O Silêncio das Mulheres

O Silêncio das Mulheres Pat Barker

Resenhas - O Silêncio das Mulheres

Triz 16/03/2023

Que livro maravilhoso
A maneira que a autora trás voz para todas essas mulheres silenciadas ao redor da história, a retratação do Patroclo e do Aquiles. poderia falar por horas e horas desse livro, mas é um daqueles que quanto menos você sabe, melhor a leitura se torna. leiam o silêncio das mulheres, vocês não vão se arrepender

Melisseira 09/05/2022

Gregos e troianos por um outro ângulo
Um perspectiva diferente da guerra , narrada por Briseida . A visão de uma mulher que vai de esposa de um rei para uma escrava !!
Vale a pena ler .

Tatiana221 17/01/2024

Todos conhecemos a história da guerra de Tróia, mas este livro traz algo novo, como a história contar através de uma troianos em acampamento grego

Rê Lima 07/04/2023

Apesar da primeira parte um tanto monótona, no geral eu gostei bastante do livro, principalmente a parte mais voltada para os pontos de vista do Aquiles e do Patroclo!

Emi 03/01/2024

Um livro que faz você abrir seus olhos para o que realmente foram os heróis gregos: um monte de meninos mimados que tinham o que queriam

Luuh_hs 08/08/2022

Essa foi uma leitura muito marcante pra mim porque vai tratar de mulheres silenciadas em um período de guerra, algo que poderia se passar em qualquer período da história. Aqui temos como pano de fundo o cerco de Tróia, portanto vemos também a mitologia grega. Mas mais do que isso, eu senti que a autora tirou toda a romantização dessa guerra e nos trouxe questões que parecem óbvias mas que não são observadas. Aqui há mulheres quebrando o silêncio, apenas tentando sobreviver de forma real e crua e em silêncio.

"O que pensarão de nós, o povo daqueles tempos inimaginavelmente distantes? De uma coisa eu sei: não vão querer a realidade brutal da conquista e da escravidão. Não vão querer ser informados sobre os massacres de homens e meninos, a escravidão de mulheres e garotas. Não vão querer saber que vivíamos em um campo de estupro. Não, vão preferir algo muito mais suave. Uma história de amor, talvez? Só espero que consigam entender quem eram os amantes."

Eris 07/04/2023

?O que pensarão de nós, o povo daqueles tempos inimaginavelmente distantes? De uma coisa eu sei: não vão querer a realidade brutal da conquista e da escravidão. Não vão querer ser informados sobre os massacres de homens e meninos, a escravidão de mulheres e garotas. Não vão querer saber que vivíamos em um campo de estupro. Não, vão preferir algo muito mais suave. Uma história de amor, talvez? Só espero que consigam entender quem eram os amantes.?

Essa leitura é interessantíssima. Reconta a clássica história da Guerra de Tróia, mas do ponto de vista de alguém que não tinha a voz para falar.

Em ?O silêncio das mulheres?, vemos a clássica história de Aquiles e Pátroclo sob os olhos de uma rainha que foi tomada como escrava no meio da guerra.

O livro é ótimo, é uma leitura que vale a pena.
Recomendo!

g¡u 07/02/2023

esse livro é incrível pra quem ama a história da Ilíada mas tem preguiça de ler, ou que ama A Canção de Aquiles. A história se passa também durante a guerra de Tróia porém, ao invés de ser barrada por um guerreiro grego, é narrada por uma mulher troiana, que se torna escreva de Aquiles. É brutal pelo que ocorre com ela mas é uma boa nova perspectiva.

Lari.Bisordi 20/10/2023

Li a canção de Aquiles e essa releitura pelos olhos das mulheres é muito impactante e importante.
Nas histórias sempre lembramos dos homens e suas conquistas, mas esquecemos o que fez com que esses homens chegassem até lá.
Nunca podemos enaltecer somente um lado da história e não podemos aceitar ouvir só o lado bom.

Anne538 25/05/2023

O livro conta a história de briseis uma mulher troiana que se vê agora como uma escrava vendida a Aquiles, ao longo do livro acompanhamos a história de briseis e de inúmeras mulheres que foram escravizadas pelos gregos e suas tristes vidas e o romance de Aquiles e Patroclo.

É um livro que me surpreendeu em um sentido muito bom mesmo que eu tenha demorado bastante para lê-lo l.

Márcio 23/01/2023

Um livro que conta o ponto de vista de Briseis, a mulher que deu origem a ira de Aquiles, descrita no poema Ilíada.

Valentina.Dummer 07/09/2023

O silêncio das mulheres
Gostei muito desta adaptação da guerra de tróia mostrando o lado feminino da história, algo que não é falado e nos faz refletir mais sobre a situação feminina nessas guerras antigas.

Bia 22/12/2022

A guerra de Tróia
O livro retrata a guerra de Tróia pela visão de uma escrava que presenciou sua cidade e sua família ser destruída por Aquiles e posteriormente se viu tendo de servir os homens que acabaram com sua vida.

Thai Queiroz 22/02/2023

As mulheres e a guerra
É sempre profundamente angustiante saber sobre o que as mulheres passam mas guerras. Não lembro quem disse isso, mas um pensamento que sempre me aflige é o de que ?no primeiro sinal de instabilidade política as mulheres são as primeiras a perderem seus direitos?. Isso era verdade milênios atrás e isso é verdade hoje. Esse livro permeado de ficção traz mais realidade do que muito por aí. Todo conhecem Aquiles, Páris e Odisseu, mas ninguém se lemongrass ou pensa no as mulheres dessas histórias passavam enquanto esses homens viviam suas glórias e prazeres.