A morte do adivinho

Resenhas - A morte do adivinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Neto154 02/02/2024

A Morte do Adivinho
A escrita é surpreendente boa mas a história deixa um pouco a desejar no desenvolvimento, que fica um pouco vago por ter partes desnecessárias para a história.

A resolução do assassinato achei bem confusa por ter várias pessoas se passando por outras.

Gosto da ideia apresentada pelo Stefano Volp de resgatarmos livros antigos como se fossem jóias (o que eles realmente são).

Emanuel74 28/03/2023

A morte do adivinho.
A estrutura do texto é bem agradável, de fácil leitura e dá vontade de ler mais e mais.
A história é envolvente e surpreende em vários momentos. Se você ler distraído não tem como adivinhar a o verdadeiro assassino. Alguns personagens são bem divertidos e cativantes.
Em resumo, uma leitura bastante prazerosa e agradável.

Letícia Caetano 26/02/2023

Inicialmente a história é maçante e lenta, contudo no desenvolver da situação, pequenos fragmentos estimulam a curiosidade para descobrir a conclusão do mistério inicial.

Frimbo é um personagem enigmático e marcante.

Jess.Goulart 03/04/2023

Bom suspense, excelente crítica social
Um clássico resgatado em nova edição, a leitura de "A morte do adivinho" é muito interessante para entender sua época: um autor negro (pioneiro nos EUA) publica sua obra com personagens principais e secundários também negros, retratando o dia a dia de um bairro negro, com suas desigualdades e ritmo próprios.

Apesar de ser considerado um livro de crime e mistério, até mesmo noir, achei que essa parte começa bem, mas acaba se perdendo no meio e o final pareceu meio corrido demais.
Muito além, a obra serve como um ótimo retrato de sua época, fazendo com que o leitor se sinta imerso nesse Harlem onde miséria e abundância caminham lado a lado, onde a polícia não tem muito interesse quando um negro aparece morto, e onde figuras únicas aprendem a fazer o necessário para sobreviver num país tão fragmentado.

Temos diversos personagens, o que pode ser um pouco caótico para alguns leitores, mas nada que prejudique a leitura.

Com um tom que remete a Agatha Cristie e Conan Doyle, Rudolph Fisher prova ser um escritor habilitoso e fã de mestres do crime e suspense, criando uma atmosfera muito interessante para a história, explorando o real, o místico, o preconceito e a humanidade de seus personagens, tão bons, mals e cheios de conflitos quanto qualquer um.

Carla.Ligia 14/01/2024

Leitura inigualável
Autor preto da Harlem de 1930, escrevendo uma aventura de detetive preta em 1930.
Bem preciso dizer mais nada.
Porém, eu preciso ressaltar como esta é uma leitura necessária para além da aventura policial. Fala sobre colorismo, sobre racismo, sobre racismo estrutural espelhado na comunidade preta e muotas outras coisas.
Leiam, recomendo??

Paula 28/03/2024

Muito divertido. Personagens marcantes e diálogos muito engraçados, vários plot-twists. O final me surpreendeu mas eu não achei exatamente memorável.

Andy.Sena 31/05/2023

Eu ainda estou processando o que realmente aconteceu aqui. Estava super empolgada com a leitura, praticamente devorei o início do livro, mas quando cheguei na metade para o final, foi só ladeira abaixo. A leitura ficou tão descritiva, tão cansativa e maçante que eu só queria acabar logo com a tortura que estava. Talvez a culpa seja das enormes descrições, dos monólogos do doutor e da apatia do detetive. Tipo, eu nunca li ou vi na vida, um médico investigar um suposto assassinato melhor do que um detetive da polícia, provavelmente, esse seja um fator que começou a me irritar na trama. Toda a enrolação do suposto assassinato não me empolgou. Os personagens bem caricatos e chatos. Enfim, uma leitura que não funcionou.

Marcela 13/03/2024minha estante
Moça eu quero mt abandonar mas fico curiosa com o final, me conta???? Pf

gizzi 30/03/2024minha estante
*****SPOILER*****

vc abandonou? vale mt a pena ler outra coisa ? eu gracas a deus n lembro mto bem, mas se nao me engano eh o marido de uma personagem x, q acho q ela tava meio afim do adivinho, ou já traia ele com o adivinho, algo assim. msm sendo isso, muito nada ver a motivação. realmente nao se espera q era ele, legal ?? mas eh tipo mto paia pq descobrem q ele tava disfarçado esse tempo todo entre a galera que tava ali sendo suspeita da morte do adivinho, ai qdo pensam q pode ser fulano vao la e TIRAM A PERUCA DELE, simplesmente igual um episódio de scooby doo, nao da p acreditar q a propria esposa do cara n reparou q era ele tlgd... eles ficam um tempao td junto pq sao suspeitos...
e tb n sei se chegou nessa parte, mas o adivinho n morreu mesmo, mas querem descobrir quem tentou matar pq nem ele sabia. eh isso, mto ruim.

Marcela 30/03/2024minha estante
Nao acredito!!!!! Kkkkkkkkkk muito obrigada!!! Eu abandonei no dia que fiz o comentário, melhor decisão

gizzi 30/03/2024minha estante
simm kkkkkkkk com crtz, nao errou

Bianca.Drewnowski 22/05/2023

10/10
Gostei muito desse livro, a proposta de toda a investigação se passar num curto intervalo de tempo foi muito interessante, não tinha lido nada assim ainda, apesar que depois de um tempo deu uma pesada pra mim. As partes com as palestrinhas do Frimbo achei meio chatas, mas as partes sobre medicina eu adorei, ver como essas questões de ciência eram entendidas antigamente foi muito interessante. Gostei do desfecho também, pra mim foi imprevisível.

Wane 20/04/2023

Poderia ter sido mágico... ?
Muito bem desenvolvido e com tantas partes engraçadas, críticas e culturais que só consigo dizer que tenho pena pela obra não ser mais conhecida.
Entretanto só dei 3 estrelas, pois quando o autor queria se aprofundar num assunto nada haver ele aprofundava muiiiitoooo e não mudou em nada o final.
Sobre o final achei bem ok, mas nada demais também.

_anagaiao 19/03/2023

Uma boa surpresa
"A morte do adivinho" foi um livro que comprei por acaso, só tendo escutado seu nome uma vez antes. Já venho cultivando meu amor por romances policiais a um tempo e me interessei por familiaridade ao gênero.
Rudolph Fisher tem uma narrativa gostosa de se acompanhar. Com pouco tempo de conversa, já nos simpatizamos com os personagens e suas histórias. Quanto mais a trama evoluí, mais interessente e absurdo fica. Como é possível acontecer o que aconteceu com Frimbo? Chega-se a dar o ar do sobrenatural, o que muitas vezes parece ilógico mas confortável.
Gostaria de dar destaque à dupla Bubber e Jinx: fazia muito tempo que eu não ria assim com um livro. A dinâmica desses dois é natural, irônica e muito engraçada.
Excelente livro pra se mastigar. Resolução um pouquinho confusa, mas nada que uma análise externa ou releitura não resolva. Recomendo demais.

Silas Jr 12/03/2023

Surpreso
Eu não imaginaria realizar uma leitura como essa. SENSACIONAL em caixa alta, pq ainda estou bem animado com o que li!!!

Vitoria293 05/07/2023

Rudolph Fisher - A morte do Adivinho.
Que livro mais perfeitamente cheio de reviravoltas!!!

O autor, Rudolph Fisher,foi médico e escritor.
Nessa história ele nos traz, além do mistério, um pouco do que ele viveu no Harlem, Estados Unidos, durante a época da segregação e da lei seca.
Podemos ver no livro uma das personagens sendo racista com o detetive Dart (Senão me engano), ela fica surpresa por conta do detetive ser um homem negro,por um homem negro estar num cargo importante...

santo CRISTO!

Mas voltando a história, no começo para minha pessoa, achei um pouco devagar a história, não estava com muitas espectativas, até chegar a morte do adivinho, que afinal é o título do livro.Depois disso, senhor, foi uma coisa mais maluca atrás da outra, cada vez que eu achava que não podia piorar acontecia algo novo e mudava o rumo dos acontecimentos e isso foi incrível!!!

Harper Collins fez um ótimo trabalho trazendo "A morte do Adivinho" para o Brasil!!!

Vou sentir falta do Detetive Dart e o Dr. Acher com seus diálogos kkkkk.
Iria gostar bastante de mais histórias com esses dois!

??????????

Elizabeth 29/08/2023

Bom livro. Tem um estilo clássico com um número restrito de suspeitos e uma dupla de detetives ( neste caso detetive e médico).
Trama bem desenvolvida, com alguns trechos mais lentos e algumas boas reviravoltas.

Tawan.Cesar 23/02/2023

Excelente
O livro possui uma trama excelente e muito bem escrita, ótimos personagens e diálogos, todo o mistério faz com que você não consiga largar a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6