Galateia

Galateia Madeline Miller




Resenhas - Galateia


927 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


rfalessandra 26/05/2023

Simplesmente uauu, quando comecei a ler esse conto não imaginei o que estava por vir. Impossível não se apegar a Galateia e se indignar com sua história.
Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa a independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle.

Ps: o conto é super indicado para ressaca literária ? ?
DeniseSC 26/05/2023minha estante
Gostei da indicação!!


Izamara Ferreira 26/05/2023minha estante
Adorei, está na minha lista, já vou ler esse fds?


rfalessandra 28/05/2023minha estante
? ?




jusousan 23/08/2022

Galateia
Através de um reconto do mito grego Pigmalião de Ovídio, a autora Madeline Miller atribui a personagem principal uma voz e explora o outro olhar da figura feminina no contexto apresentado.

A história em si incomoda. A autora trabalha temas que vão desde a submissão e servidão ao homem à privação e fetichização da mulher.

Um conto muito bem trabalhado. Sensível na medida certa.
comentários(0)comente



Paloma 30/09/2022

"Eu costumava ser feita de pedra."
Quem aí já ouviu a história de um homem que se apaixonou perdidamente por uma estátua de mármore feminina? Um escultor que ficou refém de uma paixão impossível por sua própria criação, e a desejava tão desesperadamente, que sua alma se consumia em um sofrimento avassalador?

E presenciando todo o drama, a deusa Vênus se compadece, e concede vida para a extraordinária mulher de mármore... Transformando assim, o romance recíproco.

Mas será mesmo que era recíproco?

Alguém já se perguntou se a mulher queria estar em um relacionamento com aquele homem?

Neste conto, Madaline Miller expõe o lado mais cruel e doloroso deste mito.

Baseada na versão de Ovídio para o mito de Pigmalião, Miller escreve uma narrativa extremamente sensível, imersiva e muito angustiante: Senti junto com a Galateia, as opressões, humilhações, abusos e as aflições de ser mulher.

A leitura foi bem rápida apesar do tema ser delicado e super revoltante. Madeline acertou mais uma vez.

Deixo a seguir alguns quotes favoritos:

"O ponto é: eu não acho que meu marido esperava que eu fosse capaz de falar. Não culpo por isso especificamente, visto que ele só me conhecia como estátua, pura, bela, submissa à sua arte. Naturalmente, quando desejou que eu vivesse, ainda queria que eu permanecesse igual, apenas quente, para que pudesse me comer."
.
.

"E ele me contou mais uma vez como havia cuidado bem de mim, me vestido com sedas, me coberto com flores e jóias, me trazido conchas do mar e bolsas coloridas, e rezado para a deusa todas as noites. 'Não teria sido mais fácil se casar com uma moça da cidade?', perguntei. 'Uma daquelas putas?', disse ele. 'Eu não ia tolerar.' "
.
.

"? Viva ? disse ele. ? Ó, viva, minha vida, meu amor, viva.

E é quando eu devo abrir os olhos, tal qual uma corça jovem e fresca, para encontrá-lo inclinado sobre mim feito o sol, e soltar um pequeno arquejo de espanto e gratidão, e aí ele me come."
comentários(0)comente



mariana 18/06/2023

pigmalião, o incel número 1
mesmo em tão poucas páginas, Madeline consegue causar impacto. em sua obra nos deparamos com a prioridade da fantasia masculina sobre a realidade feminina. encaramos um bocado de ideias nojentas, dentre elas a crença de que uma mulher só é boa quando é um objeto passivo de desejo e nada mais; quando não tem identidade própria; quando sua função é somente satisfazer um homem. não há como não se indignar com a história.

"durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle."
_izz.1d 18/06/2023minha estante
pow queria mt ler esse. já li Circe, da mesma autora, e gostei muito


mariana 18/06/2023minha estante
leia, é ótimo! a autora não decepciona. a história de Galateia se assemelha bastante com a de Circe.




danielly. 01/01/2023

galateia ? madeline miller.
embora eu seja uma grande fã do trabalho da madeline miller ? laudo: apaixonada por releituras mitológicas ?, infelizmente esse conto não supriu todas as minhas expectativas.

a autora continua construindo histórias com maestria, porém não vi aquela escrita pela qual me apaixonei nos livros anteriores. além disso, uma coisa que me causou muito estranhamento foi o uso de um vocabulário mais chulo ? sinceramente não estou lembrada da presença dele em "a canção de aquiles" e "circe", mas foi algo que neste livro me incomodou um pouco.

no mais, gostei da forma como ela trabalhou o mito de pigmalião e das diferenças perspectivas que o livro nos traz.
Pedro bala 01/01/2023minha estante
Eu li o da Circe e adorei?


Mistyxl 01/01/2023minha estante
Amei sua escrita Amg


Carla 01/01/2023minha estante
Concordo com a sua análise. Além do vocabulário mais chulo, acho que faltou aprofundamento. Ok, que é um conto, mas podia não ser.


Agata 01/01/2023minha estante
Mas a ideia do vocabulário chulo era causar desconforto, mostrar a misoginia e como ela era vista apenas como um objeto sexual para o homem.




chelsea | @chelseabarros 27/12/2023

É um conto curto e de rápida leitura, tem bastante ilustração o que torna a leitura mais fluída ainda... gostei.
comentários(0)comente



Nilsonln 21/05/2023

Maravilhoso!
Minha primeira leitura da autora Madeline Miller não poderia ser mais divertida e interessante!

Galateia: Um conto tem narrativa em primeira pessoa feita pela própria Galateia. O estilo da autora é leve e divertido, me prende e cativou.

O texto é belamente ilustrado, o que acaba por enriquecer a obra e estimular a leitura.

Maravilhoso posfácio da autora!

Gostei muito, recomendo e quero ler as outras obras da autora!
comentários(0)comente



jeslendo 30/08/2022

Curto e direto. Fala muito em poucas páginas.

"O final feliz de Pigmalião só é feliz se você aceitar uma boa dose de ideias repulsivas: a noção de que uma mulher boa é aquela desprovida de qualquer identidade para além da função de servir a um homem, a fetichização da pureza sexual feminina, a associação do marfim "branco como a neve" com a perfeição, a primazia da fantasia masculina sobre a realidade feminina."

? Madeline Miller
comentários(0)comente



behindsaura 13/10/2023

Bom, mas não é nada demais ?????
"Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle"

Sinceramente, as melhores partes do conto são a Galateia dando uma de Rihanna em mandown e o posfácio que apresenta mais da criação. Achei informal demais e com pontas soltas, mesmo sendo apenas um conto curto a Autora poderia ter detalhado um pouco mais. Enfim, legal, mas nada demais.
comentários(0)comente



Marina 06/03/2023

?
Isso aqui só é bem falado porque foi a madeline que escreveu (digitando isso pra preencher os caracteres q precisa obg)
comentários(0)comente



Yasmim 24/01/2023

Leitura rápida e boa
Adorei a história. Como a autora, em tão poucas páginas, mostrou que galateia era uma mulher forte, apesar de não ter sido feita para isso.
comentários(0)comente



sarah 15/02/2023

Um conto pequeno, li bem rápido! não sei o que falar kk n me considero fã da mitologia grega, então foi um livro.. razoável. gostei da proposta, e afirmo que é uma excelente demostração do que (ainda) acontece com as mulheres.
comentários(0)comente



Anna486 07/07/2022

Edição belíssima com ilustrações que ajudam a te envolver no pequeno conto, gostei muito da releitura e da visão da autora
comentários(0)comente



Maraia2 13/02/2023

"Um oceano tão vasto que se estende através dos séculos."
Me sinto satisfeita com esse primeiro contato com a autora, tava louca pra conhecer suas histórias. Esse é um conto rápido, mas bastante profundo e uma verdadeira canetada.

Miller traz uma releitura feminista e corajosa do mito grego de Pigmalião, pelo ponto de vista de Galateia. Uma estátua esculpida em marfim que se torna uma mulher graças a bênção da deusa Vênus. Seu marido é extremamente obcecado por ela e a mantém prisioneira, mas ela tem uma filha e ainda é capaz de um grande ato de bravura.

A escrita é um deleite, adorei a nota da autora e achei extremamente necessário, com certeza vale a pena ser lido.
comentários(0)comente



natasha133 11/10/2022

excelente releitura. transformar galateia na personagem principal, dando-a voz, diferente da história original, é maravilhoso.
comentários(0)comente



927 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |