Honra

Honra Thrity Umrigar
Thrity Umrigar

Resenhas - Honor

Tah_baddauy 06/04/2023

Honra é uma leitura com um misto de sensações, uma hora te soca o estômago em outras te afaga a esperança. Triste, pesado, necessário!

Ellen 04/04/2023

"Os seres humanos aparentemente podiam se transformar em assassinos com muita facilidade. Só era preciso usar algumas palavras chave: Deus, país, religião, honra.."

Carlinha 03/04/2023

Interessante
Romance legalzinho!
Aqui acompanhamos Smitha, uma jornalista indiana que não tinha planos para voltar ao seu país de origem. Porém foi visitar uma amiga e sua vida sofreu uma mudança radical.
Smitha assume a cobertura de um caso terrível de assassinato, mas na visão da cultura indiana não se tratava de algo tão grave.
Enfim.. coisas acontecem, lições são aprendidas. Há perdão e reconhecimento.
Muito legal, vale a leitura!

Mari.Alves 01/04/2023

Esse livro entrou pra lista dos melhores da minha vida!
Me causou uma série de sentimentos simultâneos, raiva, tristeza, alegria, frustração... Não tem como descrever.
Simplesmente fantástico, mas pesadíssimo!
Não recomendo pra quem tenha gatilhos com relatos de violência contra mulheres.

Mylena 30/03/2023

A dor de ser mulher
É passar por uma leitura dessa e perceber que é a realidade de incontáveis mulheres reais por ai. É perceber que, por mais que seja ficção, ainda existe tanto ódio infundado e tanta mal interpretação religiosa e política. Enquanto houver seres humanos, haverão aqueles que vão usar do poder para manipular a informação. Doloroso, mas um livro que faz refletir.

Amanda 28/03/2023

Embora seja ficção, o livro constantemente me causou angústia por saber que a história nasce de uma realidade que não nos é tão distante, apesar de esquecermos disso muitas vezes. Odiei o desconforto que ele me causou e demorei muito a terminar por conta disso. O final nos traz uma ponta de esperança, mas a mim não foi suficiente pra aliviar a tristeza que senti ao longo da leitura.

Flavia416 24/03/2023

Essa autora escreve muito bem. Todos os personagens dessa história parecem muito reais e interessantes. O leitor consegue quase sentir o que eles estão sentindo. A ansiedade da Smita, a sabedora e a bondade do Moham, o vazio da Meena, a amargura da sogra, é até uma certa mágica na criança. Essa leitura é uma viagem pela cultura e as dualidades da Índia.

Steh18 23/03/2023

Um dos livros mais IMPACTANTES que li.
"Honra" é uma obra incrível que nos transporta para a cultura indiana, através de uma história envolvente e cheia de emoções. Ao longo da narrativa, acompanhamos a história de duas mulheres; Meena e Smita.
Meena, uma mulher indiana, vítima de um crime brutal cometido pelos próprios irmãos, que luta por justiça contra os seus agressores e assassinos de seu marido. Enquanto Smita, uma jornalista indiana, que vive desde os 14 anos nos Estados Unidos, viaja para a Índia em busca de acompanhar o caso para escrever uma matéria para o jornal.
O livro é habilmente escrito por Thrity Umrigar, que consegue explorar de forma sensível e profunda os aspectos culturais da Índia. A autora nos leva a refletir sobre a questão da honra, justiça, família, misoginia, preconceito religioso, dentre tantas outras coisas.
A trama é dramática, intensa e dolorosa ao extremo, mas também traz momentos de beleza e sensibilidade.
A escrita de Umrigar é clara e envolvente, e a descrição dos personagens é excepcional. É impossível não se sensibilizar com a história dessas mulheres.
Cada personagem é desenvolvido com muita profundidade, permitindo ao leitor sentir empatia e se envolver emocionalmente com suas histórias. Além disso, a autora não tem medo de abordar temas difíceis, como o patriarcado, a violência contra as mulheres e a discriminação social.
Uma das maiores forças do livro é a sua mensagem de esperança e resiliência. Apesar de todos os desafios enfrentados pelos personagens, há um senso de determinação e força que permeia toda a história. A obra nos lembra que, apesar das dificuldades, ainda há beleza e amor no mundo, e que podemos encontrar alegria mesmo nas circunstâncias mais sombrias.

No geral, "Honra" é uma obra excepcionalmente escrita e envolvente, que nos desafia a refletir sobre as questões culturais, sociais e pessoais que enfrentamos. Thrity Umrigar é uma autora talentosa, que nos leva em uma jornada emocional que é impossível de esquecer. Se você está procurando por um livro que vai mexer com seus sentimentos e te deixar pensando por dias, "Honra" é uma escolha imperdível.

Mari Pereira 20/03/2023

O livro trata temas importantes, como a violência contra a mulher e a intolerância religiosa. Mas a abordagem dos temas, em minha opinião, é muito clichê e estereotipada.
Apesar da personagem principal repetir ao longo do livro que essas coisas acontecem em várias partes do mundo, no fim parece que é tudo coisa da Índia, esse país retrógrado.
Aos/às leitores/as brasileiros/as já deixo o lembrete: a Índia é aqui.

anselmo.pessoal 16/03/2023

Duríssima realidade de uma Índia fora dos cartões postais
Antes de ler, certifique-se de que não há objetos cortantes ou pontiagudos por perto.?
Um livro necessário mas nada agradável de ler.
Uma realidade tão absurda que chega a ser revoltante, principalmente pelo fato de que é real e atual.
Eu gostei muito do livro, mas as imagens fortes que criei em minha cabeça vão me acompanhar por um bom tempo.
Um dos aspectos mais chocantes da estória é a sensação de impotência frente à barbarie.
Espero que o acima não desencoraje a leitura, pois, como mencionei, é um livro necessário. Uma estória que precisa ser contada.

Paty Gazza 10/03/2023

Esse livro acabou comigo
Honra tem como pano de fundo o embate violento entre hindus e muçulmanos na Índia, que se iniciou após a Segunda Guerra e perdura até hoje, e como ele impactou principalmente e de forma brutal a vida de Smita, nossa protagonista, e de Meena, que apesar de aparecer menos também assume seu protagonismo.

Eu li algumas partes desse livro de estômago embrulhado, indo da tristeza ao ódio em poucas palavras, pois é aterrorizador ver a que ponto as pessoas podem chegar em nome da religião e dos "bons costumes". A gente termina a leitura com um gosto amargo na boca.

lilyandbooks 08/03/2023

Confesso que esse livro me fez chorar, tem uma história triste e ao mesmo tempo tem uma outra história feliz, esperançosa. A cada capítulo eu me envolvia com os personagens e queria saber mais e mais da história, do que iria acontecer em seguida.

Rianne.Brito 08/03/2023

Maldita Honra
Todo mundo deveria ler esse livro. Como pode um país ainda ter um mentalidade tão atrasada! Muito triste a história. E infelizmente baseada em fatos reais.

Zeli Giovana 07/03/2023

Honra
Um livro muito bom com personagens cativantes. Um tema complexo tratado com maestria pela escritora. Primeiro livro que leio dela e me emocionou muito. E a explicação do título no final do livro foi muito tocando.