As vantagens de ser você

As vantagens de ser você Ray Tavares

Resenhas - As Vantagens de Ser Você

Ray Tavares 13/06/2022

Oiê, a autora do livro que está falando, eu só queria passar para falar algumas coisinhas...
...mas não se preocupem, eu não vou invadir o espaço que o leitor tem para falar com honestidade o que achou do livro. Claro, eu leio tudo o que vocês escrevem por aqui, seja bom ou seja ruim, porque as resenhas boas aquecem o meu coração e as ruins sempre acabam contribuindo para que eu melhore como escritora, mas eu nunca tentaria interferir no julgamento de vocês sobre esse livro. Na verdade, eu só queria compartilhar com vocês como foi escrever esse livro e porque ele é tão especial pra mim.

Na Bienal de 2019, eu assinei o contrato do meu quatro livro. De 2019 até aqui, foram quase 4 anos tentando passar o que eu tinha na cabeça para o papel. Tive meses de escrita alucinada, e meses em que nem uma só linha saia dos meus dedos. Alguns dias, amava Ana, Bárbara e todos os personagens, em outros, mergulhava demais nas suas angústias (que, pasmem, era MINHAS angústias) e não sabia como dar um desfecho a eles, porque não sabia como dar um desfecho para a minha vida.

Escrever não é fácil. Parece fácil, mas não é - é por muitas vezes pesado, tortuoso, lento, cheio de medos, gatilhos e inseguranças, cheio de “isso aqui tá uma merda”, “não dá pra entender o eu que quero dizer aqui”, “ninguém vai se identificar com isso”, “o que as pessoas vão achar de mim?”, com pitadas de “com tanta gente talentosa no mundo, por que eu ainda insisto?” E eu não quero de jeito nenhum elevar o escritor a um ser místico, alguém que, Ó, faz algo que nenhum outro ser humano é capaz de fazer. Não, a gente só tá fazendo mais um trabalho como outro qualquer, e acho que por isso mesmo, quando encontramos a história que queremos contar, precisamos contá-la, doa a quem doer. Mesmo que doa na gente.

“As Vantagens de Ser Você” começou com uma ideia boba, que me fez rir: e se a minha protagonista estivesse obcecada por um coach? Mas no fundo, eu queria contar a história de alguém que estava angustiada com as próprias escolhas de vida. Alguém que se comparava com os outros o tempo todo. Alguém que estava passando por problemas de saúde mental e queria fingir que tudo estava bem. Alguém que se sentia tão avassaladoramente frustrada, que a única opção era atravessar o país atrás de um coach. Alguém no fundo do poço.

E assim nasceu As Vantagens de Ser Você! Uma dramédia, uma comédia pra chorar, um texto tão profundamente leve que parece não querer dizer muita coisa, mas eu juro que eu quis dizer, e muito!

O livro conta a história da Ana. Formada em letras, 24 anos, ela sonha em ser escritora, mas precisa se contentar com um trabalho como cobradora de dívidas, o telemarketing hard core. Ana está desiludida, tem um original na gaveta e muito remorso de não ter ouvido os pais e feito, sei lá, direito, engenharia, administração. De onde ela tirou que dava pra ser escritora no Brasil? Agora ela não tem dinheiro nem pra comprar uma blusinha.

É com o que sobra do seu salário miserável e usando o finalzinho da sua dignidade que Ana compra o livro do coach quântico Tony Diniz: “Você Só Será Foda Quando Se Sentir Foda”. Ela tem noção de que o título do livro é ridículo, assim como uma pessoa que se denomina “coach quântico” também é, mas é atraída para ele como um mosquitinho é atraído para a luz. Porque, no fundo, Ana acha que o livro pode ajudar. No fundo, Ana acredita que ainda há salvação para a sua situação. Ela só precisa se… Esforçar.

O problema é que Ana é flagrada lendo o livro por ninguém mais, ninguém menos que Bárbara, a grande crush da sua vida, sua primeira paixão e quem fez Ana ter certeza que é, ela gosta mesmo de garotas. Bárbara é tudo aquilo que Ana poderia ter sido se ela tivesse feito outras escolhas: ela é coordenadora em uma startup, tem o carro do ano, mora sozinha em Pinheiros e viaja todos os anos para fora do Brasil.

Bárbara conta para Ana que Tony Diniz está fazendo um retiro espiritual de emanação de ondas da felicidade no Parque Estadual do Jalapão. Ela sabe porque ela vai participar? Não, ela sabe porque ela está organizando o retiro para os funcionários da sua startup. Bárbara não é o tipo de pessoa que precisa emanar ondas de felicidade, ela já é feliz o suficiente.

Nesse meio tempo, Ana recebe uma notícia horrível: a empresa em que trabalha precisou passar por cortes. E ela foi demitida? Não, promovida. “Tivemos que demitir os mais jovens, eles ainda têm muitas possibilidades pela frente”, ela precisa ouvir, atestando que ela está presa e atolada no fundo do poço, sem ter para onde ir.

Em um movimento impensado, impulsivo e necessário, Ana decide então pedir demissão e usar o dinheiro da rescisão no retiro de Tony Diniz. Quem sabe ela não emana ondas de felicidade o suficiente para encontrar um rumo na vida? E ela decide também arrastar Luis e Camila, seus melhores amigos, com ela. Na pior das hipóteses, eles fizeram uma viagem divertida!

O problema é que Ana perde o ônibus da excursão por conta da arrombada da sua cadela Berenice, e vê mais um de seus planos ir por água a baixo… Não fosse por Bárbara, que está indo para o retiro de carro, e oferece carona para Ana e seus amigos. Ah, só um detalhe: o namorado de Bárbara, o youtuber e subcelebridade Gael, vai junto. E Ana decide ir também. Porque se pisou na merda, melhor abrir os dedos, né?

Parece engraçado… e é! Eu juro! Quem gostou de Os 12 Signos de Valentina, vai curtir esse também, o humor está lá. E tem romance, um romance bem gostosinho e slow burn. Mas tem também alguns assuntos delicados, desabafos de uma autora que tinha muito pra falar, mas em 280 caracteres do Twitter não sabia dizer.

E eu espero, do fundo do coração, que vocês gostem. E que possa ser um abraço em dias difíceis, uma luz no fim do túnel, a inspiração que você precisava para seguir em frente, a compreensão de que se parece que todo mundo tá mais feliz do que você, é porque todo mundo só mostra o lado bom da própria vida nas redes sociais.

Espero que As Vantagens de Ser Você te mostre, de verdade, quais são as vantagens de ser quem você é, do jeitinho que você é.

Se você leu até aqui, obrigada
Lety 18/06/2022minha estante
?????????

gii.avellar 05/07/2022minha estante
comprei hj na bienal tô doida p começar a ler!!!

Kami 11/07/2022minha estante
Meu deus mulher preciso desse livro pra ontemmmmmmmmm

Maria4043 29/07/2022minha estante
MDS VOCÊ CURTIU MINHA RESENHA ???? não acredito. Eu amo tudo que você escreve Ray! É sério ???

Alguém me ajuda

Dandara 29/07/2022minha estante
Sou nova por aqui não estou conseguindo ler o livro

Como começa a ler

Larissa 03/08/2022minha estante
Vou lê ele, e fazer uma resenha para o meu canal no YouTube

Izabel 06/08/2022minha estante
Comecei ontem e estou amando

Pri 09/08/2022minha estante
Simplesmente perfeito ? ainda sem palavras pra descrever tudo que foi esse livro, obrigada por tanto!

May 28/09/2022minha estante
Que linda, mds. Super me identifiquei no lance de que escrever não é fácil, também sou escritora e ultimamente tô com um bloqueio para escrever, meio sem tempo também, mas creio que o pior problema é o bloqueio. Eu amo escrever e ler, tô super me identificando com a Ana também. Você é uma escritora maravilhosa.??

Lídia Marie 15/10/2022minha estante
Esse livro é incrível! Amei ??

@estantedajulia 26/01/2023minha estante
Ray você é perfeita, entenda! ?

Madu 17/02/2023minha estante
Maravilhosa, Ray ?????? do CDA pra vida

Rafinha 19/03/2023minha estante
muito muito obrigada por ter escrito esse livro, era oq eu precisava ler agora

Thatiane 22/05/2023minha estante
Que fofa! Estou começando a ler hj no kindle unlimited, mas a capa é taaaaaão linda, q quero o livro físico tbm

kalyne20 13/03/2024minha estante
MARAVILHOSO

isadorampelotti 11/09/2023

Tenho muito a falar, mas não daria pra escrever tudo aqui
A escrita é incrível, não sei como a autora consegue encaixar frases/memes tão certeiros em diversos momentos do livro, sem ficar aquela coisa chata e repetitiva. A leitura foi muito fluída, foi muito gostoso de ler, os personagens são cativantes, e, Deus, como eu amo ser brasileira em momentos como esse, pq é cada perrengue que eles passam nesse livro, que só gente como a gente, brasileiro que é brasileiro, que consegue entenderKKKKKKKK
O final foi melhor do que eu esperava, na verdade, foi quase um plot twist, descobrir que a imagem que o leitor criou na cabeça o tempo todo da protagonista, na real era uma própria paranoia da mente dela mesma.
Ana sofre de ansiedade, e tem uma autoestima pior que tudo nesse mundo e acabou criando na sua própria cabeça um retrato muito distorcido de si mesma.
Ela pensa demais e acaba de deixar de viver/falar por ser muito ansiosa e insegura de si.
A maior parte do livro, ela se lamenta e fica remoendo coisas do passado e também se comparando a tudo e todos Ana pensa que, todo mundo tem uma vida 10x melhor que a dela, pra no final, ela descobrir que todo mundo também tem problema e que todo mundo ta na merda, até mesmo a crush dela que ela romantizou boa parte da história. Esse baque que ela leva, é o que transforma o livro em muito mais do que um romance ou uma história engraçada com um final feliz, ver a "fudida" da protagonista evoluindo como pessoa, enfrentando de frente o que fugia, sentindo o que realmente significa VIVER, me fez me sentir de uma certa forma, reconfortada, feliz e orgulhosa por Ana, afinal temos bastante em comum.
isadorampelotti 11/09/2023minha estante
meu deus, ficou horrível, mas eu tava morrendo de sono enquanto escrevia isso

adoracomuna 11/09/2023minha estante
Ray, foi eu quem indiquei!!!!!

adoracomuna 11/09/2023minha estante
Meu maior orgulho minha amiga linda

Amou amou amou

LeTroxa 02/05/2024

comprei esse livro pra dar de presente de aniversário pra minha namorada, e como ela me segue aqui e era surpresa eu n comentei o livro enquanto lia.
mas ele é simplesmente maravilhoso. sem dúvidas é o livro que me marcou e vou lembrar com muito carinho.
ao mesmo tempo q eu nunca ri tanto com um livro, com piadas tão certeiras e que te pegam completamente de surpresa, ele consegue ser muito profundo e tocar partes sensíveis de quem tá lendo.
ele consegue abordar temas sérios como saúde mental, racismo, homofobia, enquanto tem frases como "meu 🤬 #$%!& não é tímido" KKKKKKKKKK
ele só tem 350 páginas mas tanta coisa acontece q parece q é um livro de 1000. é incrível como a leitura é fluída, divertida e tocante.
esse é o tipo de livro como que pra mim são como "Enquanto Eu Não Te Encontro" e "O Amor Não É Óbvio", me dão esperança no amor, no futuro, em mim mesma e na vida.
esse livro é um grande abraço pra todos nós que nos sentimos perdidos e sozinhos, que diz "tá tudo bem. vai dar tudo certo".
ferreira83 02/05/2024minha estante
que lindo amor

ferreira83 02/05/2024minha estante
amei o presente, tô adorando ler suas anotações!!!

cass 16/01/2023

eu não queria ser foda, eu queria ser feliz
primeiro livro do ano e não poderia começar melhor, é muito mais que um singelo romance sáfico com sentimentos antigos guardados, lida bem com conflitos que se passam na cabeça de jovens adultos sem estabilidades, sejam elas financeiras ou emocionais, ou as duas.

com humor e um final feliz com conversas extremamente necessárias, impecável!
ana 16/01/2023minha estante
muito linda lendo algo com +100 páginas

Gaa. 28/02/2023

Esse livro foi TÃO importante pra mim ??
Difícil conseguir explicar tudo o que esse livro conversou comigo, como ele me tocou em lugares extremamente particulares, como transmitiu exatamente como tenho me sentido, essa pressão de ser quem os outros esperam que sejamos e sentir o fracasso nos invadir quando percebemos que não sabemos nem o que estamos fazendo aqui. Ah, acho que nunca tinha me sentido assim em relação a um livro. Essa leitura me fez gargalhar, chorar, pensar e toda essa road trip eu fiz junto e foi uma delícia! Foi ler pra me redescobrir nessas linhas, de verdade. Obrigada Ray por essa obra. Nunca faço resenhas ou tão pouco comentários mas acho que em algum momento algo sempre nos toca de forma diferente, nos fazendo querer expressar tudo o que sentimos com aquilo né? E precisei vir expressar o quanto esse livro foi importante pra mim.

Não posso dizer que ele será tão impactante assim pra todo mundo mas independente será uma ótima leitura e extremamente divertida, várias das situações do livro são engraçadissimas! Ahh.. que leitura importante e divertida. Vão sem medo, mesmo.
Mah 15/04/2023minha estante
Que resenha bonita! Vou ler

@apenasumaleitora 01/11/2023

É um livro legal, mas não colou pra mim, a leitura foi beem arrastada e a maior parte do tempo a Ana me estressou, fiquei em dúvida se largava ou não, mas no fim decidi ir até o final e não é que eu tenha odiado, só não gostei muito.
@apenasumaleitora 01/11/2023minha estante
E ainda só terminei pq pulei as partes que era pra ser o livro de autoajuda kkkk

Paula 15/01/2023

Divertido. Eu senti que o conflito se resolveu rápido demais, mas o elenco de personagens é rico e diverso e carrega a história nas costas, que é bem engraçada aliás. A conclusão é que eu tenho que ler mais livros nacionais.
bea 16/01/2023minha estante
gostou mto dad boiolas

Thaís 07/07/2023

Gosto muito dos livros da Ray, mas fiquei bem decepcionada com esse.
Achei q a história não foi fluida.
E fiquei muito incomodada com a quantidade de ?memes? e frases de efeito dessas q tem em todo post de blogueira na internet. A impressão foi de q alguém rodou uma semana inteira pelas redes sociais e anotou cada meme em alta, e foi escolhendo pra usar todos juntos de uma vez só no livro, pra ficar mais descolado.
Eu adoro quando aparecem memes em livros contemporâneos, quando pontuais e bem colocados.
No mais, a história foi ok.
Além disso, encontrei alguns errinhos no livro. Ray, me chama pra ser sua beta na próxima q eu corrijo antes da publicação kkkk
Victoria 16/07/2023minha estante
Mds eh pensei a msm coisa kkkk ninguém fala daquele jeito na vida real, parecia um apanhado de tweets como frases de efeito

vampstache 08/04/2023

Um emaranhado de gente chata num carro por 300 páginas.
Anteriormente, já havia lido outro livro de Ray Tavares e nesse outro livro, a personagem lésbica (cujo nome não lembro) fora a minha favorita naquela narrativa maçante.
Depois de finalmente me interessar por ler livros com a temática de romance sáfico, decidi ler esse livro. E eu infelizmente venho aqui discutir a minha triste relação com ele.
Os enredo? Fraco. A escrita tenta ser engraçada mas não é, ao meu ver, a única coisa que me fez rir foram os comentários de 🤬 #$%!& frouxo da Camilla, de resto, eu só me irritei. Os personagens não tiveram um desenvolvimento o suficiente para mim, e daí num momento de faísca, todo mundo decide largar de mão e desabafar na cara da protagonista, como se ela fosse a culpada por tudo (agora ela virou mãe dos amigos pra eles serem OBRIGADOS a ir naquela viagem?), sem contar a falta de simpatia de todo mundo ali.
Luís, nome simples pra alguém chato e simples. Só fuma e reclama, fuma e faz piada que ninguém ri, fuma e é grosso, e daí explode pq ele é gay. É isso, o enredo dele pra mim foi ele ser gay, "alguns sobrevivem ou sobrevivem" tá Luís, a gente já entendeu que você é gay e sofre e que outras pessoas também sofrem, obrigada.
A Camilla só tá ali pelas piadas de cocô. O Gael é um pé no saco. A Ana é um pé no saco. A Bárbara pra mim foi a premiada, afinal, ela tem uma construção muito boa, desde o começo ao final da trama.
Agora, a Ana só reclama né? 🤬 #$%!& , ô garota chata. Faz a gente ficar com raiva da irmã (Alice), e bota a culpa de tudo na coitada da garota, daí quando ela tem um ataque de ansiedade: lição de moral sobre ocmo ninguém é perfeito e como todo mundo gosta sa Ana e era tudo coisa da cabeça dela.
Se a Ana tivesse feito terapia quando a Camilla falou, deus amado, ela teria evitado 350 páginas de um livro.
Ah, e outra, ela deveria ter tomar 🤬 #$%!& mesmo com a editora. Sei lá, bem mesquinho apagar um e-mail sem saber o que é que tá escrito nele pq você julga que já sabe o que tem ali.
Soso 10/04/2023minha estante
Meu Deus mas macetou e n poupou ninguém!!!!

lolaugs 19/10/2022

se você não é swifitie, você vai se tornar
tá, vamos lá. primeiramente adorei as músicas da taylor que foram citadas nesse livro, incluindo: getaway car, all to well e cruel summer. eu nunca gostei muito da taylor mas passei a gostar depois de ser influenciada pela barbara.
não me conectei muito com a barbara, além do gosto musical.. sei que ela tem os problemas dela mas eu preferia que fosse mais desenvolvido. já em relação a ana, eu gostei muito dela, principalmente depois do erro dela. acho que isso me ajudou bastante a imaginar ela como uma pessoa que realmente existe, não só uma personagem. em relação aos personagens secundários eu não tenho muito o que falar, só gostaria que a relação entre Ana e Alice fosse melhor explorada.
o romance foi o ponto crucial pra mim, o final aberto e simplificado não me agradou muito. achei que antes do beijo não tiveram muitas faíscas (mas isso é completamente pessoal).
no geral é um livro muito bom e muito bem escrito e eu indico pra quase todo mundo, menos pra quem quer um livro que seja focado apenas no romance.

ps: odeio o tony idiotao, com certeza é calvo e tem uma caminhonete.
Amanda 19/10/2022minha estante
KKKKKKK Lara e o preconceito com calvos

sininho1 25/07/2023minha estante
Estou louquinha para ler este!

Valentinaflago 21/09/2023

SEM PALAVRAS...?
Esse foi o primeiro livro que li da Ray Tavares e confesso que me apaixonei.??
Uma história muito fluída, interessante e de fácil entendimento. Definitivamente uma das melhores comédias românticas que li esse ano.
Recomendo a leitura!! 5 ?
Valentinaflago 21/09/2023minha estante
A AUTORA CURTINDO MINHA RESENHA?? ESTOU REALIZADAAA????

Livia902 16/07/2023

Hoje eu quero ficar triste, vamos assistir à posse do bozo?
De início, a história não me prendeu. talvez porque eu tenha começado a ler este livro no dia do meu aniversário em um dos lugares que eu mais odeio no mundo: um avião. em meio à uma turbulência horrorosa.

voltei a ler, mas bem pouquinho. talvez porque eu estava ocupada com a última semana antes das tão esperadas férias de julho.

e então eu finalmente peguei meu livro pra descansar um pouco, mergulhando em outra realidade que não seja a minha, e não larguei mais.

juro, me viciei nesse livro na mesma intensidade que luis fumava um cigarro. pra vocês terem noção, já tinha lido 29% do livro quando o peguei ontem, às o que, 16h ou 17h? E agora são quase duas da manhã e estou encarando a parede, boquiaberta, porque não esperava que esse livro me impactaria tanto.

me identifiquei com um pouquinho de cada personagem, e isso foi, de fato, preocupante. mas de alguma forma, me fez abrir os olhos. me fez reparar em coisas que eu não teria percebido se esses incríveis personagens fictícios tivessem passado.

e ah, o humor ácido. eu simplesmente AMO humor ácido, e nunca ri tanto enquanto lia um livro. nunca me identifiquei tanto enquanto lia um livro. ray tavares é genial por ter criado personagens tão icônicos, fortes e engraçados. Deus abençoe a onda inspiração que bateu na autora e a fez criar o trio "CAGANDO E ANDANDO".

(ah, e só queria dizer uma coisinha antes de terminar essa resenha: Ray Tavares, tá me ouvindo? por favor, não me fala que eu tô ficando louca!!! qUEM CARALHOS É O JOAO DA PÁGINA 152?????)

é isso, leiam esse livro ?
Ray Tavares 16/07/2023minha estante
KKKKKKKKKK João é autora cansada escrevendo e autora cansada revisando e não percebendo o erro ?

Lelelele 15/08/2022

Ray s2
Eu amei esse livro com todo meu coração. É uma delícia a viagem, o romance, a trama... muito representativo pra quem já viveu um romance sapatão desses insuperáveis...
LetAcia.Basto 31/01/2024minha estante
Será que eu sou o seu romance sapatão insuperável? ??

Maria4043 28/07/2022

A vida NÃO deveria ser uma competição.
No fundo, todos nós precisamos de livros de auto ajuda. Seja para seguir a risca; seja para queimar em uma fogueira, ou, até mesmo, apenas para rir dos conselhos absurdos que alguns oferecem. Mas, a gente precisa ler algum pelo menos uma vez na vida. E na vez da Ana, isso a levou a uma aventura bem louca.
Temos aqui uma protagonista bem HUMANA. Parece que o mundo gira em torno dela e CONTRA ela (pelo menos em sua cabeça). Porém, tá todo mundo no mesmo ciclo de derrota e autodepreciação, e TÁ TUDO BEM!
"Nem tudo era sobre mim, mas a minha cabeça acreditava piamente que tudo conspirava contra mim."

Esse livro mostra de diversas formas diferentes como sua vida pode dar errado. Principalmente em uma viagem. E tem todo o lance de "deu tudo errado para dar tudo certo", mas, vamos cair na REAL e perceber que na vida REAL não é bem assim. E eu esperava exatamente o contrário dessa história.
Eu esperava a identificação e não sentir raiva da protagonista. Esperava um romance sáfico maravilhoso e não algo morno. Esperava até mesmo sentir raiva do namorado da crush da protagonista, mas ele é TÃO legal! Aaaah! Esperava muitas coisas. Porém, a expectativa é uma via de mão ÚNICA, e mesmo dando 4 estrelas ao livro, ele me decepcionou um pouquinho. (Mas, a Ray é a Ray né!).

No fim, todo mundo só quer se sentir feliz, e não foda. Ou dá no mesmo?
Maria4043 29/07/2022minha estante
PQP a Ray curtiu meu!