Galateia

Galateia Madeline Miller

Resenhas - Galateia

rfalessandra 26/05/2023

Simplesmente uauu, quando comecei a ler esse conto não imaginei o que estava por vir. Impossível não se apegar a Galateia e se indignar com sua história.
Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa a independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle.

Ps: o conto é super indicado para ressaca literária ? ?
DeniseSC 26/05/2023minha estante
Gostei da indicação!!

Izamara Ferreira 26/05/2023minha estante
Adorei, está na minha lista, já vou ler esse fds?

rfalessandra 28/05/2023minha estante
? ?

jusousan 23/08/2022

Galateia
Através de um reconto do mito grego Pigmalião de Ovídio, a autora Madeline Miller atribui a personagem principal uma voz e explora o outro olhar da figura feminina no contexto apresentado.

A história em si incomoda. A autora trabalha temas que vão desde a submissão e servidão ao homem à privação e fetichização da mulher.

Um conto muito bem trabalhado. Sensível na medida certa.

Paloma 30/09/2022

"Eu costumava ser feita de pedra."
Quem aí já ouviu a história de um homem que se apaixonou perdidamente por uma estátua de mármore feminina? Um escultor que ficou refém de uma paixão impossível por sua própria criação, e a desejava tão desesperadamente, que sua alma se consumia em um sofrimento avassalador?

E presenciando todo o drama, a deusa Vênus se compadece, e concede vida para a extraordinária mulher de mármore... Transformando assim, o romance recíproco.

Mas será mesmo que era recíproco?

Alguém já se perguntou se a mulher queria estar em um relacionamento com aquele homem?

Neste conto, Madaline Miller expõe o lado mais cruel e doloroso deste mito.

Baseada na versão de Ovídio para o mito de Pigmalião, Miller escreve uma narrativa extremamente sensível, imersiva e muito angustiante: Senti junto com a Galateia, as opressões, humilhações, abusos e as aflições de ser mulher.

A leitura foi bem rápida apesar do tema ser delicado e super revoltante. Madeline acertou mais uma vez.

Deixo a seguir alguns quotes favoritos:

"O ponto é: eu não acho que meu marido esperava que eu fosse capaz de falar. Não culpo por isso especificamente, visto que ele só me conhecia como estátua, pura, bela, submissa à sua arte. Naturalmente, quando desejou que eu vivesse, ainda queria que eu permanecesse igual, apenas quente, para que pudesse me comer."

"E ele me contou mais uma vez como havia cuidado bem de mim, me vestido com sedas, me coberto com flores e jóias, me trazido conchas do mar e bolsas coloridas, e rezado para a deusa todas as noites. 'Não teria sido mais fácil se casar com uma moça da cidade?', perguntei. 'Uma daquelas putas?', disse ele. 'Eu não ia tolerar.' "

"? Viva ? disse ele. ? Ó, viva, minha vida, meu amor, viva.

E é quando eu devo abrir os olhos, tal qual uma corça jovem e fresca, para encontrá-lo inclinado sobre mim feito o sol, e soltar um pequeno arquejo de espanto e gratidão, e aí ele me come."

mariana 18/06/2023

pigmalião, o incel número 1
mesmo em tão poucas páginas, Madeline consegue causar impacto. em sua obra nos deparamos com a prioridade da fantasia masculina sobre a realidade feminina. encaramos um bocado de ideias nojentas, dentre elas a crença de que uma mulher só é boa quando é um objeto passivo de desejo e nada mais; quando não tem identidade própria; quando sua função é somente satisfazer um homem. não há como não se indignar com a história.

"durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle."
_izz.1d 18/06/2023minha estante
pow queria mt ler esse. já li Circe, da mesma autora, e gostei muito

mariana 18/06/2023minha estante
leia, é ótimo! a autora não decepciona. a história de Galateia se assemelha bastante com a de Circe.

danielly. 01/01/2023

galateia ? madeline miller.
embora eu seja uma grande fã do trabalho da madeline miller ? laudo: apaixonada por releituras mitológicas ?, infelizmente esse conto não supriu todas as minhas expectativas.

a autora continua construindo histórias com maestria, porém não vi aquela escrita pela qual me apaixonei nos livros anteriores. além disso, uma coisa que me causou muito estranhamento foi o uso de um vocabulário mais chulo ? sinceramente não estou lembrada da presença dele em "a canção de aquiles" e "circe", mas foi algo que neste livro me incomodou um pouco.

no mais, gostei da forma como ela trabalhou o mito de pigmalião e das diferenças perspectivas que o livro nos traz.
Pedro bala 01/01/2023minha estante
Eu li o da Circe e adorei?

Mistyxl 01/01/2023minha estante
Amei sua escrita Amg

Carla 01/01/2023minha estante
Concordo com a sua análise. Além do vocabulário mais chulo, acho que faltou aprofundamento. Ok, que é um conto, mas podia não ser.

Agata 01/01/2023minha estante
Mas a ideia do vocabulário chulo era causar desconforto, mostrar a misoginia e como ela era vista apenas como um objeto sexual para o homem.

chelsea | @chelseabarros 27/12/2023

É um conto curto e de rápida leitura, tem bastante ilustração o que torna a leitura mais fluída ainda... gostei.

Nilsonln 21/05/2023

Maravilhoso!
Minha primeira leitura da autora Madeline Miller não poderia ser mais divertida e interessante!

Galateia: Um conto tem narrativa em primeira pessoa feita pela própria Galateia. O estilo da autora é leve e divertido, me prende e cativou.

O texto é belamente ilustrado, o que acaba por enriquecer a obra e estimular a leitura.

Maravilhoso posfácio da autora!

Gostei muito, recomendo e quero ler as outras obras da autora!

jeslendo 30/08/2022

Curto e direto. Fala muito em poucas páginas.

"O final feliz de Pigmalião só é feliz se você aceitar uma boa dose de ideias repulsivas: a noção de que uma mulher boa é aquela desprovida de qualquer identidade para além da função de servir a um homem, a fetichização da pureza sexual feminina, a associação do marfim "branco como a neve" com a perfeição, a primazia da fantasia masculina sobre a realidade feminina."

? Madeline Miller

behindsaura 13/10/2023

Bom, mas não é nada demais ?????
"Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle"

Sinceramente, as melhores partes do conto são a Galateia dando uma de Rihanna em mandown e o posfácio que apresenta mais da criação. Achei informal demais e com pontas soltas, mesmo sendo apenas um conto curto a Autora poderia ter detalhado um pouco mais. Enfim, legal, mas nada demais.

Marina 06/03/2023

Isso aqui só é bem falado porque foi a madeline que escreveu (digitando isso pra preencher os caracteres q precisa obg)

Yasmim 24/01/2023

Leitura rápida e boa
Adorei a história. Como a autora, em tão poucas páginas, mostrou que galateia era uma mulher forte, apesar de não ter sido feita para isso.

sarah 15/02/2023

Um conto pequeno, li bem rápido! não sei o que falar kk n me considero fã da mitologia grega, então foi um livro.. razoável. gostei da proposta, e afirmo que é uma excelente demostração do que (ainda) acontece com as mulheres.

Anna486 07/07/2022

Edição belíssima com ilustrações que ajudam a te envolver no pequeno conto, gostei muito da releitura e da visão da autora

Maraia2 13/02/2023

"Um oceano tão vasto que se estende através dos séculos."
Me sinto satisfeita com esse primeiro contato com a autora, tava louca pra conhecer suas histórias. Esse é um conto rápido, mas bastante profundo e uma verdadeira canetada.

Miller traz uma releitura feminista e corajosa do mito grego de Pigmalião, pelo ponto de vista de Galateia. Uma estátua esculpida em marfim que se torna uma mulher graças a bênção da deusa Vênus. Seu marido é extremamente obcecado por ela e a mantém prisioneira, mas ela tem uma filha e ainda é capaz de um grande ato de bravura.

A escrita é um deleite, adorei a nota da autora e achei extremamente necessário, com certeza vale a pena ser lido.

natasha133 11/10/2022

excelente releitura. transformar galateia na personagem principal, dando-a voz, diferente da história original, é maravilhoso.