Terra Papagalli

Terra Papagalli José Roberto Torero
Marcus Aurelius Pimenta

Resenhas - Terra Papagalli

Gilmar 19/06/2014

Uma Narrativa "Ficticia" do Nascimento aos Primeiros Anos.
Ao descobrir terras na época colonizadora, novas fronteiras além-mar foram analisadas e assim, aquele mundo planificado foi moldado em esfera, afim de melhor pensar as rotas de comercio e escravos. Portugal não pensava diferente ao descobrir as terras ao sudoeste do Oceano Atlântico, que mais tarde chamaria de Brasil, pelo vasto número de árvores com troncos que tinham cor de vermelha como brasa.
A historia da colonização, junto a história de Terra Papagalli, molda uma visão de Brasil, quando se apresenta o seu nascimento após Colombo, durante Pedro Alvares Cabral e concluído por Martin Afonso de Souza, ou seja, temos a historia das primeiras 3 décadas do nosso país. Um país protagonizado por índios das mais diversas tribos e degredados, vindos cumprir sua pena nas novas terras.
Na Terra Papagalli escrita pelos jornalistas José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, o recém-nascido Brasil, só possui nomes em suas costas e pouco conhecimento sobre seu interior. E nessa perspectiva, ambientasse a historia.
Na Portugal do século XV-XVI, as pessoas viviam em comumente, as navegações e o comercio eram as sensações do momento, num período histórico marcado por um renascimento cultural, junto a um desenvolvimento nas organizações, como o Absolutismo Monárquico e o Nacionalismo. Nesse ambiente nasceu Cosme Fernandes, filho de comerciantes prósperos, judeus às escondidas, que Melquisedeque, pai de Cosme, fez do filho cristão, para não atrapalhar nos negócios da família. Assim, batizado e também feito monge, para no fim se tornar padre, se não fosse o amor por Lianor e suas praticas confessadas com a moça, partindo assim para o degredo em terras recém-descobertas.
Assim se inicia a historia de Cosme Fernandes, que a bordo da conhecida expedição de Pedro Alvares Cabral, conhece seis outros degredados, cada um com historias e vidas diferentes, mas todos sendo iguais, quanto as injustiças em seus julgamentos.
As naus de Cabral, como na historia brasileira, aporta em Porto Seguro, por ter águas muito mansas, é visto trilhas da carta de Pero Vaz de Caminha e assim segue-se a historia, até o encontro com os nativos. Nessas condições, são deixados a própria sorte em suas novas terras, com o único objetivo de se familiarizar com os gentios, aprendendo sua língua e conhecendo seus costumes, posteriormente ensinando os portugueses.
Nessa nova terra os 7 portugueses criam vínculos afetivos com os gentios, conhecem tribos, lutam por território e honra, assim como pela vida. Muitos se tornam nativos como os próprios, adotando o estilo de vida nativo, outros mal esperam voltar para sua terra. A vida em sociedade se torna mais aceitável e a cultura é logo adquirida contando suas inúmeras mulheres, a apreciação pela caça, festividades e obrigações, sem deixar as origens quando se trata de religiosidade e antropofagia.
A vida do Bacharel de Cananéia é colocada em muitas atribulações, pois é ele que primeiro nomeia aquelas terras, chamando-a de Terra dos Papagaios, do mesmo modo que ali inicia o comercio, introduz um novo jeito de pensar frente às batalhas de tribos e logo se torna respeitado e invejado na Terra de Vera Cruz, julgando sua popularidade entre os índios e os navegadores que aportam, e saem satisfeitos, de seu porto.
As três décadas anteriores ao período colonial, são contadas de forma muito bem elaborada, fundamentada e observada numa ficção quase fatual de um degredado que escreveu sobre sua vida entre os índios, mantendo traços de sua educação.
A narrativa é simples e descontraída, fazendo muitas referencias a um Santo Ernulfo, escritor de várias obras e mestre em ensinamentos e observações a cerca da humanidade. Nesse contexto, Cosme Fernandes, dito Bacharel, escreve sua carta ao Conde de Ourique, tentando elaborar ensinamentos, junto com Dez Mandamentos para Bem Viver na Terra dos Papagaios.
Os autores foram bem felizes ao criar uma obra nesse contexto, já que pouco se sabe e se divulga sobre os primeiros anos de Brasil, assim como escrevem de uma forma bastante atual, apresentando uma critica indireta e bem elaborada sobre a sociedade do século XXI.
Os inúmeros trechos do livro nos permite refletir sobre as varias visões sobre o passado do nosso país, de um modo que conhecemos nossas duas origens simultaneamente, a indígena e a portuguesa “degredada”, que logo apresenta sua perspectiva na sociedade plural que vivemos; mais tarde se tornando o Brasil como conhecemos e pensamos

marco izidoro 22/08/2014

Brasil
O descobrimento e os primeiros anos do Brasil contados com o humor refinado e a inteligência do Torero.
Davizão Gatão 07/05/2015minha estante
DESCOBRI QUE SOU FODA

Gabi 09/11/2019

Aventuras com pitadas de realidade
Se você é o tipo de leitor que não perde uma boa aventura, vai amar Terra Papagalli! Navegações, terras desconhecidas, guerras indígenas e costumes absurdamente assombrosos vão rodear a história desse corajoso personagem chamado Cosme Fernandes. A aproximação com a história real do Brasil nos traz sensações de espanto, pois, muito do que se fala por ali, jamais pensaríamos sobre o passado brasileiro.

Denize.Dias 17/03/2020

Divertido e...
...muito interessante. Conta um momento da nossa história.

claramar 20/05/2020

comecei a ler obrigada por um trabalho do colégio e acabei aproveitando bastante a história. a narração cômica torna a história divertida mesmo nos momentos mais trágicos.

Matheus945 12/07/2020

Estranhamente hilário
Um livro muito divertido e com um humor bem diferente de outros livros que já li. Não me é novo misturar história com uma sátira/comédia, Jô Soares fez isso maravilhosamente bem. Mas esse livro é um forte concorrente a um dos melhores livros de humor nacionais.
Os autores descreveram situações escabrosas com um toque certeiro de comédia, nunca pareceu forçado e muito pelo contrário, pareceu natural.
Acho que não aprendi nada que já não sabia sobre a história do Brasil kkkk mas foi bem legal de ver essa distorção, o resultado deu certo.
Todos aqueles mandamentos para se viver na Terra dos Papagaios se mantém extremamente atuais, o que é trágico, mas não deixa de ser engraçado.

mandy 27/04/2023

Mt bommm
Conta uma história diferente e muito cativante. me apeguei ao personagem principal e seu desenvolvimento.
menções honrosas ao homem-tatu pq ele é um querido também

Lumarie 01/09/2023

Muito Bom!
Quase que vendia para o sebo da minha cidade, desde 2015 na minha estante, só em 2023 que li. Adorei o livro.

lore 12/04/2021

Esse não é muito o meu estilo de livro e eu li por causa da escola mas foi até interessante, mais do que eu achei que seria.
Pra quem curte história o livro é muito bom é considero uma leitura válida.
Conta a história "descobrimento" do que se tornaria o atual Brasil mas ao invés de ser de um modo mais geral conta pelos olhos de alguém do meio.

@medusarm 11/06/2021

Vale muito a pena ler.
Aquela estória que te faz pensar "certeza que ocorria isso!".
Terra Papagalli conta sobre 12 criminosos que são degredados/enviados às terras novas para assim criar vínculo com os povos indígenas locais ('gentios', como eles mencionam) a fim de preparar o ambiente para os próximos que viriam a povoar o "Paraíso".
Ocorre toda uma trama entre estes durante a navegação, quando se conhecem e principalmente após serem deixados na "terra dos Papagaios".

Acho interessante a forma como é mostrada a questão da ética na época, da ordem, poder e das justificativas que se aplicaram às sandices.

Adorei esta leitura. Recomendo a todos que se interessam pela história da descoberta do Brasil. Se não é real, ainda assim de todo se vale a leitura e o pensar a respeito. Por este livro, olha-se através de outro ponto de vista, aquele simples e dos menores, não dos grandes com poder.

Vale as risadas e reflexões!

Bebraga 25/10/2021

História legal
Não seria o tipo de livro que eu leria normalmente, realmente so li pelos vestibulares, um livro informativo para saber mais sobre o período do descobrimento do Brasil, é uma história simples, nada demais, um tom cômico, é bem rápido para ler, a história prende o leitor, apesar de tudo, não é uma leitura entendiante, mas também nada muito interessante, o final é satisfatório mas também nenhum plot twist.

Carla 23/05/2022

Acabei essa preciosidade, que considero um dos melhores lidos desse ano e da vida!!! Super engraçado, com reflexões, a maneira como é contada a história do descobrimento é muito boa. Amei demais

Marisol.Sales 14/01/2021

Para um livro didático eu n achei tão ruim, tem muitas partes engraçadas e o final me agradou muito

marilagares08 17/05/2024

Li para o colégio, mas é até que legalzinha a história, depois que você pega a linguagem e entra na vibe da história fica mais interessante, mas é maneiro essa outra perspectiva da "história do brasil"