Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

milenavifer 08/10/2023

Já está no meu top 10 de 2023
Gostei muito do livro, dos três arcos gostei muito do de Constantinopla. Gente, leiam esse livro!!!!

camila 28/09/2023

O que esperar de Cidade nas Nuvens?
CIDADE NAS NUVEM ? ANTHONY DOERR
Resenha 01 | @camibreads | 27.09.2023
????? Após um mês da conclusão da leitura deste livro, e equanto escrevo essa resenha, o sentimento que tenho acerca desta obra ainda é incerto, porém, positivo. Depois de diversas tentativas para começar a descrever Cidade nas Nuvens, acredito que agora estou preparada.
????? Cidade nas Nuvens, é um livro que não é para todos, por algumas vezes pode se tornar um pouco confuso e arrastado, é necessário ter paciência. A história se intercala em vários momentos, inclusives históricos, em diversos espaços diferentes e transitando entre a narrativa de vários personagens. Podemos estar presentes na queda de Constatinopla no século XV ao início de 2020, até anos a frente. Acompanharemos as vidas de cinco personagens principais, vagando por acontecimentos marcantes em suas histórias até seu amadurecimento.
Anna e Omeir, estão presentes na Constantinopla em 1453, nas vésperas de sua queda, ambos estão em lados opostos desta batalha, porém, se certa forma, se ligam muito bem.
Nos Estados Unidos da década de 50, acompanharemos a vida de Zeno, um garoto que viu o alistamento como a única forma de se sentir mais perto de seu pai, e lá descobre a sua fascinação por escritos gregos antigos e tradução deles, e também é quando está preso como refém dos coreanos, que encontra o amor de sua vida.
Em uma biblioteca de Idaho em fevereiro de 2020, voltamos a acompanhar a velhice de Zeno e sua trajetoria como lecionador de textos antigos para crianças, e conhecemos Seymour, outra personagem de grande destaque na obra.
Seymour é narrado a partir de sua infância, no inícios dos anos 2000, e não fica claro no livro, mas é possível notar, pela delicadeza do autor em descrever os sintomas de autismo presentes no comportamento de Seymour, o que torna a leitura da vida dele muito mais sensível e compreendente.
Então, em um futuro não tão distante, acompanharemos o dia a dia de Konstance na nave Argos, que está em uma importante missão a caminho da salvação da huminidade, em busca de um novo planeta habitável.
????? Caro leitor, você pode estar se perguntando ?Em que momento esses personagens se ligam? Se conectam??, pois bem, esta também foi uma pergunta que me perseguiu durante a leitura. Como citei antes, não é uma leitura para pessoas ansiosas, é um livro que demanda paciência do leitor, para poder acompanhar as trajetorias detalhadamente e minusiosamente. Tão pouco um livro fácil, é um calhamaço de quase 800, onde você se pergunta: ?Tá, mas onde eu vou parar aqui??, por diversos momentos.
Do meio ao fim do livro entedemos que a história está conectada por um livro de Antônio Diógenes, escrita antiga grega que fará mais sentindo incluso neste universo, que é apresentado de maneira fracionada durante a leitura, o que foi bem interessante de experimentar.
Foi um livro diferente de maneira positiva para mim, por mais que houvessem todas essas dúvidas e incertezas durante a leitura, foi daquele tipo que fica dias e até meses na sua cabeça, quando volta e meia, lembra das cenas que construiu na mente para cada passagem. Foi muito bom acompanhar a vida de todos, porém, os meus personagens favoritos aqui foram Zeno, durante a sua juventude e Konstance, durante as suas surpreedentes descobertas dentro da Argos. Ansiava pela chegada dos capítulos de cada um, e no final, foram finais muito interessantes.
Deixa ensinamentos. É um livro sobre a vida, coragem e muitas escolhas. Recomendo a obra, para aqueles que procuram se aventurar em uma leitura minuciosa, em que você pega afeto aos personagens e ansia por suas escolhas e por suas investidas. Em resumo, Anthony Doerr, aqui, nos presentou com uma obra fantástica, para aqueles que buscam personagens fortes e o refúgio de dias corridos entre as páginas.

Izabella 26/09/2023

Cidade nas nuvens
É um livro muito bom, mas apesar de ser muito bom não conseguiu me prender e em muitos momentos estava achando massante, mas como cada experiência é única e o livro é realmente muito bom, eu recomendo.

Alê 22/09/2023

Eu acabo de terminar este livro e a única coisa que se passa na minha mente é: caramba, o que foi isso?!

Que obra grandiosa! Que leitura maravilhosa!
O autor entrelaça cada história de forma magistral, as nuances dos personagens, das épocas, dos conflitos... É simplesmente sensacional!

É um livro enorme, mas que ninguém se assuste pelo tamanho, vale cada página.
(Até a Nota do Autor e os Agradecimentos haha)

Leiam este livro e apreciem a jornada, galera. Bom demais!

@somegood.books 27/08/2023

Um emaranhado irresistível ?
Transformei horas e horas de voo e de espera em tempo de qualidade, alegria e muita imaginação com essa obra linda, que entrelaça a vida de cinco protagonistas usando um livro como elo.

Personagens do presente, passado e futuro se revezam em uma história que nos desafia e que nos prova, em cada uma delas, a importância dos livros e histórias para a sobrevivência da humanidade.

Marta 26/08/2023

E um livro para quem gosta de livros, para quem sabe que as palavras tem poder para mudar as vidas ,para iluminar, criar sonhos e para transformar ...

BrunoTS 23/08/2023

Aventura incrível...
Um verdadeiro camalhaço!
Mas dps que a gnt acostuma com as idas e voltas nos espaço temporal e conhece os personagens principais, a história flui de uma maneira impressionante.
Cada núcleo tem sua particularidade, mas a história da Konstance, foi a que mais gostei rsrsrs.

Recomendo muito navegar nessas páginas, rumo à Cuconuvolândia!

Cristiane.Giaretta 21/08/2023

Uma verdadeira arca do tesouro
Achei muito legal a maneira que o livro se separa e depois junta a história. O desfecho é muito legal. Gostei também que não teve romance clichê. Na verdade o romance foi o fator menos importante. Mas viajar para dentro do cerco a Constantinopla, entender como é dentro da cabeça de uma criança com espectro autista, foi muito marcante pra mim.

Nice 13/08/2023

Complexo
Confesso que não consegui me conectar muito com a história e nem com os personagens. Comecei a leitura empolgada por se tratar de livros , mas achei a narrativa confusa e muito complexa o que atrapalhou o andamento da leitura. Enfim comecei com expectativas muito altas e não consegui me empolgar com a história. Infelizmente não fluiu. ?

alice1579 05/08/2023

Lindo demais
Emocionante. livros que falam sobre livros são superiores, e esse aqui conseguiu evoluir minha expectativa num nível estrondoso.
me conectei com as personagens, com o modo de escrita do livro, com o tamanho dos capítulos e com toda a história no geral.
melhor calhamaço da vida!

Brunna 04/08/2023

Eu nem sei por onde começar...

Pq assim, esse livro foi uma grande decepção (em todos os sentidos), e eu realmente esperava gostar dele, eu tinha tantas espectativas para ele e nenhuma foi tingida.

Não consegui me apegar com nenhum personagem, achei a história longa e demorada demais, MDS, 600 páginas para as histórias se conectarem, haja paciência ?????????? pq demorar tudo isso produção???

Enfim, teve três momentos da história em que eu fiquei "emocionada":
1 - quando o pai da Konstance tá arrumando ela e conversando com ela antes de trancar ela na cabine;
2 - quando o Seymour (já velho) reúne as crianças (q já são adultas) e dá o livro q ele fez as cópias como uma forma de pedir desculpas;
3 - a morte dos bois (pra mim o momento mais emocionante)

E é isso, não tem MT coisa pra declarar, não atendeu as expectativas e deixou MT a desejar

Juliahelenrq 22/07/2023

Um bom livro
O começo da história é bem confuso pq são muitos personagens, então no começo eu fiquei bem perdida, mas depois a gente se acostuma e é até legal acompanhar esse monte de personagem diferente em épocas de mundo totalmente diferente. Achei o livro bem legal mas acho que pra mim não teve um tcham, sabe? Não sei explicar eu gostei do livro mas não amei desesperadamente. A parte q eu mais gostei foi no final quando a gente entende que todas as histórias são conectadas de uma maneira, e achei bem chato acompanhar a Anna e omeir, pra mim era a parte mais entediante, enfim achei um livro 3 estrelas, mas talvez eu reflita mais sobre ele e aumente a nota ?

Liny 18/07/2023

Vim com muita expectativa
Esse foi um dos livros que me prometeram muito e não me entregaram aquilo que me prometeram.

Vim pra essa leitura por várias indicações pela internet, mas sinceramente não foi muito proveitoso para mim.

Para mim o problema do livro é a forma que ele conta a história, com narrativa não linear, vários pontos de vista que, para mim, nem todos eram interessantes.

O ponto de vista que mais gostei foi o da Konstance dentro da nave. Toda a jornada de descoberta dela foi bem legal. Os capítulos da Anna tbm gostei, e o do Zeno gostei apenas os pov de 2020. O resto n deu pra mim.

Na vdd acabei apenas lendo o livro querendo terminar ligo. Queria ter gostado mais da história, mas não foi dessa vez.

Nelson.Nogueira 17/07/2023

Uma história épica e comovente que atravessa séculos e liga personagens distantes em torno de um poema. Apesar de achar longo, a leitura flui tranquilamente. Um bom livro.

Rafael 15/07/2023

Uma homenagem a história humana, e tão pretensiosa quanto
Em Cidade nas Nuvens, Anthony Doerr, emprega novamente seu estilo narrativo cronista para contar uma história que ultrapassa as fronteiras das páginas de um livro, alcançando o próprio entendimento do que é ser humano.
Lançado em 2021, o livro mais novo de Anthony Doerr nasceu debaixo das asas de seu maior sucesso. Tentando deixar alguns estigmas do livro anterior, Doerr coloca na mesa uma aposta audaciosa: Interligar três histórias com temas diferentes, e em diferentes estágios do desenvolvimento da sociedade humana, sobre um único pretexto.
Em um dos núcleos nos vemos no ataque otomano sobre Constantinopla em meados do ano de 1453. Em outro, acompanhamos a tentativa de um terrorista em implantar uma bomba dentro de uma escola nos Estados Unidos, enquanto que no último, nos vemos dentro de uma nave espacial com uma tripulação de sobreviventes, em direção a um novo planeta, no século 22.
A primeira vista, as três histórias parecem únicas o suficiente para acharmos que sua conexão não faça sentido algum. Mas esse parece ser um talento de Doerr, compartilhado com Toda a Luz que Não Podemos Ver. Quando menos esperamos lá está a conexão, tão clara que o autor parece até debochar de toda sua simplicidade, e pelo seu feito de tê-la escondido debaixo de nosso nariz por tanto tempo.
A conexão entre as histórias nada mais é do que um livro grego fictício, que dividido em fólios, permeia todos os capítulos de Cidade nas Nuvens, compartilhando o título da obra real, de maneira sagaz e pertinente com todos os núcleos, ao nos apresentar Éton, um homem grego que de incontáveis desventuras, busca encontrar uma cidade nas nuvens, populada apenas por pássaros, deuses e riachos de ouro, onde poderia finalmente, deixar todos os seus problemas para trás.
Essa conexão é o ponto principal da história, de modo que, se não fosse realizada com maestria, teríamos a sensação de que fomos arrastados por mais de 700 páginas de um livro sem sentido. Éton significa ardente em grego, e a história de suas desventuras e sua decisão em abraçar a mortandade de retornar a Terra com todos os seus sofrimentos, depois de chegar a Cidade nas Nuvens, imprime significados diferentes para cada núcleo, mimetizando o efeito do ato de se contar uma história, em um desafio pretensioso, e extremamente complexo, mas que foi realizado com a potência suficiente para provocar o sentimento de total reflexão que é alcançada ao fim das histórias de cada núcleo.
Doerr além de escritor é um admirador de livros, e isso é um fato a ser destacado. Em Toda a Luz, boa parte do desenvolvimento da trama é baseada em interações dos personagens principais com um livro. Aqui, a interação dos personagens com o livro grego antigo é o que propulsiona a história adiante, fazendo a com que a gente sinta a importância e a relevância desta história, mesmo depois de ser quase esquecida pela humanidade, por diversas vezes.
Com mais acertos do que erro, Doerr corrige um dos maiores problemas de Toda a Luz que Não Podemos Ver, separando mais os núcleos apresentados e dando mais tempo para seus personagens criem forma, e não apressando o seu desenvolvimento.
Entregando um final imprevisivelmente previsível, o autor nos dirige a boas resoluções entrecortadas por decisões que ou não fazem muito sentido, ou simplesmente não foram alcançadas pela inteligência daquele que vos escreve, no que não necessariamente pode ser um problema.
Cidade nas Nuvens é mais que uma ode a literatura, mas uma experiência de se olhar para o desenvolvimento humano e literário, e nos questionar sobre a sua real importância ao longo de toda a nossa vida. Ainda mais para você, que se chegou até aqui, adora livros como eu, ou no mínimo sente a pontada de inquietude ao olhar para um exemplar, antes de se aventurar por suas páginas, como se ele nos indagasse:
?Estranho, seja lá quem você for, abra isto para aprender coisas que vão te surpreender?.
Mais sobre Cidade nas Nuvens, de Anthony Doerr em @rafaelpf00 (só dá um tempo pra eu postar, pra ficar bonitinho, tá? ?)