A Morte de Ivan Ilitch e Outras Histórias

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch e Outras Histórias

1 | 2 | 3 | 4

keyla 24/03/2022

boas novelas.
a morte de ivan ilitch: muito bom, um dos melhores já lido. 5 estrelas.
Sonata a kreutzer: interessante as opiniões de um c0rno de época que estaria decepcionado com os costumes de hoje. 4,5 estrelas.
o padre sêrguei: não gostei, achei chato, não é a minha praia. 3 estrelas..

Margô 09/01/2022

Reflexões. Morte, Ciúmes, e Orgulho.
Como apresentar uma obra de tanto primor?
Eu diria, que nem tanto na escrita, ( gosto mais dos nossos brasileiros escrevendo, rss) mas principalmente no que se propõe a apresentar, em cada conto orquestrado por sentimentos diversos e que nem sempre estão presentes no dia a dia das pessoas.
Mas uma hora acontece! Não vivemos todos os infernos da alma...alguns chegam pra nós.
Foi assim que senti em cada capítulo dos contos do mestre Léon Tolstói.

A princípio a morte, e mais do que a morte, o descaso de quem vive com o moribundo, diante da sua morte, e do próprio Ivan em vida, quando vive um casamento de aparências, e a insaciável busca do status na sociedade moscovita.

Mais uma vez, vejo o mito da família, se desfazer como açúcar na água...
Depois nos é apresentada uma versão da Capitu Russa, é isso mesmo!
Em Sonata a Kreutzer veremos um Bentinho agressivo, de ciúmes doentio , e que termina com a mesma pulga atrás da orelha, que Machado de Assis deixou com Dom Casmurro. Achei ótimo!! Sem mais palavras. Odeio spoilers...

O último, "O padre Sêrgui" é uma bela lição do quanto a soberba e o orgulho nos deixa em situação de penúria espiritual.
A história do soldado belo e ambicioso desemboca em uma trajetória de fé, sacrifício e procura do " eu" que se perdeu, e o leitor vê de forma bem estruturada a caminhada desse homem que perde a oportunidade de ter uma vida plena, mesmo que não tão feliz, por conta do orgulho que ostenta até o final dos seus dias...
Mas, veja como você analisa o final?
Eu particularmente, gostei e me surpreendeu!
Super-indico.
Margô 09/01/2022minha estante
Desculpa pessoas, onde escrevi Quincas Borba, na resenha é Dom Casmurro...rsss

Tati 13/01/2022minha estante
Não li os outros 2 contos, mas a morte de Ivan traz muitas reflexões e está que vc pontuou também me chamou atenção, o descaso dos que estavam ao seu entorno com ele doente e depois morto, mas também me chamou atenção do quanto ele também foi responsável por essa situação. Gostei do que disse dos outros contos, talvez eu leia agora.

Andre.S 08/07/2023

Três histórias neste belo e filosófico livro de Tolstoi! Foi meu primeiro contato com o autor e amei de imediato! Queda, redenção e vida na narração sobre as três personagens principais de cada conto. Profundo.

26/02/2021

Não sei se consigo escolher a minha preferida. Nas três histórias houve um momento em que me vi meio saturada, costuma ser no meio, mas as três - olhando por um aspecto mais geral - são muito boas. As três me fizeram pensar e questionar vários comportamentos tidos como normais na atualidade. E a morte? Onde é que ela está? O amor? O que é o amor? Altruísmo existe? Deus é quem dizem que é? Tantas perguntas sem respostas que me farei o resto da vida. No mais, Tolstói é um escritor excepcional. Não vejo a hora de me aventurar por outras de suas histórias.

devil's habit 25/04/2021

um livro sensacional que nos insere de forma brusca na história, nos fazendo dissecar todos os sentimentos daquela que talvez seja uma das maiores incógnitas do ser humano, a morte, neste livro podemos acompanhar o passo a passo dos ultimos dias da vida da superfula vida de um burocrata e com isso nos depararmos com o fato de que talvez ninguém viva a vida como se é necessário

natalianvn 28/05/2021

a morte de ivan ilitch = releitura e segue sendo uma das minhas novelas favoritas da VIDA.
sonata a kreutzer = odiei.. foi muito difícil de ler porque só me irritei com o machismo do personagem e não consegui tirar nada de bom da leitura.
o padre sêrgui = muito fácil e rápida de ler, demorei umas 2h. não amei mas não odiei também.. bem ok.

agora, já tendo lido (só esse ano) tudo que tinha do tolstói em casa, vou focar mais em outros autores e, principalmente, reler dostô ?

Rebeca.lousz 14/03/2021

Um livro sobre a morte e, consequentemente, sobre a vida.
Essa edição traz 3 contos de Leon Tolstói: a morte de Ivan Ilitch, a sonata de Kreutzer e o padre Sêrgui. Os 3 contos refletem sobre a morte e, consequentemente, sobre a vida.

Em a morte de Ivan Ilitch acompanhamos a vida e morte de um juiz frustrado que acreditava que seguir a vida de forma ?agradável e conivente? era a grande solução para a felicidade. Ivan Ilitch precisa encarar a morte de frente para questionar os seus valores. O conto espelha fidedignamente a forma como a grande maioria das pessoas decidem levar a vida, é um retrato espantosamente fiel à nossa sociedade.

A sonata de kreutzer conta a história de um velho amargurado que matou a esposa por ciúmes. O conto me lembrou muito Dom Casmurro, pois aparentemente toda a construção da traição era exclusiva da cabeça do velho. Esse conto é sobre a morte passional, discute a sexualidade animal do homem e, novamente, faz uma crítica ao modo de vida ?agradável e conivente? da sociedade.

Por fim, o padre Sêrgui é um conto um pouco mais reflexivo, acredito que a morte que o autor trata é a morte espiritual, ainda que o suicídio apareça de relance na história. Gosto de como o personagem questiona os seus atos altruístas: até que ponto esses atos são para as pessoas e para o seu ego ou se são realmente para Deus.

A leitura é muito fácil, os textos e histórias fluem muito bem. Amei ter contanto com esse livro, as reflexões são muito bem vindas e muito fáceis de interpretar.

Novack 13/05/2020

Livro para refletir muito
A morte de Ivan Ilitch é uma reflexão poderosa sobre a morte.

@fernandajfguimaraes 12/11/2020

Livro escrito para ser relido
Eu mergulhei tão fundo nessas páginas e sinto necessidade de reler, não por não ter compreendido, mas por ter aprendido muito da sabedoria que essas novelas transmitem e quero mais.

A morte de Ivan Ilitch
"a genuína arte, a verdade e a vida autênticas" - Vladímir Stássov.

Sonata a Kreutzer
A sexualidade humana, o matrimônio convencional, a prepotência masculina, a violência contra as mulheres, o feminicidio.

O padre Sêrgui
"uma boa ação, um copo d'água servidos sem pensar na recompensa" valem mais que toda eloquência dos sermões e toda a beleza do ritual eclesiástico juntas.

As novelas de Tolstói ultrapassam os limites da ficção e ocupam um lugar de destaque na cristandade literária.

ana 21/01/2022

"Se a morte fosse um bem, os deuses não seriam imortais".
Uau!

Li nessa edição com três novelas, então pude me deliciar com muita graça dessa escrita maravilhosa.

A morte de Ivan Ilitch é atemporal, é universal... uma leitura obrigatória! é difícil até pensar em palavras, a obra usa todas de forma tão coerente..

a escrita de Tolstói mostrou ser dinâmica, o fluxo de pensamento das personagens é escrito de um jeito que muito me agrada. Eu gostei muito de tudo na obra, a novela que menos me cativou foi a última, O Padre Sêrgui, mas nada muda no quesito textual: prático, dinâmico e com uma resolução objetiva e ao mesmo tempo, simbólica, poética... Leitura muito prazerosa!

Giovana.Gomes 18/04/2021

Ótimo para iniciar leitura russa
Demorei para iniciar esse livro e me arrependi de não ter iniciado antes. Foram três novelas do Levi Tolstoi que me fizeram pensar, refletir, analisar, e criticar as ações do ser humano (tanto meu comportamento quanto dos outros). Como ele descreve bem as relações entre duas pessoas.

Em "A morte de Ivan Ilitch" me fez lembrar "A metamorfose" de Kafka, porém nesse eu gostei mais. Pois nesse sentido uma história mais concreta, próximo a realidade. Todo ser humano fica doente e suas famílias e amigos tratar a gente como foi com Ivan.

Em "Soneto de Kreutzer" me fez lembrar "Dom Casmurro" de Machado de Assis. Pois o livro é todo contado no ponto de vista do narrador que tem um ciúmes absurdo de sua mulher e com isso comete o crime alegando que foi traído, mas em nenhum momento foi confirmado a traição. E um livro que foi escrito em 1891 me pareceu bem atual o assunto.

E na última novela, "O padre Sêrgui", foi uma reflexão sobre vida religiosa. Mostra o conflito de um ser humano que luta com seu instintos naturais para ter uma vida de cristão segundo a Bíblia. Uma luta constante com os pecados. E até chegou a duvidar da existência de Deus. Mas por fim se acerta com seus pensamentos e sua conduta.

Júlia 21/08/2020

novelas e edição magníficas
sem palavras pro tolstói! sei que o autor é conhecido pelos romances, mas essa onda existencialista? e de muitíssima crítica social que desenvolve os contos a morte de ivan ilitch, sonata a kreutzer e o padre sêrgui me deixaram impressionadas. não imaginei que fosse gostar tanto!!

além disso, essa edição da martin claret é linda demais. capa dura & conceitual rsr, diagramação com fonte em caixa baixa (a estética q?eu gosto), um bom prefácio... enfim: só amores

Pri | @biblio.faga 01/03/2020

A edição da Martin Claret de “A morte de Ivan Ilitch e outras histórias” é composta por 3 contos ou novelas: “A morte de Ivan Ilitch”, “Sonata a Kreutzer” e “O padre Sêrgui”, e foi o meu primeiro contato com o autor.

Como adianta o título, o primeiro conto fala sobre a trajetória, isto é, a vida e o processo de morte, do protagonista Ivan Ilitch, cuja existência (medíocre) é marcada pela banalidade e conformismo.

No entanto, as escolhas malfadadas, desilusões e arrependimentos são os fantasmas que assombram as páginas, deixando uma atmosfera fúnebre, um tanto pesada, dolorosa e incômoda - porém, de um jeito “bom”, rs.

O conto é curto, porém potente e inquietante. E, embora retrate a burguesia russa do final do século XIX, o livro é incrivelmente atual em suas críticas, especialmente no cenário brasileiro, sendo impossível, dada à minha formação acadêmica (Direito) e profissão (servidora pública), não me identificar ao menos um pouco.

A comparação entre o ofício de operador do Direito e a medicina é desconcertante: a denúncia da mecanização e da desumanização de labores que acabam por desassociar nomes da figura de seres humanos.

Ivan muito se questiona: “E se na verdade toda a minha vida tiver sido errada?”, nos convidando a refletir se existe um meio certo de viver. Se sim, existem padrões a serem seguidos?

Recomendadíssimo!

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/