O Silêncio das Mulheres

O Silêncio das Mulheres Pat Barker

Resenhas - O Silêncio das Mulheres

Ro 21/04/2023

Não é do calcanhar que Aquiles gosta
Talvez nunca tenhamos superado o período neoclassicista e estejamos, aqui, nos iludindo com uma falácia pós-moderna e tecnológica. Porém, se somos nós o resultado do que no passado foram os outros, faz sentido que nos mantenhamos enamorados pelos grandes poemas épicos e as comoções que estes ainda nos causam. E por essa predileção pelo passado glorioso, narrativas como "O Silêncio das mulheres", "A canção de Aquiles" e "Circe" (sendo as duas últimas obras da autora Madeline Miller), nos tocam, e nos seduzem tanto. Como resultado da pós-modernidade, estamos anacronicamente, e, o tempo todo, tentando preencher lacunas de um passado que não conseguimos modificar. Contudo, eis, então, a literatura, buscando remendar essa colcha de retalhos em um retorno ao que não somos e nunca seremos capazes de modificar.
Em "O silêncio das mulheres", Pat Barker nos apresenta uma narrativa majoritariamente em primeira pessoa, utilizando-se do fluxo de consciência para recriar o que seria a percepção de Briseida perdendo tudo que era e possuía, ao ter sua terra invadida e seu corpo escravizado por Aquiles.
Ao nos depararmos com o poema épico de Homero, temos a tendência de focar apenas na narrativa heroica e na força dos guerreiros que ali atuam. A posição de Helena, como pivô do conflito também não passa despercebida, mas ninguém se questiona sobre aquelas que foram consideradas espólios de guerra, desumanizadas, bestializadas e transformadas em objetos a servirem os seus novos donos. Que é justamente onde Barker opta por construir o seu texto.
Gosto quando autores contemporâneos propõem esse tipo de narrativa, não pela necessidade de preenchimento de lacunas com anacronismos, mas por exercício da criatividade humana e pelo desejo de mudança que essas narrativas carregam. Acho fabuloso como podemos sempre recriar e potencializar qualquer que seja a narrativa.
Por fim, indico essa leitura para pessoas que, assim como eu, gostam do mundo grego e veem em narrativas como a "Ilíada" e a "Odisseia" espaços de deleite e prazer da criatividade humana. Mas, de antemão, aviso, não busque aqui nesta obra o purismo clássico da narrativa original. Lembre-se de que se trata de uma releitura anacrônica que não se dedica e sobrepor o texto no qual se inspira.

Nath.Alya 20/09/2023

Eu nunca senti tanta agonia quanto senti neste livro
A história é contada de forma crua, cruel e dolorosa. Representa a insignificância das mulheres perante uma sociedade machista, representa a violência absurda que é extremamente normalizada e o quanto o ser humano é simplesmente egoista ao ponto de se importar somente com sua única dor.

O livro me deixou enjoada, triste, com raiva? mas ao mesmo tempo me fez criar compaixão por aqueles que são seres vazios e insignificantes uns pros outros, nada além de sua própria dor ambulante.

Para todos que conhecem a história da odisseia, de Aquiles, recomendo que leiam a visão de uma mulher sobre toda a dor e abuso que sofreram.

Eu sofri com elas, sofri com Aquiles por patroclo, sofri por cada uma das 3 partes em que o livro é separado.
Leitura indispensável.

Kelliany.Gomes 11/05/2024

Quando sua cidade cai para os gregos, Briseida vê sua vida se despedaçar: de rainha a prisioneira; de mulher livre a pessoa escravizada, ela é concedida a Aquiles, o herói e semideus guerreiro, como prêmio de combate.

Erica 25/05/2022

Ótimo
Amei ver a guerra de Troia por outros olhos. Livro muito bem escrito, história envolvente cheia de sentimentos.

júlia 06/06/2022

Sinceramente, que decepção foi esse livro. A mitologia e a minha paixão pela história do Aquiles e do Patroclo (obrigada Madeline Miller) salvaram essa história pra mim, porque de resto não achei nada muito bom.

A história é narrada pela Briseida, uma mulher que teve sua cidade saqueada durante a guerra e tornou-se escrava do Aquiles. No entanto, o livro que tem a premissa inteiramente focada na emancipação feminina, em quebrar o silêncio (como ta inclusive no título), não tem nada disso. A Briseida se mostra totalmente dependente do Aquiles, inclusive os pensamentos dela mostram isso, não apenas as ações.

Em todo o momento ela estava narrando mulheres sendo silenciadas, e ao invés de pelo menos internamente ela mostrar que não acreditava naquilo, não. Eu entenderia isso se fosse apenas um dos recontos sobre mitologia, mas o que o enredo prometeu foi totalmente diferente.

A narração em muitos momentos tornou-se arrastada, dava pra ter cortado boas páginas dela simplesmente descrevendo o que havia ao seu redor. A parte da Guerra com Tróia foi a melhor, não tive o que reclamar daí. Mas, realmente de resto, foi uma decepção.
anna v. 26/06/2022minha estante
Faço minhas as suas palavras. Também me decepcionei com este livro. No fim das contas achei que o protagonismo continuou sendo dos homens e que as mulheres seguiram como espectadoras da história principal.

Aninha 30/05/2022

O silêncio das mulheres
Uma forma instigante de contar a história sobre a guerra dos gregos contra os troianos, narrada do ponto de vista de Briseida, que até então era rainha e qndo sua cidade foi tomada por gregos foi dada a Aquiles como prêmio por suas conquistas.
Ela narra tão perfeitamente as atrocidades, as mortes, os estupros que é intenso ler.
E tbm conta a história por trás da amizade de Patraclo e Aquiles...

Rafaela Viana 20/02/2023

Esperava algo diferente
Pat Batker se dispõe a recontar a história da Guerra de Tróia e de Aquiles pela perspectiva feminina.
Em razão do título do livro, eu esperava algo diferente dessa história. Pensei que poderíamos inclusive ter perspectivas de outras mulheres do acampamento apresentadas a nós. No entanto, o fato de Briseida narrar a história, é apenas uma alteração de narrador. O desenvolvimento dos relacionamentos entre as mulheres de, seus dramas, sentimentos e passados nos são apresentados de forma paralela, quando eu esperava que a coadjuvante fosse a história de Aquiles.
A primeira parte até que vai bem, mas quando Aquiles é inserido como narrador na segunda parte, acho que o livro perde muito.

luiza1041 18/02/2023

O silêncio das mulheres.
Antes de qualquer coisa já aviso que tem no Kindle unlimited!!!
LEIAM ESSE LIVROOOOO!!!!!!! favorito da vida, maravilhoso, genial, esplêndido, tudo de bom ????
ele é extremamente revoltante, triste e nojento. é muito raro - ou até impossível - nos vermos o que mulheres realmente passaram na guerra de Tróia, todos os filmes famosos sempre tem uma péssima representação. foi maravilhoso, mas muito impactante ver o ponto de vista da briseida, tudo que ela passou, a cada página eu sentia que ia vomitar. odiei com todas as minhas forças o Aquiles e os gregos .
A escrita da autora é excelente! eu me sentia na pele da briseida.
um momento muito impactante pra mim, foi quando ela disse que ela se via como um objeto, e que nem se achava mais humana.
o ponto de vista de uma escravizada em uma das guerras mais famosas do mundo, foi muito forte.
Se a guerra de Tróia existiu, é um fato que essas vozes foram apagadas.
enfim, acho que não consigo colocar em palavras todos os meus sentimentos lendo esse livro, foi uma experiência ÚNICA, passei muito mal. Mas o fato é que ? o silêncio das mulheres ? é uma obra prima.
marquei muitas frases, mas as minhas favoritas foram essas :

?O que pensarão de nós, o povo daqueles tempos inimaginavelmente distantes? De uma coisa eu sei: não vão querer a realidade brutal da conquista e da escravidão. Não vão querer ser informados sobre os massacres de homens e meninos, a escravidão de mulheres e garotas. Não vão querer saber que vivíamos em um campo de estupro. Não, vão preferir algo muito mais suave. Uma história de amor, talvez? Só espero que consigam entender quem eram os amantes.?

?E eu faço o que inúmeras mulheres antes de mim foram forçadas a fazer. Abro minhas pernas para o homem que matou meu marido e meus irmãos.?

? O silêncio é apropriado à mulher. ?
Smconst 18/02/2023minha estante
ARRASOU LULU!! Ainda bem q vi para vc q tinha no kindle unlimited!

luiza1041 18/02/2023minha estante
ME SALVOU LENDA

Ale 18/05/2022

o silêncio é apropriado à mulher
A guerra de Tróia com outro narrador, melhor narradora, Briseida, que de rainha de Lirnesso é doada como prêmio, tornando-se escrava e através dela vamos conhecendo o dia a dia de todas as mulheres que são capturadas nas invasões gregas.
Uma história apaixonante.
As 4 estrelas se devem ao linguajar vulgar utilizado pela autora, referindo-se as violações que não condiz com a época da narrativa.

Christiane 09/02/2023

A autora faz uma releitura de Homero e a Ilíada, respeitando os principais pontos do relato de Homero, mas tirando as mulheres do silêncio que lhes foi imposto na obra clássica, onde elas são apenas citadas, quando não são consideradas as culpadas por tudo.
É interessante, porque eu me questionava como dar voz a mulheres de um tempo que não é o nosso, como alcançar o que elas poderiam pensar, o que deixaram de falar. Porém, a autora consegue fazer algo que em momento algum eu pensei: isto é o pensamento atual. Ela não retira as mulheres de seu contexto, não faz críticas ao fato de quando um lado ganha as mulheres do outro lado serão escravizadas e serão usadas como objetos sexuais.
A história foca em Briseida, que foi o prêmio de Aquiles e que depois Agamenon tomou dele quando teve que devolver Criseida ao pai e com isto levando Aquiles a não lutar mais.
É o dia a dia das mulheres escravizadas pela guerra, algumas eram rainhas como Briseida, outras são mulheres comuns, o que fazem, como passam o tempo, e o que falam.
É uma ficção, é literatura, portanto nada a criticar, me lembro de Marguerite Yourcenar que escreveu As memórias de Adriano, e também retornou a um tempo distante ao dela.

Alelorencastro 11/06/2022

"O silêncio é apropriado à mulher"
O livro conta a história de Briseida, uma rainha troiana que, após a queda de sua cidade para os gregos, é dada como troféu a Aquiles, passando a viver como sua escrava. Tendo como contexto a Guerra de Troia, a personagem narra sua rotina como escrava, a forma como ela e todas as outras mulheres troianas, independente de sua classe social, eram tratadas como "coisas" pelos gregos, e de como se tornavam "insignificantes" nos acampamentos durante a guerra, mesmo com a importância desempenhada para o funcionamento do lugar. Mesmo sendo uma obra de ficção, é possível sentir o sofrimento dessas mulheres.

"O que pensarão de nós, o povo daqueles tempos inimaginavelmente distantes? De uma coisa eu sei: não vão querer a realidade brutal da conquista e da escravidão. Não vão querer ser informados sobre os massacres de homens e meninos, a escravidão de mulheres e garotas. Não vão querer saber que vivíamos em um campo de estrupo. Não, vão preferir algo muito mais suave. Uma história de amor, talvez? Só espero que consigam entender quem eram os amantes". Afinal, "o silêncio é apropriado à mulher". Não mais, espero!

Livros trechos e trecos 06/09/2023

"Eu era uma escrava, e uma escrava fará qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, para deixar de ser uma coisa e se tornar uma pessoa novamente."

Não sei se eu tinha expectativas demais em relação ao livro, mas para mim, "O silêncio das mulheres" foi muito silencioso em relação às mulheres. Ainda que a autora me diga que Briseida é a narradora da história, e que ela quer nos mostrar a versão das mulheres sobre a guerra de Tróia, eu só vi mais uma versão da história de Aquiles. Mais uma versão de Pátroclo. E uma menção às mulheres no acampamento. Briseida não nos permite nem conhecê-la muito bem, ela não vai muito além do fato de ser uma escrava de Aquiles e de ter ódio por isso. Eu esperava mais histórias de mulheres e menos Aquiles e Aquiles, e Aquiles.
Como gosto de mitologia, o livro não foi ruim, mas também não chega a ser um querido. Tive vontade de dar uns pulinhos em algumas partes? Tive. Mas ainda vale a leitura.

Aline dos Santos 11/07/2022

Fique mendigando romance o livro todo!
É uma boa leitura! Demorei para me afeiçoar, mas depois me prendeu e quis ler tudo de uma vez.
No começo achei que seria um livro de lacração, mas a autora foi bastante sutil, então pude ignorar e seguir com a leitura.

O romance é algo quase inexistente, Mas tiveram momentos que me deixaram em paz kkk

Fagner 28/03/2022

Um bom livro
Uma perspectiva diferente da qual é a mais popular, uma grande história.
Vale muito a leitura. Recomendo.

Jéssica 13/08/2022

É um pouco angustiante em alguns momentos, mas é uma história que vale muito a pena a leitura.
Consegui sentir a dor das personagens em vários momentos.
É incrível como eu nunca tinha parado para pensar em um outro lado de toda essa história.
Recomendo muito a leitura.