O Silêncio das Mulheres

O Silêncio das Mulheres Pat Barker

Resenhas - O Silêncio das Mulheres

Alelorencastro 11/06/2022

"O silêncio é apropriado à mulher"
O livro conta a história de Briseida, uma rainha troiana que, após a queda de sua cidade para os gregos, é dada como troféu a Aquiles, passando a viver como sua escrava. Tendo como contexto a Guerra de Troia, a personagem narra sua rotina como escrava, a forma como ela e todas as outras mulheres troianas, independente de sua classe social, eram tratadas como "coisas" pelos gregos, e de como se tornavam "insignificantes" nos acampamentos durante a guerra, mesmo com a importância desempenhada para o funcionamento do lugar. Mesmo sendo uma obra de ficção, é possível sentir o sofrimento dessas mulheres.

"O que pensarão de nós, o povo daqueles tempos inimaginavelmente distantes? De uma coisa eu sei: não vão querer a realidade brutal da conquista e da escravidão. Não vão querer ser informados sobre os massacres de homens e meninos, a escravidão de mulheres e garotas. Não vão querer saber que vivíamos em um campo de estrupo. Não, vão preferir algo muito mais suave. Uma história de amor, talvez? Só espero que consigam entender quem eram os amantes". Afinal, "o silêncio é apropriado à mulher". Não mais, espero!

Ghellem Pires 13/06/2022

"Quando sua cidade cai para os gregos, Briseis vê sua vida se despedaçar: de rainha a prisioneira; de mulher livre a pessoa escravizada, ela é concedida a Aquiles, o herói e semideus-guerreiro, como prêmio de combate. E não está sozinha. No mesmo dia, e em muitos outros no decorrer de uma longa e amarga guerra, inúmeras mulheres são arrancadas de suas casas e lançadas aos combatentes. A Guerra de Tróia é conhecida como uma briga entre homens por causa de uma mulher que foi roubada de sua casa e levada pelo mar. Mas e as outras mulheres dessa história que foram silenciadas? O que elas falavam enquanto estavam sozinhas, na lavanderia, no tear ou preparando os corpos mortos?"

Aline dos Santos 11/07/2022

Fique mendigando romance o livro todo!
É uma boa leitura! Demorei para me afeiçoar, mas depois me prendeu e quis ler tudo de uma vez.
No começo achei que seria um livro de lacração, mas a autora foi bastante sutil, então pude ignorar e seguir com a leitura.

O romance é algo quase inexistente, Mas tiveram momentos que me deixaram em paz kkk

Jéssica 13/08/2022

É um pouco angustiante em alguns momentos, mas é uma história que vale muito a pena a leitura.
Consegui sentir a dor das personagens em vários momentos.
É incrível como eu nunca tinha parado para pensar em um outro lado de toda essa história.
Recomendo muito a leitura.

Fagner 28/03/2022

Um bom livro
Uma perspectiva diferente da qual é a mais popular, uma grande história.
Vale muito a leitura. Recomendo.

Pêpe 23/12/2023

Amei
Eu nunca tinha lido nada sobre a Guerra de Tróia, embora tenha ouvido falar.
Briseis vê sua vida mudar drasticamente, quando sua cidade é tomada pelos gregos, e de rainha passa a prisioneira.
Pelo prêmio de combate, ela é dada a Aquiles o herói em prêmio, mas não está sozinha, várias mulheres são arrancadas de suas casas e lançadas aos combatentes.
A Guerra de Tróia é conhecida por brigas entre homens por causa de uma mulher, que foi roubada e levada ao mar.
É muito interessante ler sobre a mitologia grega.
Eu gostei muito e recomendo

Christiane 09/02/2023

A autora faz uma releitura de Homero e a Ilíada, respeitando os principais pontos do relato de Homero, mas tirando as mulheres do silêncio que lhes foi imposto na obra clássica, onde elas são apenas citadas, quando não são consideradas as culpadas por tudo.
É interessante, porque eu me questionava como dar voz a mulheres de um tempo que não é o nosso, como alcançar o que elas poderiam pensar, o que deixaram de falar. Porém, a autora consegue fazer algo que em momento algum eu pensei: isto é o pensamento atual. Ela não retira as mulheres de seu contexto, não faz críticas ao fato de quando um lado ganha as mulheres do outro lado serão escravizadas e serão usadas como objetos sexuais.
A história foca em Briseida, que foi o prêmio de Aquiles e que depois Agamenon tomou dele quando teve que devolver Criseida ao pai e com isto levando Aquiles a não lutar mais.
É o dia a dia das mulheres escravizadas pela guerra, algumas eram rainhas como Briseida, outras são mulheres comuns, o que fazem, como passam o tempo, e o que falam.
É uma ficção, é literatura, portanto nada a criticar, me lembro de Marguerite Yourcenar que escreveu As memórias de Adriano, e também retornou a um tempo distante ao dela.

AAnacruz 05/04/2023

Me surpreendeu
Sou apaixonada por mitologia desde a 6° serie então sabia que ia gostar pelo menos um pouco dessa história.
O problema desse livro tá nos primeiros 40%. É um marasmo total, nada acontece. Só temos os pensamentos da Briseida e tal. Sim a autora quis mostrar como era a vida de uma escrava na guerra, mas podia ter feito de uma maneira que não ficasse entediante.
Mas após 40% as coisas começam a acontecer (ainda é um livro que se passa num ritmo lenta, mas melhora kkk).
A melhor parte pra mim foi perto do final quando Priamo vai buscar o corpo de Heitor. Isso não é spoiler, mitologia é de conhecimento geral ?.

Josiane.Castro 22/04/2022

Guerra entre gregos e troianos
Uma história conhecida , de lutas , de Reis , de figuras mitológicas. A visão de uma mulher , que de esposa do rei vira uma escrava . Todas as torturas , humilhações , estupros . Não uma história de amor , uma história de dor . Apesar disso , a torcida por um romance com final feliz foi grande , mas não acontece . Uma leitura esplendida , que faz você querer saber mais sobre esta história.

Rick 10/08/2023

Genérico
É um livro bem monótono, prometeu algo interessante porém só entregou mais um reconto genérico focado no Aquiles e companhia, faltou o destaque para as mulheres e suas histórias, explicações sobre as motivações da guerra, além da leitura ser super massamte também não dá para entender o desenrolar dessas batalhas bagunçadas e nem onde tudo está se passando. Afinal Tróia é uma ilha, continente, reino, ou só mais uma cidade ? Tantas páginas e não explica nada, uma perda de tempo.

idkvixo 11/05/2023

Em todo livro que tenha Aquiles e Pátroclo eu fico super sentida e emocionada com a história deles, mas dessa vez o foco não está nos homens e em seus feitos e sim nas mulheres e de como eram tratadas, mostrando episódios mais próximos da realidade das mulheres da época.
Nesse livro, a maioria dos acontecimentos é narrado por Briseida, a escrava de Aquiles, ela descreve a crueldade e indiferença dos homens quanto as mulheres. Foi uma leitura extremamente cativante, senti nojo, raiva, tristeza, mas achei que foi uma leitura necessária. É importante saber que, por mais que eu ame a história de Aquiles e Pátroclo e sofra bastante com a morte deles, as mulheres foram as que mais sofreram nas guerras, sendo tratadas como animais, objetos sexuais, mercadorias, sem direitos, sem voz.
No geral, o livro fluiu super bem pra mim, amei bastante e recomendo muito!

Larissa3491 17/09/2023

Eu amo uma boa mitologia revisionista
A Guerra de Tróia na perspectiva de Briseis (que durante a história toda foi chamada de Briseida) foi uma história muito interessante de ler. Pensar um pouco nessa narrativa das mulheres que foram silenciadas nas narrativas tradicionais, escritas por homens e que focavam nos homens. Refletir sobre as mulheres cativas de guerra e transformadas em escravas e/ou prêmios, tratadas como coisas, posses, e não propriamente como pessoas. Não importa quantas vezes eu leia sobre Tróia, sempre vou me surpreender e descobrir algum novo aspecto que não tinha reparado antes - seja por Homero ou por meio de releituras contemporâneas.

Bea Medeiros 20/02/2023

Preciso q alguém pague a minha terapia
Primeiramente: Tem tantos gatilhos que demoraria algum tempo descrevendo todos. Continue com cautela.
Brutal, desolador. Mas no fim, uma história que se repete até os dias de hoje. Leitura obrigatória pra quem tenta romantizar tanto Briseidas e Aquiles ou Patroculo.