Terra Papagalli

Terra Papagalli José Roberto Torero
Marcus Aurelius Pimenta

Resenhas - Terra Papagalli

claraastb 30/04/2021

adjetivos não são suficientes para expressar o quanto gostei
Um livro que conta a história de Cosme Fernandes, ou Bacharel, de suas experiências vividas, especialmente, na de descoberta de novas terras, como a Terra dos Papagaios, ou que se tornaria mais tarde, Brasil.
Cosme Fernandes foi deixado nestas terras acompanhado de outros 6 companheiros, que vieram de Portugal junto do mesmo: Jácome Roiz, Antonio Rodrigues, Lopo de Pina, João Ramalho, Simão Caçapo e Gil Fragoso.

Abordando os mais diversos assuntos de forma descontraída, leve, humorada, te fazendo mergulhar no livro e nem ver a hora passar; é de fácil compreensão mesmo para quem não está acostumado com esse tipo de leitura, tanto o entendimento do texto quanto de suas certas partes mais reflexivas (o que me deixou muito surpresa já que os autores logo depois de certo pensamento ou frase que pode não ser compreendida de forma certa pelo leitor, colocam uma explicação para que o leitor siga sua linha de raciocínio).
Uma escrita formal, da época, mas que não nos impede de formar opiniões sobre os personagens, podendo odiar ou gostar deles facilmente.

Li para o colégio, mas foi uma leitura prazerosa e que, com certeza, me trouxe muitos ensinamentos que passarei entre meus familiares. Recomendo com certeza.

JessicaRodriigues 30/03/2021

Sensacional
Leitura rápida, leve e divertida. Me lembrou "Memórias Póstumas de Brás Cubas" pela personalidade do personagem principal.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/09/2019

Décimo mandamento para viver bem na Terra dos Papagaios: "naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido". A sábia conclusão é de Cosme Fernandes, o Bacharel da Cananéia, um dos "degredados" que aqui chegaram nos primeiros anos do descobrimento, cuja vida é recriada com saboroso humor na paródia "Terra Papagalli", escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta - Terra Papagalli.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579620881

Marisol.Sales 14/01/2021

Para um livro didático eu n achei tão ruim, tem muitas partes engraçadas e o final me agradou muito

Joana 26/04/2023

Eu na minhas perspectiva achei bem revoltante bemmm fora do comum inclusive nao esperava ate achei q seria bem ruim mas nem, inovador até

flouaris 31/12/2020

Plano de leitura
Foi o plano de leitura da minha escola esse ano, a leitura fluiu na base do ódio.

Gabriel.Dandin 04/12/2020

Um livro com uma linguagem um pouco mais pesada, mas mesmo assim bem divertido a premisa do choque entre culturas é muito interessante, mas o final chega a ser um pouco arrastado.
É um ótimo livro pra quem gosta de história mesmo sendo uma ficção.

Brendo 19/01/2020

Uma história hilária que traz fragmentos reias da história do Brasil com mais invenções que só trazem mais e mais elementos interessantes, Terra Papagalli é uma obra atemporal que oferece risos e reflexões diante do contexto da colonização.

Isadora.Lucietto 04/02/2023

não
tive que ler um comentário pq vou fazer vest e essa bomba vai cair. te odeio lopo safado ainda bem que te comeram.

Duda 04/07/2022

Carta de Achamento Reescrita
Esse livro traz a perspectiva daqueles que foram deixados na terra papagalli, o paraíso. É muito interessante ver como os portugueses deixados se adaptaram com os costumes indígenas e passaram a, de certa maneira, fazer parte da tribo.

O livro faz o uso de ironia em muitas partes, o que combina com o jeito que a escrita foi feita.

Extremamente bem pensado e essencial para todos que se interessam, mesmo que minimamente, na história do Brasil. ????

Clara.Gusman 04/01/2023

Terra Papagalli
Comecei o livro esperando uma história arrastada mas foi o contrário disso.A narração é divertida e o autor utilizou uma linguagem tranquila.Gostei muito!

marilagares08 17/05/2024

Li para o colégio, mas é até que legalzinha a história, depois que você pega a linguagem e entra na vibe da história fica mais interessante, mas é maneiro essa outra perspectiva da "história do brasil"

JP 14/12/2022

Uma narrativa leve, divertida e muito engraçada que retoma os primeiro anos após o "descobrimento do Brasil". Por mais que o começo tenha sido um pouco lento, o meio e o final do livro me prenderam totalmente.

Mari1735 19/08/2022

A visão de um degredado deixado na terra dos papagaios.
Temos Aqui uma história narrada na visão de Cosme Fernandes, dito Bacharel. Que deixado em terras "brasileiras", juntamente com mais sete degredados, busca por sobrevivência e acaba sendo encontrado pelos Tupiniquins, e levado a sua tribo.

Aqui, ele encontra gente e costumes diferentes e até mesmo a língua, daí então que os índios, "brasileiros", tem o primeiro contato com portugueses.

A partir daí, esses homens passam a aprender a língua dos indígenas, costumes e também sua "medicina". Com essa vivência, os portuguesas acabam impactando em alguns costumes indígenas e também sendo impactados com sua vivência.

Com o passar do tempo eles vão criando formas de comércio e um tipo de civilização diferente daquela que aqui existia. E chegamos ao fim da história com a formação do Brasil, um novo mundo aos olhos daqueles que tão bem o conhecia. Muitos desses que, nem viveram para ver as primeiras transformações.