O Coração de Nanquim

O Coração de Nanquim Robert Galbraith

Resenhas - O Coração de Nanquim

Josymara 24/08/2023

Não consegui acertar o final!
Elaborei várias teorias, orgnizei até um bloco de anotações. Mas no final não cheguei muito perto! Fui trouxa!

Patricia.Cunha 23/08/2023

Experiência maravilhosa
Assim como os outros livros da série, esse me surpreendeu positivamente, mais uma vez com elementos bem diferentes! Tem resenha bem destrinchado no nome canal no YouTube.

Alysson - @alyssonhp 21/08/2023

O Coração de Nanquim
Apesar do tamanho a leitura desse livro fluiu maravilhosamente bem. A maneira como a autora explorou a questão do cancelamento virtual (coisa que ela entende bem) foi abordada de uma forma até que branda, pois a gente sabe como tem muitas pessoas podres no twitter/x. O submundo da deep web poderia ter sido mais bem trabalhado também, mas acredito que se tivesse sido o livro teria ficado maçante. Enfim, uma das coisas que mais curti foi o amadurecimento da relação entre os protagonistas e a investigação também se desenrolou de uma forma muito boa que deixava a gente sempre muito curioso. única ressalva é em relação ao final que foi meio anticlimático, pouco surpreendente e sem aquela revelação de deixar a gente de queixo caído (como aconteceu no livro anterior). Mas nada disso tira o mérito de ter sido uma baita história! Estou ansioso pelo próximo já!
Camila Felix 24/08/2023minha estante
Esse para mim tá fluindo super bem! Bem melhor que o anterior! O anterior para mim fluiu melhor depois dos 40%, mas demorei muuuuuito pra chegar lá. Nesse com alguns dias de leitura já estou quase lá!

Thiago275 21/08/2023

Complexo
Lançado no Brasil em 30 de junho de 2023, O Coração de Nanquim é a sexta aventura do Detetive Cormoran Strike e sua sócia Robin Ellacott, e foi escrito por Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling, que dispensa apresentações.

Na trama, a detetive Robin recebe a visita de Eddie Ledwell, co-criadora de um desenho animado extremamente popular: O Coração de Nanquim. Ela relata que está sendo perseguida nas redes sociais por alguém cujo “nickname” é Anomia, que possui uma legião de fãs e consegue fazer de sua vida um inferno.

Robin não aceita a tarefa de tentar descobrir quem é Anomia, afinal, eles não trabalham com crimes cibernéticos. Pouco tempo depois, Edie é vítima de um esfaqueamento. A partir daí, a agência de detetives precisa lidar com o caso.

A série Strike é uma das melhores séries policiais dos últimos tempos. Adoro a maneira como Galbraith/Rowling construiu personagens fidedignos e reproduz o dia a dia de uma agência de detetives real, com casos paralelos acontecendo, intrigas profissionais e apelidos “carinhosos”.

No entanto, e talvez por esses mesmos motivos que me fazem amar a série, reconheço que ela pode não agradar a todos. Os livros são geralmente longos (para livros policiais) e o ritmo não é frenético. Mas isso tudo se deve ao fato de que o crime e a vida dos personagens são maravilhosamente esmiuçados.

Apesar de ser fluida, a leitura requer atenção redobrada, tanto pelo número de personagens suspeitos, quanto pelo fato de que a trama se desenvolve no mundo real e no mundo virtual: vários capítulos se passam dentro do chat de um jogo online, com conversas simultâneas entre os moderadores. Uma das coisas que os detetives – e o leitor – devem descobrir é a identidade deles fora das telas.

Galbraith/Rowling aproveitou O Coração de Nanquim para discutir temas muito atuais, como a cultura do cancelamento na internet, a perseguição por meios virtuais e o uso indiscriminado das redes sociais por crianças e adolescentes sem o acompanhamento dos pais. Se isso reflete o que a autora passa na vida real, cabe ao leitor julgar. O que está fora de questão, no entanto, é que a história é excelente e eu já estou ansioso pelo próximo mistério.

Lucy 19/08/2023

Viciante
Eu sou muito suspeita para falar dos livros do Cormoran Strike porque eu simplesmente amo a série... A história é viciante e, assim como os os anteriores, além do mistério da vez ser envolvente, muito bem amarrado e o desenvolvimento da relação de Robin e Strike, que é cheio de "encontros e desencontros", também deixa a gente ansioso por cada interação deles. A expectativa de que eles finalmente assumam seus sentimentos e saiam do patamar da amizade é uma das coisas que nos mantêm interessados na série, então não vou reclamar da situação em que o relacionamento foi deixado.
O livro tem 1024 páginas, mas sei que se tivesse mais 1000 eu leria sem nem sentir o tempo passar. Terminei a leitura satisfeita com o desfecho do caso, mas triste por saber que vou ter que esperar, provavelmente, mais um ano pra ter o próximo livro da série traduzido. =/

Thalita 14/08/2023

Mais um caso complicado para Strike e Robin
Gostei bastante deste caso em relação aos ataques cibernéticos tão comuns hoje em dia. (Vou tentar ignorar que provavelmente a autora possivelmente queria se comparar a ela, mas estou tentando fortemente esquecer os twitters da JK e me focar nas histórias). Gostei de mostrar o dia a dia atribulado do escritório tendo vários casos a se tratar agora que são famosos, mas achei desnecessário a criação de mais um caso amoroso pro Corm? depois de 6 livros, acho que já dava pra começar a estabelecer melhor como seria o relacionamento Corm e Robin.

Vivian.Strapasson 13/08/2023

Quero um hambúrguer com batatas fritas
Esse caso é inferior ao último (Sangue Revolto - aka meu preferido) mas eu não consigo dar uma nota menor que 5. Um livro inteiro de Strike e Robin só indo em pubs e conversando já ganharia nota máxima tamanho é o carinho que tenho por esses dois.
Esse livro foi essencial para o desenvolvimento tanto individual de ambos, como no relacionamento dos dois. É muito bom ver a Robin crescendo tanto, no âmbito profissional e pessoal. Strike também estava ótimo, me irritou um pouco (principalmente a teimosia) mas meu pano tá pronto rs.
Uma coisa que gostei bastante nesse livro foram as doses de humor, deixou minha leitura ainda melhor.
Editora Rocco, por favor acelera a tradução do próximo!!! Pedido honesto de uma trabalhadora brasileira, preciso de Strike e Robin de volta logo!

Larissa Verena 09/08/2023

Está claro que os pontos fortes da J.K. são construção dos personagens e ambientação. Me senti tão imersa na narrativa que suas 1024 págs passaram voando pra mim.
Estava com saudades da Robin e do Strike e agora que acabou me sinto um pouco órfã.
Mas confesso que achei a resolução do caso um pouco corrida e não teve o impacto que eu esperava. Também acho cansativo esse recurso de sempre enfatizar a perna amputada de Strike. Espero que no próximo livro (pelo qual já estou ansiosa) Strike cuide melhor da saúde e isso seja superado, já deu.

Ariel S 08/08/2023

Esperando acabar essa enrolação deles dois, ou fica junto, ou cada um caça seu rumo, mas no geral uma boa história

Carol.Ramone 06/08/2023

Meu Deus que livro enooooorme. E sinceramente não precisava de tanta enrolação. Fiquei perdida em tantos personagens e vai e voltas. Um dos que menos gostei.

Simoneliza 02/08/2023

Empolgante do início ao fim
Mais de 1000 páginas que passam voando. Desde Vocação para o mal eu não tinha me empolgado tanto com a saga de Cormoran e Robin. O sexto livro foi muito bom.