A visita cruel do tempo Jennifer Egan

Resenhas - A visita cruel do tempo

isabellamolkoli 29/11/2023

O tempo é cruel. Ás vezes.
Acho que nunca tinha lido um ganhador do Pulitzer e peguei esse pra ler, pela sinopse. Gostei da escrita da autora, que consegue fazer um "Chico Buarque comprra pão no Leblon" um evento realmente memorável, marcante, e qualquer detalhe pode voltar sólido, dilacerante, ou até mesmo cheio de alegria e remorso. Viva a vida ! O tempo passa rápido e as consequências disso são bem únicas na vida de cada pessoa.

anarontani 09/11/2023

Gostei do livro, pra mim foi bem vira página?
mas ao msm tempo fiquei confusa! e eu odeio livros q me deixam confusa!

mas analisando melhor, creio q essa é a intenção, já q o livro fala sobre o tempo e memória.

não existe uma ordem cronológica e são várias micro histórias q se conectam.

o legal é q msm com histórias curtas vc consegue se conectar com os personagens, e quer saber mais sobre o q aconteceu com eles.

monyL 06/10/2023

Toda vez que a historia fica boa o personagem muda, mas é bom demais ver as histórias se cruzando e respostas sendo dadas

Gabriela2801 28/09/2023

Complicado mas bom
Acho que este livro não é do tipo que agrada a todos. Ele é... esquisito, mas como terminei com uma sensação boa decidi avaliar ele bem.

A história é narrada por várias pessoas, de forma não cronológica. Cada capítulo passa por pela perspectiva de um personagem e aqui a autora é muito competente em criar personalidades, estilos de pensamentos e características únicas e interessantes em cada um deles. Em poucas páginas de cada perspectiva é possível se apegar, criar raiva, desdém, ou qualquer outro sentimento pela pessoa em que a história está focada no momento.

Mas chega em um ponto que algumas narrativas e acontecimentos poderiam ter sido excluídos do resultado final pois em certos momentos temos TANTOS personagens que ainda não foram conectados, TANTA coisa acontecendo que o livro fica confuso e enfadonho. Aqui, fiquei com sensação de que lemos um copilado de "ideias de livros" que não foram para frente e acabaram sendo utilizadas pela autora apenas para não serem completamente descartadas.

Por fim, é interessante ver como as peças vão se juntando ao decorrer do livro, como um quebra-cabeça gigante. Temos a música como a grande linha de costura que une todas as histórias e a narrativa é ao mesmo tempo sensível e cruel, assim como tempo.

Gostaria de ler ele novamente no futuro.

larizsa 10/08/2023

"e o zumbido, sempre aquele mesmo zumbido, que talvez, no final das contas, não fosse um eco, mas sim o barulho do tempo que passa."
SIMPLESMENTE PERFEITO. o tempo é cruel, a gente cresce, a vida muda, perdemos pessoas, perdemos nossos sentidos, nossa razão. entrou para um dos meus livros favoritos.

Queila 29/07/2023

O livro é composto das histórias de um grupo de amigos. À medida que avançamos na leitura, entendemos que cada uma das histórias é narrada sob a perspectiva de um personagem principal, onde os demais orbitam. O ponto alto é que as histórias são narradas fora da ordem: presente, passado e futuro. Essa maneira de ler as histórias impede que tenhamos uma ideia preconcebida do personagem.

Alex 10/07/2023

Uma viagem pelo tempo
A visita cruel do tempo, é daqueles livros que você ama ou odeia. Não tem como, ele vai separar opiniões mesmo.

Com uma ótima escrita, mas sem nenhuma linearidade, você terá a impressão, que cada capítulo trás uma história diferente. Pensará que é uma loucura, completamente aleatória.

Mas de forma genial, em um determinado ponto, você perceberá as conexões, as familiaridades e, inevitavelmente, perceberá que o protagonista em todos os capítulos é o próprio tempo.

Uma história sobre histórias, vidas que se cruzaram e fizeram algum sentido, ou não, se cruzaram e se perderam, vidas vividas intensamente, ou não. Vidas que tiveram tempo de serem tocadas pelo tempo que passou.

Recomendo, mas se você gosta de começo, meio e fim, tudo desenhado e lógico, esse livro não é para ti.
Regis 14/07/2023minha estante
Não conhecia, mas me pareceu muito interessante e curioso. Foi uma boa resenha, Alex. ???

Alex 14/07/2023minha estante
Regis, é bem interessante. Ganhou um Pulitzer. Parece uma colcha de retalhos. Vale a experiência.

Regis 14/07/2023minha estante
Vou colocar na lista que só cresce, Alex. Rsrsrs

Caroline.Mestanza 14/06/2023

Não sei muito o que dizer
Infelizmente foi um livro arrastado e dificílimo de ler e terminar!
Não é ruim, tem ótimas passagens, alguns personagens interessantes, mas no geral é confuso demais e você só quer terminar para ver se entende alguma coisa? Enfim, teria que ler de novo, talvez com mais atenção para poder explicar?

Stella 01/06/2023

Meu deusssssss o que essa mulher fez nesse livro. acho que é umadas coisas mais brilhantes que já li na minha vida! ela aborda a passagem do tempo e o envelhecimento contando a história de várias pessoas que você descobre que vão se A VISITA interligando. (dica: leia o livro fazendo mapinha dos personagens pq no começo me perdi um pouco)

Gi Gutierrez 23/04/2023

A visita cruel do tempo
Uma história sobre perda, crescimento, sobre um tempo que passou e não volta mais. Diferentes personagens, diferentes pontos de vista... diferentes vivências sobre um mesmo tempo... mas sempre cruel com todos...

Vania.Carneiro 10/04/2023

Genial
Acabei de reler A Visita Cruel do Tempo após ter lido o novo livro, A Casa de Doces, e não consigo dizer qual é o melhor. É impressionante a criatividade da autora.

Ambos os livros são compostos de histórias sobre um mesmo conjunto de personagens que se entrelaçam, e que são apresentadas fora da ordem cronológica dos acontecimentos, e por este motivo podem ser lidos separadamente. Mas, como em A Casa de Doces o foco é a tecnologia e a trama é + futurista que em A Visita Cruel do Tempo, eu sugiro ler na ordem em que foram lançados.

Eu reli A Visita Cruel do tempo com prazer, pois não lembrava quase nada, e queria saber + sobre os personagens de A Casa de Doces. Foi como se eu estivesse lendo pela primeira vez.

Mas sobre que é A Visita Cruel do Tempo? Sobre como o tempo afeta a nossa vida fazendo com que ela pareça uma colcha de retalhos, com momentos tão diferentes entre si. Sobre o futuro e o que ele nos reserva. Sobre tecnologia. Sobre música. Enfim, tem que ler para conhecer a genialidade dessa autora, que a partir de agora se tornou a minha preferida.

julis 22/03/2023

AMEI
Gente esse livro me deu um ODIO toda vez que eu começava a me conectar com os personagens e a leitura começava a fluir bem ele ia pra outros história, mas eu amei?? me lembrou um pouco gente ansiosa pela forma como as histórias e personagens vão se conectando e se tem qualquer semelhança com gente ansiosa ÓBVIO que nao tem como ser ruim.
amo livros assim aliás se alguém ler essa resenha e quiser me recomendar leituras nessa vibe sinta se livre

Caio 07/03/2023

Conexões Como uma Teia de Aranha
A Visita Cruel do Tempo retrata como diferentes pessoas se conectam ao decorrer do tempo e suas repercussões.
Trazendo um ponto de vista meio melancólico, triste e até em momentos deprimente, o livro se desenvolve de maneira não linear, indo e vindo na linha do tempo. Cada capítulo sendo visto da perspectiva de personagens diferentes, todos interligados de alguma maneira.
No entanto, sem muita proximidade. Um personagem secundário em um capítulo se torna o protagonista e então outro secundário e o ciclo continua.
Todos os personagens agem bem humanamente, talvez humanos até de mais.
O maior problema do livro está justamente na sua proposta principal, uma vez que se torna bem confuso bem rápido e particularmente não prendeu muito minha atenção inicialmente. Enquanto no final foi interessante ver todas as peças se encaixando, o processo todo foi lento e até mesmo entediante.
Dito isso, o livro não é ruim, apenas não é para todo mundo. Uma leitura mediana, mas interessante.

Lari 30/01/2023

Não é o melhor livro que tenho em mãos, como diz o LA Times. É um livro ok.
Tem uns capítulos muito bons, outros nem tanto. O capítulo dos slides, por exemplo, é bem interessante, já o último achei meio descolado de todo o resto (senti esse gostei/não-gostei o livro todo).

PS: O jeito que a escritora descreve 90% dos personagens não brancos me irritou um pouco. É sutil, até por que ela não gastava mais que 2 linhas pra falar deles, mas é algo que já me tira a vontade de ler outros títulos dela (ainda mais se forem mais antigos).

Brennda 24/01/2023

A visita cruel do tempo
O livro é bom, porém em alguns trechos a leitura se arrasta pois são MUITOS personagens diferentes, o que pode deixar você meio perdido no contexto tentando lembrar quem era o personagem e a história dele. Achei interessante nenhum capitulo ser contado pela mesma pessoa ao longo do livro e o capítulo em power point é simplesmente uma sacada genial e inovadora.