A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações

A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações Joel Greenblatt

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vitor Hugo 14/12/2020

Leitura para iniciantes, livro muito bom!!
Joel Greenblatt é um gestor de fundos de ações nos Estados Unidos. A sua ideia para a publicação do livro (publicado em 2005), surgiu do interesse em ensinar educação financeira para seu filho. A simplicidade de Joel em passar os ensinamentos sobre o mercado de ações, é de tirar o chapéu. Com leitura fluida e de muito bom humor, os conceitos sobre investimento em ações, acabam ficando mais simples e didáticos para qualquer leigo no assunto.

Seu filho tinha um colega de escola chamado Jason, que vendia “chicletes”. A partir disso, o livro começa a se desenvolver, tendo como base o “negócio de chicletes”. Joel passa conceitos básicos de como Jason poderia expandir sua operação até de um possível IPO (abertura de capital de uma empresa), e faz uma análise sobre como o investidor deveria analisar a viabilidade do negócio (aqui que entra a tal fórmula mágica).

No livro é citado conceitos relacionados ao Benjamin Graham (autor de O Investidor Inteligente) como margem de segurança e a famosa parábola do Sr. Mercado. Na minha visão, o livro começa a ficar repetitivo e Joel segue as “fórmulas” de Graham, apenas faz algumas leves adaptações. A tal fórmula mágica, é na realidade as técnicas de Graham e Buffett com adaptação e não me agregou muita coisa nova.

O autor entra brevemente em temas como educação e como ela pode aumentar ou diminuir a produtividade econômica, fala sobre a gestão de fundos de investimentos e como o mercado de curto prazo, a ansiedade e as altas cobranças, demitem milhares de gestores anualmente.

Pontos chaves da tal fórmula mágica:
- O investimento deve render mais que a taxa de juros básica;
- Verificar ações com preços abaixo do mercado e o retorno sobre o capital investido;
- No curto prazo a fórmula apresenta resultados negativos, mas a partir do 3º começa a ter resultados;
- A fórmula foi testada por muitos anos;
- Não fique acompanhando a volatilidade diária do mercado.

Para finalizar, recomendo a leitura se você for leigo no assunto. O livro é bom, porém, para perfis mais avançados nos estudos e na prática do mercado de ações, não terá muita serventia, já que não agrega nada tão avançado ou “novo” sobre como investir no mercado financeiro.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Ronaldo 13/12/2020

Só falta testar a fórmula agora
Neste livro o professor Joel Greenblatt nos mostra um método bem simples na escolha de uma carteira de ações de longo prazo, capaz de proporcionar rendimentos acima do mercado.
Livro bem didático e de leitura simples sobre o mercado de ações.

Vini 06/12/2020

Muito bom, mas um pouco repetitivo no final.
O livro apresenta uma fórmula coerente e dados que a validam, assim como avisos sinceros de sua eficiência e ineficiência em alguns pontos. Na reta final ele fica um pouco repetitivo batendo muito na mesma tecla, mas ainda considero uma leitura positiva.

Leonardo 18/11/2020

Não existe fada do dente no mercado financeiro
A Fórmula Mágica é um pequeno livro (apenas em tamanho), capaz de ensinar conceitos fundamentais para se ter sucesso investindo no longo prazo.

Através de uma escrita leve, o autor nos apresenta conceitos de preço e valor, além de um técnica capaz de identificar bons negócios a preços atrativos.

Jader 13/11/2020

A fórmula mágica
Sei que o nome do livro chama a atenção e, de certa forma, me deixou cético. Mas os princípios e o método apresentado são bem lógicos e de fácil aplicação. Se dará certo ou não é outra coisa, mas vale a pena por a prova.
Recomendo a leitura para aqueles que pensam na bolsa de valores como investimento no longo prazo (pelo menos 3 anos)

Lis 10/10/2020

Excelente
Com linguagem extremamente simples, o autor expõe a fórmula mágica objetivamente e dá alguns exemplos de que ela funciona bem no longo prazo (mais de 5 anos). No final, há uma explicação mais técnica sobre o assunto, que é o que de fato vai ajudar o investidor brasileiro a traduzir as técnicas americanas para a realidade da Bovespa. É uma pena que não tenhamos tantos livros técnicos em português que estudem o mercado acionário brasileiro a fundo...

Marcus Caldas 12/09/2020

Muito bom o livro e ajuda bastante a aprender um pouco como investir em ações. Recomendo.

Pedro Garcia 04/09/2020

Simples e objetivo
O livro promete muito e realmente os backtests demonstram grandes resultados.

Tudo faz bastante sentido, porém é bem difícil abrir mão de todas convicções e pensamentos sobre ações para ficar refém da fórmula.

De toda forma, tem grandes ensinamentos.

Lucas Haubert 18/08/2020

Não recomendo a fórmula.
Sempre da pra aprender algo, mas não vejo muito sentido dessa fórmula pra quem faz buy and hold. Você adiciona os dados e ela simplesmente te diz quais ações comprar, baseado nos melhores indicadores. Eventualmente estarão empresas que você não conhece, ou acha que os negócios não são bons. Sem falar que a cada 12 meses você tem que vender tudo, refazer a fórmula e comprar tudo de novo, gerando imposto para pagar e uma dificuldade maior na declaração do imposto de renda. Tira totalmente a independência do investidor, não te induz a aprender e investir de fato, por contra própria. Te coloca refém de uma tabela. Não recomendo.

Thiago 29/06/2020

Conceitos simples mas muito relevantes aos investidores em ações
Livro enxuto e com os princípios que o professor e gestor de fundos Joel Greenblatt considera essenciais para o investimento em ações no longo prazo.

Greenblatt explica de modo simples que é possível encontrar boas empresas analisando indicadores de lucratividade e da capacidade produtiva. Além disso, o autor defende que na bolsa conseguimos garimpar ações dessas companhias a preços baixos.

Esses são os fundamentos para o método objetivo de escolha de ações para obter uma rentabilidade acima da média do mercado. Greenblatt o chama de Fórmula Mágica.

A ideia da Fórmula Mágica foi pensada para o mercado americano, mas também se aplica ao mercado brasileiro.

site: https://leiturasdotrader.com/formula-magica-de-joel-greenblatt/

1 | 2 | 3 | 4 | 5