Terra Papagalli José Roberto Torero
Marcus Aurelius Pimenta

Resenhas - Terra Papagalli

13/03/2021

Terra Papagalli
O livro todo é uma carta de um degredado, Cosme Fernandes, que teve de deixar sua amada em Portugal e entrar em uma embarcação que acabou por chegar em terras desconhecidas (atualmente Brasil mas nesse primeiro momento era Terra dos Papagaios). Fernandes e seis amigos foram deixados nessas terras novas e aos poucos vão se relacionando e criando laços com os povos nativos. A história aborda a relação de Cosme com os outros degredados, dos portugueses com os povos nativos e dos portugueses com a cultura dos nativos. A história é toda muito envolvente, fazendo com que a leitura seja rápida e leve.

Sophia 05/11/2021

Não gostei
Só li por causa da escola, tenho uma prova pra fazer sobre esse livro.
Não sei muito o que falar dele. Só sei que li na força do ódio kkkk.
Da pra se julgar a escrita de um livro quando o livro são cartas de 1536? Pq se dé, achei bem ruinzinha, mas apesar de ser algo bem antigo, é fácil de entender e assimilar as palavras.
Não é nada parecido com algo que eu leria, talvez por isso não tenha gostado.

Juba 22/07/2023

Muito mais legal do que eu esperava e consegue nos passar ensinamentos e ensinar um pouco mais sobre o que ocorreu em 1500

julha 07/06/2021

também li pra o vestibular

dos livros que livros começo do ano pra o ssa, esse foi o que mais me agradou. a história me interessou logo no começo e eu considero isso bom

Eduarda 21/01/2009

Um livro muito bem humorado, trata-se de uma sátira do Brasil em seus primeiros tempos, trazendo ainda descrições fiéis da vida dos ídios que nessa terra viviam. É uma leitura que vale a pena! Recomendo!
inutil

inutil
ACHEI OFENCIVO

Nathan.Campos 21/06/2016minha estante
delicinha engraçadão vc hein seu trouxa

rhodeBizzle 10/01/2022

Esse foi um dos meus livros obrigatórios do colégio no ensino médio. Eu nunca gostei dos livros que o colégio dava como obrigatório, mas esse é sem dúvidas um dos únicos que me agradaram, e muito. Eu amo a escrita desse livro. Não é algo difícil e é uma leitura muito gostosinha. Super recomendo.

Leonardo.Lenner 29/08/2021

Um mergulho fabuloso e irreverente na história do Brasil.
Como é característico do Torero e do Marcus Aurelius, temos mais um excelente livro marcado por uma sofisticada ironia e humor que acompanha a vida, tristezas e alegrias de Cosme Fernandes, o Bacharel da Cananéia, e seus companheiros degredados de Portugal em plena era das Grandes Navegações, na "Terra dos Papagaios". Vale muito a pena ler e experimentar cada linha dessa narrativa envolvente e irreverente.

Isa 06/09/2022

Era para ser um livro de escola...
Me surpreendi porque foi o primeiro livro indicado pela escola que consegui ler de maneira leve e até fluida! Ri muuito com esse livro, é uma comédia que trata de um tema histórico importantíssimo: o descobrimento do Brasil e os primeiros contatos com os povos nativos!
Com o decorrer da leitura, me escandalizei um tanto, mas não é uma leitura tranquila e fofa, mas sim para surtir esse efeito de choque mesmo.

Alana Seguins 29/05/2020

Terra Papagalli
O livro conta a história de Cosme Fernandes, um filho de dois cristãos novos mandado para um monastério para provar a lealdade de sua família a nova religião. Um dia durante uma visita a uma casa de uma família rica em que seu mestre dava aulas se encantou pela jovem e pretendida Lianor. Os dois "ofenderam a Deus" como diz o próprio e depois trocaram juras de amor. De volta ao monastério Fernandes acaba confessando e é preso e mandado para o exílio.
Agora a parte que deixa o livro fenomenal pela riqueza de detalhes começa. Cosme compartilha seu diário de bordo dos tempos que passou em um navio comandado por um tal Pedro Álvares Cabral. Cosme Fernandes recebe o apelido de Barechal pelos seu companheiros de desterro, os quais cometeram os mais variados crimes.
O Barechal e seus companheiros pensavam que seu destino era a Índia, mas na verdade encontram uma terra que no começo pensava-se ser uma ilha, a Terra Papagalli (atualmente o Brasil).
O Barechal e seus companheiros são deixados nesse "novo mundo" e tem contato com uma tribo indígena, assimilam sua língua, seu costume e se identificam com o estilo de vida e a terra.
O que realmente chama atenção nesse livro é que mesmo se passando em uma narrativa ficcional em cima de um personagem que realmente existiu (Cosme Fernandes foi um degradado real) o livro traz uma incrível veracidade histórica. Isso se deve com os fato de ambos os escritores serem formados em jornalismo. A minuciosidade dos detalhes e como tudo é assimilado de uma maneira lúdica, não pesando extremamente nas descrições é o que tornam esse livro único.
Alana Seguins 29/05/2020minha estante
Bacharel*

Nagai 26/04/2022

As aventuras de Cosme Fernandes
Livro interessante, leitura fácil e enriquecedora. Faz o leitor imaginar que está de fato vivendo na época do descobrimento do Brasil e acompanhando Cosme Fernandes em suas peripécias para sobreviver nestas terras.

iris.trein 01/06/2023

Perfeito
Perfeito, simplesmente perfeito.
não sei como tem uma nota tão baixa, meu chute, é que como dizia Machado: leitores desatentos se perderam em minha leitura.

Maiara.Alves 30/12/2021

"Quem não come é comido"
Nesse livro, os autores apossam-se da crônica histórica de Pero Vaz de Caminha e de outros documentos históricos para contar sua versão da conquista da “Terra dos Papagaios”, o Brasil.

Cosme Fernandes, o Bacharel, narrador dessa obra, inicia sua narrativa pela sua mocidade, revelando tudo que passou até chegar ao navio que, aos primeiros dias de maio de 1500, o abandonaria nas novas terras (o Brasil),
Conforme os acontecimentos, o protagonista vai listando os dez mandamentos para se viver bem na Terra dos Papagaios, revelando, assim, pouco a pouco, as características de nosso povo.

carol 12/01/2013

Engraçadíssimo.
Ambientado no início da ocupação portuguesa, o romance narra as aventuras de degredados portugueses deixados no litoral brasileiro à própria sorte.
Eu não costumo ler em meios de transporte por md causar tonteira mas não consegui desgrudar do livro mesmo no ônibus. Passei vexame em um ônibus lotado, porque não me controlei e ri alto após ler algum trecho.
É daqueles livros que você não quer parar de ler e depois quer reler. Uma pena que não era meu, tive que devolver.
Ana 23/01/2014minha estante
hahaha passei por uma situação parecida. Só que troque o ônibus pela academia !! Sim, eu levei o livro para ler enquanto pedalava !

Davizão Gatão 07/05/2015minha estante
ACHEI OFENSIVO