Morte na Mesopotâmia

Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

bejorque 31/12/2023

Previsível
O plot twist da história é bem previsível, mas esse não é o único motivo que me fez achar a história em geral um grande "meh". A narradora é insuportável e racista (provavelmente reflexo da própria autora) e o ritmo de narração é bem pouco cativante.

Silvana.Pereira 30/12/2023

Acompanhamos aqui o assassinato da esposa de um pesquisador na Mesopotâmia onde todos os membros da expedição são suspeitos....quem terá motivos para o tal feito?

Aknna 30/12/2023

"O cérebro humano é capaz de quase tudo."
Narrado pela enfermeira Amy Leatheran, Morte na Mesopotâmia nos leva a um mundo arqueológico que mais tarde traria mistério, surpresa e tensão.
Leatheran recebeu o chamado do Sr. Leidner (arqueólogo-chefe) para cuidar de sua amada esposa, Louise Leidner que, supostamente, não estava muito bem mentalmente. Pouco depois de sua chegada e descobertas sobre sua paciente, a enfermeira Amy se deparou com a terrível notícia de sua morte, claramente vista como um homicídio. A partir deste ponto começa uma investigação em cada membro e no passado da Sra. Leidner, montando teorias que levam o leitor a questionar e duvidar de cada depoimento e mesmo do caráter da vítima.
Confesso que comecei o livro achando que não gostaria dele, mas pouco depois a história me prendeu e deixou pontos de interrogação em minha mente. Criei teorias e minha maior suspeita era que o "padre" tinha algo a ver, mesmo que fosse só um dedinho sequer. Acabou que ainda consegui me surpreender com o final. Em geral é uma leitura maravilhosa e ótima para refletir o caráter humano e em como o cérebro humano realmente é capaz de fazer quase tudo.

P.S: quando chegou na parte que o detetive esclareceu os fatos fiquei numa tensão e ansiedade tão grande que eu tinha que cobrir o parágrafo de baixo para não bagunçar a leitura.

Léo Pavani 29/12/2023

Morte na Mesopotâmia - Agatha Christie
A enfermeira Leatheran é chamada para cuidar de Mrs. Leidner, esposa do arqueólogo Mr. Leidner. Para isso, vai precisar se mudar para a casa construída onde está ocorrendo uma expedição. A partir disso, Leatheran passa a conviver com toda a equipe e conhecer os desafetos que existem.

Mrs. Leidner aparenta estar muito cansada e preocupada com determinada coisa, o que deixa seu esposo aflito. Com certas desconfianças e clima hostil na casa, a personalidade dela é alvo de comentários por todos. O inesperado acontece quando Mrs. Leidner é encontrada morta em seu quarto e, com isso, Hercule Poirot entra em cena para investigar o assassino e os motivos para tal.

O livro é escrito conforme relato da enfermeira, o que faz com que tenhamos a visão dela em relação ao crime. Ela é bem detalhista e com comentários muito assertivos. Embora no começo do livro já tenha surgido muitos personagens de uma vez, no decorrer da leitura eles vão sendo melhor apresentados. Gostei da forma como a história fluiu, a interação entre Leatheran e Poirot se encaixou muito bem, cada um com sua personalidade própria. O ambiente de arqueologia e escavações foi muito importante para a história e também para a resolução do crime.

Como sempre, tive suspeitas, mas fui totalmente enganado ?

Yaju 28/12/2023

Agatha christie não é pra mim.
Esse tipo de livro não é pra mim, tanto que dei 2,5 por experiência extremamente pessoal.
De modo geral, é bem construído, principalmente toda a arquitetura do assassinato, porém não consegui realmente me empolgar com a história.
Só tenho uma coisa a declarar, cuidado quem está literalmente ao seu lado.
Yaju 28/12/2023minha estante
nunca na minha vida eu ia pensar em matar alguém assim pqp

leticiacrt 28/12/2023minha estante
falei que voce nao gosta de literatura de alto nível

Eloise 27/12/2023

Chocante
Esse ano tenho gostado muito de ler os livros da Ágatha, e esse me surpreendeu muito mais do que eu imaginava.
O livro começou meio devagar e achei que não ia gostar, mas ele me surpreendeu muito.
Dessa vez eu jurava que sabia quem era o assassino, mas novamente Ágatha me enganou e fiquei absolutamente fascinada por como ela desenrolou toda a história.

Lohan464 26/12/2023

Morte na Mesopotâmia
Muito bom esse livro, INFELIZMENTE eu errei na resolução do crime mas eu achei a teoria q eu criei muito melhor, que era a enfermeira que matou e o Reilly sendo o Frederick e o Coleman o irmão William.
Muito triste que errei mas o livro é bem legal, o começo demorou para me prender mas fiquei bem nervoso e animado para descobrir o assassino como todo livro da gatinha triste.

misssweetdreams 22/12/2023

Mais um clássico da Agatha Christie
Adoro os livros dela que se passam em lugares fora da Europa, durante viagens do Poirot. E, além disso, os livros dela que têm elementos de arqueologia são especialmente bem escritos e imersivos, já que seu marido era arqueólogo. Ela coloca muito bem os elementos da cultura de cada país e isso ajuda a construir a atmosfera perfeitamente.

A narradora do livro, a enfermeira Amy Leatheran, é incrível e a visão dela sobre os personagens agrega bastante na leitura. Sua ironia, senso crítico e opiniões nos ajudam a enxergar e compreender o espaço e a tensão em que a história se passa.

A vítima, Mrs. Leidner, é uma mulher muito complexa. A cada momento temos uma opinião diferente sobre a personagem e vamos a entendendo melhor pouco a pouco.

Sobre o assassino, não vou dar spoiler, mas digo que a cada momento a gente pensa que é alguém diferente, mas o real assassino é o único que a história toda faria sentido e funcionaria psicologicamente.

No geral, uma leitura envolvente e leve (em comparação com outros romances policiais). Acho que seria um bom livro pra curar ressaca literária, consegui terminar em poucos dias.

Eduarda 21/12/2023

Maçante
Gostei da leitura, o livro faz bem os recortes das entrevistas que Poirot tem com os suspeitos. No começo fiquei confusa quanto ao narrador da trama, mas depois entendi que tudo seria feita do ponto de vista da enfermeira. O criminoso era um dos meus suspeitos, apesar de ser o que menos esperava. Entretanto, achei a leitura bem lenta e maçante.

Lili 20/12/2023

Mais um da Agatha Christie pra conta
Com certeza Agatha Christie é minha autora preferida. Em todo livro q eu leio dela consigo me surpreender de uma maneira diferente. O final (o plot twist) me surpreendeu demais, o crime foi cometido por alguém totalmente diferente doq imaginava.

Dudah 16/12/2023

Em nome de Mrs. Leidner, a Linda, a Cruel...
Estava certa em minhas suspeitas.

Apesar delas terem mudado um pouco ao longo do livro...
Mas mesmo certa, não ia conseguir deduzir totalmente a verdade.

Por isso digo, que estava meio certa.