própria abordagem temática em que explora as diferentes faces culturais (principalmente no que diz respeito à Índia e ao conceito de honra). O mundo não e preto e branco, ele varia nas mais distintas tonalidades de cinza.

Vemos muito o lado cruel do homem (os vizinhos de Smita, os irmãos de Meena) mas também vemos o lado íntegro (o pai de Smita, Abdul, Mohan). Por ser brasileira, consigo ver muitos paralelos dos países subdesenvolvidos que possuem muitas riquezas, belezas e povos dignos, mas precisam conviver ao mesmo tempo com os abismos sociais, a criminalidade e os conflitos culturais (mesmo que em diferentes escalas). A autora traz esses contrastes e reflexões de forma ímpar, construindo cenários bastante palpáveis e perceptíveis.

É muito interessante acompanhar a evolução da personagem principal, a Smita. Os questionamentos, as percepções, as experiências pelas quais ela passa a fazem refletir o tempo todo sobre seus ideais, seu lugar no mundo, seus traumas e seus privilégios.

Já Meena é muito mais que uma personagem sofredora, é um símbolo. De resistência, de amor, de integridade e, principalmente, de honra.

Todos os personagens fazem sentido na trama. Possuem relevância, peso temático e credibilidade. Consigo visualizar todos eles, assim como os cenários e memórias que a autora cria de maneira singular.

Essa é uma história que mostra a complexidade do ser humano. Que explora os limites da crueldade, as implicações de diferentes tradições culturais, a resistência ao novo, a intolerância religiosa, relações familiares, romance e as diferentes perspectivas a respeito do conceito de honra.

Só não dei 5 estrelas, porque o início do livro é um pouco arrastado. Tirando isso, é uma obra sensacional!

itsmesabrinaa 10/05/2023

“Abru. Significa honra. Dei esse nome a ela em homenagem a seu pai, um homem que fazia essa palavra florescer com cada palavra que dizia e cada atitude que tomava”
Smita uma jornalista indiana-americana que interrompe suas férias para visitar uma amiga hospitalizada na índia. Smita que pensou jamais voltar a Índia na vida, se viu sem saída quando sua amiga pede para que ela cubra o caso de Meena, uma indiana que foi expulsa de sua família e do vilarejo onde vivia por se casar com um mulçumano.
A história é narrada a partir da perspectiva das duas personagens principais: Smita e Meena.
Meena busca justiça após vários eventos desumanos acontecerem em seu casamento.

Esse sem dúvidas é um dos livros mais tristes que já li. Nessa obra a autora mostra a busca por justiça e por igualdade num país onde o contraste entre a modernidade e a tradição ainda são dois mundos que colidem.

Fatima.Caitano 04/05/2023

Que escrita bonita e simples, a leitura flui mesmo a temática sendo pesada. Conhecer outras realidades e culturas, ainda que por via dos livos é sempre muito enriquecedor. Gostei muito do livro, valeu cada minuto dedicado a ele.

Day 01/05/2023

"Mas ninguém ama algo por não ver seus defeitos, certo? Ama apesar dos defeitos." "A vida era mais que uma corrida implacável para estar sempre no topo"

Kinha Marques 30/04/2023

Dilacerante, revoltante, fluido e necessário
Esse livro acabou comigo de diversas formas, em diversos momentos. É angustiante saber que o que está ali não é puro delírio da autora, mas sim retrato de um mundo que a gente prefere nem tomar ciência. A sensação de impotência é enlouquecedora! Que vontade de mudar o mundo! Enfim, ainda estou digerindo algumas ?cenas??
No mais, o livro é extremamente fluido, com uma escrita objetiva e impactante. Super indico a todos que tenham estômago para lidar com.

Vivi 23/04/2023

Uma jornalista indiana ( Smita) que hoje mora na america volta a sua terra natal para cobrir a história de Meena uma mulher hindu que teve a sua família destruída e sofreu uma grave tortura pelos próprios irmãos por ter se casado com um muçulmano. O futuro de Meena depende de um julgamento.
Mas enquanto Smita vai em buscas nas verdades desse caso e enfrenta coisas difíceis ao mesmo tempo sofre com difíceis lembranças do seu passado naquele lugar. Lidar com os próprios monstros realmente não é uma tarefa fácil. É uma das piores batalhas da vida.
Ali faz amizade com Mohan que está ali para ajudar em tudo que é necessário nesse caso.
Em meio a essa história EMOCIONANTE , TRISTE E LINDA, acompanhamos e conhecemos mais dessa cultura. Sei que cabe a nós só conhecer e que cada país é de uma forma mas como ser muita coisa aqui é difícil de engolir e acreditar como pode passar anos, séculos e algumas ignorâncias não acabar?! Mas enfim...
Sacrifícios, questões familiares e amores proibido e muiiita injustiças de algumas formas se encontra aqui.
Pelo menos pra mim, várias vezes eu engoli um bolo na garganta para não chora. Realmente é emocionante de tal forma que alma e coração aperta com essa leitura.
É o tipo de livro que a gente pede que muitos leiam.
?A jornalista indiana-americana Smita volta à terra natal para cobrir uma história. Ao acompanhar o caso de Meena, uma mulher hindu atacada por se casar com um muçulmano, Smita se depara com uma sociedade em que a tradição tem mais peso do que o próprio coração.

Emanuelli.Poczapski 13/04/2023

Estava cheia de expectativas, mas infelizmente achei a história maçante, a protagonista insuportável, apenas o Mohan se salvou com a paciência de monge dele. Não gostei. Li só porque não gosto de abandonar livros.

Marcelle 12/04/2023

Esse história consegue passar sentimentos por palavras a cada página do livro. Sentimentos pesados e difíceis.
Mesmo sendo uma história fictícia temos sociedades assim é isso assusta demais.
Extremismo religioso é o pior dos extremismos. E

Nick 11/04/2023

Profundo
O primeiro ponto que preciso destacar é a escrita, extremamente fluída e leve mesmo trazendo assuntos tão pesados, fui lendo e quando percebi já estava no fim.
A história aborda muitos temas necessários, machismo, intolerância religiosa, discriminação social.
Em diversos momentos senti um nó na garganta, principalmente por imaginar que histórias como essa realmente acontecem.
A autora trouxe muito da força que uma mulher é capaz de ter, por meio das histórias de Smita e Meena
Que livro necessário, profundo e impactante.

Bianca 11/04/2023

Lindo e triste
"Os seres humanos aparentemente podiam se transformar em assassinos com muita facilidade. Só era preciso usar algumas palavras-chave: Deus, País, Religião, Honra."
#gatilho para violência contra mulheres

Dani 09/04/2023

Achei que não me sentiria ressaca literária quando terminasse o livro, mas fui COMPLETAMENTE surpreendida. Incrível, incrível, incrível. Um livro forte que requer aquela parada estratégica para digerir algumas coisas. Uma obra intensa. Apaixonante. Aquele tipo de livro que deve ser lido mais de uma vez.

Valéria 08/04/2023

Meu favorito do ano
Esse livro é sensacional! Uma história sensível e emocionante com personagens tão bem construídas que é difícil não sofrer por elas.
O centro da história é uma jornalista que vai fazer uma matéria sobre uma mulher hindu que foi atacada por se casar com um homem muçulmano.
Mas o foco são as personagens ver essa mulheres lidando com os preconceitos, agressões e dúvidas próprias foi comovente. Vale a pena ler por elas.

Robtavares 07/04/2023

Maravilhoso!
Instigante desde a 1a página. Trama super envolvente. Não dá vontade de parar de ler. História fictícia, mas sabemos que eh a realidade de muitas mulheres, infelizmente. Triste triste triste. Mas o livro eh lindo demais! Amei!