O primeiro dia da primavera

O primeiro dia da primavera Nancy Tucker

Resenhas - O primeiro dia da primavera

Caroline946 21/06/2023

Me surpreendeu
No começo tive dificuldade de me envolver na história, não estava fluindo.... mas no final , meus queridos, chorei largada!

Fe Salau 01/07/2023

Pesado mas sensível
Livro com temática bem pesada por envolver crianças. Bem gráfico nas cenas, mas ao mesmo tempo consegue ser sensível em relação ao sentimentos dos personagens.

Alice2908 06/07/2023

"foi sem querer"
Eu estou em choque com tamanho ódio que esse livro me deixou, a escrita é boa, porém acaba sendo inevitável você perceber a tamanha romantização que acontece ao decorrer do livro, e o que eu achei que aconteceria não acontece, que seria o arco de redenção do crime em si, que é o assassinato já que você fica pensando "o que passava pela cabeça da criança?, Qual foi a sua motivação?, E por que justo aquele menino foi a vítima?", Simplesmente são perguntas em aberto, e tem capítulos de flashback que não mostra a evolução de personalidade para que nos leitores possamos criar empatia com a assassina. E seria o tipo de livro que eu não recomendaria

daricanedo 10/07/2023

Sabe aquele livro que a gente fala, que esperava tudo e não entregou nada? Então, o Primeiro dia da primavera é assim, ele não é um Thriller, mas trás uma carga emocional muito grande com muitos gatilhos que pessoas mais sensíveis podem ter problema.

No mais o livro não está nos meus top 10 mas ainda sim é um livro bom!

Julisfronza 23/07/2023

Demorei para escrever a respeito desse livro… ele é intenso, profundo… é difícil encontrar um equilíbrio, justificamos o injustificável.

A história começa com uma criança matando outra de menor idade. Os capítulos são intercalados entre os acontecimentos daquela época e os dias atuais. A investigação feita pela polícia, o luto das mães no bairro, o medo constante pela vida dos filhos.

Passamos por narrativas de abandono na infância, muita fome, sujeira… a busca constante por comida, a rejeição, os abusos e desequilíbrios psicológicos.

Foi retratado com muita clareza a dificuldade de sair de um ciclo, superar e crescer.

Pág 199 “Às vezes parecia até um experimento: eu estava tentando ver quanto conseguia maltratar o meu corpo até que parasse de funcionar.”

Pág 288 “Quando uma pessoa que você conhecia morria, você não morria junto. Você seguia em frente e ia passando por fases e épocas tão diferentes que pareciam outras vidas, mas mesmo nessas outras vidas os mortos continuavam mortos.”

É um livro bem impactante.
Impossível ler sem ser tocado em algum nível.

Isa 10/08/2023

Um livro pesado. A história de uma criança negligenciada e as consequências disso na vida dela, o que ela fez dá para justificar?? Ótima escrita, te prende muito

gabi.torquato 21/08/2023

Esse foi um livro que depois de MUITO tempo, realmente me prendeu. que história linda, Chrissie passou por tudo e mesmo assim se tornou uma adulta incrível.

anisania 27/12/2023

Nada podia me atingir se eu não tivesse nada por dentro.
Esse livro é triste e sensível na mesma medida. Por várias vezes eu me peguei lendo duas páginas e parando porque não dava pra ler mais. Era muito horrível o que estava acontecendo. Mas escrito de uma forma tão boa, tão delicada, que você tinha que voltar pra ver o que ia acontecer com aquelas pessoas.

O aprofundamento de cada um dos personagens é algo maravilhoso. No fim você pode tomar lados, achar que alguém está certo ou não, achar o final de uma injustiça terrível ou um sopro de esperança. Não importa. Você vai ficar pensando no que leu por muito tempo.

Já deixo avisado que não é um livro de reviravoltas e grandes acontecimentos. É uma história sobre carências, fome, família, lar e assassinato.

É horrível. Cinco estrelas.

"Eu era uma menina feita de cacos de vidro. Eu machucava as pessoas só sendo quem era."

Dani 06/09/2023

Vale a leitura
Esse livro me incomodou bastante. O livro narra a história de Chrissie, contada por ela mesma, e já inicia com Chrissie matando outra criança. No decorrer da história, percebemos como essa criança passa fome e é negligenciada por seus pais.

Evellyn.Laise 07/09/2023

Esse livro me deixou bem reflexiva e triste, achei muito impactante as coisas que aconteceram, muito triste tudo que a Chrissie passou e tudo que ela fez. Nao é aquele livro de suspense que vai te render plot Twist nem nada disso, na verdade é mais um suspense psicológico, mas mesmo assim pra mim foi difícil de largar querendo saber tudo que ia acontecer e as consequências e reações das pessoas. Eu amei a leitura, me deixou muito pensativa sobre segundas chances e redenção.

Cananda 29/09/2023

Segura a respiração e solta
Já começamos pelo título, "O primeiro dia da primavera", você pensa que pode ser um livro de romance, coisas fofas, amigáveis, o título e a capa são lindos, maassss não é bem assim o desenvolver da história..

Com essa leitura eu senti tantos sentimentos, tantas perguntas, senti que só consegui respirar direito quando terminei, sinto que fiquei 2 semanas segurando a respiração e assim que finalizei senti um alívio.

A narrativa é tão intensa, e tudo tão real e próximo que não aceito que seja uma ficção, essa escritora fez coisas incríveis, não tem como se explicar, a agonia, o sustos, o medo, a piedade por alguém que claramente fez algo de errado, mas nós a entendemos, e até nos identificamos com ela em dado momento (estranho dizer isso? Sim, mas é real) é tudo tão tocavel é como se eu pudesse ver essa história amanhã no jornal.

Cristine caramba, não seu oque dizer de verdade, você é uma protagonista a altura, você entregou tudo e mais um pouco.

Julia, posso acreditar na sua mudança, mas Cristine foi você e sempre será você.

Devorem esse livro, é surpreendente.

Cari S2 06/10/2023

Tenso, pesado, forte demais!
Sem dúvida, um dos livros mais dolorosos que já li na vida!
Cruel, perverso!
Me faltam palavras! Mesmo?.

Gabi Mercês 25/10/2023

Uma história que me deixou de boca aberta e me prendeu de uma forma tão intensa que eu queria devorar cada página para saber logo o final