Cleópatra e Frankenstein

Cleópatra e Frankenstein Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra e Frankstein

Thamires.Lima 10/08/2023

Dolorosamente real
Não tem outra forma de descrever esse evento em forma de livro. Consegui amar e odiar os personagens em diversos momentos e na mesma intensidade. Confesso que me veio na mente que a única que presta é a Eleanor mas parando pra pensar que se for assim, eu também não presto. Todos já fomos pessoas que não nos orgulhamos e passamos por uns maus bocados. Senti muito quando Cléo viu que frank estava sendo tudo o que não foi pra ela e é impossível não pensar em se culpar.
Impossível sair ileso desse livro. Me relacionei e identifiquei em vários momentos e foi interessante perceber que mesmo as dores mais distintas não são particulares minha.
Definitivamente não é um romance juvenil. É doloroso e melancólico, eu amei!

m.w53y 23/03/2024

Acreditei nos personagens realistas mas não nos cenários realistas. Tudo parecia muito cinematográfico e grande demais o tempo todo (menos os capítulos da assistente do Frank), eu estava esperando alguma coisa bem dramática mas bem mais simples.
Kleilson.Torquatto 23/03/2024minha estante
Achei muito chato! ???

letresenhas 17/06/2023

Cansativo
Não é um livro cansativo pelos motivos que estamos acostumados. É cansativo porque são personagens muito reais e palpáveis, são histórias que vemos no dia a dia com pessoas que conhecemos. É sobre uma jovem artista falida e insegura, com um melhor amigo problematico e medroso; é sobre um homem traumatizado em busca de emoção, é sobre a irmã dele que tem problemas e inseguranças enraizadas. É um livro sobre pessoas, sobre o Santiago que queria tão desesperadamente ser amado que topou tudo pra mudar a própria aparência.
Enfim, é cansativo e eu tive que dar pausas, são pensamentos soltos e pessoas cansadas, o que acaba cansando quem lê, é muito cru e lembra um livro da Sally Rooney, mas também é muito lindo e emocionante. O final foi lindo, porque na verdade o Frank não era perfeito e tampouco Cleópatra, os dois eram quebrados e doentes e juntos fizeram o pior que podiam um para o outro, mas quando se distanciaram e viram um ao outro naquela distância e naquele espaço, perceberam que eles eram incríveis juntos, só não de uma forma romântica.

esther.crisrocha 08/08/2023

Não esperava
Quando vi esse livro sendo divulgado pela editora astral, pensei que seria um romance mais leve entre Frank e Cleo, como os clichês de pessoas com idades diferentes, nesse caso ela tem vinte quatro anos e ele por volta de quarenta e poucos anos. Porém, vai para um caminho totalmente diferente do que eu esperava.
Durante a leitura acompanhamos o casamento de Cleo e Frank, que no início tudo muito maravilhoso, os dois se amam. Porém, no meio do livro vemos o casamento dos dois se desmoronarem, não só o casamento como a vida dos dois. O livro nos mostra o vicio em bebida e drogas, depressão e muita confusão.
Depois do capítulo quatro o livro muda completamente e aquela atmosfera feliz e fofa some e nos aparece uma nova atmosfera mais triste. Mesmo assim o livro me prendeu do início ao fim, pois eu queria saber o que aconteceria com os personagens.
Cleópatra e Frankenstein é um livro totalmente diferente que eu já li, a autora trata muito bem assuntos como depressão, suicídio e abuso de drogas e bebidas, muito bem e teve horas que fiquei chocada como a autora tratou esses assuntos.
É um livro pesado que não recomendo para todo mundo, já que é um livro cheio de problemáticas.

ka fujie 09/04/2024

Não há culpados nessa história
Cléo e Frank, duas pessoas perturbadas por suas histórias de vida se conectam e se destroem por isso.
Ambos são incapazes de enxergar o outro além de si mesmo, externalizando seus próprios problemas no casamento, onde não conseguem encontrar paz.

Enzimas 25/04/2024

Uma sensação
é com certeza um livro que você precisa sentir pra entender, ou no mínimo se identificar com um dos 1000 tópicos que ele aborda
creio que seja aquele tipo de livro que passa exatamente a mensagem que quer, a cleo e o frank englobam toda a realidade ao redor deles
ao mesmo tempo que a história é tudo, se resume a nada
uma pena que o final deixa muito a desejar, por isso não foi um 5 estrelas, de resto, perfeitamente ótimoo

Liiz 23/07/2023

Estava com expectativas altas para esse livro, mas ele não foi bem o que eu esperava, não que seja ruim, mas faltou algo pra mim.

loveerrrany 19/05/2024minha estante
Nossa sim, o frank é tão irritante o livro inteiro

madzz 19/05/2024minha estante
@loveerrrany nossa, SIM! e toda vez que a cleo tenta resolver algo ele vem com ?ah mas a minha mãe? irmão serio

Adriane Beatriz 08/05/2024

Eu esperava um pouco mais de Cleópatra e Frankenstein.

O desfecho é razoável, mas a profundidade que a autora deu para algumas histórias me pareceram desnecessárias.

Ainda pensando sobre o livro...

mah :) 01/09/2023

Devastador, poético e humano na medida certa.
Ainda não sei muito bem como descrever esse livro, são tantos sentimentos, pensamentos, reflexões e conforto que ele traz. É um livro cruel, poético, bonito e sensível, ele vai te obrigar a refletir e sentir o que ele quer que você sinta, e sinceramente, é lindo. Esta obra é o equilíbrio perfeito entre um livro barulhento e um livro silencioso, sabe?

Bem, a narrativa acompanha a história da Cleo, uma artista de 24 anos e Frank, um publicitário bem sucedido com o dobro da idade dela. Como a própria sinopse do livro já diz, o Frank tem todos os excessos que faltam na vida da Cleo, e bom, já sabem o que isso vai dar. Os dois personagens são construídos de uma maneira que apesar de querer (e muito) odiar suas ações, em certo momento, você só percebe que aquilo é o retrato perfeito de uma vida imperfeita, cheia de erros e falhas.

Eu diria que esse é um livro rápido, que faz a leitura fluir muito bem e não tem um plot específico, o rumo dele é um mistério em muitas situações. Por exemplo, no primeiro capítulo os protagonistas se conhecem e no segundo já estão casando. É um ritmo rápido, então vale a pena se apegar aos pequenos detalhes e não deixar nenhuma informação passar despercebida.

Os personagens secundários desse livro são SURREAIS de incríveis, foi a minha parte favorita disso tudo. Eles são individualmente complexos, cinzas e cheio de cores ao mesmo tempo. São personagens odiaveis em alguns momentos, mas a verdade é que sempre vai ter a identificação com eles, e isso é incrível. Mostra muito bem a realidade da vida por trás de uma lente nem um pouco romantizada. É incrível!

Esse livro é perfeito para quem não tem o sentimento de pertencimento, para quem sente que a nossa criação/infância nos reflete, para quem se sente perdido ou sozinho. Esse livro é tocante, ele te faz refletir, torcer, odiar, rir, amar e se apegar em todos os personagens. É um livro que a conexão surge naturalmente, e é muito, muito bonito. Recomendo demais!

Thiago 28/02/2024

Eu nunca pensei que o polêmico se tornaria uma das melhores do ano para mim.
Eu amei esses personagens que são todos reais.

Eu amei!!!!!!!!!!

Renata 10/03/2024

É um livro bom. Mas uma parte considerável dele é simplesmente entediante. Vários capítulos são dedicados p alguns personagens. E a questão é q grande parte deles não tem carisma, nao senti vontade de explorar, interesse na leitura. Tem capítulos desnecessários, maçantes, intercalados com outros fascinantes. Q são sempre os da Cleo. A personagem carrega o livro nas costas! Nem o Frank tem esse apelo todo. Senti muito mais interesse em desvendar a personalidade do Anders do q do Frank.

Ana 04/12/2023

Reflexivo
Confesso que não foi um livro que me deixou viciada, de coração quentinho ou qualquer coisa do tipo. Esse não é um desses livros. É um livro que te faz pensar e refletir.

A casa dos vinte e poucos anos é difícil e confusa e a Cleo mostra isso muito bem. Amigos tomando decisões que mais tarde se revelam ruins. Nós tomamos nossas próprias decisões a partir do que julgamos ser melhor em um dado momento e que mais tarde se revelam decisões ruins. Mas somos jovens, ainda dá tempo de arrumar (certo?).

Não sei. Em alguns momentos pareceu um livro meio doido. Em outros, eu me via totalmente na Cleo. Só sei que, eventualmente, todos os personagens encontraram um rumo (ou algo parecido com isso). E só posso torcer pra que o mesmo aconteça comigo.