O Coração de Nanquim

O Coração de Nanquim Robert Galbraith

Resenhas - O Coração de Nanquim

Laura 28/02/2024

E finalmente consegui terminar mais um livro da detetive Cormoran Strike.
Para quem não sabe é uma série com 6 livros lançados, sendo esse o sexto livro. A autora é a J. K. Rowling (da série Harry Potter) usando o pseudônimo Robert Galbraith.

O livro conta a história da investigação de um atentado a faca que um casal, criador de um desenho animado "o coração de nanquim" sofre. Ela morre na hora e ele fica paraplégico, uma vez que a faca atinge sua coluna.
Os detetives Cormoran Stike e Robin Ellacott são contratados para descobrir quem é o responsável pelo atentado. No decorrer dessa investigação, outros atentados acontecem e mais uma pessoa é assassinada porque sabe a identidade do assassinato.

É uma história inteligente, envolvente e muito atual. Para quem acompanha a série a evolução dos personagens é ótima, é como voltar a saber sobre aqueles amigos que você não tem noticias a um tempo.
Porém... sim, eu sei! Comigo normalmente tem um porém.
Primeiro, o livro é muito grande, flui bem, mas achei cansativo a quantidade de mensagens de texto, conversas na internet.
Segundo, eu gostaria de ver um pouco mais de interação pessoal romântica entre Cormoran e a Robin, afinal são 5 anos dentro do universo dos livros e mais de 10 para nós leitores.
De qualquer maneira, apesar dos meus porém, é um ótimo livro e leva com certeza 5 estrelas.
Recomendo quem tiver interesse em ler a série que siga a ordem de lançamento dos livros para uma maior compreensão.
Bem interessante.

Katia 05/03/2024minha estante
Qual é o primeiro livro da série?

Laura 05/03/2024minha estante
Katia, O Chamado Cucco

Katia 05/03/2024minha estante
Vou ler sobre o livro. Quem sabe tem meu estilo... Ultimamente, tenho focado bastante nos romances, mas já li um pouco de tudo.

heriks.ribeiro 25/02/2024

Não poderia ser menor?
Um trecho: "as mídias sociais podem ser um lugar bem assustador. Quer dizer, as pessoas podem falar qualquer coisa sobre você. Distorcer coisas, inventar..."

Strike e Robin recebem mais um caso para resolver: descobrir a identidade um hater que está atacando abertamente um dos criadores de um desenho animado e, possivelmente, está envolvido em homicídios.

Pontos negativos:

- Ao meu ver, o livro não precisaria ter essa quantidade de páginas e poderia ser mais direto em alguns pontos;

- Alguns aspectos lógicos podem ser contestados na narrativa e algumas subtramas e desfechos foram simplesmente deixados de lado pela autora;

- Durante o livro e principalmente no final a autora parece forçar o seu ponto de vista sobre algumas de suas visões de mundo. Isso não é necessariamente errado, mas quando feito em demasia, torna-se irritante.

Pontos positivos:

- Notamos a evolução de Robin como detetive, que resolveu uns 70-80% do caso;

- Para além de uma obra de ficção, essa narrativa é livro é (mais uma) mostragem dos perigos que as redes sociais podem representar sendo utilizadas por indivíduos mal-intencionados.

O texto é muito fluido, bem ao estilo de Rowling. No entanto, uma boa parte do livro é muito estática e as descobertas só começam a acontecer a partir dos últimos capítulos.

Recomendo a leitura para quem já acompanha a série. Entretanto, fico em dúvida se recomendaria a alguém que ainda não inciou a leitura dos primeiros livros depois que li esses últimos.

Anne 19/02/2024

Mais uma boa história
O Coração de Nanquim revela mais uma boa história de detetive.
Diferente dos outros, este pode apresentar algumas ideias que podem se chocar com algumas opiniões.
Uma característica deste livro são as conversas de chat, que na minha opinião poderiam estar em menor número, mas de maneira geral, não prejudicou o resultado.
Para o próximo espero uma resolução entre Robin e Strike.

Tania_Lamara 17/02/2024

Sexto livro da série
Essa série do detetive Cormoran Strike é o melhor de todos até agora. Já sei que a Rowling está escrevendo o sétimo.... Esperando ansiosa

miss_dias 17/02/2024

Lento, mas fantástico
O grande problema de livros muito grandes é que sempre tem muitos detalhes, o que, muitas vezes, nos leva a cansar da leitura. Pouco mais da metade foi começando a criar essa atmosfera de "não quero largar esse livro" ou "preciso muito saber o que vai acontecer".
No mais é uma ótima história, com vários pontos realistas.

Douglas Mello 16/02/2024

Detetives Strike e Ellacott
O livro conta a investigação da atentado a faca que o casal criador do desenho animado "o coração de nanquim" sofre. Ela morre na hora e ele fica paraplégico, uma vez que a faca atinje sua coluna. Cormoran e Robin precisam descobrir que é o responsável pelo atentado. No decorrer dessa investigação, outros atentados acontecem e mais uma pessoa é assassinada porque sabe a identidade do assassinato.

É um mistério inteligente, bem resolvido, cativante, que atende a todas as expectativas, fazendo com que seja impossível de largar a leitura. Não tem como não gostar. Strike e Robin ficam cada vez melhores a cada livro da série. A sintonia dos detetives só aumenta, o que acaba chamando muito a atenção do leitor.

Quem gosta de romance policial e mistério vai embarcar em uma aventura alucinante e cheia de reviravoltas!

João Paulo 15/02/2024

O livro é grande? é grande, mas ele flui que é uma beleza, você consegue ler bem rápido, é super dinâmico com um plot ótimo. achei sensacional como o livro flerta com a realidade. acho que o único defeito do livro pra mim é em relação ao final, eu realmente queria saber sobre os outros personagens. solucionam o caso e simplesmente o livro acaba.
Flavia 03/04/2024minha estante
simmm! o livro já estava enorme mesmo, não faria mal mais um capítulo pro desfecho dos demais personagens hahaha

Mateus Matos 13/02/2024

Uma história longa, mas que vale a pena acompanhar
No sexto volume que acompanha Cormoran Strike e Robin Ellacott, a história segue os detetives e sua agência seguindo um caso de camadas interessantes, reviravoltas e surpresas, tudo em um livro longo demais.

É sempre bom seguir Strike e Ellacott, são personagens profundos, reais e incríveis, e os casos bem bolados e interessantes fazem a série ser um deleite de acompanhar.

Sem delongas, é um livro bom, com história boa e envolvente, mas talvez a ganância da autora em fazer um livro grande atrapalhou em alguns momentos o desenvolver da história. Nada que estragou a experiência, mas deixou sim cansativo acompanhar histórias de casos paralelos que não damos tanta importância assim.

Por mais que tenha descoberto a identidade de anomia logo no meio do livro, o desenrolar da revelação, por mais que rápido, foi bem eletrizante e me fez ficar preso nas últimas 200 páginas!

Ansioso para o próximo!

-Koraline 08/02/2024

Esse livro é um dos maiores que já li, mas as mais de mil páginas passaram que eu nem senti. É o sexto livro da série do investigador particular Cormoran Strike, que se iniciou em O Chamado do Cuco, e por enquanto, O Coração de Nanquim foi o que mais gostei, e me senti extremamente envolvida no caso que os personagens estavam investigando. Diferentemente de outras séries de investigação que já tive contato, o diferencial dessa é o destaque para a vida pessoal dos personagens que a autora dá, que é tão interessante quanto o caso em si, e é impossível não amar a relação de amizade entre o Cormoran e a Robin, que aqui está mais encantadora do que nunca. Eu adoro muito essa série, e se tiver mais cinquenta livros, lerei todos com muito gosto.

naotemlogin 08/02/2024

O que dizer sobre O Coração de Nanquim? Primeiramente, poderia dizer que apenas as pessoas que sofreram ataques de uma falsa multidão resumida a apenas uma pessoa, com múltiplos pseudônimos e contas falsas, consegue entender o quanto é cansativo e estressante tentar se defender de alguém que se esconde por trás da segurança de uma tela. Segundo, essa narrativa longa é, em alguns momentos, bastante cansativa, apresenta uma investigação tão ou mais complexa do que a já mostrada em Sangue Revolto. Digo isso porque a internet pode ser um beco sem saída tão intransponível quanto uma barreira temporal de 40 anos. Múltiplos pseudônimos, garantia de anonimato, códigos, jogos ou grupos onde todos são ?verdadeiros amigos até que haja uma suposta traição?? tudo isso cria caminhos tão obscuros quanto as ruas que escurecem ao fim de tarde e tornam os rostos um tanto irreconhecíveis como máscaras. Terceiro, a J. K. Rowling vem em uma crescente como escritora através dessa persona do Robert Galbraith e descreve com perfeição o ?mundo cão? em que vivemos. Se as luzes e sombras, como também as escalas de cinza, não ficaram muito claras em Harry Potter, elas estão muito vivas e gritantes na jornada de Cormoran Strike e Robin Ellacott. Tão claras e extremas que apontam para alguns momentos cruéis e diretos em que a verdade de Rowling transparece em algumas frases da autora de O Coração de Nanquim, Edie Ledwell, com uma força avassaladora. E, para finalizar, um quarto apontamento seria apenas voltado para dizer que dos livros publicados em português até o momento, este divide junto a Sangue Revolto a posição de melhor livro da saga.

YuuLee 31/01/2024

A história me prendeu desde o começo e nem percebi as mais de mil páginas passarem, não percebi quem era o assassin0, mas esperava algo mais impactante.

Paula1735 28/01/2024

O Livro é um dos melhores da série, a investigação te prende e voce fica realmente querendo saber como tudo sera resolvido, porém me incomoda um pouco o fato de que fica claro que a J.K fica o tempo todo usando o livro para dR indiretas aos fãs e ao "cancelamento" e a relação da Robin e só Strike esta ficando um pouco saturada nessa questão de ambos se gostam e ninguém faz nada a respeito, na minha opinião a relação deles está precisando ser mais explorada para sair desse ponto em que está

Paula1735 28/01/2024minha estante
Nossa sim! Eu não aguento mais esse chove não molha dos dois, está ficando vem saturado

Rodolfo Baldassi 30/01/2024minha estante
Muito !

Ayata 23/01/2024

Desafio
Infelizmente, foi o primeiro livro da série do detetive Cormoran Strike, que não gostei. Sofri muito para terminar. Não achei a história cativante, mas me forcei a finalizar a leitura.