O Coração de Nanquim

O Coração de Nanquim Robert Galbraith

Resenhas - O Coração de Nanquim

Marcel 22/09/2023

Confesso, esse é talvez um melhores livros que já li na vida!
É um grande calhamaço c/ mais de 1000 páginas, mas a leitura fluiu super bem, e as últimas 200 páginas eu li num dia só!
Entendo que alguns fãs não curtiram muito a linguagem que o livro oferece, pois alguns capítulos têm o formato de um chat de internet (o vilão criou um game onde conversa com seus moderadores), mas isso não foi um problema para mim.
São muitos os pontos positivos que a aventura oferece: o vilão esteve mais presente, sob o pseudônimo de Anomia, há uma investigação imensamente complexa, onde são muitos os suspeitos, e a Robin simplesmente brilhou na investigação, estando mais atuante do que nunca. E a revelação do vilão aconteceu de forma bombástica!
Dessa vez a JK Rowling decidiu trazer reflexões sobre a internet (e a gente lembra das polemicas em que ela se envolveu no Twitter recentemente), e os riscos de você se entregar de corpo e alma a um fandom (afinal sabemos como internet também é tóxica).
Ela acaba se aproximando de temas polêmicos também, como pedofilia, terrorismo de extrema-direita, trolls e misoginia da Internet e cultura incel, então em alguns momentos a leitura pode se tornar um pouco pesada.
No geral, uma obra-prima, só não posso colocá-la acima do Harry Potter, hahaha.
Fabiana Pessoa 26/09/2023minha estante
O melhor da série até agora ????????, achei q não ia curtir mas acabou q amei as conversas tipo chat, como q tudo estava envolvido na trama ????

MariBrandão 21/09/2023

Já estava com saudades de Robin e Strike, mas continuo com medo do que esse desenvolvimento num sentido romântico pode causar.
Eles funcionam tão bem juntos como parceiros, que ainda acho que o romance poderia estragar as coisas.
Gostei muito do tema, e de toda a investigação virtual (que é uma coisa que adoro, e as vezes acabo precisando fazer um pouco no meu trabalho. Adoro quando acontece).
No geral foi uma leitura bastante positiva, mas achei o final um tanto atropelado. Já é um livro imenso. Não custava fazer os atos finais um pouco menos corridos.
Matei um pouco das saudades dos personagens e já estou curiosa para saber como será o desenrolar dos acontecimentos nos próximos livros.

patriciasortsac 18/09/2023

Amei! Leitura que prende a atenção e você fica esperando o desenrolar da história. Daquele tipo de leitura q se vc não largar, segue sem intervalo...

Daria um ótimo filme! Mas já é um filme! Hahaha descobri q há uma série na HBO, só não sei se é bom, fiel ao livro. Vamos lá descobrir...

Leitura top e super recomendada!??
Hiale.Alves 04/10/2023minha estante
A série é até bastante fiel, ele não mudam muita coisa. Apenas resumem.
Amo os atores, pra mim são do jeitinho que é no livro.

Thiago 11/09/2023

A exemplo dos outros livros da série, o livro é maravilhoso, com leitura fácil e narrativa empolgante. Adoro como ela consegue misturar as tramas principais com os dramas pessoais de cada personagem, fazendo com que nos apeguemos cada vez mais com eles. São mais de mil páginas e poderia facilmente ter mais algumas, assim teríamos um final mais bem trabalhado e detalhado, mas ainda sim o livro e excelente.

Paulinha 09/09/2023

Amei!
Simplesmente perfeito! Me prendeu do início ao fim! Aguardando ansiosa pelo próximo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nina Senra 08/09/2023

Mais uma aventura de Cormoran Strike
A jovem Edie Ledwell, criadora de um popular desenho animado, procura a detetive Robin Ellacott de forma desesperada: ela está sendo perseguida na internet por alguém que se identifica apenas como Anomia. Sem experiência com crimes cibernéticos, Robin recomenda que Edie procure outras agências. Alguns dias, porém, Edie é encontrada morta, e Robin e seu sócio, Cormoran Strike, finalmente, assumem o complexo caso.

Este é o sexto livro da série de detetive criada por Robert Galbraith, que é o pseudônimo de ninguém menos que J. K. Rowling, criadora da série Harry Potter. Sabendo disso, confesso que foi praticamente impossível ler "O Coração de Nanquim" sem fazer paralelos com as polêmicas recentes envolvendo a autora.

Há, aqui, um universo virtual extremamente nocivo que engole os personagens. Edie é a vítima fatal, é claro, mas todos são afetados pelo ódio destilado por Anomia e seus seguidores, inclusive o leitor, e Rowling/Galbraith não mede as palavras.

A complexidade das tramas aumenta a cada livro, então o leitor deve ficar atento com os muitos personagens e possibilidades. Em contrapartida, questões em aberto desde o primeiro livro, em especial o "will-they-won't-they" de Robin e Strike começa a dar sinais de cansaço.

Acho Rowling uma excelente contadora de histórias, que consegue levar o leitor para um outro mundo com poucas palavras. Com "O Coração de Naquim" não é diferente, apesar de uma leve sensação de história esticada além da conta que o livro de 1019 páginas pode despertar em alguns momentos.

Teus 08/09/2023

Vale a pena ler
Eu gosto muito de romances policiais e os dos Strike e Ellacot são muito bons. Ao mesmo tempo, acho engraçado como a Rowling aborda certos temas (cancelamento na internet, pessoas trans) e ao mesmo tempo que eu fico desconfiado, a mensagem dela parece passar por um filtro. Acredito que a editora não permite que ela publique as coisas conforme ela acredita, mas acho uma coincidência estranha os dois últimos terem esses temas. Mas, inadvertidamente ou não, ela mostrou que pessoas de extrema direita de fato usam a internet como arma, alertou sobre incels e ainda fez um livro bom de ler. A megera é boa, infelizmente.

luke - among the living. 03/09/2023

´´Grandes amores, até o final, têm pulsos vermelhos; Todos os grandes amores que já morreram caíram mortos.´´ – Helen Hunt Jackson.

É, ´´O Coração de Nanquim´´ acabou entrando para o meu top 3 da série do Cormoran Strike, e nem digo isso porque consegui adivinhar algumas coisas do enredo antecipadamente. Devorei relativamente rápido as mais de mil páginas, elas foram devidamente prazerosas de ler. Me fez sentir empatia por alguns personagens que eu sequer imaginei, e Strike e Robin são demais, e continuam incrivelmente verossímeis e interessantes.

Que a Rocco lance o 7º capítulo aqui no Brasil o mais depressa possível.

Juliana 03/09/2023

Gostei bastante
O livro, como os anteriores, é muito bom. O final na minha opinião foi muito corrido, e embora o livro seja bem grande, não me incomodaria se tivesse mais páginas! Chego ao final da série com uma ressaca literária terrível, sem saber o que ler agora...
Thiago 11/09/2023minha estante
Concordo plenamente com sua resenha, o livro é tão grande e o final acabou sendo bem corrido. Adorei o livro, mas acho que algumas coisas não foram respondidas, sem contar que senti falta de um final mais "calmo", detalhado. Mas é isso, seguimos com a ressaca agora rsrs.

Zouza 01/09/2023

????
A série de Strike sempre entrega uma trama labiríntica, um verdadeiro quebra cabeças e é ótimo tentar montar pecinha por pecinha. Mais uma vez, não consegui descobrir quem era o assassino, mas isso não diminuiu em nada o prazer que essa leitura me proporcionou.
Que delícia angustiante é acompanhar o desenvolvimento da relação entre Cormoran e Robin.
Não vejo a hora de poder ler o 7° livro.
O Coração de Nanquim,apesar de não ser perfeito (eu gostaria que ela não fosse tão repetitiva quanto a questão da perna de Strike) acaba de subir para 1° lugar no meu ranking dessa série ????????
Fabiana Pessoa 26/09/2023minha estante
As interrogações me lembraram a Yasmin kkkkkkkkkkkkk, no bom sentido tá?

Amanda MN 29/08/2023

Livro surpreendente
Este foi meu maior livro já lido e depois de um tempo sem ler, li devagar, uma obra cheia de detalhes e muitos personagens intrigantes, que me levou ao suspense até o último minuto. Robin e Strike estão na minha lista de casais (ou quase rs). Esperando loucamente pelo próximo...

Gramatura Alta 29/08/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/08/29/o-coracao-de-nanquim-um-ataque-da-autora-a-seus-fas/
Quando a frenética e desgrenhada Edie Ledwell aparece no escritório implorando por ajuda, a detetive particular Robin Ellacott não sabe muito bem como lidar com a situação. Cocriadora de um popular desenho animado ― O coração de nanquim ―, Edie está sendo perseguida virtualmente por uma misteriosa figura que atende pelo pseudônimo Anomia e, em desespero, pede que a detetive descubra a verdadeira identidade de seu stalker.

Robin encerra o encontro informando que sua agência não está habilitada a resolver casos desse tipo. Após indicar alguns concorrentes à mulher, Robin não pensa mais no assunto… Isso até, dias depois, ela ler a notícia chocante de que Edie foi assassinada a facadas no cemitério de Highgate, o cenário onde se passa a animação. A partir daí, Robin e seu sócio, Cormoran Strike, sentem-se instigados e aceitam sair em busca da identidade de Anomia. Porém, confrontados com uma rede complexa de usuários virtuais anônimos, interesses contraditórios e conflitos familiares que precisam navegar, Strike e Ellacott se veem envolvidos em um caso que leva seus poderes de dedução ao limite e que os ameaça de formas novas e horripilantes.

Eu sou fã dos dois personagens da série de livros que J. K. Rowling escreve sobre o pseudônimo de Robert Galbraith. Robin e Cormoran são complexos, donos de um passado extenso, bem construído, que agrega e explica muito do comportamento e da personalidade de ambos. A interação dos dois é deliciosa de acompanhar, seus diálogos, a maneira como são diferentes e, por isso mesmo, se completam. A impulsividade e a coragem de Robin, a frieza e a proteção de Cormoran. Tudo ao redor dos personagens é muito bem escrito e apresentado. E penso que o sucesso da série se deve exatamente a isso.

As tramas de todos os seis livros se desdobram em torno de algum mistério ou crime, mas nenhum desses estopins é tão interessante quanto acompanhar Robin e Cormoran. De maneira bem objetiva, e fazendo um paralelo com obras do mesmo gênero, os enigmas apresentados são sempre simples, não há nada de realmente revelador, surpreendente, e as habilidades de dedução dos detetives são normais, nada de grandes gênios ou sacadas inteligentes. Tudo é muito simples. A criatividade para construir mistérios nunca foi o forte da autora, desde os livros de Harry Potter. E como esses livros, o que realmente torna as histórias memoráveis, são os personagens, suas vidas e o ambiente em que eles interagem. Sem uma Robin e um Cormoran bem construídos, os livros seriam fracos e desinteressantes. E isso pode ser conferido nos comentários dos fãs, há um profundo interesse por Robin e Cormoran, e o resto é apenas um complemento sem tanta importância assim.

Entretanto, após seis livros, essa dinâmica entre Robin e Cormoran começa a cansar. Isso porque, embora todos os motivos apontados acima, ela não está evoluindo. Os dois personagens estão, basicamente, no mesmo ponto de relacionamento há pelo menos quatro livros. Há uma enrolação óbvia que deixou de fazer sentido. Robin e Cormoran compartilham uma química palpável e uma profunda conexão emocional. No entanto, o romance entre eles nunca é plenamente consumado, criando uma tensão sobre se eles vão ou não vão ficar juntos ao longo dos seis livros que nunca avança. Os motivos iniciais, como Robin ter sido contratada, o casamento que ela mantinha com um abusador, e o relacionamento opressivo de Cormoran com sua ex-esposa, que eram os principais empecilhos, já foram resolvidos faz três livros. E desde então, nada mais acontece.

Em O CORAÇÃO DE NANQUIM é apresentada uma nova personagem que se torna o interesse de Cormoran, mas apenas como escape para a falta de coragem de se declarar para Robin. O novo romance é óbvio e já se anuncia um desastre. São páginas e mais páginas de uma relação fadada ao fracasso, sem qualquer propósito. O mesmo acontece com as aparições insistentes da ex-esposa de Cormoran. A história dos dois foi encerrada nos livros anteriores, não há mais um real propósito para ela continuar aparecendo como uma barreira. É uma repetição que já se tornou cansativa. Ainda mais quando inserida em mais de 1000 páginas. Aliás, eu não consegui encontrar explicação para tantas páginas.

O CORAÇÃO DE NANQUIM possui dois graves problemas de narração e um outro de posicionamento. O primeiro é o excesso de partes sem qualquer objetivo para a trama. E são muitas. No ponto em que a série está, não é mais necessário criar trechos e mais trechos para explicar a relação dos personagens, ainda mais de casos paralelos para a agência de detetives que não tem qualquer ligação com o mistério central e não agrega nada de novo aos personagens. São apenas páginas sem interesse que tornam a leitura cansativa. O segundo problema, no caso específico deste livro, são as dezenas de páginas de diálogos de fóruns na Internet, mensagens no Twitter e de aplicativos de chat. Compreendo a necessidade de inserir alguns para contextualizar a perseguição que a vítima sofre nas redes sociais, mas a maioria é composta de troca de mensagens sem qualquer interesse, repetitivas, em excesso, em muito excesso, ao ponto que se torna uma tortura ter que ler tudo.

Já o terceiro problema, da mesma maneira que aconteceu em SANGUE REVOLTO (resenha aqui), a autora parece ter criado uma história para criticar o que acontece em sua vida pessoal. Para quem não sabe, e acho difícil alguém que lê os livros da autora não saber, ela costuma postar comentários nas redes sociais, principalmente no Twitter, sobre identidade de gênero e direitos trans. Em várias ocasiões, desde 2019, Rowling fez declarações trans-excludentes ou transfóbicos. Ela expressou preocupações sobre o que vê como uma erosão dos direitos das mulheres e sobre a definição de mulher, invalidando a identidade das pessoas trans, espalhando desinformação e prejudicando a comunidade trans.

Em seus tweets e escritos, Rowling expressou a crença de que o sexo é uma realidade biológica e que não pode ser mudado. Porém, a compreensão da identidade de gênero reconhece que gênero e sexo são duas coisas diferentes e que o gênero não é estritamente binário. Rowling expressou preocupações de que permitir que pessoas trans mulheres (indivíduos designados como do sexo masculino ao nascer, mas que se identificam como mulheres) acessem espaços femininos poderia colocar mulheres cisgênero (aquelas cuja identidade de gênero corresponde ao seu sexo designado ao nascer) em risco. Tal visão perpetua estereótipos errôneos de que pessoas trans são predatórias, quando, na realidade, são elas que estão em maior risco de violência e discriminação.

Rowling também expressou preocupações sobre jovens que buscam tratamentos médicos para transição de gênero, sugerindo que alguns podem se arrepender mais tarde. Enquanto existem discussões legítimas sobre o melhor tratamento para jovens trans, Rowling apresentou uma visão simplificada e não baseada em evidências do assunto. É importante notar que a controvérsia não é apenas sobre a desinformação que a autora perpetua, mas também sobre como as declarações dela são desrespeitosas ou invalidantes para as experiências de pessoas trans.

Enquanto em SANGUE REVOLTO, a autora cria um assassino em série que se veste de mulher para capturar suas vítimas, uma decisão criativa que parece reforçar seu ponto de vista na vida real, ao mesmo tempo que aumenta a falsa percepção da mídia e literatura que usa o padrão de “homem vestindo-se de mulher para enganar ou causar dano”, agora, em O CORAÇÃO DE NANQUIM, Rowling utiliza da trama de uma criadora bilionária de um desenho animado de sucesso que é atacada nas redes sociais por seus fãs, que pararam de gostar dela por causa de suas opiniões publicamente declaradas. A premissa de pessoa rica e poderosa que está em perigo mortal nas mãos de alguma conspiração secreta de vigília em oposição à violência realmente perpetrada contra comunidades marginalizadas.

Aliás, a série animada do livro parece retratar um conjunto de minorias que a autora costuma ignorar. Nos personagens há indícios de anti-semitismo, racismo, além da existência de um personagem hermafrodita, que é um óbvio gatilho para crianças não binárias, e um outro que tem várias partes do corpo perdidas que podem ofender os deficientes físicos. A sensação que é passada em muitas partes da leitura, é a de uma pessoa odiosa escrevendo discursos desagradáveis ​​sobre seus críticos, utilizando o disfarce de um romance. O que em SANGUE REVOLTO aparecia de maneira mais disfarçada, agora em O CORAÇÃO DE NANQUIM aparece escancarado, sem qualquer pudor de disfarçar o real objetivo da história, criticar quem é contra o posicionamento da autora, principalmente seus fãs.

Assim, depois da leitura de O CORAÇÃO DE NANQUIM, de todos os problemas que ele carrega e da clara mensagem deixada pela autora que corrobora seu posicionamento na vida real, fica impossível continuar a série, mesmo amando os dois personagens principais. Penso que é pertinente separar a obra do autor, como fiz durante a recente leitura dos livros de Harry Potter, mas quando a autora insere na sua obra seus pensamentos preconceituosos e deturpados como forma de resposta a seus críticos, não é mais possível continuar a leitura. Deixa de ser ficção, para ser um discurso que reforça estereótipos e desinformação, afetando minorias e grupos que precisam de ajuda e não de mais ataques. Não pretendo mais ler nenhum livro da série e recomendo o mesmo para quem tiver o mínimo de compaixão e sensibilidade.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/08/29/o-coracao-de-nanquim-um-ataque-da-autora-a-seus-fas/

Jessica Alves 27/08/2023

De devorar
É mais um livro para se devorar, não conseguir desgrudar. Dava ter menos páginas, e poderia não ter tido um final tão breve, mas ainda assim uma ótima leitura.

Michel.Costa 25/08/2023

O Coração de Nanquim
Mais instigante romance da série do detetive particular Cormoran Strike até o momento, ler O Coração de Nanquim (Rocco, 2023, com tradução de Edmundo Barreiros) é como correr uma maratona de 1024 páginas e ser recompensado no final. Sem dúvida, uma história longa, mas que merece ser apreciada por todos os fãs do gênero policial.
Diferente dos livros anteriores, J. K. Rowling, mais uma vez sob pseudônimo Robert Galbraith, recomeça a saga dos detetives exatamente de onde a aventura anterior, Sangue Revolto, havia terminado. Embora essa escolha sirva para situar rapidamente os fãs da série, também pode gerar confusão em leitores avulsos ou novatos que vão precisar de mais tempo para entender como os protagonistas foram parar no restaurante onde tudo começa.
É essa dupla de protagonistas que estabelece a diferença para outras séries policiais. Acompanhar a vida particular de Cormoran Strike e Robin Ellacott normalmente é tão ou mais interessante do que o próprio mistério em curso. O leitor mais acostumado com romances em que a centralidade da trama é o caso a ser investigado, pode se surpreender com a tridimensionalidade da dupla de detetives.
Strike e Ellacott têm vidas bastante atribuladas fora da agência e dramas pessoais que permeiam cada página. Ele, um ex-militar que perdeu parte de uma perna numa explosão e ela, uma estudante universitária que teve sua trajetória acadêmica interrompida por um crime pavoroso.
Outra sensação inerente à série é a percepção de como cada caso resolvido dá à agência mais fama e credibilidade. Se no início mal havia condições para servir um cafezinho para um eventual cliente, passando por um período em que cada caso era fundamental para a sobrevivência do escritório, até o estágio atual em que a fila de espera pode significar recusar clientes.
Isso é exatamente o que ocorre quando Edie Ledwell, cocriadora do famoso desenho animado O Coração de Nanquim, procura Robin Ellacott na tentativa de descobrir quem a está perseguindo no Twitter, mas ouve que o acúmulo de clientes impede que seu caso seja investigado. Para infortúnio de Ledwell e pesar de Ellacott, tempos depois a artista é assassinada no mesmo cemitério que inspirou a animação.
Agora contratados para desvendar o homicídio, Strike e Ellacott ficam diante do caso mais intrincado que já tiveram e de um criminoso, o sombrio e virtual Anomia, que guarda características de grandes vilões da cultura pop com um componente a mais: Anomia e seus seguidores odeiam mulheres.
Neste ponto cabe citar a própria autora. O tema escolhido por J. K. Rowling para permear a história é a misoginia, o ódio e a violência física e psicológica que as mulheres sofrem. Contudo, na prática, esse livro-denúncia teve pouca repercussão midiática. Talvez pelo fato de Rowling ser vista pela esfera progressista – justamente quem levanta essa bandeira – como transfóbica por conta das declarações que deu sobre o tema.
Nota-se ainda que a essência dos embates que Rowling teve com os progressistas está nas páginas de O Coração de Nanquim, inclusive com uma sugestão de hipocrisia representada por alguns personagens secundários com discursos progressistas que, na prática, se mostram bem diferentes. Pelo visto, essa animosidade está longe de acabar.
Polêmicas à parte, O Coração de Nanquim é um ótimo romance, um dos melhores da série até o momento, com um desfecho capaz de fazer o leitor virar a noite. Se pelo número de páginas vencer esse livro é uma maratona, o terceiro ato certamente merece um sprint final.

site: contehistorias.com