O primeiro dia da primavera

O primeiro dia da primavera Nancy Tucker

Resenhas - O primeiro dia da primavera

Colares.Marietto 10/05/2023

O primeiro dia da primavera
Leitura tensa, perturbadora e muito triste. Ao mesmo tempo que temos empatia pela personagem principal temos raiva também é um mix de emoções. Mas em si é tudo muito triste e eu só queria pegar a Chrissie e cuidar dela! Uma leitura diferente mas muito boa.

Denise.Lopes 14/12/2022

Angustiante do começo ao fim ?
Uma imersão na realidade daqueles que foram excluídos dos seus direitos mais básicos como :uma família, saúde , proteção, amor e respeito. Não que todos que sofram essa falta de direitos tendem a ser como a protagonista dessa história, mas nos mostra friamente o que a necessidade desses direitos podem vir a causar num ser humano!
Leiam e tirem suas próprias conclusões

anahels 23/10/2023

Nunca li nada assim
Juro, tô chocada.
é um livro MUITO bem escrito, visceral, difícil de ler mas simplesmente incrível. que história!

Gabriela 04/04/2023

Intenso
Esse livro deveria ser muito mais conhecido! Narra a história de Chrissie, uma menina em situação de vulnerabilidade que aos 8 anos mata uma outra criança, e Júlia, o novo nome que assumiu muitos anos depois.

Uma história forte sobre tantos assuntos, inclusive fome, pobreza, justiça juvenil e recomeços.

Apesar disso, acredito que ainda pode ser classificado como um thriller, mas é muito mais do que isso, possui uma carga emocional bem presente.

Carla.Zuqueti 30/10/2022

Tenso
?Eu matei um menininho hoje.?

Esse é o início de um livro tenso. Dolorido. Chocante.

Chrissie matou um menino de dois anos com as próprias mãos. Ela o levou para uma casa abandonada no beco e apertou seu pescoço até que ele parasse de respirar.

Chrissie tem 8 anos. Ela repete que ?é uma semente podre?. Ela é mal educada, responde todo mundo, vive suja, é incrivelmente esperta mas um pouco sociopata. Ela não sente empatia. Ela nunca chora. Ela acredita em uma realidade que existe apenas em sua mente, onde ela amada e desejada pela pais. Mas ela sabe que isso é mentira.

Na verdade, seus pais são ausentes e não cuidam dela. Ela vive suja e com fome. Não tem roupas e sapatos adequados. Ela faz xixi na cama aos 8 anos e sente um profundo desprezo e inveja por qualquer pessoa que possui uma vida melhor que a sua. Ela não entende porque precisa viver dessa forma. Mas ela nunca chora.

O livro se passa em dois tempos: a Chrissie do passado - a criança de 8 anos, abandonada pela sociedade e renegada pelos pais que não a queriam, não a amavam e não cuidavam dela - e a adulta, agora mãe e que tem pavor que sua filha herde alguma característica da semente podre que era quando criança.

?Não ia ser uma mentira completa. Quando eu lembrava dos meus oito anos, lembrava da fome que contorcia o meu cérebro em formas afiadas, e da vergonha de acordar com os lençóis molhados, e da sensação de que ninguém no mundo inteiro me queria. Ninguém no mundo nem gostava de mim de verdade.?

O livro é chocante. Narrado em primeira pessoa - pela Chrissie criança e pela adulta- o livro é um chute no estômago sobre como uma criança sem amor pode tornar-se uma psicopata. Como a alienação parental pode interferir no caráter infantil e como sua visão de mundo é adulterado pelo cenário que você enxerga na infância. Livro muito difícil. Bem complexo. Recomendo.

Vanz!n 23/10/2022

Apenas LEIAM!!!
Eu to num misto de emoções enorme depois de finalizar esse livro, então assim... leiam e sintam o que eu to sentindo, não vao se arrepender. ?

José Carlos 18/07/2023

Turbilhão de sensações!
Pesado, muito pesado!! Pensei em abandonar no primeiro capítulo! Não sabia se queria ler essa história! Fiquei chocado em várias passagens! A obra pode ser avaliada sob diferentes pontos de vista, e dependendo do adotado, pode ser amada ou odiada! O que Chrissie sofreu justifica o que ela fez??? Foi romantizado o assassinato??? É possível uma segunda chance???? Um livro amargo, difícil de digerir, e que não será facilmente esquecido!
Lima O Limão 22/10/2023minha estante
Essa resenha me lembrou o que livro que li. Faria muito sentido se estivessemos falando do mesmo livro. O Palácio de Papel.

gvnnrs 24/09/2022

"Eu queria perguntar para a mulher bonita se ela tinha escolhido Ruthie e não eu porque Ruthie era bonita e eu feia, ou se foi porque ela tinha três anos e eu oito, e em que momento entre os três e os oito anos uma criança fica grande demais para amar."

"Toma, é tudo o que eu tenho, vai lá comprar alguma coisa para comer.
Quando ele cambaleou de volta para dentro do pub, ouvi ele ir até o balcão e pedir para Ronnie mais uma bebida. Então não era tudo o que ele tinha. Era tudo o que tinha sobrado depois de pagar pelo que era iimportante de verdade para ele."

:')

Bell 26/08/2022

Senhoras e senhores, que livro!!

O livro começa assim: "eu matei um menininho hoje"
E quem está falando é uma menininha de 8 anos.
A narrativa intercala as vozes de Chrissie e Julia, e suas palavras entram na nossa alma, viscerais, impactantes, cruéis, tristes e também emocionantes e incrivelmente belas.

Foi a estreia da autora e ela já ganhou meu coração. A escrita de Nancy é sensível, envolvente e marcante. Ela abordou temas muito pesados de uma forma quase poética.
O livro é tenso, perturbador e é triste, triste de partir o coração, do início ao fim.
Me emocionei muito, eu consegui enxergar algumas "amiguinhas" da minha infância em Chrissie. E isso me doeu na alma.
Eu estou totalmente entregue à esse livro, de verdade, leitores entendem o sentimento rsrsrs
Que livro!!
Fãs de thrillers: leiam!
Fãs de drama: leiam!
Simpatizantes de psicologia: leiam!
Leitores de qualquer tipo: leiam!

Entrou pra lista de favoritos da vida.

Termino com coração partido e com saudades dessa leitura!! Aguardando ansiosa o próximo livro de Nancy ?
Claudia Cordeiro 30/08/2022minha estante
Faz sentido uma criança q parece psicopata se tornar uma mulher com sentimentos?

jaquelinecrzs 22/08/2022

eu gostaria de fazer uma resenha a altura do que esse livro merece, mas eu não vou conseguir. estou devastada e lágrimas não param de sair, 🤬 #$%!& . eu queria pegar a chrissie pra mim, alimentá-la com tudo do bom e do melhor, lavar as roupas dela, decorar um quarto lindo, encher de brinquedos e abraçá-la até ela não aguentar, dar tanto beijo que iria me achar grudenta e chata. é assim que ela merecia ser tratada, é isso que toda criança merece. não consigo parar de chorar porque me apavora pensar que não é só um livro, que neste exato momento deve existir diversas crianças desamparadas desses jeitos, implorando por afeto, carinho e atenção. a negligência dos pais me deu nojo, revolta, ânsia de vômito, que raiva indescritível desses filhos da puta. me emocionei com o final, com a volta que a julia conseguiu dar acima de tudo e me fez pensar na importância de segundas chances, de recomeços, de uma nova vida. não sei mais o que dizer, é tenso, triste, tocante e perturbador na mesma medida.

13 à 21 de agosto!

Lohane 04/08/2022minha estante
Eu nunca tinha ouvido falar sobre a história da Mary Bell. A primeira vez foi hoje, por acaso, escutando um podcast de crimes reais. Eu amei o livro, mas fiquei meio decepcionada pela autora em momento algum fazer menção ao fato de que se inspirou numa história real pra criar o livro...

Nubia.Franciele 24/07/2022

Não vou nem fazer resenha, porque eu li com a cabeça em outro mundo! Na verdade, eu ouvi o audiobook porque precisava concluir a leitura! Não consigo ter um opinião formanda sobre ele? ficou devendo nessa!!!