Morte na Mesopotâmia Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

roseli.ferreiraedu 30/01/2022

A Dama do crime sendo brilhante novamente
Já havia lido Morte na Mesopotâmia quando era adolescente, quando tinha 13 anos. Tinha pouco acesso à livros e uma amiga me apresentou à biblioteca municipal, onde fiz carteirinha e emprestava 1 livro por semana. Foi lá que conheci os livros da Agatha Christie e fiquei encantada.

Essa nova versão do livro está muito bonita (esteticamente), parabéns pra Harper Collins Brasil. Neste livro, nos deparamos com a genialidade de Poirot ao chegar para desvendar um crime ocorrido em um campo arqueológico. O fato do cenário ser em meio à descobertas de itens da Antiguidade corrobora com o clima de mistério nas investigações. Mesmo tendo lido este livro há muitos anos, não me recordava dos detalhes e mais uma vez à descoberta do assassino me surpreendeu. Pensei em muitas teorias ao longo da leitura, mas nunca imaginei que quem cometeu o crime foi X (calma que não tem spoiler).

Leitura foi enriquecedora, leve e fantástica mais uma vez.
Pedro 30/01/2022minha estante
Gostei da indicação! Vou adicionar aos meus desejados!

roseli.ferreiraedu 23/02/2022minha estante
Vai curtir muito Pedro! Agatha é sempre uma ótima pedida :)

Karina.Maman 28/09/2022

Não me julgue, mas...
Encontrei meu favorito da Rainha!
Sei que Morte no Nilo e o Assassinato no Expresso do Oriente são incríveis, mas esse me prendeu de um jeito!
Adorei ver Poirot pelos olhos de outra pessoa e principalmente uma pessoa que chegou a ser cogitada como suspeita!
Trama super intrigante e é óbvio que ela me fez de palhaça... nem preciso admitir né?
Estou amando conhecer mais da escrita dessa mulher! Gigante!
Problemáticas? Inúmeras, mas infelizmente temos que levar em conta que Agatha viveu em outros tempos e na Europa... então, preconceito e afins era mato! O importante é nós reles mortais do ano de 2022 percebermos que tem coisas muito erradas e termos a consciência de não replicar.

Jamayra Greyce 23/11/2022

Por essa nem o futuro esperava...
Mais uma vez quase destruí minha Agatha Christie’s Experiencie: quando estava folheando as páginas finais do livro, para conferir quantas eram no total, sem querer li duas palavras que me fizeram pensar ser aquela a solução para o crime dessa história. Que derrota!

De qualquer forma, levei a leitura adiante, já que quanto mais a narrativa se desenrolava, mais lacunas eram descobertas, e mesmo que uma resposta satisfatória fosse relacionada ao meu auto spoiler, várias questões não faziam sentido algum. Pq, não sei se todo mundo já reparou, nos casos investigados por Poirot, além da pessoa assassina, temos também um elenco encarregado de guardar inúmeros segredos. E essas personagens, com tanto a esconder, naturalmente agem de maneira tão suspeita quanto a criminosa, ou as criminosas. Isso quando elas não dão ainda mais na cara! Esse é, aliás, outro ponto perturbador, que faz com que a pessoa culpada sempre seja a que menos esperávamos, ofuscada por suspeitas que estabelecem um ruído ensurdecedor de possibilidades muito prováveis kkkkk.

Eu achei esse crime super bem desenhado e bastante complexo. Foi um dos desenrolares mais requintados que li da Rainha do Crime até agora. SUPER RECOMENDO! E queria muito ver uma adaptação cinematográfica dessa obra, mesmo que ela provavelmente fosse ficar morna e desbotada quando comparada ao brilhante original kkkkk.

Aninhakkj 14/07/2022

tão simples... Tão INCRIVELMENTE simples.. Cara, é a primeira vez que me interesso intensamente por um livro. A morte não fazia sentido, todos eram suspeitos mas nenhum parecia o assassino, a morte parecia ser algo mágico, não tinha sentido. MAS TEM TODO O SENTIDO
simplesmente n consigo descrever. Foi incrivelmente simples. Incrível.

¥ Luh @estantesuspensa 16/08/2020

Morte na Mesopotâmia
Esse foi o primeiro livro que eu li de romance policial e também foi o primeiro livro que li da Agatha e me apaixonei completamente pelos dois.

O livro se passa no Iraque, em uma expedição arqueológica, mais especificamente em um complexo montado pelos arqueólogos. E é narrado pela Amy, uma enfermeira contratada pelo chefe da expedição para cuidar de sua esposa, Louise.

Louise não está doente. Entretanto, anda tendo uma crises de medo, que preocupam muito o seu marido, fazendo-o contratar Amy para tentar ajudar. Infelizmente, o medo de Louise nao era so coisa da sua cabeça tanto que a mesma foi encontrada morta.

E coincidentemente, Hercule Poirot está viajando pela região. Então é chamado pela polícia local para ajudar a solucionar esse mistério. O qual investiga as vítimas a fundo tentando entender o motivo que cada um teria para realizar o crime.

O que mais gosto nessa história, é que assim como em algumas outras obras da autora, todos são suspeitos. Alguns mais do que outros, mas todos podem ter realizado o crime. O que na minha opinião, torna a história mais interessante.

Esse livro me chamou muito a atenção por se tratar de um cenário o qual não estamos habituados. Eu particularmente não fazia ideia de como acontecia uma expedição. E a parte mais divertida pra mim foi quando o Poirot reuniu todos e começou a contar tudo que tinha descoberto.

O plot do final me incomodou um pouco, mas não posso dar detalhes, então leiam e depois me chamem pra gente bater uma papo sobre isso.

site: https://www.instagram.com/estantesuspensa/

Laisa.Ostiano 26/10/2021

Suspeitava...
O livro é muito bom e a conclusão é fantástica!
Eu suspeitei de 3 pessoas, mas o assassino era o menos provável de ser...
É o primeiro livro que eu leio da Rainha do Crime e eu recomendo muito! Vale a pena!
Becarb 26/10/2021minha estante
Esse livro é perfeito?

Laisa.Ostiano 26/10/2021minha estante
Eu gostei bastante!! ?

Mary 02/07/2022

Capa dura explora em
Que livro legal pra ler, como sempre demora a introdução. Mas leitores de Agatha Christie estão acostumados né?
Nesse livro seja bem vindo ao um lugar na put@ que p@r1u onde uma enfermeira vai cuidar de uma esposa preocupadíssima com a vida, mas morre (nossa, nem percebi que apareceu atrás do livro, ironia)
Hercule Poirot que por uma coincidência de Deus, está lá perto tenta descobrir se foi suicídio ou assassinato e por quê matou.

Juliana3279 08/06/2023

Morte na Mesopotâmia
Segundo livro da Agatha Christie que tenho contato e venho me perguntando pq demorei tanto pra ler os livros dela, sendo que várias pessoas já tinham me indicado. Eu simplesmente engoli este livro e amei todo o desenvolvimento e resolução dessa história. Agatha era (é) realmente talentosíssima!

Fernanda.Damasceno 03/09/2023

Agatha sempre surpreende
A princípio é um livro comum de Agatha, mas ao decorrer da história se torna um livro cheio de reviravoltas e detalhes que o leitor deveria perceber no começo e achou que não seria algo importante a guardar na memória.

Leticia.Liesenfeld 23/08/2023

Apenas Frases
Acho que nunca vou me esquecer da primeira vez em que vi Hercule Poirot. Claro, com o tempo fui me acostumando com ele, mas no começo levei um susto e tanto, e acho que todos também levaram! Não sei bem o que eu imaginava – algo mais ao estilo de Sherlock Holmes, o corpo longilíneo e esguio, o rosto esperto e arguto. Lógico, sabia que ele era estrangeiro, mas não esperava que fosse tão estrangeiro assim, se é que você me entende. Quando a gente o enxerga, dá vontade de rir! Parece um personagem de teatro ou de cinema. Para começo de conversa, não mede mais do que, digamos, 1 metro e 63 – um homenzinho excêntrico e roliço, já bem maduro, com um formidável bigode e a cabeça oval. Parece o cabeleireiro de uma comédia teatral!

Mari 08/12/2023

Gostei
Sempre achei arqueologia fascinante e adorei a ambientação da história. Aqui temos personagens de várias nacionalidades participando de uma expedição arqueológica e todos parecem ser um tanto estranhos ou esconder algum segredo. Como sempre, não descobri o assassino, mas me diverti muito tentando decifrar esse enigma.

Canteli Marcio 21/02/2023

Tudo se encaixa com perfeição
Agatha insiste em afirmar que suas histórias se passam no mundo real e não no mundo ficcional dos livros, por isso são deliciosas suas descrições, sem nenhum glamour, do Oriente Médio.

História com menos personagens fica mais fácil de se criar uma lista de suspeitos, mesmo assim não é nada fácil acertar quem é o assassino.

"E assim tudo se explica, tudo se encaixa com perfeição" uma história com H. Poirot só podia terminar assim.

Mais uma excelente história
Li em dois dias no feriado de Carnaval
Valeu a pena a leitura

nicsju 08/01/2022

Incrível
Eu amei o livro, cada parte dele. Me surpreendi bastante já que foi o primeiro livro da Agatha Christe que eu li. Eu havia pegado spoiler em uma parte que foi um pouco relevante, mas me surpreendi totalmente com o plot twist. Dizem que a Agatha sempre tem um plot twist na manga, então vou com certeza ler mais livros dela.

Raca 25/04/2021

gostei da narradora mesmo antipatizando com ela por muitas vezes, gostei muito do desfecho

Oliveira263 11/08/2023

Morte na Mesopotâmia
Os livros da Agatha são sempre BEM apocalípticos e confusos, são tantos personagens diferentes, descrições e informações que você só vai começar a entender do meio pro final, mas mesmo assim gosto bastante dos livros dela kkkk