Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Wendy 13/04/2023

"A vida adquire vários sabores conforme acontece."
Amêndoas é um livro que estava muito ansiosa para ler e eu simplesmente devorei, uma leitura absurdamente fluída, que trata de um tema que até então nunca tinha lido que é sobre alexitimia, ou a forma mais fácil de se entender: incapacidade de expressar sentimentos.

Mas ao contrário do que se pode pensar, eu senti muitíssimo lendo essa história, Yujae mesmo não sabendo expressar tais sentimentos, nos toca, nos emotiva, é algo que só você lendo para entender como isso é possível.

Com uma narrativa envolvente, com capítulos curtos e diretos, divididos em quatro partes, desde a infância até a adolescência do protagonista.
Logo no início a autora já nos traz plots destruidores, e a forma como o Yujae se expressa e o desfecho daquelas que foram partes marcante de sua vida, contudo, devo enfatizar que ele sempre foi amparado e amado por uma mãe carinhosa e super protetora e uma avó que era mais realista e lidava de uma forma mais natural com a alexitimia do neto.

Conforme avançamos a leitura nos sentimos mais conectados ao Yujae e as pessoas que fazem parte do pequeno ciclo social dele, um grande destaque para Gon, um personagem sofrido e de alma quebrada, que a gente torce bastante para que ele encontre paz, e se permita ser amado. Destaco também a importância da Dora, um raiozinho de sol que Yujae jamais poderia se permitir sentir algo, até que o improvável acontece.

O final dessa história quase me destruiu, foram momentos impactantes que me deixou em pura aflição, mas com um coração esperançoso. Um livro que vou lembrar com carinho, com um personagem que mesmo não sabendo o que era viver e lidar com sentimentos, mas que em certo ponto se questionava sobre como seria sentí-los, e que mesmo assim, de uma forma surpreendente ele nos mostrava que era empático, justo, leal, alguém com uma alma bondosa e que estava disposto a sentir e viver um mundo de emoções.

"O que significa ser como os outros? Quando todo mundo é diferente, quem devo seguir?"

????
Anna Paixão 13/04/2023minha estante
Estou ansiosa para ler esse livro

Natty 13/04/2023minha estante
Muito interessante, viu???.Fiquei curiosa pra ler também.

Sofia.Poderoso 23/05/2024

Inclusive, minha história acaba aqui.
Vamos lá, deixei pra escrever essa resenha quando tivesse um pouco mais de tempo sem as obrigações da vida porque tenho algumas coisas a dizer. Comprei o livro depois de muito tempo em espera na minha lista de desejos (e mesmo há tanto tempo com a vontade de lê-lo, não sabia exatamente do que se tratava, apenas queria me aprofundar mais na literatura sul-coreana).

"Amêndoas" é um livro incrível e impactante sobre um jovem chamado Yunjae que tem uma condição de saúde que o impede de sentir emoções. Após um acontecimento chocante, o adolescente tem que se adaptar no novo mundo em que está inserido, e dentro dessa nova realidade, conhece Gon, um jovem problemático que, ao contrário de Yunjae, tem muita raiva dentro de si.

A história trata de assuntos muito importantes, para além da neurodivergência de Yunjae e da percepção da sociedade sobre pessoas "diferentes" (afinal, ele é o monstro, o psicopata). O luto, as amizades, a adaptação de um adolescente aos adultos e ao seu próprio crescimento... estes são apenas alguns dos temas do livro e, sinceramente, só lendo pra entender como a autora Won-pyung Sohn tratou a história com tamanha maestria e sensibilidade.

Esse não é um livro pra devorar em uma madrugada, apesar de pequeno (só tem 280 páginas). Mas é um livro para refletir, degustar, "let that sink in". Por um tempo achei os acontecimentos um pouco parados, achei que a leitura não iria fluir tanto quanto na primeira parte (o livro é separado em 4 partes), mas depois de ter dado um tempinho à leitura, voltei e me surpreendi positivamente com a história.

Enfim, considerei o livro perfeito pois ele é redondo do começo ao fim. É uma leitura muito interessante, sejam adolescentes ou adultos, acho que todos deveriam ler "Amêndoas".

Luh :) 02/07/2023

Sentimentos
Admito que essa história mexeu comigo antes mesmo de eu ler. Já tinha ficado emocionada ao saber que esse livro foi uma das inspirações de uma música do Yoongi (não coincidentemente, chamado Amygdala). Então desde as primeiras páginas minhas expectativas estavam lá em cima.
A ideia da obra foi realmente nova de tudo que já li e tals. E isso as vezes até da ao leitor um certo incômodo por Yunjae não sentir nada até mesmo em situações extremas.
Mas é tão satisfatório ver a evolução do personagem com tudo. E principalmente as partes de pensamentos que Yunjae apresenta para nós.
Espero me lembrar dessa história para o resto da minha vida.

Ps.: não dei 5 estrelas pq n gostei mto de uma personagem (talvez pelo fato dela ter se envolvido meio que do nada na história e não ter sido bem desenvolvida ao decorrer dela).
Jéssi Lima 02/07/2023minha estante
??????????

Alice.jeske 02/07/2023minha estante
O nam não tinha recomendado esse livro ?

VâniaAkira 02/07/2023minha estante
Meu deus quero logo ler esse livro

Luh :) 02/07/2023minha estante
@Alice.jeske sim, e o próprio yoon tbm

Alice.jeske 02/07/2023minha estante
@Luh :) mds, eu n sabia, brigada por falar

Nilsonln 14/01/2024

Ser diferente é normal
É difícil expressar em palavras a emoção que a leitura de "Amêndoas" me passou. Mas tentarei dizer que o livro trata de diferenças, superação, amizade e amor de uma maneira muito verdadeira e comovente.

Mas, por favor, faça esse bem para você, leia!

Favoritado para vida!

Gostei da leitura? AMEI
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

mitchell1 26/05/2023

Amêndoas
Livro com muitas emoções, quem não deveria sentir nada sente até demais, agr eu repenso até as minhas próprias emoções
Fox.017 26/05/2023minha estante
Nuh tô ferrada quando ler então

Betsey 19/04/2024

Eu queria poder explicar como esse livro é incrível, mas eu não consigo colocar em palavras as coisas que sinto e penso. só sei que todo mundo deveria ler ele e que eu acho que passei o livro todo chorando ou prestes a chorar.
é estranho ele ter se tornado imediatamente meu livro de conforto mesmo eu estando muito mal agora.
Dhiully0 19/04/2024minha estante
Eu também sou apaixonada nesse livro, concordo que todo mundo deveria ler

Déb 19/04/2024

Amêndoas
Quando passamos por situações simples ou complexas, reagimos de diferentes maneiras. Mas o que aconteceria se a gente não sentisse absolutamente nada? Nenhuma emoção, nenhuma reação? Seríamos completamente insensíveis ou aprenderiamos a expressar de outra maneira? De onde vem os sentimentos? É sobre tudo isso que me questionei após a finalização desse livro e talvez por isso tenha se tornado um dos meus favoritos.

Yuri_Kneipp1 09/05/2024

Eu tenho amêndoas em mim
O que seria de uma pessoa que não consegue identificar os sentimentos? Uma pessoa sem medo, tristeza ou raiva. Uma pessoa que vivencia de perto a morte da sua família e simplesmente não reage. Yunjae nos ensina. Fui levado a um nível de reflexão de altíssima potência. Terminei com lágrimas nos olhos. De felicidade? Tristeza? Emoção? Descubra!

Estantedajerllya 07/12/2023

Um dos melhores de 2023 ??
Este livro se tornou um fenômeno depois de um dos membros do BTS ser visto lendo, desde então tem dominado as booksredes e eu logo fiquei curiosa para conhecer, e pasmem, não me arrependo em absolutamente nada, esse livro curtinho se tornou um dos melhores de 2023 e será um livro que irei recomendar a minha vida inteira!

Eu amo ler o livro sem ler a sinopse antes. Isso faz a experiência da leitura ser ainda melhor para mim. É um risco que gosto de correr, e, dessa vez, fiquei extremamente feliz e grata.
Minha avaliação é 5 estrelas, eu amei todo o livro e certamente leria ele novamente.

Isabella658 17/04/2023

Uma história cheia de sentimentos contada por alguém que não consegue senti-los.
Assim como algumas pessoas, comprei esse livro por indicação do Yoongi, também conhecido como Suga do BTS. Depois que o vi ler durante as gravações do In The Soop, sempre tive curiosidade, mas foi só recentemente quando anunciou que iria lançar um álbum e que uma das músicas, a favorita dele, era inspirada nesse livro, que resolvi finalmente comprar.
Da mesma forma que os outros livros indicados pelo Namjoon me surpreenderam, esse também não me decepcionou e se tornou um queridinho meu, talvez até mais que os outros.

A história é sobre Yunjae, um rapaz diagnosticado com alexitimia (incapacidade de identificar e expressar sentimento), mas também sobre Gon, um garoto super reativo e problemático. Ou seja, a autora representa em um mesmo livro dois personagens completamente opostos, mas que se encontram em determinado momento e viram amigos. Sendo narrado por Yunjae, leva umas boas páginas até eles se encontrarem, onde vamos ver o primeiro menino crescendo e entender como funciona essa condição que ele tem. Após um evento chocante, Gon aparece e é a relação dos dois que vai mudando tudo.

É uma história absurdamente linda. Mesmo sendo narrada por alguém que é incapaz de identificar e expressar sentimentos, o livro é cheio deles, que fica difícil não se emocionar. Aos poucos Yunjae vai crescendo e ver isso acontecendo aos poucos é lindo. Talvez seja sutil para algumas pessoas e o final fique um pouco inesperado, mas se prestar atenção verá que é uma mudança que vai acontecendo aos poucos.
Não posso dizer que é uma história triste, como Yunjae diz “?nem você, nem eu, nem ninguém, consegue realmente saber quando uma história é feliz ou triste?”, porque ela é cheia de complexidade que é a mente humana, mas tem muitos acontecimentos que me deixaram bem triste. E são essas coisas que o protagonista fica questionando durante o livro. Coisas como os comportamentos/sentimentos das pessoas e os próprios, a ausência deles e como ele deveria se sentir, como se comportar como alguém normal e como isso é difícil. Aí aparece Gon, que diz se sentir de uma forma e se expressa de outra, deixando ele ainda mais intrigado. Então é uma história bem reflexiva.

São poucas páginas, os capítulos são curtinhos e a escrita é gostosa. Além de ter tantos acontecimentos chocantes, que fica difícil largar o livro. Eu recomendo super também.
A única reclamação que tenho é com essa edição da Rocco que tem uma capa lindíssima, gostosa de passar a mão, mas é apenas o papel, não tem aquele plástico que protege sabe? Então qualquer coisinha suja e não da pra limpar. Enfim, não é um problema do livro em si, já que a história é perfeita e seria incrível se tivesse um k-drama sobre.

juu.brigido 15/05/2024

Que livro. simplesmente que livro pft
Yunjae e gon meus pais e fds, se a autora não fez rolar um romance entre eles quem tá shippando errado é ela
by.isakjkk 15/05/2024minha estante
comecei o livro ontem, estou criando expectativas

vavwtz 22/10/2023

omg
melhor livro que eu já li. com certeza meu favorito do ano passado e, não só isso, como da vida. amo como a autora retratou os sentimentos do maninho, pq eu consegui chorar, rir, surtar, e varias outras coisas. enfim, leiam. super bom e necessário, independente da idade.

joaoggur 30/11/2023

Me desculpa. E obrigado. De verdade.
?Livros me levavam a lugares a que nunca poderia ir de outra maneira. Compartilhavam confissões de pessoas que eu nunca conheceria e vidas que jamais presenciaria. As emoções que não conseguia sentir e as experiências pelas quais não passara podiam ser todas encontradas naqueles volumes.?

O pé atrás perante livros que viralizam é quase inevitável; popularidade nunca foi sinônimo de qualidade. Mas tenho que admitir que, apesar dos pesares, gostei de ?Amêndoas?. Acompanhamos um jovem com alexitimia, uma condição que o faz não sentir absolutamente nenhum sentimento. Para coroar a situação, ele perde suas figuras maternas (sua própria mãe e sua Avó) em um trágico assassinato, tudo em sua frente.

Os clichês, as decisões complemente equivocadas e sem noção, as falas foras da realidade; tudo que compõe um livro teen. A parte disso, não creio que Amêndoas seja um livro de todo o mal. As atitudes desproporcionais são justificadas pela juventude, tal como os momentos constrangedores são ligadas à condição do rapaz. Admito que gostei do desenvolvimento do protagonista com seu melhor amigo, Gon (mentalize; delinquente juvenil de obras adolescentes). Tal como o protagonista é um constante alvo de preconceito, seu amigo também é vítima (enquanto julgam o primeiro como um psicopata, julgam o segundo como um supérfluo, - coisas que não condizem com verdade).

Recomendo ler tentando tapar os buracos, com a visão aberta, independente dos erros; infelizmente, no fundo, o livro não aprofunda em nenhuma questão, estando na superficialidade. Bom para passar o tempo.

Rebeca 15/06/2023

Gostei da leitura. E bem rápida e fluída.
Tem momentos emocionantes.
Acredito, que a autora conseguiu passar para o leitor através de sua escrita, a condição do personagem.

Paloma Machado 29/07/2023

Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, no qual o indivíduo não sente nenhum sentimento. Após a uma tragédia familiar Yunjae precisa aprender a viver sozinho, dessa maneira ele conhece um carinha chamado Gon que se torna seu amigo, no decorrer da história ambos passam por dificuldades.
Sinceramente, eu amei a escrita da autora bem fluída e leve. Vale muito a pena ler ????