Morte na Mesopotâmia

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

Claumdd 23/06/2022

Poirot e sua genialidade.
Mais um delicioso livro da Rainha Agatha Christie com o querido Poirot desvendando os mistérios presentes. Amo a sagacidade dele, mas tem hr q quero torcer o pescoço dele p parar de enrolar e dizer logo quem é o assassino kkkkk.

Vanessa 04/04/2021

Perfeito!
Acho que sou um pouco suspeita para falar, porque simplesmente AMO todos os livros de Agatha Christie que já li e a considero minha autora favorita nesse gênero. Morte na Mesopotâmia é aquela típica história de detetives que fascina e encanta. Quem lê bastante Agatha Christie como eu, geralmente adivinha rápido quem é o verdadeiro assassino. Sempre há o ?misdirection?, a autora faz você odiar um personagem para desconfiar dele, mas com certeza está tirando o seu foco do verdadeiro assassino, geralmente aquela pessoa que todo mundo descarta logo de primeira. Neste livro, me deixei levar e nem tentei adivinhar nada. Quis embarcar na jornada de Poirot e apenas admirar o personagem como um detetive muito astuto e divertido. Enfim, o livro é excelente, a história é instigante e muito bem escrita, todos os fatos estranhos que aparecem no decorrer do livro são explicados de modo satisfatório no final da obra e trata-se de uma história que é, além de surpreendente e inteligente!
Tassio 04/04/2021minha estante
Gostei dele. Tirando o fato de eu ter achado óbvio demais ?

Vanessa 04/04/2021minha estante
Verdade! Dessa vez foi bem fácil!!

Marisol.Sales 04/04/2021

Ela sempre consegue surpreender
Mais uma obra de agatha Christian que é impecável. Essa foi a que eu cheguei mais perto de adivinhar o assassino, porem o motivo não era claro para mim. No fim acbei me chocado. Brilhante esse livro

Barbara M Giolo 31/05/2020

Este aqui eu adorei!
Segundo livro da Agatha que eu leio. Achei bem melhor do que ''Os elefantes não esquecem", tinha ficado bem decepcionada com a leitura do primeiro. Leitura leve, gostosa e fluída. Um texto simples com uma ótima tradução atual. Você rapidamente se envolve no mistério e não consegue largar até chegar ao fim para descobrir quem está mentindo.
A enfermeira Amy é contratada para ´pajear´ uma senhora que diz estar sofrendo dos nervos. A verdade é que ela aceita o emprego sabendo muito pouco de sua paciente. Antes de chegar no novo serviço ela já começa escutar boatos muito estranhos sobre seu novo local de trabalho e chegando lá as coisas parecem muito erradas e misteriosas. Todo mundo parece ter uma opinião que quer compartilhar sobre Mrs. Leidner. Uma mulher linda e cheia de artimanhas para influenciar todos ao seu redor. Mulher de um arqueólogo renomado, ela parte com ele e sua expedição para a Mesopotâmia, onde todos dividem a mesma casa.
Chegando lá a enfermeira logo percebe que a mulher está a beira de um colapso nervoso, por conta de episódios que podem tanto ser pegadinhas de mal gosto de alguém quanto frutos de algum tipo de loucura mental. Leidner confessa a Amy seus reais motivos em acompanhar o marido na expedição, a paciente recebe cartas cheias de ameaças de seu ex-marido que acreditava estar morto. Tudo vira de cabeça pra baixo no dia seguinte quando ela é encontrada morta em seu quarto. As principais suspeitas estão sobre os membros da expedição que dividiam a casa, já que só havia uma entrada para a casa e esta estava vigiada.
Aparece então nosso detetive Hercule Poirot e começa as investigações. Na noite seguinte uma segunda morte ocorre. As principais suspeitas dele são de que foi um crime passional, movido por alguém com ciúmes dela ou por seu ex marido que poderia ser um dos membros da expedição Muitos mistérios estão envolvidos e todos sem resposta. A enfermeira se torna sua auxiliar dando os detalhes do ponto de vista de alguém de fora. Todos são suspeitos e tudo só é descoberto no final do livro, em suas últimas páginas deixando o leitor muito instigado durante toda a leitura. Nada parecia ser o que era.
Eu gostei muito deste livro. No primeiro que eu li o caso investigado era antigo e havia sido fechado sem solução. Não havia tensão nem perigo, estavam revirando uma história do passada para acalmar os nervos de pessoas do presente mas sem risco algum. Já neste livro a Agatha nos faz gostar muito da primeira vítima, construímos conexões com os dois personagens mortos e também com os suspeitos, somos levados a conviver com as histórias e dramas de todos através da enfermeira Amy. Isso fez toda a diferença para que eu adorasse este. Os personagens são bem construídos e é difícil compreender a capacidade da autora de criar tal trama tão complexa em sua imaginação. Recomendo para quem deseja conhecer Agatha Christie.
Bárbara Paradiso 31/05/2020minha estante
Recomendo: A casa torta, e O caso dos dez negrinhos

Barbara M Giolo 01/06/2020minha estante
Aahh obrigada!!

Claudia Heleno 12/04/2024

Livro trás a narrativa de uma enfermeira que é contratada mulher junto com um grupo de uma expedição arqueológica, qdo ela se depara com um crime.

Livro bom Leitura simples .

Thamirys 22/08/2021

Gostei bastante da experiência de ter finalmente conhecido a escrita da Rainha do Crime, achei os personagens bem construídos, uma boa história, mistério do início ao fim. Minha nota é única e exclusivamente só porque não consegui me apegar a ninguém desse livro, a criar simpatia sabe? Aquele sentimento que todo leitor espera quando folheia algumas páginas. Pode ter a ver com a vibe do momento, mas no geral é um bom enredo.

Beto 14/09/2022

Livro característico da autora, com um excelente mistério difícil de decifrar e a típica surpresa ao final. A personagem principal é muito bem construída e Poirot como sempre brilha com sua admirável lógica e raciocínio. Não é o melhor de Agatha, mas ainda assim um bom livro.

Juh Machado 28/08/2022

Perfeição ...
O primeiro livro que eu li da Agatha Christie e me apaixonei completamente pela leitura. Leitura extremamente rápida e fluída e com um desfecho surpreendente. Não tem como não comentar a semelhança com o clássico Sherlock Holmes.
O personagem Hercule Poirot é um gênio! Eu nem imaginava o resultado de toda a história, e ele conseguiu montar todo um roteiro, explicando cada detalhezinho.
É impressionante a história que ela criou para Louise Leidner, ela é uma mulher intrigante, não muito boa, porém não era uma vilã. Ela vivia atormentada pelo passado, e foi o mesmo que acabou a matando. Só fui entendendo conforme o M. Poirot foi me explicando...

Sabwena 01/05/2023

Amei
Não tava esperando esse final, tipo não tava botando mta fé que seria tão bom mas mdss o plot do final

Maria 12/12/2021

Faz tempo q li ele então não lembro muito só sei que amei o final, amei os personagens e foi o primeiro da Agatha Chrristie que li

Willian 30/04/2023

Ótimo livro da Rainha do Crime.

Agatha não é só mestre em criar enredos que envolvem o leitor, ela também tem um domínio pleno das técnicas narrativas. Aqui, por exemplo, a história é narrada em primeira pessoa e de forma bastante pessoal, o que dá ao livro um certo tom cômico, devido aos comentários ferinos da narradora/personagem, a enfermeira Amy Leatheran. Esse tom cômico contrasta muito bem com a atmosfera carregada de tensão que reina entre os membros de uma expedição arqueológica a Bagdá. Quando o pior acontece, surge o melhor detetive da Literatura para colocar as coisas em ordem, com um desfecho impecável.

Só não vou dar cinco estrelas porque achei a entrada de Poirot um pouco forçada. Mas a partir do momento em que ele está no palco, ele brilha e toma conta do show.

Nycolas 15/03/2020

Agatha nunca falha sofro
meu deus, eu já esperava q o final fosse daqueles q eu nunca ia esperar, mas ESSE nossa.
simplesmente leiam, já tá no top3 livros da Agatha com crtz

dani... 28/03/2022

UAU
Eu li esse livro há anos, e minha memória é péssima, então não lembro detalhes dessa experiência, mas se tem algo que não consigo esquecer foi como fiquei impactada pelo plot e genialidade dessa mulher. Minha mãe me recomendou, porque ela gostava bastante dos livros da Agatha quando mais nova, e amei ter tido esse como o primeiro contato com a autora (e não estou puxando saco, porque já li outros e não foram todos que chegaram à esse mesmo nível para mim ?). Nem tenho muito o que falar sobre, apenas LEIAM. (Não vou mudar essa resenha, mas já reli esse livro, e minhas opiniões "atualizadas" estão na resenha da outra versão)

Beto | @beto_anderson 14/06/2021

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 25
Gostei, mas me incomodou o motivo do crime e a forma meio mirabolante que foi executado. Mas a história é interessante. Gostei de ver outro narrador nas investigações do Poirot. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/