Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

Moony 06/09/2023

Você culpa shakespeare por tudo?
7 amigos viciados em teatro, sempre ganham os mesmos papéis em cada peça. Mas em uma dia alguns papéis são trocados, eles entram tão fundo nos personagens que a noite acaba com um deles morto.
No início não sabemos quem morreu, quem matou, como o assassinato aconteceu e o porque nosso protagonista estão preso. Única coisa que sabemos é que eles guardam um segredo.
Eu estou simplesmente apaixonada por esse livro, ele é minha nova personalidade. A escrita da autora é algo genial, a forma de como ela cita shakespeare e corelacionada tudo com os personagens é incrível. Eu amei o final, por mais que não era algo que eu queria que acontece. Esse livro vai me render boas noites olhando para a parede pensando sobre tudo que aconteceu. Eu poderia falar dias sobre essa obra.

Paloma 20/07/2023

Esperava mais
Talvez eu tenha colocado muita expectativa no mistério desse livro e por isso tenha me decepcionado um pouco.
De maneira geral, a escrita desse livro é muito boa. Como amante do teatro, foi muito interessante ver a associação dessa arte com os personagens e com a história.
E falando em personagens, eu queria um desenvolvimento maior de algum deles. Senti que foi muito aprofundado em apenas dois e o resto ficou mais superficial e raso.

Millene 02/08/2023

E eu que achava que gostava de Shakespeare
Um livro complicado no sentido de ser longo pro tipo de história contada, é lento, tem muita descrição das peças que eles fazem e eles usam muitas frases das peças de Shakespeare em conversas do dia a dia, como um segundo idioma deles e a não ser que você ame muito Shakespeare e teatro, é extremamente cansativo.

A gente acompanha um grupo de 7 amigos, todos alunos de teatro, especificamente teatro shakespeariano, em uma universidade bem renomada. E 80% do livro é isso, eles vivendo o dia a dia nessa atuação. Outra parte da história é o Oliver do futuro contando sua versão da história.
Pra ser sincera, esse livro me desanimou tanto que tô até entediada de ter que fazer uma resenha.

Coisas que não fizeram sentido
- A loucura do Richard, nunca foi explicado, foi do nada
- Nenhum personagem tem muita profundidade, tem uma aula deles que parece que vai ser algo mais mas nunca mais é mencionado
- James e Oliver
- Meredith e Oliver

Talvez eu que já tava cansada do livro mas nenhum relação lá parecia muito real, pareciam mais unidos por um trauma do que realmente amigos de anos

Elliott 09/01/2023

Terapia
Ainda bem que minha terapeuta volta de férias essa semana. Sim se você gosta de A História Secreta assim como eu, esse é um bom livro. Mas não é melhor como já vi gente falando.

Beatriz Kath 14/01/2024

Como se Fôssemos Vilões
"Tendo apenas metade do talento de qualquer um deles, eu parecia destinado a sempre servir de coadjuvante na história de outra pessoa. Vezes demais me perguntei se a arte imitava a vida, ou se era o contrário."

Amei tudo a respeito da atmosfera desse livro - o ambiente de uma universidade de Artes; o local isolado e de aspecto antigo, semelhante a um castelo; a sensação de mistério constante; as emoções afloradas de estudantes de teatro...

Gosto bastante de histórias que exploram sentimentos como inveja, ciúme e competição entre amigos, irmãos ou grupos de personagens com algum outro tipo de relação consideravelmente próxima.

Acho essa dinâmica muito interessante porque - em algum momento - todo mundo acaba discordando, se irritando ou até mesmo brigando com pessoas que gostamos, e isso é diferente de quando sentimos tais sentimentos por pessoas menos "importantes" para nós, ou menos presentes em nossas vidas.

Então, quando você se irrita ou se incomoda de alguma forma com alguém que você gosta, acredito que o impacto emocional sempre acaba sendo maior.

Acho que essa premissa já é uma das melhores partes da história - além da escrita poética e bastante melancólica da autora, que particularmente me agradou muito.

O único ponto negativo do livro, para mim, foi o aprofundamento inexistente nos pensamentos e motivações por trás das atitudes do Richard. Eu gostaria de entender melhor o que estava acontecendo com ele porque, da forma como foi mostrado, ele ficou parecendo nada além de um personagem bastante raso.

É verdade que os outros também não são os personagens mais aprofundados do mundo, mas em comparação a eles, o Richard parece bem defasado e menos complexo.

Eyshila 03/01/2023

Não gostei nem um pouco do livro, achei a leitura extremamente maçante e o plot bem fraco. Não me agradou!

nvrlsnd 17/08/2023

Primeiro, a sentença. Em seguida, a queda.
"Vezes demais me perguntei se a arte imitava a vida, ou se era o contrário."

Acho que esse foi o meu primeiro contato com dark academia. Não gostei muito do gênero em si, gosto mais de temas contemporâneos e, principalmente, romance, mas eu gostei muito desse livro.

Já vi alguns vídeos de pessoas comentando sobre ele e sobre o quanto era bom e acho que isso aumentou um pouco a minha expectativa. É, sim, um ótimo livro, mas não tanto quanto eu esperava.

Eu me diverti muito mais com a parte do mistério do que com toda a parte poética da história, que eu não entendi nada. Gostei de como todos os personagens foram desenvolvidos com tanto carinho e da maneira certa.

Gostei muito da escrita, é muito fácil e rápido de ler. Mas, apesar de eu ter gostado muito, a história não me prendeu o suficiente para ficar uma madrugada inteira lendo.

Não é un livro que eu recomendaria para qualquer um por tratar de muitos assuntos que podem ser gatilhos para algumas pessoas.
ster 17/08/2023minha estante
Amo as suas resenhas

nvrlsnd 18/08/2023minha estante
obrigada linda ??

mikrokxsmos 28/08/2023minha estante
Como seu primeiro contato com dark academia se vc leu cordialmente cruel

nvrlsnd 28/08/2023minha estante
não sabia que era

kelly.brekker 27/12/2023

"estamos todos caindo aos pedaços"
Olha... eu fiz de tudo pra não comparar esse livro com "a história secreta" de donna, mas é impossível quando muito na história é copiosamente igual.

os nomes de alguns personagens, a cena final igualzinha, se não fosse por essa imitação o livro seria muito mais melhor. faltou criatividade e principalmente originalidade, a premissa do livro é mt interessante que realmente prende em alguns momentos, mas se tornam rasos e nada inovadores e por isso q o final meio que não surpreende a ninguém. é um livro morno, apesar das violências descritas.

eu gostei de ler, foi bom pra passar o tempo, mas nada mais q isso.

"qual de nós poderia dizer que sofremos mais pecados do que os cometemos? éramos manipulados com tanta facilidade ? a desconexão nos fez de obra-prima."
Thai lendo 28/12/2023minha estante
pior q eh realmente mt parecido, ate algumas intrigas entre os personagens, a única diferença é que enquanto donna tart preferiu uma história com obsessão em deuses gregos e latim e mitologia, esse tem como fundo Shakespeare

kelly.brekker 29/12/2023minha estante
exatamente

Bianca1748 05/06/2023

Estamos todos caindo aos pedaços
Comecei a ler esse livro com boas expectativas e não me decepcionei. Desde o começo da leitura já consegui engatar e me interessar pela história e pelo oq aconteceria com os personagens. Na minha opinião esse livro é perfeito, uma pena que eu já tinha recebido spoiler de uma pessoa que jurava que aquilo não era spoiler ????, mas mesmo assim o livro continuou perfeito.

Achei muito legal o fato do livro estar envolto do teatro e Shakespeare, isso fez com que ficasse mais interessante ainda e não se tornou nem um pouco enjoativo de ler, por mais que em muitas das vezes que os personagens estiveram atuando eu tive que reler as falas deles várias vezes para entender e sentir a mensagem. Não conheço praticamente nada sobre Hamlet, Shakespeare e etc., mas mesmo assim a leitura continuou sendo ótima e eu amei demais.

As emoções e atos dos personagens perante tudo o que estava acontecendo foi o mais empolgante sobre o livro. Deu pra ver o quão afetados os personagens já estavam mesmo antes da morte de um deles, e como eles foram afetados mais ainda depois disso e começaram e agir de formas que trariam muitas consequências.

É uma leitura que eu recomendo pra quem gosta de livros desse tipo.

Thay 06/11/2022

Me consumiu
Enfim, não via outra nota a não ser 5 estrelas para evidenciar o quão imersa e apaixonada esse livre me deixou, toda a experiência da leitura me trouxe sentimentos que poucas vezes senti lendo.
Mesmo adivinhando o plot (que acredito fielmente que é fruto da minha intensa obsessão) não deixa de trazer um peso que me destruiu tanto quanto a eles.
Recomendo muito por favor eu preciso conversar sobre esse livro!

gabigraner 13/04/2023

Não sei muito bem o que dizer desse livro... A história é boa, o final me deixou bem em análise. Passei a história inteira suspeitando da pessoa certa, mas penso que o contexto poderia ter sido mais chocante.

Apesar da temática teatral, confesso que o tanto de citações e encenações constantes no livro inteiro me fizeram perder bastante o interesse na leitura porque ficou bem massante.

vivian_ 08/05/2023

Quase abandonei mas aqui estou
Eu gostei muito do livro, muito mesmo, mas esperava mais. É um livro interessante, com uma proposta muito boa, uma estética diferente doq estou acostumada e personagens completamente incríveis mas foi uma leitura arrastada pra mim no início. Primeiro achei meio parado e depois, por eles estarem atuando grande parte do tempo, era meio dificil entender os diálogos deles. Do meio pro final o negócio fica meio tenso mas foi apartir daí que consegui entender mais como funcionava a cabeça deles e algumas coisas passaram a ter mais sentido, foi aí que a leitura começou a ficar legal. Me apaixonei demais pelos personagens principalmente pelo Oliver e pelo James, meus protegidos. Enfim, indicaria o livro mas ele é do tipo que não funciona pra qualquer um então ou você vai amar ou vai odiar. Eu amei, só dei 4 estrelas pq o início foi entediante e algumas coisas não consegui entender, mas valeu a pena demais, tem um cantinho no meu coração.

_anagaiao 19/03/2023

Shakespeare se orgulharia
O quão rápido as coisas podem dar errado quando tudo parece estar dando tão certo? Aqui nós temos a resposta.
Basta uma parte de um organismo apodrecer para que o resto não demore a sucumbir no mesmo abismo.
E como esse livro deixa gostoso acompanhar esse apodrecimento. Mentiras, desejos, inveja, luxúria, tudo e mais um pouco.
Livro jovial, facilmebte identificável. Incrimina nossos próprios pecados. Recomendo bastante.

(Gostaria de dar destaque a encenação no lago e a qualidade dessa parte. Eu arrepiei lendo.)

pessoabiaah 04/08/2023

Belo e dramático
Tenha paciência se vc pegar esse livro e não gostar de poesia. Shakespeare está presente em cada respirar e, mesmo sendo previsível, o drama com tragédia traz aquele gosto bom e poético que eu particularmente amei

bella318 10/03/2023

O livro me surpreendeu
Durante o livro todo eu esperei aquele super mistério, não imaginava que a história poderia ser bem profunda nesse nível e eu surpreendentemente adorei, me fez pensar que os personagens secundários/coadjuvantes na verdade fazem muito mais que os personagens principais.