As vantagens de ser você Ray Tavares

Resenhas - As Vantagens de Ser Você

Ray Tavares 13/06/2022

Oiê, a autora do livro que está falando, eu só queria passar para falar algumas coisinhas...
...mas não se preocupem, eu não vou invadir o espaço que o leitor tem para falar com honestidade o que achou do livro. Claro, eu leio tudo o que vocês escrevem por aqui, seja bom ou seja ruim, porque as resenhas boas aquecem o meu coração e as ruins sempre acabam contribuindo para que eu melhore como escritora, mas eu nunca tentaria interferir no julgamento de vocês sobre esse livro. Na verdade, eu só queria compartilhar com vocês como foi escrever esse livro e porque ele é tão especial pra mim.

Na Bienal de 2019, eu assinei o contrato do meu quatro livro. De 2019 até aqui, foram quase 4 anos tentando passar o que eu tinha na cabeça para o papel. Tive meses de escrita alucinada, e meses em que nem uma só linha saia dos meus dedos. Alguns dias, amava Ana, Bárbara e todos os personagens, em outros, mergulhava demais nas suas angústias (que, pasmem, era MINHAS angústias) e não sabia como dar um desfecho a eles, porque não sabia como dar um desfecho para a minha vida.

Escrever não é fácil. Parece fácil, mas não é - é por muitas vezes pesado, tortuoso, lento, cheio de medos, gatilhos e inseguranças, cheio de “isso aqui tá uma merda”, “não dá pra entender o eu que quero dizer aqui”, “ninguém vai se identificar com isso”, “o que as pessoas vão achar de mim?”, com pitadas de “com tanta gente talentosa no mundo, por que eu ainda insisto?” E eu não quero de jeito nenhum elevar o escritor a um ser místico, alguém que, Ó, faz algo que nenhum outro ser humano é capaz de fazer. Não, a gente só tá fazendo mais um trabalho como outro qualquer, e acho que por isso mesmo, quando encontramos a história que queremos contar, precisamos contá-la, doa a quem doer. Mesmo que doa na gente.

“As Vantagens de Ser Você” começou com uma ideia boba, que me fez rir: e se a minha protagonista estivesse obcecada por um coach? Mas no fundo, eu queria contar a história de alguém que estava angustiada com as próprias escolhas de vida. Alguém que se comparava com os outros o tempo todo. Alguém que estava passando por problemas de saúde mental e queria fingir que tudo estava bem. Alguém que se sentia tão avassaladoramente frustrada, que a única opção era atravessar o país atrás de um coach. Alguém no fundo do poço.

E assim nasceu As Vantagens de Ser Você! Uma dramédia, uma comédia pra chorar, um texto tão profundamente leve que parece não querer dizer muita coisa, mas eu juro que eu quis dizer, e muito!

O livro conta a história da Ana. Formada em letras, 24 anos, ela sonha em ser escritora, mas precisa se contentar com um trabalho como cobradora de dívidas, o telemarketing hard core. Ana está desiludida, tem um original na gaveta e muito remorso de não ter ouvido os pais e feito, sei lá, direito, engenharia, administração. De onde ela tirou que dava pra ser escritora no Brasil? Agora ela não tem dinheiro nem pra comprar uma blusinha.

É com o que sobra do seu salário miserável e usando o finalzinho da sua dignidade que Ana compra o livro do coach quântico Tony Diniz: “Você Só Será Foda Quando Se Sentir Foda”. Ela tem noção de que o título do livro é ridículo, assim como uma pessoa que se denomina “coach quântico” também é, mas é atraída para ele como um mosquitinho é atraído para a luz. Porque, no fundo, Ana acha que o livro pode ajudar. No fundo, Ana acredita que ainda há salvação para a sua situação. Ela só precisa se… Esforçar.

O problema é que Ana é flagrada lendo o livro por ninguém mais, ninguém menos que Bárbara, a grande crush da sua vida, sua primeira paixão e quem fez Ana ter certeza que é, ela gosta mesmo de garotas. Bárbara é tudo aquilo que Ana poderia ter sido se ela tivesse feito outras escolhas: ela é coordenadora em uma startup, tem o carro do ano, mora sozinha em Pinheiros e viaja todos os anos para fora do Brasil.

Bárbara conta para Ana que Tony Diniz está fazendo um retiro espiritual de emanação de ondas da felicidade no Parque Estadual do Jalapão. Ela sabe porque ela vai participar? Não, ela sabe porque ela está organizando o retiro para os funcionários da sua startup. Bárbara não é o tipo de pessoa que precisa emanar ondas de felicidade, ela já é feliz o suficiente.

Nesse meio tempo, Ana recebe uma notícia horrível: a empresa em que trabalha precisou passar por cortes. E ela foi demitida? Não, promovida. “Tivemos que demitir os mais jovens, eles ainda têm muitas possibilidades pela frente”, ela precisa ouvir, atestando que ela está presa e atolada no fundo do poço, sem ter para onde ir.

Em um movimento impensado, impulsivo e necessário, Ana decide então pedir demissão e usar o dinheiro da rescisão no retiro de Tony Diniz. Quem sabe ela não emana ondas de felicidade o suficiente para encontrar um rumo na vida? E ela decide também arrastar Luis e Camila, seus melhores amigos, com ela. Na pior das hipóteses, eles fizeram uma viagem divertida!

O problema é que Ana perde o ônibus da excursão por conta da arrombada da sua cadela Berenice, e vê mais um de seus planos ir por água a baixo… Não fosse por Bárbara, que está indo para o retiro de carro, e oferece carona para Ana e seus amigos. Ah, só um detalhe: o namorado de Bárbara, o youtuber e subcelebridade Gael, vai junto. E Ana decide ir também. Porque se pisou na merda, melhor abrir os dedos, né?

Parece engraçado… e é! Eu juro! Quem gostou de Os 12 Signos de Valentina, vai curtir esse também, o humor está lá. E tem romance, um romance bem gostosinho e slow burn. Mas tem também alguns assuntos delicados, desabafos de uma autora que tinha muito pra falar, mas em 280 caracteres do Twitter não sabia dizer.

E eu espero, do fundo do coração, que vocês gostem. E que possa ser um abraço em dias difíceis, uma luz no fim do túnel, a inspiração que você precisava para seguir em frente, a compreensão de que se parece que todo mundo tá mais feliz do que você, é porque todo mundo só mostra o lado bom da própria vida nas redes sociais.

Espero que As Vantagens de Ser Você te mostre, de verdade, quais são as vantagens de ser quem você é, do jeitinho que você é.

Se você leu até aqui, obrigada
Lety 18/06/2022minha estante
?????????

gii.avellar 05/07/2022minha estante
comprei hj na bienal tô doida p começar a ler!!!

Kami 11/07/2022minha estante
Meu deus mulher preciso desse livro pra ontemmmmmmmmm

Maria4043 29/07/2022minha estante
MDS VOCÊ CURTIU MINHA RESENHA ???? não acredito. Eu amo tudo que você escreve Ray! É sério ???

Alguém me ajuda

Dandara 29/07/2022minha estante
Sou nova por aqui não estou conseguindo ler o livro

Como começa a ler

Larissa 03/08/2022minha estante
Vou lê ele, e fazer uma resenha para o meu canal no YouTube

Izabel 06/08/2022minha estante
Comecei ontem e estou amando

Pri 09/08/2022minha estante
Simplesmente perfeito ? ainda sem palavras pra descrever tudo que foi esse livro, obrigada por tanto!

May 28/09/2022minha estante
Que linda, mds. Super me identifiquei no lance de que escrever não é fácil, também sou escritora e ultimamente tô com um bloqueio para escrever, meio sem tempo também, mas creio que o pior problema é o bloqueio. Eu amo escrever e ler, tô super me identificando com a Ana também. Você é uma escritora maravilhosa.??

Lídia Marie 15/10/2022minha estante
Esse livro é incrível! Amei ??

@estantedajulia 26/01/2023minha estante
Ray você é perfeita, entenda! ?

Madu 17/02/2023minha estante
Maravilhosa, Ray ?????? do CDA pra vida

Rafinha 19/03/2023minha estante
muito muito obrigada por ter escrito esse livro, era oq eu precisava ler agora

Thatiane 22/05/2023minha estante
Que fofa! Estou começando a ler hj no kindle unlimited, mas a capa é taaaaaão linda, q quero o livro físico tbm

kalyne20 13/03/2024minha estante
MARAVILHOSO

Let 18/12/2022

O romance perfeito pro começo da vida adulta
Fazia tempo que eu não me via tanto num romance, e por isso estou obcecada com ele! Temos uma protagonista (Ana) que aos 24 anos está desempregada e tendo uma crise existencial. O sonho dela é ser escritora, mas ela se vê completamente sem rumo e decide partir num retiro de coach (sim, ela está desesperada kkkk). Ela então embarca numa viagem de carro pro jalapão com ngm menos que a CRUSH DE ADOLESCÊNCIA dela! E a partir dai tudo sai dos eixos e é reviravolta atrás de reviravolta kkkkk

Eu amei o toque de humor ácido dos personagens, amei as reflexões sobre a pressão pra ser alguém na vida e amei a vibe de metalinguagem desse livro. Eu literalmente devorei ele de tão gostosa que é a leitura! Amei que a história gira em torno de uma protagonista adulta com crise dos 20 anos. Me vi mto na Ana e me senti abraçada por esse livro. Tudo que eu precisava ler para calar os pensamentos cruéis de ?você não é boa o suficiente?

O romance sáfico então? Se preparem pra um slow burn com MUITA QUÍMICA e o famoso ?só tem uma cama?, com um casal bi + lésbica super fofo! Eu me diverti mto com essa leitura e indico demais!

eves 17/07/2023

Uma delicinha
Não vou mentir que li sem muitas expectativas, um livro de uma autora que já conhecia e sabia que gostava, mas nada muito além disso, e realmente me divertiu nesses primeiros dias de férias da faculdade, o livro tem alguns errinhos de digitação mas que não atrapalharam em nada a leitura, que é leve e relaxante como uma viagem para o Jalapao

Nathy @peculiareslivros 08/07/2022

O livro realmente é bem desenvolvido, dá para entender as ações e os pensamentos da protagonista pela proposta do livro, mas continua sendo uma personalidade a qual eu realmente não gosto, me incomodam pessoas assim e eu não sei se fiquei feliz com o final. Gostaria que tivesse acontecido outra coisa. Enfim, foi uma leitura que trouxe várias coisas importantes, e considero uma leitura muito boa, mas não é um livro que pretendo reler.

site: https://www.instagram.com/p/Cf6p9qnOcOB/?igshid=MDJmNzVkMjY=

De Olivato - @olivatobooks 10/01/2023

As vantagens de ser você
Este livro nos conta a história da Ana que é uma jovem de 24 anos que sonha em ser escritora, mas que não tem tanto apoio em casa, pois os pais ficam mandando links de concursos públicos para ela se inscrever dando a entender que escrever livros não é uma profissão que eles consideram e Ana trabalha em uma empresa que desgasta toda energia mental, deixando-a sem criatividade para escrever.

Além de toda a questão com o profissional, Ana tem uma questão amorosa também, pois tem um crush em uma jovem – Bárbara – que estudou com ela, mas que namora um YouTuber famoso e aparentemente, vive a vida dos sonhos sendo bem-sucedida em tudo o que ela acredita que falhou.

Nossa protagonista vive se comparando com a irmã mais velha que parece ser tudo o que os pais sempre quiseram. Em um impulso de não estar aguentando mais se sentir um peso e uma promoção forçada no trabalho que não queria estar, Ana se demite. Ela está lendo um livro de autoajuda que nunca acreditou que leria chamado “Você só será foda quando se sentir foda”

Durante a volta para casa, Ana decide se inscrever e inscrever os melhores amigos para um retiro do autor do livro que promete ser “focado em você, no seu futuro e na mudança de vida”.

O dia da viagem chega e nossa protagonista acaba se atrasando para embarcar no ônibus para o retiro, mas a vida é engraçada e Ana com seus amigos acabam tendo que aceitar uma roadtrip até o retiro com Bárbara e seu namorado que estavam indo para o evento, pois Bárbara está na organização.

Uma viagem de muitas horas com a sua crush, o namorado dela e seus melhores amigos para um lugar que promete mudar a sua vida não poderia dar errado, não é mesmo?

Que livro incrível, o tanto que eu me identifiquei, ri e me emocionei em diversos momentos. Você vai devorando as páginas e quando vê está chegando no final. Já imaginei uma adaptação para esse livro.

“As vantagens de ser você” aborda como é perigoso você se sentir insuficiente e como as pessoas ao seu redor são mais do que deixam transparecer.

No Skoob, eu dei 4,5 e favoritei.

site: https://www.instagram.com/p/CgkAuSdrP2Z/

Thaís 07/07/2023

Gosto muito dos livros da Ray, mas fiquei bem decepcionada com esse.
Achei q a história não foi fluida.
E fiquei muito incomodada com a quantidade de ?memes? e frases de efeito dessas q tem em todo post de blogueira na internet. A impressão foi de q alguém rodou uma semana inteira pelas redes sociais e anotou cada meme em alta, e foi escolhendo pra usar todos juntos de uma vez só no livro, pra ficar mais descolado.
Eu adoro quando aparecem memes em livros contemporâneos, quando pontuais e bem colocados.
No mais, a história foi ok.
Além disso, encontrei alguns errinhos no livro. Ray, me chama pra ser sua beta na próxima q eu corrijo antes da publicação kkkk
Victoria 16/07/2023minha estante
Mds eh pensei a msm coisa kkkk ninguém fala daquele jeito na vida real, parecia um apanhado de tweets como frases de efeito

Biað´ï¸ 28/08/2022

Esse livro me fez ter medo da vida adulta
Sabe oq o pequeno príncipe fala sobre ser adulto e q n pode deixar sua criança interior morrer? Dps desse livro esquece pq é furada
É uma história sobre o típico miLeniAlll (ODEIO FALAR ESSA PALAVRA) q vive no Brasil, ou seja um jovem adulto fudid0 da vida.
A Ana a personagem principal tá passando por um monte de questões internas (pldds vai fazer terapia qm se identificou com ela) e aí ela vai fazer uma viagem pro Jalapão com os amgs dela e tudo de pior da
É uma história envolvente, cheia de aventuras, motéis e freiras encapetada e um toque de depressão e ansiedade pra equilibrar.
A escrita é leve, fluida e mto engraçada principalmente por ser um livro nacional (amo amo ?????) umas referências mto legais e da pra notar a evolução dos personagens e aprendi mtas coisas lendo ele
Eu indico ele pra TD mundo, mas principalmente pra aqueles q estão se sentindo perdidos na vida e buscam entretenimento e bons conselhos (dica:. NUNCA CAIA NO PAPO DE UM COACH!!! SÉRIO ME OUVE)

Beca 10/06/2023

As vantagens de ser você
Esse livro conta a história da Ana, uma jovem de 24 anos que apesar de saber o que deseja fazer da vida, nao sabe como chegar la. Eu me vi na Ana em tantos momentos, se nao todos, os mesmíssimos sentimentos e acho que por isso demorei tanto pra ler esse livro, a leitura não fluia, apesar de ser fácil de ler eu nao conseguia passar de 2 páginas. Mas em fim terminei. E ainda nao sei oq vou fazer da minha vida mas fico feliz da Ana ter conseguido achar a luz no fim do túnel que eu espero encontrar.

leashy loo 24/12/2022

sério, que livro incrível!!!!!
sabe aquela história que faz você amar todos os personagens, rir, chorar, surtar, e se identificar 100% com a protagonista? é essa.
esse livro é maravilhoso! foi o meu primeiro contato com a escrita da ray, e não me arrependo nem um pouco de ter lido! mal posso esperar para ler seus outros livros.
sério, leiam, recomendo muito! essa foi com certeza uma das minhas melhores leituras do ano, e mudou minha perspectiva sobre o jeito que as coisas funcionam.
LEIAM ESSA OBRA PRIMA, eu imploro!?

alinneasilva 23/05/2023

Gostei bastante desse livro. Achei divertido, bem escrito, com um casal fofo e acho que a autora tratou as questões com cuidado e com leveza mesmo que pra mim algumas coisas tenham soado um pouco forçadas. O final me arrancou uma boa gargalhada e fiquei uns minutos rindo e lembrando do desfecho.
Ana é muito pessimista, a autoestima de centavos, a saúde mental ruim e a visão dela das coisas e pessoas ao redor é totalmente influenciado por como ela se sente.
Aos 24 anos, ela se pergunta se tomou as decisões certas, se algum dia vai deixar de ser uma decepção pra família, se um dia vai lançar um livro e se tornar uma autora de sucesso e ter tudo o que ela sempre quis. Ela acha que todo mundo tá bem e tem a vida resolvida menos ela, tadinha, sabe? As repetições desse pensamento transformam ela numa personagem chata e honestamente dificultam um pouco a empatia. Ao longo do livro é possível perceber o quanto ela é autocentrada e acha que é a única pessoa que tem problemas, cujas expectativas foram frustradas e cuja vida é uma merda. A cabeça dela é um lugar cansativo de estar e devido ao pov único a única escapatória é fechar o livro por um tempo.
Acho que a autora também não ajudou, não deu trégua, aconteciam coisas absurdas com ela mas tinha momentos em que ela era tão chata que eu ficava entre ter empatia e entre mandar ela calar a boca e deixar de ser sempre a coitada.
Acho que quando Ana passa a conviver mais com Bárbara o livro ficou mais fácil de ler pra mim. Os momentos de confronto são muito bons e muito necessários e eu gostei que no final as coisas não se resolvem magicamente, mas a perspectiva dela finalmente muda após tudo o que ela viveu ao lado dos amigos, da crush e do namorado da crush (coitada kk). Eu realmente gostei da evolução dela.

GiovanaReis 03/06/2023

Legal demais!
O livro é cheio de referência legal, dei ótimas risadas com os personagens, que são demaaais!
meu sonho era estar nessa viagem com eles rs
pulei todos os capítulos do coach lá do Tony sei lá, não tava na vibe, achei chato.
amei a parte do convento
o romance mesmo vem mais pro final, bem apressado, mas eu amei! clichê de um jeito bom.
enfim, diferente de outras resenhas que li, o livro não me fez refletir em nada kkk mas me fez rir muito e exala brasilidade! as cidades, as músicas, as personalidades? legal demais

Carolline2 12/09/2023

Um chuchuzinho!
(Reescrevendo no perfil novo).

Peguei esse livro bem despretensiosamente porque conheci a autora no Twitter e fiquem interessada na história. Fazia um bom tempo que eu não lia romance, então ainda estava meio incerta, mas que bom que dei uma chance!
Dizer que esse é puramente um livro de romance seria limitar (e muito) ele. Antes de sequer tocar no romance, vemos uma jovem de 24 anos cheia de dúvidas, incertezas e inseguranças, dividida entre seguir o sonho de viver pela arte ou buscar a estabilidade em um emprego convencional.
Também temos amizades incríveis cheias de amor e apoio, além de uma viagem louca de carro até o Jalapão para um retiro de emanação de ondas da felicidade. Tudo isso banhado em discussões muito pertinentes sobre questões que são uma dor de cabeça para muitos jovens.
Ah, e claro, um romance super gostosinho que acontece sem pressa.

Li esse livro no início do ano. Meu 2023 começou com o pé direito! :)

kalyne20 13/03/2024

Que viagem!!
Esse livro me fez pensar muito, levei até algumas pautas pra terapia.

Me identifiquei demais com a Ana. A confusão dela, o caos que a mente dela causava nela, o medo de se jogar, as incertezas.

Ao mesmo tempo no último trecho me identifiquei com a Bárbara. O questionamento de: o que diachos eu fiz da minha vida e o que ela seria se eu tivesse seguido o meu sonho?

Ambas me fizeram questionar a vida e é bizarro pensar que eu me encontro nas duas situações.

Enfim, que livro incrível. Amei conhecer Camila com seu jeitinho irônico e Luís com sua ironia (juro, ele é mto meu queridinho

Tony Diniz: vá catar coquinho

Ana e Bárbara: vcs são FOD4S

Giovana | Blog Dei um Jeito 15/07/2022

Pensa num retrato fiel dos dilemas dos jovens de 20 e poucos
As Vantagens de Ser Você tem umas boas piadinhas e todo o caos que anda a vida dos jovens de 20 e poucos, essa mistura acaba exalando a energia de abrir a timeline do Twitter, ler um meme excelente, uma notícia política e uma crise existencial em 30 segundos no formato de livro. Adorei tudo.

Resenha completa: https://deiumjeito.blogspot.com/2022/07/livros-as-vantagens-de-ser-voce-ray.html

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2022/07/livros-as-vantagens-de-ser-voce-ray.html