Não Quero Ser Como Você

Não Quero Ser Como Você Vinicius Fernandes

Resenhas - Não quero ser como você

Igorfidelis 13/10/2023

Gostei muito da leitura, imaginei diversas coisas no decorrer da história. Quase no final do livro percebi algo, muito bem escrito.
Gostei bastante.

Fernanda3704 29/09/2023

Chorei muito, nossa, acabou com a minha saúde mental, no começo não tava entendendo nada, quase desisti da leitura. Mas Mano, não precisava vei. Eu tô acabada, esperava mais do final, ASAAAAAAAAAAAAAAH. muito bom, recomendo.
Andre350 02/10/2023minha estante
Ai meu Deus não vou aguentar! Pq li o outro livro dele, ?o garoto no alto da torre?, e até hoje não me recuperei do final kk

Piettro.martins 23/09/2023

Abandonei! Com spoilers
Eu meio que tinha pulado umas cinquenta páginas desse livro p chegar nesse plot logo. Eu não agunetava mais

Tecnicamente, eu li mais de 100 páginas esperando melhorar MAS estava tão chato que era quase uma necessidade pular tudo isso. Eu li algumas coisas quando eu ia passando as pág inas (tipo aquela casamento/morte/outra morte e aí, enfim o plot) e caras, é bem pesado a morte dele mas eu não tinha me apegado a esse personagem! Eu entendi toda a crítica sobre homofobia e gostei dessas partes mas, na minha opinião, não foi bem trabalhado e a escrita definitivamente não me agradou.

Sinto também que o autor chegou numa hora que não sabia mais o que escrever para deixar essa história interessante ? então escreveu tragédias para tentar criar algum tipo de emoção nos leitores.

O personagem do presente é tão mas TÃO desinteressante. Eu não consigo descrever que era insuportavel ler esse chato. Eu entendi o ponto disso ? que era mostrar sua vida toda lascada por causa do luto (rip a maioral, Gertrudes) e que ele realmente faz merdas o tempo todo. Mas não me conectei com ele no todo (mesmo sendo a mesma pessoa que Gabriel

Os maiores pontos positivos: discussão sobre homofobia e saúde mental, as amizades desse livro (foi minha parte favorita) e o luto.

agnorosa 22/09/2023

Seus traumas do passado, definem quem você é?
Finalizei mais uma leitura com protagonismo LGTV, ela conta a história do Lucas, um ótimo psicólogo e uma pessoa horrível, e do Gabriel, um jovem que ainda sonha com o amor.
Grande parte dos personagens tem histórias trágicas, relacionamentos conturbados.
Diferente de outros autores de livros contemporâneos, essa pega leve com as referências pop e as usa sutilmente.
Uma leitura fácil e rápida, tendo em vista que é um livro jovem.
A repetição dos traumas passados dos personagens fica um pouco cansativa durante a leitura, assim como as tentativas de chocar o público com tragédias e acontecimentos que pouco somam a história.
No geral eu achei ok, mas sinto que não sou o público-alvo para esse livro. Senti falta de uma história mais bem desenvolvida e com mais profundidade. E de um desfecho para um personagem que foi esquecido no churrasco.
Eu gosto bastante dos outros livros do autor, uma pena esse não estar entre eles.

Nicolly372 21/09/2023

Não gostei nada, só estou dando duas estrelas por dó a escrita não me prendeu a história é ruim, e não estou falando isso por ser um livro nacional, pois eu amo livros nacionais, só acho que esse livro não foi feito pra mim

Vitória Lancini 17/09/2023

Nota 5 ????
Me surpreendi positivamente com este livro. Nos primeiros capítulos não me senti muito ligada a ele, mas o final me pegou muito.

A maneira como eles retrataram a homofobia foi perfeita e triste DEMAIS. Recomendo muito.

guxtamedeiros 13/09/2023

Uma verdadeira montanha russa
Esse livro foi um misto de sentimentos e emoções desde a virada de olho até lágrimas e risadas. Gostei muito do plot twist e como finalizou a história. Nesta leitura tratou-se muito sobre a luta contra a homofobia, bloqueio emocional, maternidade tóxica, que família são as pessoas que nos amam e respeitam quem você é dentre outros assuntos muito interessantes. Durante o processo da leitura, confesso que fiquei bem entediado com algumas narrativas porém quando teve o plot fez total sentido e consegui fluir com a leitura, mas de resto recomendo muito este livro.

Carol2146 13/09/2023

Um livro muito especial!!
Me surpreendi muito!! Eu chorei,surtei e me apaixonei,esse livro é maravilhoso e eu super recomendo,tive muita crise existencial e as reviravoltas são imensas,a casa página você descobre algo mais surpreendente que o outro. Depois de muito tempo descobri que a minha teoria estava certa e fiquei tipo ?nossa,agora faz todo o sentido? enfim é um livro incrível e que todo mundo deveria ler.

Ele fala muito sobre as lutas contra a homofobia e livros assim me deixam cada vez mais encantada.

Obrigada Vinícius Fernandes por nós entregar um livro tão maravilhoso e com tanto significado como esse.
Jenesaispas 16/09/2023minha estante
AAAAAAAAAAAH

Luka6 13/09/2023

AMEI
Simplesmente um dos melhores livros LGBTQIAPN+ que eu já li. Tem romance, tem plot, tem muuuuita lição de moral, tem luta, tem saúde mental, tem tudo.
Confesso que me surpreendeu de maneiras inexplicáveis, não coloquei muita fé no começo mas acabei amando no final. Um livro que brinca com os SEUS sentimentos (sim, você, leitor) e te leva pra uma jornada de autoconhecimento, baseada na jornada dos personagens. Simplesmente recomendo pra todes.

GustavoSaboia 09/09/2023

Sentimentos mistos
Primeiramente queria mandar um beijo pro autor desse livro! Eu comprei esse livro depois do Vinicius em pessoa me apresentar na bienal e é uma pessoa super alto astral. Comprei esse e o outro livro dele e decidi ler "na ordem" até pra ver a evolução como autor.

Aqui eu achei um livro de estreia muito bom! Eu gostei dos personagens, me identificando com os dois em diferentes momentos da minha vida. Me peguei em boa parte do livro torcendo pra cada um individualmente e pensando como seria como eles se encontrassem.

O livro tem viradas de roteiro muito legais, mesmo que algumas sejam mais ou menos previsíveis (a grande virada eu consegui pescar mais ou menos na metade, por exemplo). Além disso, é uma leitura super rápida, eu consegui terminar o livro em menos de 24 horas (ele tem poucas páginas, mas conhecemos vários livros pequenos que duram dias rs).

O único ponto que me pegou de surpresa é que realmente o livro tem alguns gatilhos. Tem dois específicos, bem próximos um do outro. Um eu até consegui prever e me preparar, mas o outro acabou me pegando desprevenido. Pra mim não estragou a leitura em nada, porém sei que pra alguns podem ser algo mais sensível.

Pra mim o único ponto do livro que poderia ser melhor era a construção de alguns enredos. Senti que as histórias do Lucas foram um pouco mais superficiais, queria saber a conclusão daquele paciente dele, além de ter visto mais dos relacionamentos (mas sobre esse segundo ponto entendo que a premissa não era essa). No geral, eu terminei o livro sem saber se eu ficava triste com tudo o que tinha acontecido ou "feliz" pelo finalzinho

No geral, é como eu disse: achei ótimo pra um romance de estreia! Vou ler bem em breve o novo lançamento do autor!

Raf.inha 06/09/2023

Não esperava nada e ele entregou tudo
Não sei se eu dizer se as coisas que eu falei contam como spoiler ou não, pra mim não é, mas se você tem muito problema com isso então esteja avisado.

Oi genteee! Antes de começar, quero soltar um ALERTA DE GATILHO: este livro aborda questões de homofobia, e isso me pegou de surpresa logo de manhã, o que não foi muito legal. Mas agora, vamos falar da minha experiência com o livro.

Eu peguei esse livro na AYA Books, sem expectativas reais. Na verdade, só o peguei porque não queria a auto ajuda do mês, e nem planejava realmente lê-lo. Porém, num dia aleatório abri a primeira página e fiquei interessado.

Devo admitir que gostei muito da narrativa dividida e, confesso, até me senti meio burro no final, quando o autor revelou o plot twist.

Me senti particularmente atraído pela história do Gabriel; consegui me identificar com ele em muitos aspectos, e sua narrativa foi divertida de ler. Já a história do Lucas... bem, eu a achava um pouco cansativa a cada página que eu virava. Mas, olha, não culpo o Vinicius Fernandes por isso; acho que é algo muito pessoal meu contra o estilo de vida do Lucas.

Apesar disso, gostei muito do livro como um todo, tanto da história quanto da escrita do autor. Foi um ótimo primeiro contato com o trabalho dele.

No entanto, tenho uma observação: acho que a história do Lucas poderia ter sido resolvida muito mais rapidamente com terapia, hahaha! Quer dizer, o menino passou 10 anos se martirizando, eu entendo que foi uma situação traumática pra caramba (o skoob censura meus xingamentos), mas, velho, ele é psicólogo, as amigas dele também são. Cadê a terapia desse povo? Esses psicólogos não fazem terapia?

Enfim, foi uma surpresa bastante agradável.

Julia1856 01/09/2023

Surpreendente
Não tenho outra palavra pra descrever esse livro. Tava gostando bastante da escrita, mas demorei a me acostumar com os dois pontos de vista. Bem no final minha mente EXPLODIU com esse plot e com certeza me fez gostar mais da história.