Nós Somos Inevitáveis

Nós Somos Inevitáveis Gayle Forman

Resenhas - Nós Somos Inevitáveis

Aione 07/12/2022

Nós somos inevitáveis é o romance de Gayle Forman que presta uma homenagem aos livros e aos livreiros. Destinado ao público adulto, o que difere da maioria de suas obras, foi traduzido por Marcela Nalin Rossini e publicado no Brasil pela editora Arqueiro.

Aaron administra com o pai o sebo falido da família. Depois da partida da mãe e do irmão, a vida de todos se transformou, e agora Aaron tanto perdeu o gosto pela leitura quanto não acredita mais na recuperação da loja. Então, a oportunidade de vender o sebo chega junto da aproximação com outras pessoas da cidade, especialmente um colega da escola com quem Aaron nunca se deu bem. É quando suas perspectivas pouco a pouco passam a mudar.

A narrativa em primeira pessoa é essencial em Nós somos inevitáveis, passando ao leitor o ponto de vista limitado de Aaron sobre a própria vida e sobre tantas crenças que o personagem carrega. Assim, é tarefa do leitor perceber onde a voz de Aaron é equivocada, e a trajetória de transformação do protagonista é o cerne da obra. Vale dizer que Aaron é quase um anti-herói, destilando ressentimentos, amarguras e cobranças ao longo das páginas.

“Continuo lendo, relembrando por que eu adorava livros. Porque eles nos mostram, em tantas palavras, e em tantos mundos, que não estamos sozinhos.
Um milagre, em 26 letras.”
páginas 218 e 219

Embora a capa do livro dê a entender que Nós somos inevitáveis trará um romance, esse não é o foco. Até há certo desenvolvimento romântico, mas em segundo plano e como parte da visão que Aaron tem sobre o que o rodeia. A presença do amor na história se dá em um sentido mais amplo, voltando-se às relações familiares, aos livros e, sobretudo, às amizades.

Entre os temas abordados, estão o luto e a dependência química, e gostei bastante de como a autora trabalhou cada um, tão atrelados à narrativa em primeira pessoa. Embora sejam temáticas sensíveis, Gayle Forman as aborda com leveza, sendo bem-sucedida também em como aplica o humor. Sendo uma história sobre livros, as referências são inúmeras, inclusive nomeando os capítulos. Achei muito bonita a maneira de como a importância das leituras é enaltecida, principalmente por ser fator de conexão e de identificação. O papel dos livreiros em destinar as histórias aos leitores é, também, central.

A leitura é bastante ágil, especialmente por Gayle Forman ter uma escrita direta e que movimenta bem os acontecimentos do enredo. Contudo, senti falta de um maior aprofundamento no desfecho, assim como alguns aspectos me pareceram não muito bem delineados. O pai de Aaron, por exemplo, é caracterizado como um homem muito mais velho do que de fato é, assim como sua mãe tem uma história não muito bem explicada, que fica quase jogada na narrativa. Mesmo que a história seja bonita e sensível, e que a proposta da autora seja boa, faltou algo para que fosse uma leitura realmente impactante.

Em linhas gerais, Nós somos inevitáveis me proporcionou uma leitura rápida e gostosa, na qual sensibilidade e humor estão entre os principais ingredientes. Apaixonados por livros certamente se identificarão em diferentes passagens, o que é um dos pontos altos da leitura. Contudo, apesar da proposta de Gayle Forman ser boa, em termos de temáticas e de como abordá-las, o romance poderia ter entregado mais.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/12/07/resenha-nos-somos-inevitaveis-gayle-forman/
Amanda.FróesM 14/12/2022minha estante
Adoro livros que trazem essa temática de livreiros. Adicionando na lista agora mesmo!

Annalisa 05/03/2023

Nós Somos Inevitáveis

Nós somos inevitáveis...

Aaron está estagnado na vida, aguardando apenas que o grande asteroide colida com tudo, e que nada mais possa ser feito ou é assim que ele imagina que tudo tem que realmente acabar. Este livro não é sobre o romance entre Aaron e Hannah, e também não é sobre a amizade de Aaron com Chad, não é sobre o relacionamento perdido de Aaron com os pais, e muito menos sobre o pesar de Aaron pela perda do irmão.

É um livro sobre o inevitável, sobre a vida, sobre sua tristezas, sobre o tempo e suas superações. É um livro sobre seguir em frente apesar dos pesares, e tentar o possível sobreviver e meio caos que são os sentimentos humanos, sobre perdoar e recomeçar. E que está tudo bem, sobre dias bons e dias ruis, um após o outro. E que é assim mesmo que a vida tem que ser vivida. Que precisamos aceitar como somos e como as coisas acontecem, que sempre teremos pessoas boas ao redor que podem e querem ajudar, que não precisamos lidar com tudo sozinhos, que pertencemos a uma rede de apoio universal, chamada amigos e família. Que eles estão lá por nós e que precisamos estar lá por eles.

Aaron está cada vez mais cansado de ter que absorver todos os problemas familiares, está cansado de ter ficado para trás e não saber o que fazer com a vida que tem. Perdeu o irmão para o vício em drogas, sua mãe foi embora, seu pai esta cada vez mais confuso e perdido, a livraria da família está decretando falência pela segunda vez, as contas se acumulam e os dias passam. E Aaron não sabe como fugir do inevitável. Perdeu o prazer pela vida, perdeu os motivos de se viver a vida, e além de tudo perdeu o amor pelo livros, aqueles mesmos livros que ditaram todas as fases de sua vida. Ele não sabe sequer como conseguir ler mais uma página, e muito menos como dar um próximo passo em sua vida.

É um livro manso, sendo cozido em banho maria, sem grandes emoções, apenas a constatação do que é a vida e de que precisamos aprender a lidar com ela. Entendo porque muitos não gostaram do livro, a capa não é realmente o que parece. Mas eu gostei, gostei da proposta de reflexão, gostei do mundo literário apresentado e principalmente gostei das referências de todos os livros citados em meio ao caos da vida de Aaron.

"Ira lia para mim desde antes de eu nascer, mas isso não era nem de longe comparável a ler sozinho, da mesma forma que andar de carro como passageiro não é nada igual a dirigir. Tenho dirigido desde então, de Nárnia a Hogwarts até a Terra-Média, da Nigéria à Tasmânia até a aurora boreal da Noruega. Todos esses mundos em 26 letras. Na verdade, pensei, o milagre era muito maior..."
BArbara910 12/05/2023minha estante
Essa resenha foi a mais completa que eu já li sobre esse livro ?? vc colocou em palavras tudo eu senti lendo esse livro e oq ele representa ?

Fernanda 22/09/2022

Nós Somos Inevitáveis -Gayle Forman
Nós Somos Inevitáveis -
Gayle Forman

Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/09/resenha-nos-somos-inevitaveis-gayle.html

Jennie 16/08/2022

Nós somos inevitáveis
Essa foi uma leitura rasa ...
Não foi incrível mas também não foi ruim
Achei que a autora não conseguiu trabalhar bem com todos os temas ,foi uma avalanche de acontecimentos e descobertas que não consegui entender tudo
Muitas informações jogadas mas com pouca profundidade que não deixou abertura para fazer uma conexão
Passei 90% do livro achando o personagem principal chato e extremamente reclamão que bom que a autora fez ele cair em si e ver que ele também fazia parte do problema
Larissa 13/09/2022minha estante
Como ler nesse aplicativo

Zenaide.Mota 04/11/2022

Livro gostoso de ler.
Embora seja um romance, ele não é o foco da história, contando a vida de Aaron (ele mesmo narra) e suas decisões na vida.
O final... queria mais detalhes de algumas coisas.... rsrs
Mesmo assim, eu gostei!

Lary.Kielb 13/08/2023

Apesar do tempo que demorei, é um livro bom e confortável, fala sobre família e dificuldades psicológicas. Achei genial a quantidade de referências literárias que são citadas e que todo capítulo inicia com um título de livro, um dos poucos livros que li em que o casal não fica junto no final, e sinceramente, gostei disso.

jeslendo 05/10/2023

Um livro muito cansativo, mas, ainda bem, é curto. Não senti muita emoção vindo dos personagens e muito menos da história e acabei não criando um vínculo mais forte com a leitura por conta disso.

Kaue Garcia 20/09/2022

Lindo demais
Um livro que fala de livros dificilmente é um livro ruim e este aqui escrito por Gayle Forman de uma forma excepcional não deixa a desejar em nenhum momento. A história é linda, um enredo bem construído em cima da família e com um romance bem sútil! Um livro para devorar, li em dois dias ???
??Alerta de gatilhos

ELOISA 18/09/2022

Esperava mais...
Um verdadeiro passa tempo.
A premissa me chamou atenção, mas quando fui ler, me decepcionei um pouco.

Na minha opinião achei os assuntos abordados interessantes, assim como a ambientação escolhida, porém foi tudo tratado de forma muito superficial.

Na minha experiência de leitura, fiquei esperando, esperando e esperando as coisas acontecerem e nada andava, sabe?

O protagonista Aaron, não me cativou e usar como motivo, o luto e as frustração que ele passou, não me convence, pois...

...nenhuma família é perfeita, todos em algum dia da vida será frustrado, nem tudo que almejamos é alcançado da noite pro dia, muitas vezes temos que adiar ou mudar os planos e não é por isso que devemos desistir, vestir uma carapuça e ficar parados esperando a destruição inevitável e é exatamente isso que Aaron faz o livro tudo, exceto no ÚLTIMO capítulo em que ele resolver uma situação que passou o livro tudo tentando e tentando resolver e finalmente da um passo pra realizar um sonho.

Apenas três motivos, acho que me fizeram concluir a leitura, que foi a personagem Hannah, o Chad e as referências literárias e músicas citadas na mesma.

Não é ruim o livro, apenas vá com muita, muita paciência e persistênte e não coloque muitas expectativas ??

Costa Braz 11/10/2022

Nós somos inevitaveis
?????

O começo do livro eu achei um pouco parado (principalmente os primeiros capítulos), mas quanto mais você lê, percebe que ele vai se desenvolvendo cada vez mais rápido!

Na primeira vez que o protagonista citou o fato de Sandy ser um viciado eu quase chorei. Automaticamente comecei a lembrar de um tio meu que morreu da mesma forma que Sandy, na época eu era pequena e ainda nem sabia o que era VICIADO, mas a morte dele me doeu muito.

Eu senti tanta raiva de quando o Aaron disse que o seu irmão estragou tudo e que ele "desejou a morte" e que usava drogas pq era um idiota que eu quase soquei a tela do celular!

O melhor do livro é as mensagens que ele traz (pelo menos eu consegui entender umas três lições de vida): 1) Tudo tem uma segunda chance e por mais difícil que esteja não desista! 2) Não importa se foi amor a primeira vista ou se vcs se conhecem a anos, o que importa é amar. 3) Drogas estragaram famílias e isso causa MUITA dor. Se a pessoa (infelizmente) faleceu por conta das drogas ou se ela continua lutando contra isso todos os dias, continua trazendo DOR na pessoa que usa e as pessoas a seu redor

cristianareboucas 15/10/2022

Este é um livro sobre luto
Esse livro é "uma carta de amor aos livros e aos livreiros" e é mesmo. Eu amei como o livro é delicado, cheio de referências de livros clássicos. Mas esse não é um livro sobre o amor romântico e acho que o nome e a capa do livro me enganaram nesse sentido.

Ari 16/10/2022

O inevitável
O livro contém: mocinho perdido na vida que não sabe o que está fazendo e age como idiota, amigos doidos que "salvam" a vida do mocinho, amores e finais inesperados e muita indicação bibliográfica.
Somente tudo de bom. Como eu sempre digo a vida é clichê, portanto eu esses livros somos inevitáveis haha.

emysants 13/03/2023

Eu esperava mais. O romance é mal escrito e tem um desenvolvimento ruim. Passei muita raiva com o protagonista, que é grosso e mal educado a maior parte do tempo. E o final deixou muito a desejar.

Helocastel 31/10/2022

"Essa obra é uma carta de amor as livro e aos livreiro"
Acho importante frisar que mesmo havendo um romance, fica apenas em segundo plano e em nenhum momento ele se torna o foco da história, o livro abrange vários temas como vício, luto, superação e amizade, relacionamento com os pais. A história é narrada por um homem e faz com que a gente veja em outro parâmetro os relacionamentos (o lado masculino).
Achei maravilhoso as muitas referências literárias como as Crônicas de Nárnia (o sobrinho do mago...), tem também muitas referências musicais que são perfeitas tbm, e para uma amante de música e uma leitora de plantão kkk gostei dmais. Tem apenas um defeito, creio que deveria ter um final um pouco mais completo.

?Uma cidade não é uma cidade de verdade se não tiver uma livraria. Pode até levar o título de cidade, mas, se não tiver uma livraria, ela sabe muito bem que não engana ninguém.?
? Neil Gaiman, Deuses americanos
?Todo ato de criação é um ato de destruição.?
? Pablo Picasso
?Minha casa é onde quero estar, mas acho que já estou nela.?
? Talking Heads, this Must Be the Place?.