Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

OPHTHORN 02/04/2024

Xoxo e inconsistente
Meu pai amado, vai pra pior leitura do ano.
Graças a Deus eu não comprei, porque se eu comprasse eu teria que dar ele pro meu pai fazer de lenha.
Horrível, misericórdia. Eu passaria 50 anos falando mal dele. Nem vou perder tempo escrevendo análise profunda, porque eu não vou ganhar dinheiro com isso, e mesmo se eu ganhasse, escreveria o mínimo do mínimo, pra não perder tanto tempo.
Enfim, não leiam.

Bárbara 16/12/2022

Favoritadissimo! QUE LIVRO! QUE EXPERIÊNCIA! Sem dúvidas um dos melhores de 2022.

A leitura desse livro é um pouco densa, várias páginas de nada rolando e você só realmente entende tudo no final mas ele te deixa com a expectativa tão alta, eu fiquei angustiada em vários momentos e devorei tudo, senti tudo que os personagens estavam sentindo e vivi o livro como se eu fosse um dos personagens.

O Oliver é simplesmente incrível, a amizade dele com a Filippa é muito boa e com o James, até certo ponto também. É muito legal ver que todos os 6 tinham uma conexão de família, de irmãos mesmo. E eu tô apaixonada por tudo.

Vale a pena cada linha.

clara 03/01/2024

Esperava mais
Cara eu esperava muito desse livro, pra mim não posso nem chamar de livro de plot pq pra mim plot twist é algo inesperado, aqui alguém só morreu e alguém matou e uma hora isso é descoberto, o livro é bem arrastado mas confesso que o desenvolver dos personagens é o que te instiga, você ver o surto de cada um e achar que tá surtando junto, mas só isso.

Entendo que faz parte da vida da autora mas era muita coisas sobre as peças, muito detalhes dos espetáculos, muitas citações que pra quem não acompanha fica bem sem sentido, eu estava interessada no desenrolar do crime, não como era o figurino de cada peça, achei que ficaram muitas pontas soltas que a autora simplesmente jogou e não sabia o que fazer com elas, achei as motivações do oliver bem xoxa, o james um ze ruela, queria saber pq o richard decidiu surtar daquele modo, a wren e o alexander uns coitado e a meredith sim uma puta em alguns momentos, não é um livro horrível mas não merece o hype que tem

obs: descobri que faz parte de um gênero literário chamado dark academy, fui ler um pouco sobre e vi que realmente não me chama atenção, talvez por isso eu sofri um pouco pois não conhecia sobre, mas mantenho as críticas sobre o ?plot? e pontas soltas
Arya4 03/01/2024minha estante
Concordo com tudo. Esperava muito mas no fim foi só uma história arrastada com um plot meio medíocre. Hype enorme sem motivo. Kkkkk

clara 03/01/2024minha estante
pensei ok n to curtindo mas falaram que tem o plot twist e as vezes faz o livro valer a pena, não valeu

svnlitosa 10/05/2023

Simplesmente perfeito
Meu mais novo livro favorito da vida. Sou incapaz de ouvir uma opinião negativa sequer, porque nos meus olhos esse livro é perfeito. Eu me apaixonei pelos personagens, fiquei envolvida como nunca antes, mataria e morreria pelo James e pelo Oliver. Quero ler tudo que essa autora escrever.

Evelyn... 16/04/2023

Um pouco previsível
Até uns 15% a leitura é um pouco cansativa, mas depois fica muito difícil parar de ler.
Decidi ler pq adoro livros em que fica a dúvida: "ele é msm o culpado?". Acontece que +/- nos 40% eu já sabia se o Oliver era realmente o responsável pelo assassinato.
Acabou não sendo o tipo de suspense que eu esperava, mas valeu a pena finalizar a leitura (teria sido 5? se a dúvida me acompanhasse até o finalzinho do livro)

Renata 14/12/2022

Chato
Não gostei. Não gosto de Shakespeare, acho que não tenho sensibilidade ou inteligência mesmo pra entender Shakespeare kkk O fato é que achei o livro arrastado, chaaaato, sonolento, "wordy" demais, uma história que poderia ter sido contada em 1/3 do tamanho do livro. Só não abandonei pque comecei a pular as chatices das cenas com texto de Shakespeare. Que chatice, que sono... Personagens chatos, narrativa chata, tudo chato. Faltou envolvimento (pro meu gosto), faltou dinâmica, faltou atitude, faltou ação. Não gostei.

Ariadne 01/02/2023

A leitura desse livro certamente foi uma experiencia diferente do que estou acostumada, por dois motivos:

– ele é o tal livro viajante que comentei, e sendo bem sincera, eu nem pretendia ler esse livro kkkk Mas amei ler os comentários que a pessoa antes de mim fez no livro, e foi surpreendentemente divertido escrever pelas páginas (no começo me senti mesmo um monstro não nego)

- e o outro motivo é que ele é um dark academia, um gênero que eu quase não li (ainda!) e recheado, mas recheado mesmo, de referências a Shakespeare.

A sinopse aponta que acompanharemos um grupo de amigos que estudam o teatro do bardo em uma espécie de internato, mas as citações a ele não se limitam apenas aos momentos de estudo e ensaios para as peças. É impressionante o tanto que eles falam trechos de alguma peça durante o dia a dia, em uma conversa comum mesmo. E não vou mentir, em alguns momentos isso fica bem maçante sim kkkk

E tal qual as peças em que se inspira, o ponto alto do livro é mesmo o drama (bota drama nisso) em torno das relações entre eles, e a morte que vem a seguir. Afinal, como pode um grupo aparentemente tão unido ser capaz de matar um dos seus?

Os personagens são muito bem trabalhados, mesmo o livro sendo pelo ponto de vista de um só. Eles são tão complexos e cheios de camadas, que é possível entender as motivações de cada um deles individualmente.

Eu sinceramente não tive simpatia mesmo por nenhum deles, mas a história e o mistério são tão bem construídos que da metade para o final, eu me vi completamente envolvida.

Como Se Fôssemos Vilões é um drama envolvente, e cheio de intrigas, tal qual as peças em que se inspira. Com certeza, é uma experiencia poética e profundamente emocional. Se você procura por uma história intensa, esse livro é para você.

site: https://www.instagram.com/p/Cn-KmenvgPj/?next=%2F
Karen 01/02/2023minha estante
Que legal essa dinâmica do livro viajante. Como faz pra participar?

wuthringheights 11/07/2023

Há providência especial no cair de um pardal.
(11/07 - skoob apagou minha review) a sinopse não tem absolutamente NADA a ver. o livro em si é bom, mas achei a escrita meio maçante, a autora só jogava umas frases do shakespeare e tinha hora que elas não faziam muito sentido. o "mistério" em si é pouco surpreendente, o que é totalmente compreensível já que o foco não é você necessariamente descobrir quem matou quem, mas sim você sentar e observar os personagens destruindo uns aos outros com o passar do tempo. falando de personagens, não gostei de nenhum. a autora tinha tipo muita capacidade de construir um desenvolvimento neles e nas relações entre eles, mas por algum motivo achei sei lá, tudo meio vazio? se você pegar o núcleo principal (oliver + pessoa que não citarei pois spoilers) e separar de todo o resto e também ignorar o fato que o oliver é insuportavel, o livro fica bom. e eu tenho algumas coisas a serem discutidas sobre esse final viu

obs esse livro me deixou ainda menos empolgada pra ler the secret history. se eu gostei pouco de um livro ambientado no teatro, que é uma área que eu amo, quem dirá tsh que é ambientado nessa coisa de linguagens, área que eu odeio kkkkkkk

Nicolas Rodeghiero 15/01/2023

Não conseguiria dar outra nota além de 5 estrelas! Na minha opinião, uma obra de arte sem defeitos. Desde os primeiros capítulos, a trama e os personagens me envolveram de uma forma absurda. O desenvolvimento e a personalidade de cada um dos "alunos do quarto ano" (e sério, é difícil escolher um favorito) por mais de uma vez me fez rir, chorar e ficar sem reação durante a leitura. Por mais que eu tenha tido dificuldades em alguns momentos devido ao fato dos personagens estarem atuando boa parte do tempo utilizando uma linguagem Shakespeariana, tudo fluiu perfeitamente bem. Termino a leitura considerando a mesma como uma das minhas favoritas da vida até então, confirmando que essa obra merece todo o reconhecimento que está recebendo ultimamente.

"- Eis a grande tolice do mundo: quando doentes em fortuna (muitas vezes dívida de nossas próprias ações), entregamos a culpa de nossos desastres ao sol, à lua, às estrelas... como se fôssemos vilões pelo acaso; tolos por compulsão celestial; ladrões, pilantras, e traidores por predominância terrena; bêbados, mentirosos e adúlteros por obediência forçada à influência planetária; e como se a culpa de tudo mais em que somos vis fosse de tentação divina!"

Ladyvanserrahavillard 18/05/2023

Procurava felicidade, ganhei lágrimas...
Particularmente eu nem sei o que dizer sobre esse livro. Comecei lendo ele porque tinha visto um vídeo dele com uma música da Taylor e porque disseram que era um foundy family com dark Academia, e realmente é, o que não me contaram era que eu iria chorar tanto com o final desse livro.
Todos os personagens são incríveis e detém um pedacinho do meu coração, - menos vc meredith, eu ainda não gosto de vc - a amizade deles é linda, e na minha visão esse livro mostra que nós fazemos de tudo pelos amigos que amamos de verdade, aqueles que são nossa família, mesmo que isso revele o pior de nós e nós faça enlouquecer. Eu amei tudo nesse livro, as peças de teatro - sou suspeita pq sou apaixonada por Shakespeare - pela citações, pelo humor, por tudo neste livro. Isso sem falar do final, que eu ainda não consegui digerir e que me deixou com muitas perguntas.
Enfim, leia se vc está precisando saber quem são os seus amigos de verdade, e quem são aqueles que ficaram ao seu lado até quando você cometer um crime, literalmente.

wendy4 20/05/2023

To mt triste n sei se fico doida c esse final ou n ? amei esse livro foi uma experiência diferente e eu AMEI
caio.andrad_ 20/05/2023minha estante
Esse livro é uma experiência

AnaCavalli 14/10/2022

Vilões?
Um livro que demonstra a intensidade e a complexidade das emoções e sentimentos, mostrando que nem tudo é o que a superfície nos deixa ver. Ler esse livro nos da uma sensação de estarmos dançando com a história, seguindo uma coreografia do caos até o seu desfecho, e quando achamos que sabemos de tudo, somos surpreendidos novamente com uma reviravolta digna de um livro com enredo magistral.

Aqualasca0 07/10/2023

Como se fôssemos vilões pelo acaso
Eu não sei nem como começar a resenha, demorei tanto tempo pra terminar de ler (cerca de 1 mês e pouco) que é como se eu tivesse estudado Shakespeare junto com Oliver, James, Alexander, Meredith, Wren e Richard, como se eu tivesse passado por tudo junto, uma experiência de imersão tão absurda que agora que terminei, é como se o mundo real não fosse mais suficiente.

Um grupo de 7 amigos estuda na universidade Dellencher (perdoe se escrevi errado), são atores e atrizes, cada um desempenha o papel de sempre, seja a donzela (wren), o herói (james) ou o vilão (richard), tanto no palco quanto na vida real, um dia os papéis são invertidos e começamos a história já sabendo que um deles morreu e que um deles foi preso por homicídio.

llouise 09/04/2023

"exeunt omnes."
ESSE LIVRO AQUI.
o tanto de choro, surto e lágrimas q teve ao longo da minha leitura não ta escrito. o tanto de raiva q eu passei tb não pode ser descrito.
eu gostei muito da escrita dessa autora, da trama, consegui me conectar até demais com alguns personagens e simplesmente fiquei atordoada com o final. literalmente fechei o livro e fiquei os próximos 5 minutos de queixo caído raciocinando as informações com os olhos inchados de tanto chorar.
não dei 5 estrelas pq desde o homicídio ja desconfiava do assassino e ao longo da história só foi se confirmando cada vez mais pra mim, fazendo com q eu não ficasse tão impressionada nessa questão, mas de qualquer jeito eu achei maravilhoso, e só o plot final compensou tudo.
achei lindo, melancólico, extremamente poético (obviamente) e confesso q me despertou um interesse por shakespeare e teatro maior do q eu já tinha.
enfim, amei demais